Como conduzir uma SM...Veja aqui...

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

GLF
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 23 Janeiro 2005 à54 08:16

Como conduzir uma SM...Veja aqui...

Mensagem por GLF »

há três situações distintas no Supermotar. São elas compostas por Asfalto, Terra e por último o ar, leia-se Saltos.

Em relação ao Asfalto, há dois tipos a considerar, são eles:


ASFALTO I

"Um passo para a derrapagem

Tenha em conta que, para os resultados serem positivos há que aplicar a técnica da potência máxima/travagem máxima, ou seja, depois de uma recta em que leva o motor no limite, há que cortar gás bruscamente, reduzir uma (ou mesmo duas) mudanças directamente e utilizar ambos os travões.
A repartição da travagem faz-se 75% à frente e o resto atrás. No início o travão traseiro irá auxiliar a atravessar a moto mas é na frente que devem incidir todos os esforços da travagem. A utilização da caixa faz-se sem piedade, e não se assuste com a rotação atingida nas reduções porque o motor aguente.
Com estas reduções bruscas de caixa, vai fazer com que a roda traseira bloqueie e esse é o primeiro passo para o tão desejado 'slide'.
Atenção, porém, que não basta travar e reduzir, caso contrário a roda traseira vai saltar e nunca conseguirá atravessar a moto. A técnica do slide consiste em seguir os passos acima indicados e em simultâneo premir ligeiramente a embraiagem até encontrar o seu ponto.
Com isto vai permitir que a roda traseira se solte sem sofrer aqueles bloqueios indesejáveis. Não se esqueça de colocar o corpo sobre o depósito para aliviar a traseira."



ASFALTO II

"Nem só do 'slide' se faz o espectáculo...

Existem também aquelas curvas mais lentas em que não se recorre ao 'slide'.
Aqui, a técnica passa por deitar a moto ao máximo (até ouvir os pousa-pés a rasparem no asfalto) e manter o corpo direito sobre esta. Trata-se de um posicionamento parecido com o do MX. Os braços empurram a moto para o solo, a perna que está no interior da curva pode ir esticada ou dobrada (conforme lhe der mais jeito) e o acelerador deve ser mantido constante, nada de golpes bruscos. Assim que o seu campo de visão lhe der ordens para acelerar faça-o progressivamente mas sem hesitações. cuidado com a potência aplicada no punho direito senão pode ser cuspido. Recorde-se que tanto na travagem como na aceleração à saída da curva, terá que ter sempre em mente a importância das trajectórias.
Aqui fica uma dica: o importante não é a entrada na curva, mas sim a saída."


OS SALTOS

"As provas portuguesas não apresentam saltos com um grau de dificuldade elevado, mas é importante preparar-se.

Os saltos foram ao longo de toda a história das duas rodas uma dor de cabeça para muitas pessoas. É claro que isto não se aplica ao pessoal do MX que faz da vida um salto, mas não é por nada que ainda hoje considero que essa modalidade é a escola de todo o motociclismo. Os saltos devem ser enfrentados sem receios. Na abordagem deve aplicar acelerador q.b. consoante o tamanho do salto e o local onde pretende aterrar. Lembre-se que a força com que manipula o punho direito é responsável pelo voo que irá efectuar. Mantenha o seu corpo em pé durante o voo e tente chegar-se mais à frente ou atrás consoante o equilíbrio a dar à moto. Tenha atenção à recepção do salto. Caso a moto aponte a frente para o solo em demasia, aplique acelerador, de moto a que a inércia provocada pela roda traseira endireite a máquina. No caso contrário, deve accionar o travão traseiro. Julgo que isto faz parte do senso comum. tenha especial atenção à aterragem na terra pois irá fazê-lo com pneus de asfalto. Procure aterrar com a moto direita para não sofrer nenhuma queda. A técnica irá melhorar com o treino."


A TERRA

"É a zona do equilíbrio, da sensibilidade. Por muita experiência que tenha em pisos de terra, aqui o conceito é diferente.


Esta é a zona da pista que mais quedas provoca. Como sabem, os pneus não são o ideal para a terra e todo o cuidado é necessário. Aqui não deve de todo deitar a moto, e se o fizer vai arrepender-se. A melhor forma de controlar a sua moto na terra é conduzindo em pé. Voltamos novamente às técnicas MX.
A posição de 'jockey' é a ideal. Corpo ligeiramente inclinado sobre a frente, rabo espetado, pernas flectidas e joelhos a agarrar a moto com toda a gorça. A moto fica sempre direita e as curvas são feitas em potência.
Quando estiver na parte da travagem, chegue-se o mais atrás possível para exercer pressão na traseira e trave com a muita suavidade pois a potência do travão dianteiro pode mandá-lo ao chão. Use os dois travões e mantenha-se em pé! Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva. Pendure-se no guiador da moto. Neste momento vai ter que recorrer à sua força de braços pois o esforço é de certo modo violento.
Há ainda a hipótese de curvar sentado, mas o perigo de queda é maior e o controlo sobre a moto menos. No entanto, é menos cansativo."


CONCLUSÃO

"Com estas instruções poderá dar os primeiros passos no supermotar, no entanto não ponha de parte a hipotese de aprender mais com um profissional, num estágio específico para esta modalidade.

Estas são as técnicas básicas para a prática da modalidade. Não se esqueça que a evolução surge naturalmente, mas com muito treino. Se estiver interessado em aprender mais sobre o supermotard, contacte a Federação Nacional de Motociclismo e inscreva-se no próximo estágio de pilotagem. Boa Sorte!"
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Valeu pelas dicas, o problema é a aula prática, HUHAUHAUHA.
Abraço
:wink:
_FonZ_SuperMoto
Membro
Mensagens: 565
Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22

Re: Como conduzir uma SM...Veja aqui...

Mensagem por _FonZ_SuperMoto »

GLF escreveu:
A TERRA

"É a zona do equilíbrio, da sensibilidade. Por muita experiência que tenha em pisos de terra, aqui o conceito é diferente.


Esta é a zona da pista que mais quedas provoca. Como sabem, os pneus não são o ideal para a terra e todo o cuidado é necessário. Aqui não deve de todo deitar a moto, e se o fizer vai arrepender-se. A melhor forma de controlar a sua moto na terra é conduzindo em pé. Voltamos novamente às técnicas MX.
A posição de 'jockey' é a ideal. Corpo ligeiramente inclinado sobre a frente, rabo espetado, pernas flectidas e joelhos a agarrar a moto com toda a gorça. A moto fica sempre direita e as curvas são feitas em potência.
Quando estiver na parte da travagem, chegue-se o mais atrás possível para exercer pressão na traseira e trave com a muita suavidade pois a potência do travão dianteiro pode mandá-lo ao chão. Use os dois travões e mantenha-se em pé! Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva. Pendure-se no guiador da moto. Neste momento vai ter que recorrer à sua força de braços pois o esforço é de certo modo violento.
Há ainda a hipótese de curvar sentado, mas o perigo de queda é maior e o controlo sobre a moto menos. No entanto, é menos cansativo."
Cara, que fera isso que colocou!!! muito legal msm!!! boas dicas!!

bem, eu aprendi o Supermoto Olhando muita foto e video dos GRINGOS, mas em especial , tive um Exelente professor, MARCIO do CARMO, piloto da KTM que fez o Brasileiro e Brasiliense de Supermoto. ELe morava nos EUA , e aprendeu com muitos pilotos de ponta, e contei com ele na ajuda de aprender mais sobre ASFALTO e seus SLIDES..

ja na terra, eu usei bastante do que entendo, pois pratico motocross desde os 6 anos de idade e tenho alguns titulos.
porem com relacao ao texto que mandou falando sobre terra, concordo com 50% dele somente, os pontos aonde nao concordo e esse! "Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva." nao acho que seria o ideial em certos tipos de terreno, aki em brasilia principalmente pois a parte de terra e muito irregular!!!

mas exelente o seu texto. APOIADO!!!!! =D>
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Re: Como conduzir uma SM...Veja aqui...

Mensagem por Fabrício »

_FonZ_SuperMoto escreveu:
GLF escreveu:
A TERRA

"É a zona do equilíbrio, da sensibilidade. Por muita experiência que tenha em pisos de terra, aqui o conceito é diferente.


Esta é a zona da pista que mais quedas provoca. Como sabem, os pneus não são o ideal para a terra e todo o cuidado é necessário. Aqui não deve de todo deitar a moto, e se o fizer vai arrepender-se. A melhor forma de controlar a sua moto na terra é conduzindo em pé. Voltamos novamente às técnicas MX.
A posição de 'jockey' é a ideal. Corpo ligeiramente inclinado sobre a frente, rabo espetado, pernas flectidas e joelhos a agarrar a moto com toda a gorça. A moto fica sempre direita e as curvas são feitas em potência.
Quando estiver na parte da travagem, chegue-se o mais atrás possível para exercer pressão na traseira e trave com a muita suavidade pois a potência do travão dianteiro pode mandá-lo ao chão. Use os dois travões e mantenha-se em pé! Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva. Pendure-se no guiador da moto. Neste momento vai ter que recorrer à sua força de braços pois o esforço é de certo modo violento.
Há ainda a hipótese de curvar sentado, mas o perigo de queda é maior e o controlo sobre a moto menos. No entanto, é menos cansativo."
Cara, que fera isso que colocou!!! muito legal msm!!! boas dicas!!

bem, eu aprendi o Supermoto Olhando muita foto e video dos GRINGOS, mas em especial , tive um Exelente professor, MARCIO do CARMO, piloto da KTM que fez o Brasileiro e Brasiliense de Supermoto. ELe morava nos EUA , e aprendeu com muitos pilotos de ponta, e contei com ele na ajuda de aprender mais sobre ASFALTO e seus SLIDES..

ja na terra, eu usei bastante do que entendo, pois pratico motocross desde os 6 anos de idade e tenho alguns titulos.
porem com relacao ao texto que mandou falando sobre terra, concordo com 50% dele somente, os pontos aonde nao concordo e esse! "Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva." nao acho que seria o ideial em certos tipos de terreno, aki em brasilia principalmente pois a parte de terra e muito irregular!!!

mas exelente o seu texto. APOIADO!!!!! =D>
Fonseca...deixa eu te perguntar uma coisa....

Eu vejo q, tanto vc, quanto o Fabiano, e a maior dos pilotos de SM do DF, q na verdade são muito mais pilotos de MX, q a posição de pilotagem no SM continua igual a do MX...

Isso é correto??? Claro q incorreto não deva ser...afinal, vc está ganhando...

Eu pergunto por conta das fotos q vejo das provas de SM gringas...E até mesmo pelas fotos do Márcio...
Olha só...

Aqui a posição do Márcio...
Imagem

Aqui a sua posição....
Imagem

E agora, qual seria a mais ideal?
Qual a diferença, na prática, entre as duas???Tanto os prós, quanto os contras???
No SM eu vejo q a posição do corpo permanece na angulação da moto. Os braços ficam esticados...e os pés continuam na pedaleira....
Resumindo...no SM o piloto faz as curvas como se a estivesse andando na reta...

:wink:
achira19

Mensagem por achira19 »

Fabricio, na hora do slide a posicao eh a de cima, na tangencia da curva, a posicao eh a de baixo.
Nessa foto dah pra ver... o carinha lah de tras fazendo o slide pra acertar a entrada da curva e o carinha da frente jah tangenciando (a foto soh ta meio grande)....
Imagem
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

putz.... deve ser muito bala fazer isto.... :D
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

uma vez eu fiz isso com a XL.....só que arrastei um 5 metros comprando asfalto.....rs
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Curva

Mensagem por guilherme_sbc »

henriquejensen escreveu:uma vez eu fiz isso com a XL.....só que arrastei um 5 metros comprando asfalto.....rs
Eu já fiz curva de Super Motard com uma CG que eu tinha sem mesmo saber que existia super motard. Tava garoando e tinha óleo em cima da faixa de pedestres, eu vinha de uma avenida movimentada de fluxo intenso, vinha meio rápido quando dei uma reduzida freiei e entrei a traseira travou e deslizou fui ralando pedaleira ...e do nada quando já via o chão consegui acertar e a moto subiu. Cinco minutos deois já parado as mãos ainda tremiam..... hehehe :roll:
Tenho muita vontade de fazer curvinhas assim, o único problema é o medo.
ChicoBorrea
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 21 Julho 2005 à10 10:14

Mensagem por ChicoBorrea »

fabricio disse:
Fonseca...deixa eu te perguntar uma coisa....

Eu vejo q, tanto vc, quanto o Fabiano, e a maior dos pilotos de SM do DF, q na verdade são muito mais pilotos de MX, q a posição de pilotagem no SM continua igual a do MX...

Isso é correto??? Claro q incorreto não deva ser...afinal, vc está ganhando...

Eu pergunto por conta das fotos q vejo das provas de SM gringas...E até mesmo pelas fotos do Márcio...
Olha só...
Fala galera, fala ai Fonseca, rapa, sem desmerecer ninguem é bom ter alguem do nivel do Fonseca aqui no forum, ajuda pra caraca. Fabricio acho que sei qual a sua duvida, o cara da KTM esta fazendo uma posição para motovelocidade e o fonseca de MX, eu aprendi a diferença quando tinha uma CB500, na CB para fazer uma curva vc deita e puxa a moto, no MX é o contrário vc empurra a moto e tenta se manter na posição vertical.
_FonZ_SuperMoto
Membro
Mensagens: 565
Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22

Re: Como conduzir uma SM...Veja aqui...

Mensagem por _FonZ_SuperMoto »

Fabrício escreveu: E agora, qual seria a mais ideal?
Qual a diferença, na prática, entre as duas???Tanto os prós, quanto os contras???
No SM eu vejo q a posição do corpo permanece na angulação da moto. Os braços ficam esticados...e os pés continuam na pedaleira....
Resumindo...no SM o piloto faz as curvas como se a estivesse andando na reta...

:wink:
pois e fabricio!!! como o achira19 disse, as fotos sao de posicoes diferentes, o Marcio esta entrando na curva, eu ja estou dentro dela!!!
essa foto mostra eu fazendo igual o marcio, no brasileiro em Bauru.

Imagem

ela mostra eu entrando igual o marcio!!

mas vamos la, mesmo assim como o ChicoBorrea disse, o marcio tem um jeito de pilotar voltado pra motovelocidade, aonde ele joga o corpo e depois ele puxa a moto, ja no Mx agente joga a moto e depois o corpo.
eu estou mudando esse meu jeito, estou jogando mais o meu corpo pra fazer as curvas, confiando mais no asfalto!

:) oks!! :)
GLF
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 23 Janeiro 2005 à54 08:16

Mensagem por GLF »

ORAAAA Boa noite ou más noites que aqui o GLF ta mal agora... tou sem moto :( mas prontos , _FonZ_SuperMoto obrigado ai :)

_FonZ_SuperMoto :

Em resposta a isto "Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva."isso depende da prova tal como disses te mas para fazer isso tens que inclinar para ter mais atracçao na saida da curva...ja te mostro um exemplo meu em MX.
Imagem
mas claro as conduçoes varia de pessoa para pessoa eu gosto mais de entrar nas curvas a bruta e levar com terra na cara :lol: o que ja me fez ganhar muito mas tambem cair algumas vezes , mas cada um tem a sua maneira de levar a terra.

Em questao as curvas é como eu digo "Dentro de cada piloto SM tem que ter espirito MX" e é muito melhor aprender 1º MX e depois SM sao muito diferentes as conduçoes mas o MX é a iniciaçao ao SM eu acho que o _FonZ_SuperMoto esta a fazer bem as curvas e tem a base de MX o que é bom muito bom. e epah _FonZ_SuperMoto os meus parabens pela luta que tens feito pelo SM praticando etc pois muita gente desiste por nao haver patrocinios e dinheiro..estas de parabens e quero dizer mais uma coisa a todo o pessoal aqui do Forum e que pratica SM.


"QUEM CORRE POR GOSTO NAO CANSA"

Abraços a todos e que continuem com essa força de vontade...mais qual quer coisa é so dizer que tou ca :)
Duda
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Setembro 2004 à40 22:12

Mensagem por Duda »

Ptu'z, recentemente fiz um curso com o Rafa em Bento Gonçalves e achei o máximo, nunca tinha sequer chegado perto de SM embora possua uma mo SM só por causa do visual dela.

E a parte teórica pelo Rafa ministrada é igualzinha a este texto, sem mudar uma vírgula sequer. Como minha moto tem muito motor não fiquei muito longe dele (só nas retas específicamente hehehe) pq chegava as curvas... Eu ficava.

Mas é muito bom sentir o sangue ferver com a adrenalina é coisa de outro mundo, pena que aki em Porto Alegre não tem muito disso vou verificar.
PANDA_MS
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 22 Dezembro 2005 à22 12:09

Mensagem por PANDA_MS »

Ai duda quem é esse Rafa, tem o telefone dele ai, hein? ou e-mail, passxa pra mim preciso trocar umas ideias com ele, OK
Valeu
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

Mensagem por df2r.com »

Vou aproveitar o tópico pra tirar umas dúvidas que eu tenho.

:arrow: Na hora do slide, você freia na frente, freia pouco atrás e reduz a marcha pra soltar a traseira. Isso é o correto né?

:arrow: O que eu devo fazer após soltar a traseira? Devo só acelerar? Devo apertar a embreagem e acelerar (isso eu acho que não, pq quando faço isso, ao apertar a embreagem a roda traseira fica livre e a moto volta à trajetória anterio, parece que faz um chicote).

:arrow: Existe relação da potencia com o slide, isto é, uma 250 original faz slide igual a uma 450?

Ficaria grato se o colega FONSECA respondesse.
GLF
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 23 Janeiro 2005 à54 08:16

Mensagem por GLF »

df2r: antes de reduzir convem freiar atras , freiar na frente durante o slide nao é bom...

Apos soltar a traseira vais controlando a trajectoria da moto e nao convem usares embreagem a fundo pois vai dar o chicote e podes saltar.. apenas controlas a embreagem e quando ela volta a trajectoria anterior volta mais suave :)

Na potencia... é muito diferente fazer slide em uma 450 e uma 250 pois muda a caixa , mais potencia , mais rmp e isso tudo implica para fazer o slide , por isso convem sempre conhecer bem a moto antes de tentar :)

Abraços
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

A galera não posta mais aqui, mas nesse final de semana andei numa Toni original! Rodei a manhã inteira com ela e comecei a fazer umas gracinhas! Só tem um grande problema, não consigo colocar o pé pra fora na hora da curva, pois meu estilo é de motovelocidade!! Parece que meu pé vai travar no asfalto, pois inclino muito a moto! Como faço? Inclino menos a moto? Tem hora certa pra se esticar a perna? To ferrado, to cheio de cacoetes!!! #-o
achira19

Mensagem por achira19 »

Ih Cao, eh assim mesmo... ateh o Alexandre Barros pilotava a CR450F no estilo motovelocidade.... hehe

Aqui tem uns caras q pilotam com estilo motovelocidade....
http://video.google.com/videoplay?docid ... gi&pl=true

Quando vc comecar a ao inves de deitar o corpo com a moto, deixar o corpo mais na vertical, vc vai tirar o peh, facinho.... ehehehe
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Valew ..., continuo tentando!!! Mas vai dar pra treinar melhor quando tiver com a minha Toni mesmo!!
2NER
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Maio 2006 à29 14:46

Mensagem por 2NER »

Toh Praticando com a falcom do meu pai,mas nti q ela tah muito pesada,dai começei a dá mais gas nas saidas(do meio em diante)das curvas pra mante o angulo de delize,tah certo isso? :roll:
GLF
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 23 Janeiro 2005 à54 08:16

Mensagem por GLF »

CãoBravo: cada um tem a sua maneira de conduzir axo que deves fazer da maneira que te sentes confiante , e tenta esquecer isso isso é uma coisa que fazes por estinto :)

2Ner : se tu consegues controlar a moto nao há nenhum problema nisso ate é bom :)

Abraços a todos.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem