Dúvidas de um iniciante - WISECO na Twister

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

maverick_ce
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Outubro 2008 à45 19:21

Dúvidas de um iniciante - WISECO na Twister

Mensagem por maverick_ce »

Depois de pesquisar muito e ficar sabendo de coisa que eu nem imaginava que existia (rs), vou mandar algumas dúvidas que restaram.

Caso as dúvidas já estejam respondidas em outros tópicos basta postar o link.

Seguinte, sempre fui adepto de um off road e por isso sempre tive motos mais altas; recentemente adquiri uma twister 2003, e por encrença que parível tô vivendo um caso de amor com ela, sendo que quero personalizá-la pra deixá-la ainda mais parecida comigo.

De início vou dar uma arrumada na pintura, colocar o paralama traseiro, aumentar a traseira só o suficiente pra ela ficar da mesma altura comigo em cima, paralama esportivo, troca de rabeta, etc.

O passo seguinte será colocar um kit Wiseco, e aí vão as dúvidas:


1 - Qual o melhor kit no custo/benefício? De antemão, aparentemente o 300 cc me pareceu bom...
2 - Dá pra ter uma expectativa de ganho na velocidade final pra ela com o kit? (Claro que isso varia de moto pra moto, mas queria ter uma idéia)
3 - Qual a expectativa de variação no consumo?
4 - Quais os riscos que esse tipo de alteração oferece ao motor?
5 - Vou ter que trocar o carburador? Se sim, por qual?
6 - Seria interessante melhorar a refrigeração não é? Falando nisso... Como faço pra melhorar a refrigeração da TW?


Sei que o fórum é essencialmente sobre off-road pessoal, mas o motor da Twister é praticamente o mesmo da Tornado né? E já vi nos outros tópicos que aqui tem gente que entende de tudo!

Por fim, desde já, muito obrigado pela ajuda!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

E aí Maverick blz??? Até me animei em responder, é outra coisa uma pergunta bem bolada... hehehe

Seguinte, como você disse, o motor da twister não é praticamente o mesmo, o motor é igual, muda a curva de CDI e acerto de carburação e umas coisitas más...

Sobre o kit:
1- Na minha opinião o melhor custo/benefício em termos de aumento de cilindrada, é o kit 293 feito pela Athena ou o 286 feito pela Wiseco, porém o 286 é meio complicado pois eles pedem um valor absurdo por algo nada 'fora do normal', mas é isso aí, lei da oferta e da procura.
2- Expectativa de ganho de velocidade? Não tem como ter, pois o kit essencialmente vai mudar na sua moto é a força nas primeiras marchas, a sua moto vai arrancar mais rápido, ser mais bruta, mas de final, SE der, vai ser pouca coisa do tipo 10km/h...
3- Consumo, quanto mais a moto andar, mais vai gastar, a Twister preparadinha com cabeçote+carburador+kit deve fazer em torno de uns 15-17km/l andando normalmente (na minha opinião!)
4- Riscos ao motor? Depende, veja bem o kit original é composto de um pistão fundido e o pistão (por exemplo Athena 293 que vem no kit completo cilindro, pistão, anel e travas) vem com pistão Forjado, se você fizer as trocas de óleo dentro de um prazo seguro, deixar seu filtro de ar sempre limpo e tals, vai durar mais que o original!
5- Necessário não é, mas é bom que troque, pois o original além de ser a vácuo, o que gera respostas lentas, a vazão de arxcombustivel dele é fraca, portanto é recomendada a troca ou por um de XLX 350 (mecânico, respostas rápidas), ou de Falcon, que também é a vácuo mas já é melhor que o da Tornado... Caso não deseja trocar o carburador, tem como preparar o seu original pra tirar mais um 'caldo' dele, que já melhora significativamente.
6- Não precisa melhorar a refrigeração, o motor da Twister/Tornado é subdimensionado, esses kits abaixo de 330cc não precisa se estressar com isso :wink:

Complemento: na minha opinião pessoal, caso você queira fazer uma preparação pra moto ficar legal, mais espertinha etc., é necessário não só preparar motor e carburação, e sim o motor num todo, portanto não esqueça que seu carburador jogando mais gasolina, seu motor tendo mais capacidade de queimar, seria interessante aumentar os dutos do cabeçote (admissão x escape), polir o duto do escape p/ facilitar a saida dos gases, um cdi com corte de giro mais alto e controle da curva de aceleração.
Isso sem falar no mais simples em preparação de motor, que é uma boa curva de escape e ponteira e filtro de espuma :wink:

O que posso lhe ajudar é isso, lembrando que se houver interesse, a loja da Lider Motos faz preparação de motores e são prós na preparação de Tornado/Twister, caso haja interesse em preparar o seu com a LM, eles preparam de cabo a rabo se for seu interesse :mrgreen:
Contato: MP pro Fabrício aqui no fórum
ou (61)3475-1412


Abraço, deixo os detalhes mais técnicos para os mais entendidos que jájá vão aparecer :mrgreen:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

concordo com o Ricardo, me animei nessa também..

é o seguinte.. a twister em qualquer descida já lacra no corte de giro em 6 marcha...

Com um kit bem preparado, vc consegue lacrar em retas de peito aberto com relação original, não recomendo alongar ela com kits até 293/300cc.. simplesmente pelo fato que com uma boa preparação ela melhora muito a partir das 8000rpm.

Se colocar apenas o kit sem mexer no resto (cabeçote e carburador) apenas vai ter um algo mais, mas se prepare para ser despachado por um motor com pistão original e com preparação.

O melhor em custoxbenefício é o athena fundido.. porém não dá para exagerar na taxa, se quiser durabilidade, não aumente a taxa, somente troque de pistão, por sí só a taxa aumenta assim.

Escape bom ajuda bastante com kit, pois a moto tem que despachar...

Quanto a carburadores, recomendo o de falcon, é a vácuo, mas dá o mesmo rendimento do de xlx350.. os mecânicos são bons para pista e saídas de curva, onde vc enrola o cabo toda a hora, freia e acelera, isso dá difenrença.. mas depois do cabo enrolado é tudo igual..

Se não fizer cabeçote (não precisa trocar válvulas) bem feito, pode ter a moto apenas mais torcuda em baixa..

Preparar cabeçote não é apenas pegar uma retífica manual e arrombar tudo o que tem pela frente.. eu já matei algum cabeçote fazendo isso, hj já sei o que fazer para dar diferença... normalmente a maioria mexe nos pontos errados.

Na minha moto eu usava tudo sem filtro, a mão de obra era minha e o pistão era uma micharia.. então não dava bola para o desgaste prematuro.. aliás, vendi a moto e não tive nenhum problema... hehe

Só montamos kits 293cc aqui, para mim é o melhor em dirigibilidade e desempenho (estrada e rua).. nossas motos aqui na cidade andam na frente de qualquer 330cc aqui da região.. no último campeonato de arrancada uma 330cc de Carazinho passou vergonha com as 293cc daqui..

Comandos originais.

Com essa preparação bem feita:

28.5cv´s na roda a gasolina 8)

32cv´s na roda com CDI DIGITAL + TAXA + METANOL. :evil:


Esqueci.. consumo da minha com cdi original, escape original, 1,1mm de taxa, carburador de falcon e 293cc athena fundido - 23 a 26 km/l andando normalmente (modo geriátrico)
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

gostei dda definicao: "modo geriatrico"! hahahahah

no consumo eu concordo com o PF, a moto nao fica tao gastona como o SKOL disse... a minha no alcool fazia de 17 a 21 dependendo do modo (rss)...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

se eu tivesse uma tw ou toni mandaria pra LM concerveja 8)

imagina uma TW bem feitinha, tudo feito no capricho, de peito aberto lacranco 160 e dando coro em falcon...

só arrancar no autodromo os 201m na frente das falcon já deve ser quase um orgasm...

vai fundo aí no 293 como o PF disse e seja feliz brow.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

chitola escreveu:
só arrancar no autodromo os 201m na frente das falcon já deve ser quase um orgasm...
201m - 400m - 500m - 2000m.. tanto faz...haaa.. deixa largar na frente.. :wink: aqui pelo menos funciona assim...

pode colocar a xt600 na lista ... :evil:
catalaocmzl
Membro
Mensagens: 72
Registrado em: 11 Novembro 2006 à58 11:55

Mensagem por catalaocmzl »

aproveitando esse topoco vou tirar uas duvidas tbm

estava pensando em aliviar o magneto pra motinha subir de giro mais rapido.... sei q o giro sobe mais rapido a moto fika mais esperta e tal....

mais gostaria de saber msm se ela de final fika mais froxa se nas subidas ela nao vai pedir arrego....


abraço galera :mrgreen:
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

O mecanico da oficina que mando minha twister disse que somente diminuindo a curvatura dos dutos, ou seja, tirando das paredes do duto somente ali na curva ja da uma boa melhora...

Procede???
catalaocmzl
Membro
Mensagens: 72
Registrado em: 11 Novembro 2006 à58 11:55

Mensagem por catalaocmzl »

melhora simm maaais ainda naoo melhora tanto
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

O ideal então seria aumentar os dutos em toda a sua extensão ??
Alguém saber me dizer isso em numeros?? minha cidade é pequena e que eu saiba não tem ninguem muito experiente em preparações.
Valeuu
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

rodrigojti escreveu:O ideal então seria aumentar os dutos em toda a sua extensão ??
Alguém saber me dizer isso em numeros?? minha cidade é pequena e que eu saiba não tem ninguem muito experiente em preparações.
Valeuu
Na minha opinião, quem não sabe fazer, é melhor não mexer em tamanho de tudos etc, até por que um cabeçote é muito fácil de se estragar, eu acredito que só arredondando as quinas, pra facilitar a entrada do gás, já vá melhorar, mas eu, quando/se for fazer o cabeçote da minha moto, mandarei pra Lider Motos, o trampo fica 200% não tem arrependimento não!!

Dá uma ligadinha pra Honda e ve quando custa um cabeçote e aí vc calcula pra ve se vale a pena gastar um pouco menos e arriscar perder seu cabeçote... rsrsr :lol:

Abraço!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem