Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrometano

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

salveCosta
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Novembro 2018 à33 06:33

Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrometano

Mensagem por salveCosta »

Bom dia, pessoal!

Sou novo usuário no fórum da Líder Motos, e se eu estiver criando este tópico no lugar errado, me AVISEM! legal::
A um tempo atrás, ví que tinha um tópico relacionado à metanol e nitrometano aqui no fórum, porém, era mais críticas do que explicações de fato rsrs..
Estou começando no mundo das preparações de motores e tudo mais, já estou preparando algumas peças para mim, como cabeçote, válvulas, enfim.

Meu intuito é preparar motos para arrancadas e competições, então não venha me informar dizendo que tal procedimento irá prejudicar o motor, pois, na preparação para COMPETIÇÃO, o que queremos é um motor forte e bem preparado. Isto é, a vida útil é bem menor do que um motor para rodar na rodovia para fins de locomoção.

Gostaria de saber o seguinte, quero preparar o meu motor para rodar no Metanol + Nitrometano.
Sei que tem vários percentuais de mistura do nitrometano com o metanol e tudo mais, porém, queria saber a relação de percentual de mistura para cada taxa de compressão do cilindro.

Normalmente para a preparação de um motor com Meta + Nitro, a taxa de compressão do cilindro é absurdamente alta (lá pelos seus 16:1, mais ou menos).

Bom, é isso! Provavelmente vou ir alimentando este fórum com fotos e testes feito assim que eu iniciar a preparação, claro, se caso você quiserem! vergonha:: vergonha::
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrome

Mensagem por emim76 »

Fala amigo !
Os valores aproximados são:

16:1 - 10%

15:1 - 18%

14:1 - 28%

13:1 - 38%

12:1 - 46%

11:1 - 56%

10:1 - 66%

9:1 - 75%

8:1 - 85%

7:1 - 94%

6.5:1 - 100%


Tenho essa tabela ja faz tempo vi em um forum Australiano e gravei.

Creio que pode ate diminuir um pouco a proporção do nitro.
O nitro como você ja deve saber ele tem uma molecula de oxigenio, sendo que quanto mais você adiciona dele junto ao combustivel, mais você deverá enriquecer a mistura !
Abs
salveCosta
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Novembro 2018 à33 06:33

Re: Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrome

Mensagem por salveCosta »

emim76 escreveu:Fala amigo !
Os valores aproximados são:

16:1 - 10%

15:1 - 18%

14:1 - 28%

13:1 - 38%

12:1 - 46%

11:1 - 56%

10:1 - 66%

9:1 - 75%

8:1 - 85%

7:1 - 94%

6.5:1 - 100%


Tenho essa tabela ja faz tempo vi em um forum Australiano e gravei.

Creio que pode ate diminuir um pouco a proporção do nitro.
O nitro como você ja deve saber ele tem uma molecula de oxigenio, sendo que quanto mais você adiciona dele junto ao combustivel, mais você deverá enriquecer a mistura !
Abs
Boa tarde, amigo! Então, pelo o que eu percebi, quanto maior a taxa de compressão, terei que utilizar menos nitrometano? Por exemplo, uma taixa baixa (6.5:1) vou ter que utilizar os 100% de nitro? Ou esse valor seria a quantidade de metanol?

Por exemplo, quero usar o nitrometano junto ao metanol, nisso vou preparar o meu cabeçote e tudo para trabalhar na taixa de (±) 11.5:1, conforme a tabala acima, vou ter que usar entre 46% a 56% de nitrometano na mistura?

Off topic: Achei que o fórum estava morto e que demoraria dias para algum responder hehehe mestre:: mestre::

Abç,
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrome

Mensagem por emim76 »

Exatamente isso mesmo amigo !
Esses valores são para maximo desempenho (limite) mas como você sabe vai variar de acerto para acerto, temperatura, altitude etc...

Tenha como base o seguinte. Se a moto estiver dando excesso(mistura rica) pode adicionar mais nitro que ela vai afinando(empobrecendo) a mistura, o nitro vai funcionar como uma entrada de ar adicional grosseiramente falando.
Esses valores é para ter como base!
Nos 11:1 de taxa, começa com 30% e acerta a carburação de acordo e ve como fica, caso sinta necessidade vá aumentando...
Mas esses valores são limites de cada taxa de compressão, recomendo utilizar abaixo em pistoes que não são forjados.
Abs
Qualquer duvida so falar
salveCosta
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Novembro 2018 à33 06:33

Re: Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrome

Mensagem por salveCosta »

emim76 escreveu:Exatamente isso mesmo amigo !
Esses valores são para maximo desempenho (limite) mas como você sabe vai variar de acerto para acerto, temperatura, altitude etc...

Tenha como base o seguinte. Se a moto estiver dando excesso(mistura rica) pode adicionar mais nitro que ela vai afinando(empobrecendo) a mistura, o nitro vai funcionar como uma entrada de ar adicional grosseiramente falando.
Esses valores é para ter como base!
Nos 11:1 de taxa, começa com 30% e acerta a carburação de acordo e ve como fica, caso sinta necessidade vá aumentando...
Mas esses valores são limites de cada taxa de compressão, recomendo utilizar abaixo em pistoes que não são forjados.
Abs
Qualquer duvida so falar
Bom dia irmão!
Beleza, agora entendi a tabela!

Estou olhando umas Twister de leilão para comprar e começar o projeto, enquanto lá, tudo isso fica no papel.

Tenho uma 150 original, mas não queria mexer em nada dela, pelo fato de ser toda original e usar no dia a dia.
Mas estou indo em alguns eventos de arrancada e colocando ela só para "brincar", acha que com os 5% de nitrometano iria danificar o motor em umas 5 puxadas? No momento, só utilizo pódium.
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Dicas de Preparação de motores 4t para Metanol + Nitrome

Mensagem por emim76 »

Em moto original, o resultado não é tão grande como o esperado.
E 5% não vai te dar tanto desempenho...
O para usar o nitro o ideal é mistura com alcool ou metanol.. gasolina ja fiz, mas com alcool é melhor pois tem menos chance de bater pino...
O nitro teoricamente aumenta o ar da mistura, portanto você tera que colocar gicle maior conforme o necessario para um acerto perfeito.
Ja fiz colocando um gicle maior deixando a moto falhando (com excesso) depois ia adcionando % de nitro até ficar 100% acertada...
Mas é algo para se fazer com muita calma e em recipiente separado do tanque de combustivel. E quando fizer a mistura nova, esgotar o carburador e fazer novos testes.
Qualquer duvida so falar
Abs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem