Alongar Bengala?

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Rodrigo - Ctba
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Maio 2006 à06 11:42

Alongar Bengala?

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Fala galera!
Curto muito as SM e penso em montar uma um dia, XT, talvez DR. Oq eu não gosto é quando rebaixam a moto, mesmo só baixando a dianteira eu acho q fica estranho. Gosto de moto alta imponente e algumas SM´s importadas q vejo por foto não parecem perder essa característica.
Gostaria de saber se alguém aqui já alongou as bengalas p/ manter a altura e se isso prejudicaria a tão famosa ciclística e capacidade de curvas das motards!

Flws!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

A moto da LM se nao me engano tava com as bengalas alongadas :wink: Quem pode te dar mais informacoes e o tio :!: :!: Fala ai tio :!: :!:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

bengala alongada ???? :-k
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Não mulecada, a bengala continua a mesma, o que pode ser mudado é a distancia do quadro para o chão em relação a bengala como na minha xt. O que a deixaria mais alta é o calço na suspensão traseira.

Abraços.
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

E outra coisa, isso não é acertado de acordo com a beleza da moto, e sim com a segurança de se entrar em curvas, uma suspensão mal feita pode facilmente te levar ao chão.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

andrext escreveu:E outra coisa, isso não é acertado de acordo com a beleza da moto, e sim com a segurança de se entrar em curvas, uma suspensão mal feita pode facilmente te levar ao chão.

Concordo plenamente com vc andre :wink: :!:
Rodrigo - Ctba
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Maio 2006 à06 11:42

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Normalmente o pessoal usa p/ Customs, mas nesse link é vendido p/ outras motos tb. É rosqueado e deve ser bem seguro, até pq nas choppers a pressão exercida deve ser maior pelo grande ângulo de caster.

Comprarando a XT660 nas duas versões...

Imagem
Imagem

Elas parecem ter a mesma altura do solo e a mesma inclinação. Parece que na R o eixo da roda dianteira fica preso mais em cima na bengala comparado a X que fica mais embaixo. A balança parece ter a mesma inclinação tb.

Comparando as KTM´s

Imagem
Imagem

Tb parecem ter a mesma inclinação... não sei na versão Enduro o aro traseiro é maior que 17"...
Bem, sei lá... :)
É que eu acho estranho aquela frente baixa nas SM´s que tenho visto...

Flws
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

As duas motos que vc citou são FUN Bikes, moto de rua. Não são SM. não aguentariam um verdadeiro tranco SM. Não há mudanças bruscas.

Eu pelo menos nunca vi ninguem saltar com uma XT660x
rs.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

O df2r fez um par de bengalas alongadas pra chooper dele, o gelous ja viu, fala ai gelous nao ficou loco :?: :?: :?:
Rodrigo - Ctba
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Maio 2006 à06 11:42

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

andrext escreveu:As duas motos que vc citou são FUN Bikes, moto de rua. Não são SM. não aguentariam um verdadeiro tranco SM. Não há mudanças bruscas.

Eu pelo menos nunca vi ninguem saltar com uma XT660x
rs.
Então... não prentendo competir, muito menos saltar com minha futura SM, ou FunBike... :)
Vai ser p/ rua, viagens e uma terrinha light! É a velha disputa entre a estética e a funcionalidade... mas acho q não deve comprometer desempenho em curvas onde um dos principais fatores é o pneu acredito eu.
Pensava em aumentar uns 5cm... (21" - 17" = 4" = 10cm/2 = 5cm) só p/ devolver a altura original... não vai virar uma chopper não... :D
Naquele site o mínimo parece ser 6cm...

Flws
mmeeettaall
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 25 Abril 2006 à06 14:26

Mensagem por mmeeettaall »

Cara já ví umas motos..como você disse "alongada", na verdade o que ví é o seguinte. Faz-se um calço no diâmetro da bengala e do comprimeto desejado, após afrouxar as bengalas e ajustalas na altura desejadapõe-se o calço na parte superior para que o "aperto" da mesa não fique "troncho" ..isso só faz descer a bengala uns 2 a 3 cm ..o outro método é a substituição da bengala ..e claro que deve ter alguém que emende a bengala em um calço maior isso depende da sua moto..na minha XTZ 125 a bengala não possui parafuso na extremidade superior, neste caso creio que é mais difícil ..
tenho que ir ..qualquer coisa complemento deposi flw moçada!!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Eu entendi o que vc tá falando Rodrigo, o negócio é o seguinte, pra competição quanto maisbaixa melhor, mas pra rua a posição dela com a frente meio baixa cansa os ombos, eu to sentindo isso direto a traseira da minha tá alta e a frente senti ela meio baixa, visualmente tá legal mas quando anda, fico sendo jogado pra cima do tanque direto.
Eu vou calçar a mola já mandei fazer um calço mas ficou meio pesado, então vou mandar de novo lá pro cara fazer vazado pra diminuir o peso.
Agora existem alongadores que vc rosqueia na bengala o que aumenta o tamanho, inclusive ainda tem aqueles bicos pra aliviar o ar ou colocar ar lá dentro.
Rodrigo - Ctba
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Maio 2006 à06 11:42

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Esse lance de forçar os ombros eu não conhecia, mas é fato, deve escorregar no banco direto. Eu conversei com um mecânico e ele disse que dá p/ mandar fazer esses alongadores em torneiros, a um custo menor e na medida certa.
A minha XL tem esse bico p/ dosar a pressão!
Bem, ainda nem comprei a moto, mas depois da mudança prentendo testá-la sem o alongador e depois com p/ sentir a diferença. Se piorar eu tiro... :)

Flws
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Isso ai so testando vc vai saber se fica bom ou nao :wink: =D> =D>
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

A suspensao dianteira aumenta em alguns mm's com a preparacao race tech, talvez seja um jeito :wink:
Rodrigo - Ctba
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Maio 2006 à06 11:42

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Ricardo Skolaude escreveu:A suspensao dianteira aumenta em alguns mm's com a preparacao race tech, talvez seja um jeito :wink:
Que preparação seria essa?

Flws
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

é uma preparação (não sei se é utilizada também para SM, fabricio poderia explicar melhor) usada no off road para deixar a suspensão mais dura e que copie melhor o chão, facilitando a pilotagem e melhorando a eficácia...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem