Trilha do Bonete

Se vc tem algum "causo" ou história interessante, engraçado, dramático e/ou inesquecível de seus passeios, trilhas, provas, encontros, viagens, etc....não deixe ele se perder no tempo....Poste aqui....Compatilhe conosco....e imortalize esse dia.
dvenuzka
Membro
Mensagens: 303
Registrado em: 17 Agosto 2006 à18 20:36

Trilha do Bonete

Mensagem por dvenuzka »

Encontrei esse relato a uns 2 anos atrás, mas achei muito legal a "aventura" dos caras e estou copiando (com a devida fonte) para quem não viu... joia:::
Olá a todos....

Bom, esta trilha que fizemos na sexta e no sábado merece um tópico especial só para ela. Felizmente temos uma história bacana para contar, tinha tudo para ser uma roubada histórica, mas acabou sendo uma daquelas ocasiões que você guarda para sempre, vai fazer a gente passar por velho mentiroso quando mais tarde formos contar a história para os netinhos.

Era uma vez dois amigos aqui do FOL que há aproximadamente 1 ano atrás encasquetaram na cabeça que trilha boa é a que lava a alma e te faz superar obstáculos. Passaram os últimos meses desbravando as piores trilhas de São Paulo até mesmo chegaram a cruzar 4 vezes aquela que é considerada uma das piores trilhas de Sampa. A trilha do Verde...

Bom, depois disso, o que restava ? Onde está o limite ?

Pois bem, depois de ter colhido com um funcionário da balsa que faz a travessia Caraguatatuba-Ilhabela, conseguimos algumas informações sobre a trilha do Bonete - que já havíamos ouvido falar de sites da internet.

O camarada foi bem enfático em afirmar que a trilha era muito pesada, que ela tinha desmoronado e que em determinados trechos quem tentasse teria que carregar as motos através de um bloco de pedras... Estavamos com um gringo nos visitando e ele foi enfático em dizer que não conseguiríamos passar.

Isso ficou na nossa cabeça e depois de algumas semanas acabamos por decidir tentar conhecer a trilha.

Bom, o primeiro passo é o google e colhemos as poucas informações disponíveis. Recentemente ninguém tinha feito a trilha e os posts com informações era de alguns anos atrás, antes do desmoronamento. Depois de 2004, se não me engano, não tinha mais nenhum relato. Meio estranho...

Saímos na quinta-feira a tarde debaixo de chuva com destino a Maresias, a idéia era pernoitar por lá e fazer a trilha na sexta-feira, retornando para São Paulo no sábado. Eu estava um bagaço pois tenho dormido muito pouco. Admito que tentei sutilmente tirar a idéia da cabeça do f.cker e esperar um dia em que estivesse em melhor forma, mas o camarada veio com essa :

"- brother, fica frio, um dia alguém fez a estrada e até mesmo um pessoal conseguiu fazer de jipe, então vai ser tranquilo..."
"- Mas meu camarada, deixaram de passar trator lá em 1980, não deve ter sobrado muita coisa".
"- Uma vez que a estrada foi aberta, a gente passa...."

Bom, não tinha jeito, ele estava descansado e pilhado e como não gosto de amarelar decidimos ir adiante, mesmo que meu estado físico ruim tenha me colocado no banco do carona, tentando descansar enquanto o f.cker ia dirigindo de São Paulo a Maresias.

Sexta-feira lá pelas 09:00 já tinhamos atravessado para Ilhabela e fomos abastecer as motocas. Recentemente a trovão azul recebeu o mesmo "veneno" que havia sido aplicado na possuída e ela estava andando como um raio. Seria a primeira trilha com a moto regulada depois de ter o cilindro trabalhado para aumentar a potência e eu mal poderia esperar para testá-la.

No posto de gasolina, o frentista nos perguntou onde iríamos com as motos e nos recomendou ir ao Castelhanos. Essa trilha já tinhamos feito e é bem fácil. Quando o cabra ouviu que iríamos tentar o Bonete ele respondeu na hora...

-"hiiiiiii, nem tenta ! é impossível !". Aquilo me deu um friozinho na barriga e combinamos que iríamos ir até onde desse para voltar depois com melhores condições e com mais tempo. Além disso estava chovendo fazia mais de 2 dias, deveria estar uma lambança só.

Motos abastecidas, seguimos o caminho ainda rebocando com o carro para o sul da ilha e o que aconteceu depois foi um destes lances de sorte que salvam a pele da gente e só reforça a certeza de que trilheiro é uma raça unida. Cruzamos com duas motos vindo no sentido contrário e acenamos para eles e eles para nós. No final do asfalto, mais uns 2 km de estrada de terra e um estacionamento muito conveniente para deixar o carro com as carretas. O proprietário do estabelecimento nos disse que antigamente até tinha umas motos subindo a trilha, mas fazia muitos anos que ninguém ia até o Bonete.

Nisso ouvimos o ronco de duas motos 4 tempos passando na estrada bem acima do estacionamento e nos apressamos em nos vestir para conseguir encontrá-los no caminho, afinal com 8 braços são muito mais eficientes do que 4 e pensamos : No primeiro enrosco a gente alcança eles.

A Trovão Azul estava andando no mínimo o dobro do que andava e por não estar acostumado acabei caindo feio duas vezes mas sem maiores consequências. Encontramos os dois caras nas 4tempos voltando da trilha e ali começou a aventura.

No segundo tombo eu havia quebrado o meu manete de embreagem e por sorte tínhamos um de reserva no carro. Enquanto o f.cker foi buscar, fiquei conversando com os cabras. Não acreditaram que queríamos mesmo ir até o Bonete, o trecho que eles sempre faziam (e tinham acabado de fazer de novo) ia até a primeira cachoeira e dali voltavam. Um deles já tinha feito até o Bonete mas a última vez tinha sido em 2000 ou algo assim. Estavam meio desconfiados pois só tinham 4 litros de gasolina e iriam voltar quando a moto pedisse a reserva.

Nisso o f.cker voltou e andamos sem maiores dificuldades até a primeira cachoeira. As motos precisaram passar uma a uma desligada para não engolirem água e quase que a corrente me leva cachoeira abaixo quando voltava para buscar outra, pois a correnteza era forte quando não tinha moto para apoiar.

Passamos as quatro e aí começou a maldita predaria. Gente, o inferno não é feito de fogo, deve ser feitos de chuva, lodo verde e principalmente por pedras, muitas delas, altas e escorregadias. Difícil, mas nada comparado ao que estava por vir.

Finalmente chegamos no desmoramento, um lugar chamado de barro branco, uma pirambeira responsável que deixa uns 20 cm para a moto passar. Mais um pouquinho para o lado e começa um barrancão.

Ali era o ponto sem retorno, pensei. Uma vez descendo isso aqui a gente não volta de jeito nenhum, nem que a vaca tussa e um dos parceiros locais nos falou que dava para colocar as motos na canoa lá no Bonete e voltar de barco.

Isso me deixou mais tranquilo, principalmente porque depois do barro branco veio uma pirambeira de pedra mais inclinada ainda (sim, era possível) longuíssima, mas para baixo todo santo ajuda. Subir de volta ? nem pensar, tá maluco ???? As palavras do frentista ainda estavam na minha cabeça : Nem tenta !!!!

Mas tentamos. Acreditem, mas aquilo tinha sido fácil, muito fácil comparado com o que estava por vir.

Começou a chover. Ainda tinha uma segunda cachoeira para atravessar, esta ainda maior do que a primeira.

Encontramos um ciclista todo encharcado e dissemos que pretendíamos chegar até o outro lado. Ele olhou para a gente meio atravessado e falou que tinha ido com água no joelho mas na volta com a chuva a água já estava pela cintura.

"Então simbora antes que essa chuva encha ela ainda mais". Aí fomos enrolando o cabo, atravessando pequenos riachos a milhão.

Não acreditei quando conseguimos passar as quatro motos, uma a uma com a água quase no banco sendo que o fundo do rio era cheio de pedras grandes, então tinha que subir com a roda da frente na pedra submersa, levantar a traseira e passar a de trás, pedra a pedra até a outra margem. As partes mais difíceis infelizmente não dá para filmar !

Depois veio uma subida cheia de pedras grandes cobertas de limo. Toca de escorregar a moto para um lado e para o outro, mais ou menos 40 minutos para subir cada moto, depois outra subida e outra e outra e outra e outra. Interminável.

Não tinhamos água nem comida, água só nos córregos e estava suando tanto e tão esgotado que bebia 1,5 litro de cada vez.

Com a chuva, só dava para passar entre as pedras, onde o barro estava duro e liso, brilhando, escorregando como quiabo e uma inclinação que nem dava para ficar de pé. Sem a corda teria sido impossível.

A corrente do f.cker arrebentou, a pedaleira do Juca quebrou na solda (fizemos uma gambiarra com arame) meu pedal de partida perdeu a trava, acabou a gasolina da NX, quebrou a corrente do f.cker de novo (emendada com arame), arrebentou a corrente da XLona (mais arame como trava) pois as correntes soltavam faíscas nas pedras.

Por fim o manete de reserva da embreagem também quebrou e tive que fazer o resto da trilha sem embreagem. Acreditem se quiser.

Mas conseguimos chegar no bonete, ensopados debaixo de chuva e quase a noitinha.

Foram 7 horas de trilha até chegar o outro lado (15 km somente)

Teríamos que dormir por lá mesmo com roupas molhadas. Felizmente conseguimos umas roupas emprestadas e a generosidade de uma moradora local que nos instalou em um quarto. Noite mal-dormida, pensando no que tínhamos passado. Felizmente iríamos voltar de barco no dia seguinte !

Ledo engano.

O pessoal de lá não acreditou quando viram as motos e disseram realmente que há anos o pessoal não ia para lá, ainda mais com chuva !

Isso fez com que o preço de retorno inflacionasse. Cobraram 600 reais para trazer as quatro motos achando que não iriamos querer voltar com elas, afinal como subir o maldito barro branco de volta ??? Era muito pior do que qualquer subida da vinda...

Pois é, decidimos voltar então pela trilha e foi todo o sufoco de novo no dia seguinte.

Tinha uma manete de freio reserva e ela foi devidamente adaptada para a embreagem com lixadeira e arame. Ficou muito precário, mas era o melhor que podíamos fazer (valeu f.cker !!!!), dava para usar e foi assim que voltamos.

Pulando os sufocos (agora "normais") para subir o pior trecho - o desmoronamento -, só com corda.

Em alguns trechos eu passava a corda na cintura, ficava de joelhos no chão para dar mais tração (só com os pés não dava, escorregava muito) e "puxava" a moto como um cavalo puxa uma carroça, enquanto os três iam empurrando a moto por trás e pelo guidão. Difícil de acreditar e queria ter um cinegrafista para filmar, embora na hora provavelmente iria mandar ele largar a m**** da câmera e vim ajudar, hehehehe

Depois de umas 7 horas retornando conseguimos enfim chegar de volta, moídos, destruídos e com a sensação de que não há limites quando se faz as coisas com união. Incrível a sintonia com os dois locais (Juca e Eder), trabalhamos como uma equipe afinada e no final todo mundo sabia exatamente o que fazer sem que uma palavra fosse dita. Primeira sobe a mais pesada (porque depois não sobravam mais forças) acsalles na corda, Juca no guidão (que força têm esse cara!), Éder e f.cker na "contenção e na empurração".

Uma trilha assim é como anos de psicologia em dois dias. Dá para conhecer bem os defeitos e qualidades de cada um.

Uma grande aventura ! Fotos não têm, estou postando o vídeo no Youtube e talvez dê para tirar umas fotos do vídeo.

Abraços a todos.
Fonte: http://www.falcononline.com.br/forum/in ... pic=3664.0" onclick="window.open(this.href);return false;
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por roceme »

Esse relato é de dois amigos meus, Marcelo f.cker e Alexandre Salles.
Realmente a aventura deles foi muito legal e rende conversa até hoje..
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por fabio blanco »

Existe outro relato muito bom da trilha bonete, foi uma galera da equipe "Loucos por Natureza" foram 5 pilotos e uma mulher a Grande Lila , foram mais de 30 horas no mato e dormiram nas pedras !!!!!!
Foi publicado na revista Promoto com fotos !!!!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por Zenha »

HUmmm seria bom de fazer com umas 2 ts ...
dvenuzka
Membro
Mensagens: 303
Registrado em: 17 Agosto 2006 à18 20:36

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por dvenuzka »

fabio blanco escreveu:Existe outro relato muito bom da trilha bonete, foi uma galera da equipe "Loucos por Natureza" foram 5 pilotos e uma mulher a Grande Lila , foram mais de 30 horas no mato e dormiram nas pedras !!!!!!
Foi publicado na revista Promoto com fotos !!!!
bah tchê, tu tem essa materia?
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por roceme »

Zenha escreveu:HUmmm seria bom de fazer com umas 2 ts ...
2T de trial Zenha..

só pra constar.. eu nem me arrisco em entrar nessa parada.. rs muito carregamento de moto nas costas pro meu gosto.
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por Udnan »

Dvenuzka, beleza ?

Tem um relato do pessoal no link abaixo. ( fonte http://www.terrasolta.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; )

Foi punk mesmo o rolê, eu particularmente e literalmente ESTOU FORA heheheh

Abraços

http://www.terrasolta.com.br/showthread ... ght=bonete" onclick="window.open(this.href);return false;
dvenuzka escreveu:
fabio blanco escreveu:Existe outro relato muito bom da trilha bonete, foi uma galera da equipe "Loucos por Natureza" foram 5 pilotos e uma mulher a Grande Lila , foram mais de 30 horas no mato e dormiram nas pedras !!!!!!
Foi publicado na revista Promoto com fotos !!!!
bah tchê, tu tem essa materia?
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por fabio blanco »

Valeu Udnan ,e esse mesmo , e o mais legal e ouvir o Careca contar a historia !!!rsrsrsrsrsrsrsr
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por Udnan »

rss imagino mesmo

abraço
Leonardo nunes
Membro
Mensagens: 445
Registrado em: 28 Outubro 2011 à25 09:42

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por Leonardo nunes »

Essa trilha merece um enduro extreme lá ! Pq pelo que eu vi é quase impossível !
doeu:: doeu:: doeu::
dvenuzka
Membro
Mensagens: 303
Registrado em: 17 Agosto 2006 à18 20:36

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por dvenuzka »

Leonardo nunes escreveu:Essa trilha merece um enduro extreme lá ! Pq pelo que eu vi é quase impossível !
doeu:: doeu:: doeu::
Pois é, gostaria muito de um dia fretar um onibus, juntar uma galera e fazer essa trilha.... legal::
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Trilha do Bonete

Mensagem por fabio blanco »

E so combinar,vamo bora la , nunca fiz , mas conheço bem a Ilha , mas tem que ser feita no inverno ,sem chuvas de verao e eu vou levar uma barraquinha, se precisar !!!!! rindo3:: rindo3:: rindo3::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem