.::SuperMotard::. .::O Tópico::.

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

.::SuperMotard::. .::O Tópico::.

Mensagem por SuperIcePower »

SUPERMOTARD

Como tudo começou...

A categoria SUPERMOTARD é a nova tendência Mundial de adrenalina sobre 2 Rodas. A fórmula é simples porém eficaz: Adicione rodas de 17 polegadas numa moto de Cross, Enduro, Trail, pneus street de bem largos (dianteiro 100-120) e traseiro (130-160) e pronto.. vc tem uma SUPERMOTARD !

Imagem

O que é uma SUPERMOTARD ? Esta pergunta já é frequente entre os amantes da Motovelocidade. Bom... surgiu uma questão bem interessante, na Califórnia, nos anos 70 : Quem é o melhor piloto de Motos do Mundo?
Para se avaliar isso de maneira justa, uma nova categoria foi criada, um tipo de "olimpíada" onde os pilotos de todo o mundo correriam numa série de provas.

Imagem

Os pilotos vinham de diversas categorias, DragRacing, Dirt Track, Cross, Motovelocidade, Enduro, etc.
Os traçados seriam um misto de TUDO!! ou seja, asfalto, terra, jumps, e o piloto não poderia trocar de moto, ou seja, teria de utilizar a mesma moto para andar em todas os traçados. A diversidade de motos foi incrível, haviam BSA contra Yamahas TT 500 e outras Maquinas de Cross.

Imagem

Entre os participantes haviam nomes de peso como Kenny Roberts (o pai do campeão das 500.. Kenny Roberts Jr) e Freddie Spencer ( bi campeão Mundial das 500 ). O evento foi vencido por Kent Howerton numa Suzuki RM 370.
O formato de várias pistas acabou não agradando, e no ano seguinte passou-se a usar um único tipo de traçado, mas com características de todos os tipos de pista, ou seja, o circuito teria uma parte de terra, asfalto, Jumps, etc..
O circuito escolhido foi o de Carlsbad, na Califórnia e foi construído seguindo as orientações de um piloto local.. um tal de Eddie Lawson ( três vezes campeão do Mundo nas 500 ).

Imagem

A escolha das motos era aberta, sendo as Cross de 500 cc as preferidas. A Harley Davidson investiu forte na nova categoria com sua XR 750, que era imbatível nas retas asfaltadas, mas perdia feio para as Cross nos jumps e curvas de terra. O grande incentivo da categoria era a rede de TV americana ABC , que cobria as provas ao vivo, até o fim de 1986, onde a rede deixou de transmitir e patrocinar a categoria, que acabou chegando ao fim.
Mas nem tudo estava perdido, pois a semente já estava brotando na França. Devemos aos loucos franceses a sobrevivência deste espetáculo de adrenalina ! Mas esta modalidade não só sobreviveu como ganhou muita força, tendo sua base totalmente reestruturada no que é hoje em dia e foi chamada de SUPERMOTARD !

Em comparação com a categoria original surgida na Califórnia, as mudanças se basearam no seguinte principio: DIVERSÃO E ADRENALINA A BAIXO CUSTO!!
As motos estilo Off Road (Cross, Enduro ) de variadas cilindradas e motores, com pneus e rodas de motos streets, ou seja, Aros e Pneus de 17 polegadas, provaram ser as mais rápidas neste tipo de competição.
As motos Off Road são bem mais baratas que as Super Esportivas, além de terem uma manutenção bem mais simplificada e acessível.
As Provas são um Show a parte, onde as constantes derrapagens e ruídos de pneus cantando fazem a alegria dos entusiastas, que passaram a modificar também suas motos !

A nova categoria foi um sucesso em vários paises da Europa, que passaram também a organizar suas provas .
Anualmente, se disputa uma Prova especial chamada "Guidon D 'Or"( Guidão de Ouro ) na França, onde os melhores pilotos de SUPERMOTARD de todo o mundo disputam uma frenética e sensacional prova num circuito fechado em Paris.
Hoje o sucesso das SUPERMOTARD é reconhecido, tanto que no Salão de Milão de 2000, pilotos mundialmente conhecidos como Biaggi, Bostron, Checa, Bayle , Capirossi foram convidados a participar de 2 corridas de SUPERMOTARD no estacionamento do Salão.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) decidiu elevar a categoria Mundial a sensacional SUPERMOTARD. O primeiro mundial de SUPERMOTARD aconteceu no segundo semestre de 2002 !

A grande influência desta nova "raça" de Motocicletas passou a ser encarada com tanta seriedade, que grandes fabricantes de Motos de Enduro ( KTM, HUSQVARNA, HUSABERG, DERBI, BETA, VOR, GAS GAS ) já fabricam regularmente modelos de SUPERMOTARD para venda ao público.
Na Europa estas motos são utilizadas para andar na rua, emplacadas !
Diga-se de passagem que estas motos são perfeitas para andar nas ruas brasileiras (suspensões para enfrentar buracos), leve, ageis ! O brinquedo perfeito para transitar por aí !

Fonte: www.supermotard.com.br

Seguem algumas fotos pra descontrair...

Fotos de XR’s SuperMotard

IMPORTADAS

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

NACIONAIS

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

KTM

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Equipamentos de Segurança

Botas SM

Olhem só a diferença das botas de SM para as de MX....

As de SM tem um velcro por baixo...assim vc pode ir trocando somente o solado....q é muito exigido nas corridas...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: www.lidermotos.com.br/forum (By: Fabrício)

Mais sobre SUPERMOTARD

Uma Supermotard é uma moto de Cross, Enduro ou Trail otimizada para a performance no asfalto.
Essas motos mantém contudo suas caracteristicas de base :
• pêso baixíssimo (comparado com superesportivas),
• geometria do quadro garantindo agilidade em circuitos travados, curvas de raio pequeno e mudanças de direção rápidas !
• o motor monocilindro tem inercia (peças em movimento) muito menor que um motor multicilindro. Isso permite que você possa deitar a moto de um lado para o outro muito mais rápidamente. Isso permite fazer alterações de trajetória muito mais rápido que numa moto multicilindro.
• suspensões de curso longo, permitindo saltos e conforto em pisos deteriorados.
Porque aros e pneus 17" de diametro !
Para aproveitar o maior coeficiente de atrito do asfalto, nada melhor do que montar pneus adequados (os das superesportivas) que por serem mais largos e de perfil baixo, aumentam estúpidamente a area de contato com o solo. Estes pneus são de 17" !

Para montar estes pneus, é necessário o uso de aros mais largos do que os aros originais das motos Cross, Enduro e Trail.
Anos de desenvolvimento no exterior (Europa etc...) nesta categoria, com pilotos profissionais, patrocinados por fabricas de moto, mostram que para motos potentes (Cross 250 cc 2 tempos e 400 ou 600 4 tempos) os aros são 17" na frente com a largura de 3.50 e na traseira com a largura de 4.25 são muito superiores aos aros/pneus mais finos montados de fábrica. A largura máxima dos pneus depende do espaço entre os bengalas e balança, e dos aros utilizados, mas em geral são algo como 120/70 (diant) e 150 ou 160/60 (tras).

O que montar na sua moto !
A) Para motos de pequena cilindrada, nacionais (DT's .... até a Falcon 400) é possível utilizar tanto na dianteira como na traseira, o aro tipo traseiro da XT 600 (largura 2.50").
Para ficar o "bicho" (moto pequena até DT200 e Falcon 400) coloque na dianteira o aro 2.50x17" e um 3.50x17" na traseira.
B) Para motos mais potentes (importadas 2 tempos 125, 250 e 4 tempos 400 e acima) é preciso pneus e aros mais largos : dianteiro 3.50x17" e traseiro 4.25x17" , com raios adequados (ainda não fabricados no Brasil).
Nos temos todo este material : aros, raios, com furação e raiação correta, freios, nacionais, importados, para a preparação de uma Supermotard de QUALQUER MARCA !

E a raiação ?
Um raio original, tem o diametro externo da rosca maior do que o diametro do corpo do raio. Isto é normal e importante. A rosca de um raio de boa procedência é "roletada", de maneira que o diametro externo fica maior do que a do corpo do raio. Por este motivo, um raio longo cortado e cuja rosca é refeita com uma taracha, vai apresentar o diametro externo do mesmo diametro que do corpo do raio. Por este motivo, a resistência da rosca fica menor do que de um raio de rosca original. Por isto não utilize raios cortdos e com rosca feita na taracha !

E que pneus devo utilizar ?
Todo pneu, é projetado para ser utilizado, montado num aro de determinada largura. Se você montar um pneu projetado para um aro mais largo daquele no qual você montou, você não estará ulilizando este pneu na sua performance ótima. Você vai estar conseguindo uma aderência menor do que ele pode e deve te dar. Este pneu vai freiar menos bem, vai fazer curva mais lenta e acelerar menos. Além do mais em caso de acidente, o fabricante não tem responsabilidade pois você não seguiu a especificação nem a recomendação, logo RESPONSABILIDADE SUA !
Para abrir a tabela com medidas de pneus e aros clique em (saber mais)
Freios !

Agora que você tem pneus para acelerar mais forte e fazer curvas mais rápido, que tal frear em menos tempo ou numa distancia mais curta !
Vai fazer a curva na frente, quem terá condição de frear mais tarde ! Já que seus pneus são mais eficientes, o momento é de adequar o freio dianteiro a este aumento de aderência que o pneu mais largo proporciona ! O segredo é montar um disco de maior diametro e um conduit aeroquip !

Detalhe :

Qual a diferença de adaptar rodas palito ou rodas raiadas na sua moto ?
Vocês poderão perceber que adaptar rodas palitos numa moto implica modificar eixos, espaçadores, e outras coisas para "casar" a nova roda, disco, coroa nas suas suspensões. Já no caso de colocar aros novos nos seus cubos originais, não deverá ser modificado nemhum componente vital (eixo, disco, espaçadores, coroa etc.....).
Além do mais rodas palito podem quebrar quando submetidas à saltos !
Fonte: www.supermotard.com.br

Fotos

Motos e Mulheres

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Há três situações distintas no Supermotar. São elas compostas por Asfalto, Terra e por último o ar, leia-se Saltos.

Em relação ao Asfalto, há dois tipos a considerar, são eles:

ASFALTO I

"Um passo para a derrapagem

Tenha em conta que, para os resultados serem positivos há que aplicar a técnica da potência máxima/travagem máxima, ou seja, depois de uma recta em que leva o motor no limite, há que cortar gás bruscamente, reduzir uma (ou mesmo duas) mudanças directamente e utilizar ambos os travões.

A repartição da travagem faz-se 75% à frente e o resto atrás. No início o travão traseiro irá auxiliar a atravessar a moto mas é na frente que devem incidir todos os esforços da travagem. A utilização da caixa faz-se sem piedade, e não se assuste com a rotação atingida nas reduções porque o motor aguente.
Com estas reduções bruscas de caixa, vai fazer com que a roda traseira bloqueie e esse é o primeiro passo para o tão desejado 'slide'.

Atenção, porém, que não basta travar e reduzir, caso contrário a roda traseira vai saltar e nunca conseguirá atravessar a moto. A técnica do slide consiste em seguir os passos acima indicados e em simultâneo premir ligeiramente a embraiagem até encontrar o seu ponto.
Com isto vai permitir que a roda traseira se solte sem sofrer aqueles bloqueios indesejáveis. Não se esqueça de colocar o corpo sobre o depósito para aliviar a traseira."

ASFALTO II

"Nem só do 'slide' se faz o espectáculo...

Existem também aquelas curvas mais lentas em que não se recorre ao 'slide'.
Aqui, a técnica passa por deitar a moto ao máximo (até ouvir os pousa-pés a rasparem no asfalto) e manter o corpo direito sobre esta. Trata-se de um posicionamento parecido com o do MX. Os braços empurram a moto para o solo, a perna que está no interior da curva pode ir esticada ou dobrada (conforme lhe der mais jeito) e o acelerador deve ser mantido constante, nada de golpes bruscos. Assim que o seu campo de visão lhe der ordens para acelerar faça-o progressivamente mas sem hesitações. cuidado com a potência aplicada no punho direito senão pode ser cuspido. Recorde-se que tanto na travagem como na aceleração à saída da curva, terá que ter sempre em mente a importância das trajectórias.
Aqui fica uma dica: o importante não é a entrada na curva, mas sim a saída."

OS SALTOS

"As provas portuguesas não apresentam saltos com um grau de dificuldade elevado, mas é importante preparar-se.

Os saltos foram ao longo de toda a história das duas rodas uma dor de cabeça para muitas pessoas. É claro que isto não se aplica ao pessoal do MX que faz da vida um salto, mas não é por nada que ainda hoje considero que essa modalidade é a escola de todo o motociclismo. Os saltos devem ser enfrentados sem receios. Na abordagem deve aplicar acelerador q.b. consoante o tamanho do salto e o local onde pretende aterrar. Lembre-se que a força com que manipula o punho direito é responsável pelo voo que irá efectuar. Mantenha o seu corpo em pé durante o voo e tente chegar-se mais à frente ou atrás consoante o equilíbrio a dar à moto. Tenha atenção à recepção do salto. Caso a moto aponte a frente para o solo em demasia, aplique acelerador, de moto a que a inércia provocada pela roda traseira endireite a máquina. No caso contrário, deve accionar o travão traseiro. Julgo que isto faz parte do senso comum. tenha especial atenção à aterragem na terra pois irá fazê-lo com pneus de asfalto. Procure aterrar com a moto direita para não sofrer nenhuma queda. A técnica irá melhorar com o treino."

A TERRA

"É a zona do equilíbrio, da sensibilidade. Por muita experiência que tenha em pisos de terra, aqui o conceito é diferente.

Esta é a zona da pista que mais quedas provoca. Como sabem, os pneus não são o ideal para a terra e todo o cuidado é necessário. Aqui não deve de todo deitar a moto, e se o fizer vai arrepender-se. A melhor forma de controlar a sua moto na terra é conduzindo em pé. Voltamos novamente às técnicas MX.
A posição de 'jockey' é a ideal. Corpo ligeiramente inclinado sobre a frente, rabo espetado, pernas flectidas e joelhos a agarrar a moto com toda a gorça. A moto fica sempre direita e as curvas são feitas em potência.

Quando estiver na parte da travagem, chegue-se o mais atrás possível para exercer pressão na traseira e trave com a muita suavidade pois a potência do travão dianteiro pode mandá-lo ao chão. Use os dois travões e mantenha-se em pé! Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva. Pendure-se no guiador da moto. Neste momento vai ter que recorrer à sua força de braços pois o esforço é de certo modo violento.
Há ainda a hipótese de curvar sentado, mas o perigo de queda é maior e o controlo sobre a moto menos. No entanto, é menos cansativo."

CONCLUSÃO

"Com estas instruções poderá dar os primeiros passos no supermotar, no entanto não ponha de parte a hipotese de aprender mais com um profissional, num estágio específico para esta modalidade.

Estas são as técnicas básicas para a prática da modalidade. Não se esqueça que a evolução surge naturalmente, mas com muito treino. Se estiver interessado em aprender mais sobre o supermotard, contacte a Federação Nacional de Motociclismo e inscreva-se no próximo estágio de pilotagem. Boa Sorte!"
Fonte: www.lidermotos.com.br/forum (By: GLF)

Quer montar uma SM?

Tornado SuperMoto

Aros 2,5' (par) Cromado ou Preto = R$ 250,00
Jogo Raios Especiais (par) = R$ 160,00
Pneu dianteiro Michellin 110/70/17 Sport Pilot (Semi novo) = R$ 130,00
Pneu traseiro Michellin 130/70/17 Sport Pilot (Semi novo) = R$ R$ 170,00
Cubo dianteiro Honda 0Km = R$ 85,00
Cubro traseiro Honda 0Km = R$ 175,00
Cinta de aro = R$ 5,00
Câmara de ar Pirelli (par) = R$ 50,00
Mão de obra = R$ 60,00

Total = 3x de R$ 362,00, ou R$ 1.085,00 (s/disco de freio)

* Disco de freio dianteiro Master "modelo margarida" = R$ 250,00 (não precisa de adaptador)

Total = 3x de 445,00, ou R$ 1.335,00 (c/ disco de freio)

Obs: Todos os pneus semi novos foram utilizados em média 22 voltas em uma Twister em autódromos por um amigo piloto q corre no Brasileiro de motovelocidade. Qualquer dúvida posso mandar fotos dos pneus.
- Temos pneus 0Km...porém com outros valores.
- Temos aros mais largos, e etc...Consulte valores...
Quer saber preços e informações sobre outras preparações?

Aqui: http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=1759

Veja aqui as fotos dos pneus semi-novos...

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=2364


Abraço a todos.
:idea:
Editado pela última vez por SuperIcePower em 03 Outubro 2005 à18 08:13, em um total de 3 vezes.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

show de bola !!! =D> =D> =D> =D> =D>
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

TopsMan escreveu:show de bola !!! =D> =D> =D> =D> =D>
Valew, mas vou adicionar algo depois, heeh.
Abraço
:wink:
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EIA :lol: , muito massa mesmo amigo.
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Cebola escreveu:EIA :lol: , muito massa mesmo amigo.
Obrigado.
:wink:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

NUm li nada, mas parece que ficou muito legal mesmo! =D> As fotos são um show! :mrgreen:
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

As fotos são um show!
O topico tá show !
So uma observação:
Sem querer ser chato nem dizer q não gostei, mas acho legal trocar aquelas ultimas ali q tem um lado bem a vontade das minas aparecendo belê ?
Trata-se do padrão do FLM e obrigação do moderador alertar ! Nada pessoal !
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EIA :lol: , muito bem montado esse post.
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

GELOUS escreveu:NUm li nada, mas parece que ficou muito legal mesmo! =D> As fotos são um show! :mrgreen:
Obrigado pela força.
:wink:
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Gargamel escreveu:
As fotos são um show!
O topico tá show !
So uma observação:
Sem querer ser chato nem dizer q não gostei, mas acho legal trocar aquelas ultimas ali q tem um lado bem a vontade das minas aparecendo belê ?
Trata-se do padrão do FLM e obrigação do moderador alertar ! Nada pessoal !
Ta retirada, apesar da foto ser sobre moto, mas tudo bem DR.
Abração.
:wink:
Cleber Kajuru
Super Membro
Mensagens: 2346
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à03 12:53

Mensagem por Cleber Kajuru »

PDC!!! :mrgreen: gostei muito das mulheres!!! :mrgreen:
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Cleber Kajuru escreveu:PDC!!! :mrgreen: gostei muito das mulheres!!! :mrgreen:
Quem não gosta né...
:shock:
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EIA :lol: , as outras eram mais gatas.
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Cebola escreveu:EIA :lol: , as outras eram mais gatas.
:shock:
Cleber Kajuru
Super Membro
Mensagens: 2346
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à03 12:53

Mensagem por Cleber Kajuru »

PDC!!! :mrgreen:
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EIA :lol: , pena que tiraram elas.
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Cleber Kajuru escreveu:PDC!!! :mrgreen:
Fui advertido, por isso tirei.
Abraço
:wink:
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EIA :lol: , eu li a advertencia.
_FonZ_SuperMoto
Membro
Mensagens: 565
Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22

Mensagem por _FonZ_SuperMoto »

Topico muito legal!!! =D> =D>

agora uma duvida!!!! #-o

de onde esse primeiro ganhador veio? de qual Modalidade??

"O evento foi vencido por Kent Howerton numa Suzuki RM 370."

quem e esse cara?? hehehe abracos!!
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EIA :lol: , boa pergunta quem e de onde? qual modalidade ele praticava?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem