[TESTE DO ABS NA TERRA] Teste do ABS das GS 650

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

[TESTE DO ABS NA TERRA] Teste do ABS das GS 650

Mensagem por tomazte »

Amigos, fiz o teste do ABS da BMW G 650 GS na terra, e coloquei no meu site. joia:::

http://www.personaloffroader.com.br/201 ... 50-gs.html



O VEREDICTO: Desliguem o ABS na terra!

Explicação:

Colo abaixo a minha explicação:

Tive o prazer de pilotar minha G por mais de 700 km de terra, entre Paraty e Outo Preto, atravessando rios, descendo e subindo ladeiras lisas, passando por erosões enormes, pontes caídas, pinguelas, etc.
Como a GS "liga" o ABS automaticamente, em muitos momentos eu me esquecia de desligá-lo...
Enquanto a estrada é boa, chão bem batido, a moto acaba se comportando como no asfalto, e não atrapalha nada...

Mas em vários momentos eu, com certa dificuldade, tinha que parar totalmente a moto pra desligar o ABS... Isso porquê eu realmente sentia o ABS "me atrapalhando"!
O problema é que o ABS comum (caso das nossas GS), não é calibrado para o uso offroad, então ele evita o travamento ao máximo...
No uso offroad, porém, a frenagem necessita um pouco do travamento, pois o acúmulo de terra na frente do pneu ajuda na frenagem...

Bolei um esqueminha explicativo pra vc entender do que estou falando:

COM ABS LIGADO:
Imagem

SEM ABS (desligado):
Imagem

A Amarok é uma pickup que recebeu um ABS próprio para offroad... Veja o que dizem sobre ela:
"[...] Mas, mesmo de série, a Volkswagen dotou a Amarok de alguns recursos bastante úteis para o off-road. Caso do ABS off-road, uma configuração que permite curtos travamentos da roda – o que reduz a distância de frenagem em terra. E, é claro, o sistema de tração com acionamento do 4X4 e da reduzida e do bloqueio manual do diferencial traseiro por meio de botões no console central.[...]"
fonte: http://www.coisasdeagora.com.br/interna ... sp?nome=75
Espero que tenha entendido o porquê de desligarmos o ABS...

Abração a todos! joia:::
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: [TESTE DO ABS NA TERRA] Teste do ABS das GS 650

Mensagem por Matsui »

Show tomate bom saber desses detalhes, espero que um dia os caras desenvolvam um abs pra moto off road,, pois naqueles decidoes FDP que agente dece com a roda traseira travada e a dianteira quase no ultimo de freio o abs deve ajudar bastante. joia::: joia::: joia::: joia:::
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: [TESTE DO ABS NA TERRA] Teste do ABS das GS 650

Mensagem por tomazte »

Matsui escreveu:Show tomate bom saber desses detalhes, espero que um dia os caras desenvolvam um abs pra moto off road,, pois naqueles decidoes FDP que agente dece com a roda traseira travada e a dianteira quase no ultimo de freio o abs deve ajudar bastante. joia::: joia::: joia::: joia:::
Sim Matsui! Os caras precisam desenvolver um ABS específico, pois como escrevi na explicação, o travamento é importante, mas também atrapalha... O ABS deve mixar as duas coisas, buscando a melhor resposta de frenagem.

Alguns de vcs já devem ter vivido a situação de, numa descida muuuito íngreme e enlameada, travar a roda traseira, segurar um pouco na da frente, e a moto descer a milhão, quase sem controle... Daí vc desliga o motor, desce em primeira, e a roda traseira vai girando bem lentamente, e acaba descendo mais devagar...

Isso pode ser otimizado com eletrônica, e o liga/desliga de uma moto de trilha/enduro teria que ser imediato... Mas, sinceramente, acho que agregaria peso na moto, por um benefício não tão bom...

Talvez daqui a 20 anos os caras consigam projetar um ABS pra trilha, que não pese nada, e seja muito melhor do que qualquer ser humano freando... Mas hoje acho que não temos tecnologia suficientemente madura e viável ($) pra isso...

Abração e obrigado pelo comment!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem