Road Trip Leste Europeu

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Road Trip Leste Europeu

Mensagem por dfpf »

Faço trilha há mais de 10 anos e desde então passei a ser um entusiasta das motocicletas. E nos últimos anos, eu e meus amigos temos procurado fazer passeios que nos propiciassem conhecer novas regiões e diferentes paraísos off-road. Eu digo diferentes porque considero minha terra natal, Belo Horizonte, um paraíso off road.

Fizemos então inicialmente passeios na Serra do Cipó, Serra da Canastra, região de Ouro Preto e região de Tiradentes. Nos aventuramos um pouco mais e fizemos o passeio da Brasil Moto Tour nos Lençóis Maranhenses, onde andamos 3 dias pelas areias e dunas da região.

E a experiência foi tão boa que fomos em 15 pessoas, em 2013, para o passeio KTM Adventure Tour em Piemonte, na região dos Alpes Italianos. Foram 3 dias de trilhas pela região. E para 2015, nos programamos para ir a Sibiu na Romênia, a Disneylândia de qualquer treiero. Local de relevo incomparável, subidas intermináveis e palco de uma das mais famosas provas de Enduro Mundial, o Romaniacs. Pois bem, até ai só off-road.

Porém, eu e mais 6 integrantes deste grupo resolvemos fazer um passeio de BIG TRAIL pelo Leste Europeu antes de fazer a nossa trilha em SIBIU. Alugamos 7 motos em Bucareste, capital da Romênia, sendo 05 BMW GS 1200, 01 VSTROM 1000 e 01 BMW GS 800.

Em nossa viagem percorremos 3,5 mil km em 11 dias. Passamos por 10 países diferentes: Romênia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedônia, Albânia, Montenegro, Croácia, Bosnia, e Servia. Passamos pelos países mais pobres da Europa e constatamos que eles são pobres realmente, porém em relação a Europa ocidental. Constatamos que se eles são pobres, nós somos miseráveis. Mendigo e pedinte é coisa rara de se ver. Pessoas dormindo debaixo de viaduto tb, até porque, com o frio que faz no inverno, nenhum sobreviveria.

Antes da viagem, troquei mensagens com um expert viajante pelo mundo e ele me disse que era possível se virar bem com inglês. Não acreditei. Tanto não acreditei que brincava com os amigos dizendo que iria levar no celular foto de carne de boi, frango, peixe e macarrão, pra mostrar nos restaurantes na hora de se fazer o pedido. Ledo engano. A grande maioria das pessoas com quem nos deparamos falam inglês. O frentista de um posto de gasolina no interior da Bulgária falava. Ele e vários outros por todos os países que passamos. O motorista do caminhão reboque que contratamos quando uma moto estragou falava inglês. Um policial que nos abordou na estrada na Romênia falava inglês. A garçonete de um bar não turístico na Bosnia falava também. E olha que há 20/30 anos eram paises comunistas, onde provavelmente quem falasse inglês teria a garganta cortada....kkkk.

Mas são experiências como estas e tantas outras que nos engrandecem e fazem da nossa viagem um passeio inesquecível. E no sentido de compartilhar com todos as experiências vividas, e ainda, de incentivar que outros também se aventurem como nós fizemos, estou montando alguns vídeos da viagem. São episódios distintos para cada um dos países por onde passamos. Espero que gostem. relato completo está no site de minha turma http://www.trailbh.com.br

O primeiro país de nosso roteiro foi a Romênia.
phpBB [video]

O segundo foi a Bulgária. Nos hospedamos às margens do mar Negro em uma cidade patrimônio histórico da Unesco. Muito top.
phpBB [video]

O terceiro foi a Turquia, especificamente me Istambul. Cidade fantástica, de acervo histórico e cultural espetaculares. Uma das mais bacanas de nosso roteiro.
phpBB [video]


Os outros vídeos ainda não estão prontos. Assim que estiverem eu atualizo aqui.

abs
crf230 win
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 13 Maio 2014 à10 20:54

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por crf230 win »

palmas:: Muito top o passeio, fantástico. palmas::
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por bahia318 »

Muito bacana Dalton.
Brasil é um lixo.
Estávamos precisando de um tópico bacana como este.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por jjacob »

Simplesmente fantástico.
madurama
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 12 Fevereiro 2014 à21 07:38

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por madurama »

Muito bacana!

Mas e o seguinte, essas comparações são irrelevantes... são culturas totalmente diferentes. Eu acredito que se um dia eu não estiver satisfeito por aqui e melhor ir embora do que ficar de mimimi, essa síndrome de vira-lata soa para mim como se o cachorro estivesse latindo para a lua.
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por dfpf »

Valeu Galera. A medida que eu for montando os outros vídeos da viagem, eu vou postando aqui. E o último será a trilha em SIBIU. Capítulo à parte, com certeza. Lá tem cada subida no meio de mata e árvore que são inacreditáveis. Vc sobe paredes de 300, 400 500 metros. Impressionante. Fora os locais que os caras profissionais passam. Não dá pra ir a pé. Teve descida que gastamos 1 hora pra completar. e nao tinha pedra nem cava. Era só no meio da mata. mas era tão íngreme, que descíamos desmontados, ao lado da moto, com as pernas esticadas, travadas e arrastando morro abaixo. E os caras descem montados na moto tranquilamente. É algo de outro mundo!!

Madurama, quem come arroz farina pão e água todos os dias, as vezes nem sabe que tem comida melhor. As vezes escuta ainda, que em outros locais se come o mesmo.

Mas esta viagem mudou meu conceito sobre o Leste Europeu. Achava que era igual ao que somos. Mas pelo contrário. Vi que apesar de terem um potencial turístico, agrícola, pecuário e mineral muito inferior ao nosso, e apesar de terem passados por constantes e devastadoras guerras políticas e/ou religiosas, terem um clima com invernos rigorosos, estão bem a frente de nosso país. Com a classe política e os governantes que temos, não chegaremos nunca a lugar algum. Fora a falta de cobrança e mobilidade de nosso povo. Os caras roubam, fazem e acontecem e ninguém tá nem ai. Tendo novela e futebol, tá ótimo.

Em Bucareste, logo após termos voltado da viagem, teve um incêndio em uma boate que matou 20 ou 30 pessoas. O primeiro ministro, que já estava com suspeita de corrupção, já caiu. Aqui no Brasil, a tragédia de Santa maria, que matou 242 pessoas, não teve ninguém nem preso. O único que chegou a ficar preso foi um bombeiro que tentou interferir na investigação. E hj já está solto pagando pena alternativa.

Então, não tem mimimi não. É a mais pura constatação da realidade. E enquanto não soubermos que tem gente que come algo diferente de arroz farinha e água, corremos o risco de achar isso normal.
madurama
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 12 Fevereiro 2014 à21 07:38

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por madurama »

dfpf escreveu:Valeu Galera. A medida que eu for montando os outros vídeos da viagem, eu vou postando aqui. E o último será a trilha em SIBIU. Capítulo à parte, com certeza. Lá tem cada subida no meio de mata e árvore que são inacreditáveis. Vc sobe paredes de 300, 400 500 metros. Impressionante. Fora os locais que os caras profissionais passam. Não dá pra ir a pé. Teve descida que gastamos 1 hora pra completar. e nao tinha pedra nem cava. Era só no meio da mata. mas era tão íngreme, que descíamos desmontados, ao lado da moto, com as pernas esticadas, travadas e arrastando morro abaixo. E os caras descem montados na moto tranquilamente. É algo de outro mundo!!

Madurama, quem come arroz farina pão e água todos os dias, as vezes nem sabe que tem comida melhor. As vezes escuta ainda, que em outros locais se come o mesmo.

Mas esta viagem mudou meu conceito sobre o Leste Europeu. Achava que era igual ao que somos. Mas pelo contrário. Vi que apesar de terem um potencial turístico, agrícola, pecuário e mineral muito inferior ao nosso, e apesar de terem passados por constantes e devastadoras guerras políticas e/ou religiosas, terem um clima com invernos rigorosos, estão bem a frente de nosso país. Com a classe política e os governantes que temos, não chegaremos nunca a lugar algum. Fora a falta de cobrança e mobilidade de nosso povo. Os caras roubam, fazem e acontecem e ninguém tá nem ai. Tendo novela e futebol, tá ótimo.

Em Bucareste, logo após termos voltado da viagem, teve um incêndio em uma boate que matou 20 ou 30 pessoas. O primeiro ministro, que já estava com suspeita de corrupção, já caiu. Aqui no Brasil, a tragédia de Santa maria, que matou 242 pessoas, não teve ninguém nem preso. O único que chegou a ficar preso foi um bombeiro que tentou interferir na investigação. E hj já está solto pagando pena alternativa.

Então, não tem mimimi não. É a mais pura constatação da realidade. E enquanto não soubermos que tem gente que come algo diferente de arroz farinha e água, corremos o risco de achar isso normal.
Você e um cara que tem mais experiência de vida que muitos aqui nesse fórum, inclusive eu, mas mesmo assim teve que ir a outro continente para ter um senso mais critico sobre nossa atual situação, que na verdade nem e tão atual assim, mas eu quero perguntar. O que você fez durante toda sua vida para mudar essa situação? O que você faz para mudar essa situação? Eu posso responder por mim, que nunca fiz algo que prejudicasse ao meu próximo, nunca peguei nada que não era meu, minhas conquistas vieram através do esforço do meu trabalho e de meus estudos e lhe digo que não elegi nenhum desses ladrões que estão no poder.

Só para esclarecer, em momento algum quis lhe ofender, mas esse tipo de indignação ta ficando batido, no facebook por exemplo tem vários idiotas "que não e o seu caso" que nunca fizeram qualquer esforço na vida para melhorarem, começam a ler essa mídia vendida e se tornam pensadores, igualmente esses artistas de segunda categoria que aparecem por ae.
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por dfpf »

Não me ofendi não. Aliás, não com vc. E sim com nosso país.

Sou da geração dos caras pintadas, que foram pra rua por eleições diretas. Época do Neves bom, o Tancredo. Trabalho desde os 16 anos. Já virei muita noite trabalhando, muito final de semana perdido trabalhando. Muita viagem longe de família em muito buraco neste Brasil. E também não votei em quem está ai mamando hoje. Tenho uma empresa de Auditoria e Consultoria e sei quanto me custa hj em trabalho, cada centavo que gasto. Minha primeira moto de trilha foi comprada quando já tinha 37 anos. Acho que por isso sou roía até hj!!

Comecei a trabalhar em uma época que ninguém se importava muito com um bom emprego, pois o importante era ter emprego. De 1994 pra cá isto mudou muito. Há 3 anos, qualquer engenheiro recém formado conseguia facilmente uma colocação e com um bom salário, apesar de sua inexperiência. E pra minha tristeza, e de muitos, isto está mudando. Fico com receio de voltarmos à época das crises econômicas de quando comecei a trabalhar. Um inferno. Então minha ofensa não é com vc, pode ter certeza, e sim com esse bando de políticos vagabundos que nos estão fazendo perder uma ótima oportunidade de consolidação do crescimento do Brasil.

E quanto ao facebook, nem tenho. Prefiro a vida real à virtual. No máximo um canal de youtube pra postar vídeos de trilhas de moto, carro e viagens que faço com amigos e família.

abs
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por Ronaldo p.a »

espetacular Dalton!! agora sobre o Brasil, uma das coisas que me preocupa, é essa divisão! estou vendo acontecer no Brasil, o que acontece na minha cidade à 60 anos! pra dar um exemplo: é como o caso dos Hatfields vs. McCoys, enquanto eles vão pelejando por orgulho e poder (é só isso que os move) o povo vai vendo o progresso de longe, enquanto aqui, nada!
PS: a guerra dos clãs americanos durou 30 anos, a da minha cidade já tem 60! e continua...
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por Dehdao »

Dalton, que passeio top!

Ansioso esperando os videos das trilhas! A viagem deve ser top de mais.

Parabéns!
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por dfpf »

Publiquei mais um vídeo. Agora de nossa passagem pela Grécia. As estradas de lá são igual a tapetes. Pistas duplas, retas longas e asfalto liso. Ótimas para rodar. Na grécia uma das motos nos deixou na mão também. Acabamos deixando ela por lá mesmo.

A resenha com detalhes e fotos esta no site http://www.trailbh.com.br

E o vídeo esta aqui

phpBB [video]
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por dfpf »

está no youtube mais um episódio da viagem. Agora é nossa passagem pela Macedônia e Albânia. Na realidade nossa intenção era ir até a croácia, tentando recuperar o dia perdido na grécia com a moto que estragou. Porem, outra moto pifou, só que agora na Albânia. Tivemos de dormir por lá.

A resenha está no site http://www.trailbh.com.br. Espero que gostem.

segue o vídeo

phpBB [video]
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Road Trip Leste Europeu

Mensagem por Juliano »

cct! Sem comentários, muito top!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem