4° Encontro Nacional de Motociclistas - Paracatu/MG

Espaço destinado a realização de convites e divulgação de encontros, provas, etapas (oficiais ou não) de SM, SuperBike e motos On-Road de todo o Brasil.
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Calendário e Regulamento do Brasileiro de SM 2008

Mensagem por CãoBravo »

Campeonato Brasileiro de Supermoto 2008

REGULAMENTO – 2008

ART. 01 A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MOTOCICLISMO é a única
entidade habilitada por lei a autorizar, aprovar e supervisionar atividades
motociclísticas em território nacional e, em conseqüência, elabora o presente regulamento.

ART. 02 PRAZO
Este regulamento entrará em vigor a partir do momento de sua publicação e divulgação pela CBM junto aos filiados. Emendas de aperfeiçoamento a este Regulamento Técnico estão previstas se necessárias no decorrer do Campeonato.

ART. 03 - O presente regulamento é válido para todo o território nacional
durante o ano de 2008.

ART. 04 ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
A) O Campeonato Brasileiro de Supermoto será realizado em até 6 etapas,
nos kartódromos e autódromos aprovados pela CBM.
B) As competições somente podem ser organizadas e promovidas por
entidades ou empresas devidamente credenciadas pela CBM.
C) A CBM se reserva o direito, em comum acordo com os organizadores,
de adiar, suspender e alterar horários e circuitos.
D) Os horários e os nomes das autoridades da prova deverão constar no
regulamento suplementar de cada etapa.
E) Se, por qualquer motivo de força maior ou de segurança, a corrida não
se realizar, os organizadores não serão responsáveis perante os
participantes, nem serão obrigados a qualquer tipo de indenização.
F) Ao organizador compete ter nos treinos oficiais, bem como nas provas,
uma equipe MÍNIMA de 1(um) médico, equipe de resgates e enfermeiros, que deverão estar munidos de: 1 (uma) UTI móvel e 1(uma) ambulância com reanimação (Tipo B).

ART. 05 AUTORIDADES DA PROVA
São: o Presidente do Júri, os Membros do Júri, o Diretor de Prova e o Comissário Técnico.

ART.06 PRESIDENTE, MEMBROS DO JÚRI E DIR. DE PROVA.
Seus nomes deverão constar no Regulamento Suplementar de cada Prova.
Caso o Presidente do Júri nomeado não possa chegar a tempo no evento, o
Júri elegerá um novo Presidente, provisório, entre os membros.

ART. 07 INSCRIÇÕES
A) Todos os pilotos deverão ser titulares de uma licença nacional,
expedida pela CBM, para o ano de 2008.
B) As inscrições deverão ser feitas antecipadamente ATRAVÉS DO SITE
www.cbm.esp.br , até a QUARTA-FEIRA que antecede a prova, e terão um desconto correspondente a 50% (cinqüenta por cento) do valor da inscrição. Qualquer inscrição realizada após este prazo perderá o desconto. O prazo final de inscrição é a sexta-feira anterior à etapa, na secretaria de
prova, no local do evento.
As inscrições feitas antecipadamente somente terão validade após
pagamento do boleto bancário.
C) Para os pilotos menores de 18 anos é obrigatória à apresentação de
autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida (original).
D) Para cada equipe caberão 9 credenciais, sendo uma de piloto, quatro de
grid, quatro de Box e uma de credenciamento de estacionamento. Perante a organização, as credenciais serão de responsabilidade do piloto.
E) A participação de pilotos estrangeiros em equipe está sujeita à
apresentação dos documentos abaixo enumerados:
- Visto de trabalho temporário ou permanente, conforme art. 41, item II do
decreto 2.574, de 29/04/98.
- Apólice de seguro esportivo, conforme código esportivo da Federação
Internacional de Motociclismo (FIM).
- Autorização de desimpedimento da federação de origem, válida para o ano vigente.
- Contrato registrado de trabalho/prestação de serviço e/ou patrocínio, de
acordo com o artigo 354 da seção I, do capitulo II, do título III, da CLT.
“Decreto Lei 5452 de 01/05/43”
- Contrato de trabalho/prestação de serviço e/ou patrocínio, de 02 (dois)
pilotos brasileiros, nas mesmas condições de proporcionalidade, de acordo
com o artigo 354 da seção I, do capitulo II, do título III, da CLT. “Decreto
Lei 5452 de 01/05/43”.
- Licença de Filiação Nacional Válida para o ano.
F) É possível à participação de pilotos convidados em provas do campeonato, desde que sejam portadores de uma licença internacional de
sua união continental. Porém, NÃO MARCARÃO PONTOS, nem terão direito à
ajuda de custo ou premiação em dinheiro.
G) É obrigatória à apresentação de exame médico de aptidão para prática
de esportes na primeira participação no campeonato.

ART. 08 MOTOCICLETAS E CLASSES
A) As motocicletas estão divididas em categorias que devem ser
observadas para todos os eventos.
B) Escolha da Motocicleta é permitido no máximo, 2 (duas) motos para
cada piloto. Os pilotos podem trocar de motocicleta entre e durante os
treinos, porém devem efetuar a troca dentro da zona de espera de modo que nunca tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
C) As classes reconhecidas para o Supermoto são as seguintes:
�� SM1 – Aberta a motocicletas Enduro / MotoCross especiais para pratica
do esporte acima de 125cc 2 t ou 300cc 4 t, com uso obrigatório de
rodas aro 17.
�� SM2 – Aberta a motocicletas especiais Enduro / MotoCross de 125cc 2 t
ou ate 300cc 4 t, com uso obrigatório de rodas aro 17.
�� SM3 – Aberta a motocicletas nacionais Trail 2 t ou 4 t homologadas pela CBM, com uso obrigatório de rodas aro 17 e uso de pneus DOT nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/-17.
�� SM3 Incentivo – Aberta a motocicletas nacionais 4 t 230cc, homologadas pela CBM. Para a classe SM3 incentivo ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus DOT nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/-17.
D) Para a classe SM1, SM2 e SM3 incentivo é obrigatório manter a cilindrada original da motocicleta.
E) Na classe SM3 a cilindrada poderá ser alterada.
F) As classes SM1 e SM2 poderão usar Pneu “slick” especiais de competição.
G) Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo
de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado em conjunto com o seu responsável legal). As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório.

ART. 09 PERCURSO
O percurso deverá ser homologado pela CBM, e deverá ter no mínimo 20% e no Maximo 30% de terra.
A direção de prova pode modificar o percurso por motivos de força maior.

ART. 10 REGULAMENTO SUPLEMENTAR
O Regulamento Suplementar deve estar de acordo com o modelo oficial da
Comissão de Supermoto e deverá nomear os responsáveis da prova.

ART. 11 TREINOS E VISTORIA TÉCNICA
A) A VISTORIA TÉCNICA e obrigatória e deverá ser realizada antes dos
treinos livres oficiais. Durante a vistoria os pilotos são obrigados a apresentar suas motocicletas e seus equipamentos de segurança: capacete, botas, luvas, joelheiras e cotoveleiras.
B) TREINOS LIVRES; Os organizadores promoverão treinos livres, que devem ser mencionados no regulamento suplementar.
C) TREINOS CRONOMETRADOS; Os treinos cronometrados deverão ser
realizados com duração mínima de 20 min. para cada classe. E obrigatória
pelo menos uma volta completa para ser classificado.
D) A promotora se reserva o direito de vistoriar as motos a qualquer
momento durante as etapas. O piloto que não quiser submeter sua moto a
vistoria, será desclassificado da etapa. O limite de ruído Maximo permitido é de 98dba. Será considerada uma tolerância de +2dba ao final da prova.
E) A pena para ultrapassar o limite Maximo de ruído é de 1 minuto:
acrescentado ao seu tempo de prova ou será classificado como o ultimo da
volta percorrida.

ART. 12 ORDEM DE LARGADA
A ordem de posicionamento no grid será determinada da seguinte forma:
1a Bateria: será realizado um treino classificatório de 30 minutos,
prevalecendo a melhor volta de cada piloto.
Top qualify: Os 10 primeiros classificados sairão para uma volta lançada.
2aBateria
A ordem do grid de largada será definida pela classificação da 1a bateria.

ART. 13 WARM UP
Pode haver um aquecimento de pelo menos 10 min. para cada classe. A
participação dos treinos livres é opcional e reservada para os pilotos
qualificados.

ART. 14 GRID DE LARGADA
A formação do Grid será determinada pelo melhor tempo de cada piloto nos
treinos cronometrados. O Grid será formado da seguinte forma: 2x2x2... Ou definido no regulamento suplementar ou ainda pelo diretor de prova na
reunião com pilotos.
O número de motocicletas por bateria será definido no regulamento suplementar ou durante a reunião com os pilotos.
Em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos que seis motos. Não haverá largada com menos de seis motos, o Diretor de prova poderá juntar as categorias neste caso.

ART. 15 PROVAS
A duração de cada bateria será de 20 minutos + 2 voltas.
Poderão ser realizadas mais de uma bateria por classe em cada evento.

ART. 16 PROCEDIMENTOS DE LARGADA
As motocicletas devem se apresentar à zona de espera 10 minutos antes da largada.5 minutos antes da largada as motocicletas serão encaminhadas para o Grid.
Será apresentada uma placa 1 minuto antes da largada, momento onde os
pilotos devem ligar as suas motos.
Será apresentada uma placa de 30 segundos para a largada. Neste período o fiscal de largada com a placa de 30 segundos se colocará do lado de fora da pista e será ligada a luz vermelha, de 2 a 5 segundos, a luz se apagara dando a largada.
Somente pilotos e motocicletas terão acesso ao Grid de largada.

ART. 17 TROCA DE MOTOCICLETAS
A troca de motocicletas está PROIBIDA durante a bateria.

ART. 18 PONTUAÇÃO
A) Para obter classificação o piloto deverá;
Completar o mínimo de 75% de voltas realizadas pelo vencedor. (Caso o
numero não seja inteiro, arredondar para o numero imediatamente superior).
• Receber a bandeira de chegada até 5 min depois da chegada do vencedor, segundo a cronometragem oficial.
Posição Pontuação Posição Pontuação
1°-25 9°-7
2°-20 10°-6
3°-16 11°-5
4°-13 12°-4
5°-11 13°-3
6°-10 14°-2
7°-9 15°-1
8°-8

ART. 19 CLASSIFICAÇÃO FINAL
Todos os resultados das baterias organizadas serão levados em consideração para o estabelecimento da classificação final de pilotos. Em caso de empate, no final do campeonato, o desempate será como segue por ordem de prioridade:
A) maior número de vitórias.
B) melhor posição na ultima prova do campeonato.
O ranking 2006 será baseado na pontuação do campeonato em cada uma das categorias.

ART. 20 DISCIPLINAR
A) a organização do evento determinara o local a onde serão cumpridas
as penalidades de “stop and go”.
Conforme código disciplinar da FIM o Júri poderá tomar decisões sobre as
infrações e punir imediatamente o Piloto durante a prova.
As punições possíveis são:
• Advertência.
• Multa de até R$ 2500,00.
• Penalidades de tempo ou pontos.
• Exclusão da etapa.
• Suspensão nacional não superior a 30 dias.
• Encaminhar solicitação de punição maior à Comissão Disciplinar.
Abaixo, exemplos de punições:
• Em caso de ultrapassagem em pista sob bandeira amarela, o piloto terá
que cumprir uma penalidade de “stop and go” de 5 segundos. Será
mostrada uma placa com o numero do piloto e a palavra “STOP”, por
um máximo de três voltas. Se o piloto não cumprir a penalidade, será
desclassificado da etapa.
• Não atender a pedido de comissário ou autoridade; - 1º Advertência.
• Queimar largada; “Stop and GO” (entrar, parar 5 segundos e sair) Após
3 passagens sem efetuar o "Stop and GO" será mostrada a Bandeira
Preta.
• Não respeitar regulamentos do Campeonato; - Exclusão da Etapa.
Agressão física ou moral á autoridades da Prova; Exclusão da Etapa e pedido de punição a Comissão Disciplinar da CBM. (Desclassificação do Campeonato, suspensão e/ou cassação de licença) ·.

ART. 21 PROTESTO, RECLAMAÇÕES E RECURSOS.
A) Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude antidesportiva
deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao
Diretor de Prova, até 30 min. após a chegada do primeiro.
B) Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto
e entregues ao Diretor da Prova até 30 minutos após a divulgação do
resultado final.
C) Todos os protestos devem ser ESPECÍFICOS POR ITEM e
acompanhados de uma taxa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
D) Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; no caso de
procedência, o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá
a favor da CBM. No caso de reclamação técnica, 50% irá para a equipe da
moto reclamada.
E) Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.
F) Conforme estatutos do Código disciplinar da FIM, para recurso da
decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a
Comissão Disciplinar no prazo de 5 dias e acompanhado do valor de 10
salários mínimos.
G) No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar o recurso
deverá ser encaminhado ate 10 dias após sua divulgação ao Superior
Tribunal Esportivo e acompanhado do valor de 20 salários mínimos.
H) Os casos omissos a este regulamento serão julgados de acordo com
os regulamentos da Fim.
Comissão de Motovelocidade e Supermoto
Calendário Campeonato Brasileiro de Arena Supermoto 2008


1 Etapa do Campeonato Brasileiro de Arena Super Moto 2008
- Florianópolis - SC De 17/05/2008 Até 18/05/2008

2 Etapa do Campeonato Brasileiro de Arena Super Moto 2008
- Piracicaba - SP De 21/06/2008 Até 22/06/2008

3 Etapa do Campeonato Brasileiro de Arena Super Moto 2008
- Praia Grande - SP De 26/07/2008 Até 27/07/2008

4 Etapa do Campeonato Brasileiro de Arena Super Moto
- A definir - De 30/08/2008 Até 31/08/2008

5 Etapa do Campeonato Brasileiro de Super Moto 2008
- Piracicaba - SP De 27/09/2008 Até 28/09/2008
coelho
Membro
Mensagens: 200
Registrado em: 26 Agosto 2005 à20 10:01

Mensagem por coelho »

isso é o que esta no site de CBM

23-11-2008 SUPERMOTO - 6ª etapa - RS

26-10-2008 SUPERMOTO - 5ª Etapa - GO

28-09-2008 SUPERMOTO - 4ª Etapa - local a definir

07-09-2008 SUPERMOTO - 3ª Etapa - local a definir

27-07-2008 SUPERMOTO - 2ª Etapa - Brasília, DF

22-06-2008 SUPERMOTO - 1ª Etapa - Piracicaba - SP
BrunoPCosta
Membro
Mensagens: 213
Registrado em: 27 Fevereiro 2012 à43 09:17

4° Encontri Nacional de Motociclistas - Paracatu/MG

Mensagem por BrunoPCosta »

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem