Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Se vc tem algum "causo" ou história interessante, engraçado, dramático e/ou inesquecível de seus passeios, trilhas, provas, encontros, viagens, etc....não deixe ele se perder no tempo....Poste aqui....Compatilhe conosco....e imortalize esse dia.
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Geo »

Conte sua experiência sobre como foram seus primeiros saltos, como aprendeu, como começou a praticar MX, e por quais razões ?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por ale primo »

Eu fiz de muleque muiiiiiiiiiitos anos de bmx, depois fui pras MB e sempre achei que seria natural quando o folego "miasse" e o dinheiro "chegase" que eu iria pro MX. Então saltar sempre foi muito natural pre'u.

Mas comecei nas trilhas, e no meio das trilhas tinham saltos. Nas minhas que eram em taludes do gasoduto Brasil-Bolivia então, eram mesas e mesas, step ups, step downs e duplos e mais duplos. As nacionais rachavam mesmo.

Ai, na época mais rally de minhas trilhas, achei várias pistas de mx pelo caminho e foi ai que a cobra fumou, o vírus pegou e o gosto apurou.

Pra piorar, o Terra Solta era cheio dos mxzeiros e comecei a ir pras pistas com eles, e receber os toques, as correções.........

Catei uma especial...........
Nunca mais um oi pras trilhas!



Duas boas frases do MX:

-Esse esporte é pra vida toda.

-"É só acelerar", "vou dar a última volta" e "atira se for homem" são três coisas que podem matar.
fernandoleonel
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 02 Março 2007 à51 08:21

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por fernandoleonel »

ale primo escreveu: -"É só acelerar", "vou dar a última volta" e "atira se for homem" são três coisas que podem matar.

HUAhUHAUHAUHAuHAUhauhA!

Muito boa!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por cascao »

vai com calma. Não dá para começar no MX

Arruma umas rampinhas onde se sinta a vontade. Aos poucos você naturalmente vai procurar coisas maiores até um dia....chegar no MX.

Ajunte uns amigos e faça uma pista de acordo com a habilidade de vocês!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por robertovarela »

Eu começei muito parecido com o ALE Primo, pratiquei BMX até os 20 anos e depois parti pra MB, mas sempre andei fui fascinado nas motos de cross, o problema é que em minha casa não entrava tal coisa, após a independência financeira é que pude ter minha moto de cross.
Parti de início pras trilhas pra ir pegando o jeito e logo me decidi totalmente pelo MX, hoje é que além do MX gosto de um velocross e cross country e corro alguns bajas.

Nunca tive nenhuma dificuldade com os saltos, deve ter sido por vir do BMX onde são bem mais complicados.

Para o GEO que esta iniciando eu aconselho a treinar em saltos pequenos e que lancem pra frente, nunca saltos que jogam pra cima ou que precisem de velocidade estúpida pra zerar.

Treine bastante o posicionamento em cima da moto antes e durante o salto, além do ato de freiar e acelerar para controlar a moto no ar, repetindo mais uma vez que isso deve ser feito a princípio em pequenos saltos.

Somente após estar apto a corrigir a moto quando o salto sair errado é que você deve partir para os saltos maiores.

Essa semana teve uma prova de motocross aqui em Natal e aconteceu um acidente justamente por isso, um piloto tentou emendar uma mesa que é bem grande pra fazer de 230 e caiu, o outro que vinha atrás fez a mesma coisa, meteu acelerador pra zerar e caiu todo torto não conseguindo desviar e bateu nesse piloto, o próximo repetindo a façanha e com mais velocidade ainda pra garantir que ia zerar, quando viu o desmantelo após o salto parece que virou estátua em cima da moto e bateu forte no piloto que ia se levantando.

Tudo isso após saltar, o que muitos irão dizer que não tem nada a ver com o salto, mas se eles tivessem o domínio da moto no salto, com certez iriam desviar do piloto caído pois as motos é que vinham saltando com eles em cima e não eles guiando as mesmas.

Mas vá em frente, se seu sonho é o MX, que o mesmo seja realizado. Mas tenha responsabilidade com você e os outros pilotos.

E não deixe de filmar seus primeiros treinos pra acompanhar sua evolução, eu tenho desde meus primeiros saltos e curvas no MX, as vezes fico imaginando como uma pessoa conseguia ser tão ruim kkkkkkkkk.
leolima
Membro
Mensagens: 318
Registrado em: 17 Janeiro 2011 à24 14:50

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por leolima »

comigo foi igual so q fui do bmx direto pro mx
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Juliano »

geo, meus parabéns!!!!! Fico feliz, acompanhando os seus posts mais recentes, você amadureceu aqui!



Eu também comecei com uma bike de MX nas trilhas (1987~1992 D.C.), fui pras MTBs (1992~1996 D.C.), quando a grana chegou fui pro on-road (4 wheels), após duas sobrevidas que Deus me deu, resolvi partir pras trilhas - MX já fiz promessa que não entro.


Nem tanto o BMX, mas o MTB dá uma base muito legal pros saltos, pois na bike grande e bem mais difícil de saltar e controlar.

Dica: Faz uma rampa / recepção pequena, mas que jogue pra cima, e treina de bike. Os tombos serão menos doloridos. Quando estiver com 100% de domínio, pega a moto. Quando estiver dominando a moto nessa rampinha, pode encarar coisas maiores.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Matsui »

heheh

eu tenho uma certa tendencia pra motocross acho que eu andaria bem com uma moto boa, cai nesse mundo das off road depois fazer bmx Dirt jump era bem legal ,mas me machucava muito, tem um video meu que foi uma vez que andei na pista agente construiu a pista ela e bem de baixa velocidade mas dei uma volta de reconhecimento e na outra ja fui pulando nao teve misterio achei facil ate mas em pista de verdade nao sei como reagiria...
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por caco »

[quote="Juliano"]geo, meus parabéns!!!!! Fico feliz, acompanhando os seus posts mais recentes, você amadureceu aqui!


faço suas minha palavras.....parabésn geo pela participação.

após independência financeira consegui andar de moto, fui poucas vezes em pista, maior parte em trilha, gosto de saltar mas tenho consciência do quanto é perigoso. se puder vou ir mais para treinar curvas e freiadas, isto faz uma baita diferença na andada.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Gustavo/PR »

Eu fiz trilha de moto durante uns 4-5 anos... a coisa foi ficando muito massante, trilhas muito repetidas... então comprei uma cr125 e parti pro MX, percebi que o buraco era mais embaixo... então fiz um curso de mx.... no curso percebi que eu nao sabia andar de moto kkkkkk eu só achava que sabia! Mesmo assim, mx pede preparo fisico, sob o risco de se machucar se vc nao estiver em forma! Como eu sou relaxado, vendi a moto, fiquei com os espetinhos de gato e a ceva bem gelada!

Agora pretendo voltar as trilhas assim que puder (casei a 1 ano e pouco, e a coisa é pior que MX) kkkkkkk
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por zambapower »

Preparo fisico tem que estar a 100% pra guentar as pauladas !

Eu andei muitos anos quando crianca de bmx , metia tudo que era salto dava paulada no zero , chequei a quebrar o quadro da minha extra light de tanta paulada no canote ele abriu no meio no cano debaixo , depois disso fiquei anos sem saltar nada !
Voltei a andar nas trilhas ,pois era roia pacas com a moto , e comecei a alimentar o sonho do mx , meu pai era da federacao de motociclismo de Sc e fiscal de pista no campeonato oestino de motocross , conheci o chumbo e elton , cassio garcia , e outros quando eram moleques ! Via aquelas crs yz e rm e kx e babava nas corridas pois ia nos boxes sempre !
Dai o bicho me picou e ferrou !

Acho que depois de me quebrar 2 vezes aprendi um pouco , pretendo voltar a andar ano que vem e ja comecei a academia semana passada , pra quando voltar ja estar com preparo mais ou menos , mas saliento que e muito aprendizado ouca os mais experientes , e nao vai no papo e so acelerar que se der errado vc tem que saber corrigir !
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Zenha »

Eu corria de kart , um belo sabado de sol eu estava lá treinando e meu primo chegou com a namorada em uma DT180 , eu era doido em motos e pedi para dar uma voltinha ali no autodromo mesmo.

Passando em frente a pista de cross meio abandonada entrei e pensei deve ser facil saltar estes morros, mirei em um e meti a mão...

Rapaz que capote !!! sorte que eu estava com o equipamento de correr de kart , macacão , capacete e luvas , mas quando eu parei de cair eu pensei , que "M" vou aprender pular igual os caras e por ai foi , o duro foi devolver a moto do meu primo toda detonada , DT de rua zera com tudo incluso , farol , setas etc foi tudo pro pau, ainda bem que meu primo entendeu e me cobrou claro , hehhehe ...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por ale primo »

Sabe uma coisa duca no mx paulista, o clima de amigos nos boxes. Principalmente nas pistas mais frequentadas de pilotos da capital. Troço familia mesmo.

Algumas pistas do interior são de uma cordialidade que é fora desse mundo.

Outras são encardidas, mas nem conta muito nos 9 fora vão.

Em todas elas também rola um micelandia de classes, raças, castas, etinias, idades e religiões que é duca.

Essa pegadinha de sossego e bem estar coletivo faz falta. Conheço muitos que param com a moto mas num param de frequentar as pistas.

Meu filho de 8 anos já reclama quando fica sem.
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por zambapower »

Ale este clima rola com a minha turma do mx , pena que com filho pequeno nao dava pra frequentar mesmo estando sem andar , agora que ele tem 1,4 anos to voltando a ir sabados na pista com o povo !
Isso que vc falou e muito show , a gurizada discutindo com tios de 40 anos , po sem discricao de idade credo raca todos iguais !
Este motocross que temos que pregar !
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por bieel120 »

Meu pai corria veloterra, parou de andar em 2000 quando caiu e fodeu um joelho... na época andava com uma 180 que era um coice nos peitos de tão forte. E eu pequeno, era fiçurado por motos, cresci em oficina, desde então não parei, ganhei uma 50tinha e corria de vez em quando, meu pai sempre teve medo que eu me machucasse e me reprendia, fiz alguns anos de trilha, mas sempre era com o vx que eu sonhava. Via aqueles caras andando, Fabiano Ribeiro, César Zolinger, os amigos do meu pai também andavam muito, e foram me dizendo como tinha que ser, até que chegou um dia que andávamos todos juntos, sonhava em fazer aqueles curvões pregados, de arrastar no chão. Fiz 18 anos e me encontrei, comecei a correr, treinar quando dá, mas a engenharia me toma um tempinho hehe.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Rafael Corretor »

Bueno, eu nunca fiz um salto se quer, nunca tive moto para isso, saltava muito de bmx, mas isso lá se vão 23 anos.
Ainda tenho esse sonho e pretendo realizar tão logo realize o de comprar uma especialzinha para mim.
Veloterra ja andei legal até, iniciei em 2002 e andei até 2007 depois vendi (dei) a moto e fiquei no vácuo até esse ano quando comprei minha DT 180 pra brincar na pista de VX, mas não tenho ido muito não, me falta a parceria e a amizade que eu enconto aqui no fórum lá na pista.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por apalareti »

Minha primeira vez em uma pista de MX, ainda não conhecia os riscos, então abusei até desmanchar a DTzola.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por joaogabriel »

tava testando o comportamento das suspensões da dt né pala?! rindo2::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por Rafael Corretor »

apalareti escreveu:Minha primeira vez em uma pista de MX, ainda não conhecia os riscos, então abusei até desmanchar a DTzola.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Era capaz de o Pala na época andar mais forte de DT 200 de que hoje de Kawazika
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Como você ingressou no MX, como deu os primeiros saltos?

Mensagem por apalareti »

Hahaha, certeza, não faço de kawa o que fazia de dt, em termos de coragem, não de velocidade. Coisas da idade.


Cara, a DT foi minha primeira moto de OFF, e foi a primeira suspensão que eu abri e preparei.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem