Primeiro Enduro da Independência 1983

Se vc tem algum "causo" ou história interessante, engraçado, dramático e/ou inesquecível de seus passeios, trilhas, provas, encontros, viagens, etc....não deixe ele se perder no tempo....Poste aqui....Compatilhe conosco....e imortalize esse dia.
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

Galera, clonei esse post do Tracker lá do topico das Montesas aqui nesse topico do 1º Independencia pra ficar mais legal o topico sobre esta magnifica prova. Vai lá Tracker:
Tracker escreveu:Pois é ,eu tive a honra de ser um dos participantes do Iº Enduro da Independência em setembro de 1983,foi o segundo enduro de regularidade que eu fazia,já havia feito o Enduro Chafariz de D.Rodrigo,ou Dois Dias de Ouro Preto,também em Minas,mas a minha experiência era muito pouca em regularidade,pois estava acostumado a correr em enduros de velocidade,por isso corria de Montesa 360 H6,que era um canhão,mas não era a moto apropriada pra se correr uma prova de regularidade.Acontece que o presidente do TCMG na época era o meu amigo Rominho,um cara parceirão e que sempre vinha correr as provas no RIO,então ,quando o TCMG lançou o Independência,ele intimou a todos nós pilotos do RIO a participar,e embora fossem todos pilotos de enduro de velocidade,os mais 'fominhas' se apressaram a fazer as inscrições,e a preparar as motos de velô para um regularidade de longa duração,seria uma aventura que ninguém iria se esquecer,nem os pilotos participantes,nem os apoios,a organização,a mídia ,enfim ,um marco na história do off road nesse país.
A ordem de largada foi decidida por sorteio e coube à minha dupla o nº37,sendo eu o 37-A,por ser mais rápido e a moto mais potente,e o meu parceiro que estava de Montesa 250 H6(ô trem ruim!) ficou sendo o 37-B,e nos dedicamos a equipar as motos com pranchetas (essas de Eucatex)para a planilha que era em folhas ,como um bloco, que voce recebia um novo a cada dia,presas no guidon,e
nelas dois relógios digitais e uma máquina de calcular.Como a minha moto bebia mais que côrno largado da mulher,um amigo me arranjou com outro amigo(havia muita solidariedade)um tanque de plástico importado ,acho que de uma TT 500,o qual tinha uma capacidade maior e adaptamos na Montesa e mesmo assim eu levei e andei os tres dias com um galãozinho de tres litros amarrado no paralamas traseiro por precaução,mas não cheguei a usar,o tancão deu conta do recado.
Olha galera,se eu ficar aqui contando os detalhes dessa aventura RIO-Minas,o admin.vai bloquear por excesso de linhas e possivelmente vai me despachar para o Alaska,rsrsrsrsrsrsrs...mas se ainda tiverem interesse(ou paciência!)eu posso contar o resto. :D
Tracker
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Mensagem por Tracker »

Então galera,continuando sobre o Iº Enduro da Independência ,aquele que ficou conhecido como "O" Independência,pois ,por mais edições que vieram depois,nenhuma teve a aura de aventura,superação física ,psicológica e mecânica como aquele primeiro,e eu digo isso como testemunha deste e de vários outros que fiz.
Havia um boato nas trilhas, que neguinho tava querendo fazer um endurão de vários dias ,uns falavam que era realmente só um boato,outros afirmavam até que seria em SP e quem tinha dito era fonte garantida e coisa e tal,mas o fato é que era só boato,mas ,esse boato vinha de Minas,o que já gerava algum crédito,pois, em se tratando de regularidade ,e só poderia ser pela duração,os mineiros eram os experts,assim como ,em se tratando de enduros de velocidade nós cariocas eramos 'os caras'.Liguei para uns amigos em Belô,e estranhamente ninguém sabia de nada,aí nós passamos a ter certeza de que havia sim, alguma coisa sendo preparada,posteriormente explicaram que o sigilo à época era porque ainda não haviam fechado o patrocínio com a Honda,e não queriam que nada vazasse ,para não dar nenhum problema.
Dali a algumas semanas começaram os anúncios da prova na TV e os treieiros do país inteiro se assanharam que nem marimbondo incomodado,e o presidente do TCMG intimou a nossa galera a comparecer e prestigiar o evento,imaginem se algum de nós ia perder essa doideira?
Então começaram a se definir as duplas que iriam do RIO,fulano e beltrano ,ciclano e outro,e assim por diante,e e´claro que se procurava pôr dois pilotos que além de serem amigos tivessem o mesmo nível de pilotagem e o mesmo tipo de motos por causa das peças de reposição,então eu escolhi um cara que tinha uma Montesa 250 H6(lenta ,mas resistente)que não era muito rápido(mas tinha juízo)andava bem e que era muito calmo ,isso ,porque ele ia precisar me freiar,pra eu não me matar(eu era só cabo enrolado) e aturar o meu stress de competição pelos tres dias da prova.O nome da vítima era Edmundo,uma grande figura,mais tranquilo do que agua de poço,um engenheiro simpático e sorridente,e o melhor , caladão,rsrsrsrsrsrsrs...
Para a equipe de apoio foram escalados o meu grande amigo Max e um amigo dele ,que depois desse enduro,nunca mais foi visto no RIO,por ninguém ,estranhíssimo!O veículo de apoio seria o meu carro ,que era um Fiat 147 à álcool do ano,com uns tres meses de uso e a minha carretinha para tres motos,e mais ferramentas,galões,peças ,roupas, mochilas ,pneus,enfim,uma verdadeira zona!
Chega o dia da largada,e foi uma festa enorme ,a Globo com todo o seu aparato de mídia valorizando cada detalhe,a Honda era a noiva ,a dona da festa, a organização se desdobrando pra que tudo desse certo,e os pilotos de tudo quanto é lugar,Minas,RIO,SP,etc. , cheios de moral, sorrindo felizes aproveitando toda aquela zoeira,muiezada,enfim a festança que foi a largada promocional,porque a de fato, seria no dia seguinte debaixo de uma chuvinha fina que só aumentava o nervoso de cada um.
Dia seguinte,Porto Estrela,um lugarzinho perdido num cantinho da baía de Guanabara, deserto, chuvoso,frio,tinha neguinho que ficou esperando um tempão aparecer um juiz para dar a largada,rsrsrsrsrsrsrs... uma estradinha do Império de paralelepipedos ,molhada e escorregadia para subir a serra até Petropolis,aí já viu,foram dezenas de tombos e motos já ficando cheias de arames e borrachas de câmara,nós conseguimos chegar ao alto da serra sem cair.Naquele dia choveu sem parar,só mudava a intensidade.Neste primeiro dia nós andamos até bem,os atrasos foram pequenos mesmo com a chuva que não parava,e lá pelas tantas a planilha indica uma trilha que já se vinha falando que ia ser f....,que ia matar muito prego ,e etc. ,era a 'expurgo da indexação' ,a qual é claro ,e a gente acertou,havia um PC bem no final da subida,mas depois de tanto terrorismo,a tal não era o bicho não, as Montesas passaram na moral e continuamos andando na média,foi um dia longo pra KCT,mesmo tendo muita estrada no começo a chuva tava dando uma canseira danada, e tinha na planilha fazendo parte do terrorismo ,o tal do 'oleoduto' que ,segundo os mineiros,esse sim ,ia matar e enterrar bem fundo os pilotos que se aventurassem a desafiá-lo!Mininu!!!O trem era de arrepiar mesmo,não era lorota não,o troço era em pé pra KCT, alto pra KCT e liso pra KCT!
Nós demos uma paradinha pra avaliar a roubada,aí eu disse pro Edmundo,"Voce cola a mão aqui embaixo e só tira quando estiver lá em cima,ouviu?Se eu tiver que descer pra te ajudar nós vamos sair do tempo!"O meu medo era que a moto dele era mais fraca e ele menos experiente,e aí desse "M",não deu.Nós subimos todos os morrões na primeira,direto,graças a Deus!Dali pra frente nós atrasamos um pouco,acho que por causa do cansaço,mas andamos de cabo enrolado até Barbacena.
Dormimos num quartel ou colégio militar ,sei lá, o cansaço era tanto que nós guardamos as motos no parque fechado,tomamos um banho e fomos jantar junto com os nossos apoios que ja´estavam nos esperando quando chegamos.Encontramos vários amigos do RIO e novos que se vai fazendo no decorrer da prova,e o assunto eram as tais 'expurgo','pastão' e oleoduto',e que tavam f...,e que tinha neguinho que se quebrou tentando ,e que tinha gente que ia dormir no mato ,e o KCT a quatro,e a gente falou que nem sabia do tal 'pastão'e ficamos bem orgulhosos de ter feito tudo com esforço,mas numa boa,e fomos para a Academia Militar(lembrei) dormir com uma sensação ótima de que estávamos começando a entender o Independência.
Esse foi o primeiro dia da prova,amanhã eu falo do segundo,é que já é tarde ok? :D
Filetoxico
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Mensagem por Filetoxico »

COntinua a historia ai tacker, ta massa!
carara
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Mensagem por carara »

AS FOTOS SÃO DO TEMPO QUE DT ERA TUDO!!!!!!NUNCA TINHA VISTO TANTA DT REUNIDA!!!!
Edu1
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Mensagem por Edu1 »

Excelente relato Tracker. Continua aí que estou curioso. Parabens! =D> =D> =D>
Edu1
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Mensagem por Edu1 »

carara escreveu:AS FOTOS SÃO DO TEMPO QUE DT ERA TUDO!!!!!!NUNCA TINHA VISTO TANTA DT REUNIDA!!!!
A DT180 foi a moto que mais ganhou o Independencia.
synval
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Mensagem por synval »

Excelente relato traker, continue que está ótimo... parabéns
Só prá emendar, a trilha do oleoduto neste dia virou um angu só e muitos pilotos que não deram conta de subir devido as condições que o terreno se tornou acabaram ficando por lá mesmo debaixo de chuva,frio e com fome, só sendo recolhidos de madrugada por caminhões do exército que deram apoio durante toda a prova.
Betioli
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Mensagem por Betioli »

...adoro estas histórias...conta mais :shock:
henriquejensen
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Mensagem por henriquejensen »

Betioli escreveu:...adoro estas histórias...conta mais :shock:
tb estou ansioso pra saber do resto :D
guilokao
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Mensagem por guilokao »

OW que dahroa hein cara!! Parabens ai cara!! Show de bola a historia.... o vamo dar rumo na prosa e terminar ela naum??? que o povo ta todo curioso..rs
Tracker
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Mensagem por Tracker »

Agora caraca, os caras andavam com o capaça aberto!! e q roupa é essa?? será q é de couro msm?!?
henriquejensen escreveu:
nossa....os caras eram loucos andando de capacete aberto.
agora....cadê os pneus cross???.....aí até concordo com a dificuldade maior pra XL250, pois com akele pneu escroto ali num sobe nada mesmo....vantagem pra dt q é bem mais leve


acho q naquela época ainda nao existiam os capacetes com kexeiras como existem hj em dia!!!!!
Já haviam os capacetes fechados sim,rsrsrsrs...inclusive o meu era fechado para motocross,e quanto às roupas ,eram iguais às de hoje,é que eu não sei como pôr as fotos aqui,se alguém quiser ajudar,era uma boa!
Tracker
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Mensagem por Tracker »

2º dia do Iº Independência
Barbacena-MG

O horário para largada estava marcado acho que para as 6:00hrs ,ou por aí,não lembro bem,só lembro que,como havíamos chegados mais mortos do que vivos,guardamos as motos no parque fechado e fomos dormir depois da bóia,não demos manutenção nelas ,então resolvemos acordar mais cedo para fazer o que fosse preciso para que elas pudessem encarar mais um dia de pauleira com segurança.Acordamos às 4:30hrs. Numa má vontade danada,cheios de dores no corpo todo e ainda com muito sono,pulei dentro do chuveiro frio para acordar de vez,se não ,era cama de novo,o meu joelho esquerdo tava meio escuro e doendo bem,resultado de uma vaca numa estradinha molhada e lisa que nem sabão.Mas o pior de tudo é que nós não tinhamos outro jogo de roupas,e tivemos que entrar nos equipamentos do jeito que estavam mesmo,molhados e gelados ,que dureza viu?

Os nossos apoios queriam continuar dormindo, e é claro que a nossa inveja não permitiu isso,imagine nós dentro daquelas roupas molhadas cansados ainda e com sono,e os caras dormindo no quentinho?Nem pensar!Rsrsrsrsrs...

Tomamos um café da manhã bem simples na academia e fomos ao parque fechado para mexer nas motos,filtro de ar,relação,desempenar a frente da moto do Edmundo e arrumar os freios das duas que estavam travando no final do dia tal era a quantidade de barro que tinha no dia anterior,e pela cara do céu o tempo não iria melhorar nadinha,pelo contrário,só piorou,a chuvinha fina e às vezes forte continuava.

Enquanto mexíamos nas motos,a conversa rolava solta sobre o dia anterior,e a gente ia contando pros apoios tudo o que tinha acontecido no mato,os tombos ,os caras que a gente tinha encontrado,tinha uma equipe com vários membros que se vestiam todos de rosa,é ,isso mesmo ,as roupas dos caras eram todas côr de rosa!A equipe deles era bem organizada,se chamava Alice no país das trilhas,figuras ,rsrsrsrsrs...e o papo passou também pelas dificuldades de se ler a planilha debaixo daquela chuva que não parava,as folhas derretiam,a impressão xerox borrava,as luvas molhadas rasgavam as folhas e sujavam elas de barro ,sem contar que às vezes as folhas que estavam coladas pela agua,na hora de se retirar uma folha ,o cara tirava mais de uma e jogava fora ,aí quando via que as referências não batiam é que se dava conta da cagada,isso é uma catastrofe num regularidade!Então o Max,nosso apoio,foi numa padaria e conseguiu com o cara uns pedaços de plástico grosso e transparente e nós recortamos com canivete e fizemos uma cobertura plastica para a planilha,coisa de 1º mundo,mais tarde fomos ver que aquela óstra não adiantava de nada,mas isso só veríamos lá no meio do dia ,na hora era uma solução TOP!

Motos revisadas ,muita disposição pra encarar qualquer trilha que viesse,saímos do parque fechado,a organização checou nossas motos na saída,e fomos para um posto de gasolina que tinha recém aberto e um sujeito com cara de sono calibrou os pneus das motos e nós fomos para o local marcado na planilha para largada.Nesse 2º dia a meta final era a histórica Ouro Preto,e ja´rolava o zumzum de que era o dia das trilhas ,que o bicho ia pegar,que agora era a hora de separar os homens dos meninos,e etc. ,uma conversinha ótima pra acalmar quem ja´estava numa ansiedade do KCT e com os nervos à flor da pele!Mas aí chegou a nossa hora,largamos,primeira,segunda,terceira,e... eu não sei com voces ,mas eu sempre fui assim,depois de engatar a terceira começa a me dá uma calma ,um controle total da situação sobre a moto,um prazer de estar competindo,uma certeza de que era ali mesmo que eu queria estar e fazendo exatamente aquilo,aí eu sossego e vou na boa pra o que der e vier.

A chuva acompanhava a gente,começaram as dificuldades pra manter as médias,realmente nesse dia tinha muito mais trilhas e tava difícil pra andar no tempo com aquele aguaceiro,e com o cansaço se acumulando,as vacas ficaram mais frequentes pois a gente tinha que andar cada vez mais rápido,e quando se chegava num neutral,não dava pra parar pra descansar pois a nossa hora já tinha passado há pouco,então o jeito era continuar acelerando,e isso foi por horas e horas ,os nomes das cidadezinhas iam aparecendo na planilha e nas placas,cada um mais estranho do que o outro,tudo desconhecido e a gente de mão embaixo a chuva descendo e as cãibras começaram a aparecer,primeiro no meu parceiro nos braços e tivemos que parar pra ele caminhar um pouco e se exercitar, e ai,ai,ai,o maldito relógio correndo e eu não podia seguir em frente sozinho porque de acordo com o regulamento da prova,a dupla teria que passar completa nos PC's,então não adiantava ,eu tinha que esperar ele,aliás em todos os PC's que a gente chegava durante toda a prova,eu chegava antes dele,e voce não podia parar no campo de visão do fiscal para esperar o seu parceiro,tinha que estar em movimento,então eu usava o seguinte expediente,quando eu via o PC eu quase parava a moto mas não punha os pés no chão,e ficava andando quase a zero fazendo zig-zags até ele aparecer ou a distância de mim pro PC acabasse,aí eu tinha que pôr os pés no chão e esperar mesmo,hoje em dia essa malandragem não é mais possível,pois o PC te anota assim que voce entra no campo visual dele,aí se voce estiver adiantado ,f...!

Esse lance da cãibra aconteceu tres vezes com ele nesse dia,e aí como nós já estávamos andando super atrasados,acabou de vez com qualquer pretensão nossa a uma posição pelo menos razoável na prova.Mas a gente nem estava pensando nisso durante aquele dia de matar,continuavam as cidadezinhas desconhecidas e de repente pinta na planilha São João Del Rey,mais pra frente Tiradentes,as duas lindas e antigas e (ainda bem)com o nosso carro de apoio presente nas duas,era o céu pra nós,comemos um pouco ,bolachas e chocolate,trocamos uma idéia sobre as trilhas pra frente que eles tinham ouvido as informações , e caímos no mato de novo,foram só uns 10/15 min.em São João,mas valeram pra KCT,saímos dali reanimados e claro ATRASADOS ,então o combinado era mão na lata todo o tempo até que desse para entrar no tempo,o que eu duvidava muito que a gente conseguisse,mas enfim ,a esperança que houvessem uns neutralizados maiores lá na frente é a última que morre.Nesse trecho tinha uma trilha que acabava dentro de um riozinho com barrancos altos nos dois lados,então voce entrava nele e andava uns 3/4 KM o tempo todo dentro da agua com pedrinhas no fundo,e só saía bem lá na frente,uma coisa linda,nunca vi um 'corguim' tão legal como aquele,o banho foi geral,mas o que era mais um banho para quem já tava encharcado,vambora ,mão na lata que ainda tamos longe de casa!

Nesse dia o enduro que era de regularidade,transformou-se num verdadeiro enduro de velocidade,o couro que nós demos naquelas motos ,foi uma coisa de se respeitar,nas trilhas era tudo que dava ,sem cautela,sem noção ,do tipo manda a mão que Deus segura ,e nas estradinhas ,campeão de veloterra levava pau de nós,todas as curvas eram feitas de mão embaixo e de lado com o guidom virado pro lado contrário e escorregando pra KCT ,naquela lama se viesse um gato em sentido inverso ao nosso ,não dava pra ele ficar na pista porque a gente tava usando toda a largura das estradinhas, ele teria que pular fora ,uma doideira total!Os mata burros eram em sua grande maioria logitudinais,,ou seja,5 ou 6 barras de metal ou madeira de cada lado pras rodas dos veículos,e um vão grandinho no meio,o certo seria chamar de mata-motos,então quando voce saía de uma curva de lado ,voce já tinha que calcular a derrrapagem e deixar a moto sair de lado até ficar em linha com a passagem certa nos mata-burros,aí era só dar mais um gaszinho que o Montesão levantava a cara e passava só com a roda traseira,pois os espaços entre as barras era mais largo do que a roda dianteira,e se caísse dentro naquela velocidade,adeus,era caixão e vela preta!Teve muito neguinho que se arrebentou junto com a moto nesse mata-burros!
Chegamos em Ouro Preto por volta das 17:30hrs.mais ou menos,abastecemos e demos uma esguichada nas motos,o apoio já estava lá nos esperando e nos seguiu até o parque fechado para deixarmos as motos e ficou esperando enquanto a gente fazia as revisões e manutenções de praxe , já que tinhamos chegado mais cedo nesse dia.A boa notícia do dia ,era que a voz geral do enduro,dizia que, quase ninguém tinha ido bem nesse dia devido as médias terem ficado altas por causa das chuvas,menos mal ,nós pensamos,voltou um pouquinho da esperança.A outra boa notícia do dia,é que os nossos apoios tinham conseguido vagas numa república de estudantes,e nós iríamos tomar banho e dormir lá ,na faixa!Ô coisa boa!

A república estava quase vazia,não sei se eram férias ou se os caras tinham ido passar o feriado em suas respectivas cidades,sei lá,o fato é que caiu do céu a tal .Depois de devidamente lavados e escovados saímos pra jantar e zoar pela cidade,e foi uma zoeira duKrlho até altas horas,tinha muita,mas muita mulher mesmo,nós e os caras da república lotamos aquela casa velha,e foi o caos até altas madrugas,êêê beleza!A gandaia tava tão sem rumo,que lá pelas tantas,o amigo do Max ,o apoio nº2 ,não lembro o nome de jeito nenhum, disse que o Edmundo tava sumido desde que a gente tinha saído não sei de qual boteco,foram um monte,quem que ia lembrar?Então o Max falou pra ele ir ver se achava o cara,e ele foi ,tortim,tortim,ele nem se achava ,que dirá achar o outro naquela cidade fervendo de festa, por causa do enduro,era a famosa "Missão Impossível",rsrsrsrsrsrs...

Mas o 'sem-nome' devia ter alma de Sherlock,pois lembro que um pouco antes de capotar ou desmaiar,eu vi aquela cara lerda do meu parceiro com um sorriso bêbado na cara no meio de uns peitos enormes misturados com braços,uma zona,no sentido mais literal da palavra!
Boa noite galera,amanhã é rumo a Belô! :D
NESTOR/RS
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Mensagem por NESTOR/RS »

Memória viva.....expetacular!!!!! =D> =D> =D> =D>
Tracker
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Mensagem por Tracker »

Não é que eu tenha uma super memória não Nestor,mas há experiências que se vive e que deixam uma marca tão forte, que não se esquece mais,embora certos detalhes como nome das trilhas,as cidades que atravessamos,alguns nomes dos caras que correram junto,etc. ,eu não lembro mesmo,rsrsrsrs...deve ser a idade que teima em chegar e eu fugindo dela! :mrgreen:
Eu tô tentando seguir aqui umas orientações do Tops,e se der certo ,logo mais teremos fotos do Iº Independência.
NESTOR/RS
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Mensagem por NESTOR/RS »

Manda brasa aí Tracker!!! :D
Tracker
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Mensagem por Tracker »

Sinto muito galera,mas eu não consegui postar as fotos do Enduro aqui,por uma total incompetência minha.Mas aí vai a última parte do relato.

3º dia do Iº Independência
Ouro Preto - MG

Deve ser o sonho de todo militar,mas certamente tava muito longe de ser o nosso,o acordar ao som de uma banda marcial à todo vapor,passando debaixo da sua janela,é mole?

Putz!Era 7 de setembro,e as bandas da cidade tavam dando tudo o que tinham,acho que pra mostrar qual era a melhor,e com isso,infernizaram a alvorada daquele bando de pilotos,apoios,organização,curiosos ,enfim,de todo mundo que tinha festado até as altas madrugas,a vontade era de matar aqueles P... aos montes!

Nesse dia,como seria o último e também o mais curto do enduro,a largada seria um pouco mais tarde,mas não deu pra dormir um pouquinho mais ,devido à calma música daquelas bandas infernais que empesteavam a cidade toda!Então ,vamos juntar os cacos que eram a gente, levantar ,tomar banho pra acordar e rezar pra São Ressaca ser bonzinho conosco,nada adiantou,a gente tava virado nuns mulambos,resultado de muita pinga,pouca bóia,muiezada,pouco sono e dois dias de enduro nas costas,a vontade era de ficar deitado e esperar a morte,rsrsrsrsr...

Finalmente, conseguimos ficar em condições (precárias),para ir pegar as motos no parque fechado,quando chegamos lá tava já meio vazio,sinal de que as bandas tinham feito um ótimo trabalho de despertador,e a galera já tava se adiantando para largar.Fomos conferidos novamente na saída do parque pela organização,eu queria ir logo pro local indicado na planilha pra largada ,mas o meu parceiro falou que queria passar numa padaria lá no centro,fomos então,e o carro de apoio seguindo a gente,quando chegamos lá,o animal(só pode)desce da moto,entra e pede pra uma dona um sanduíche de presunto com ôvo frito e um copo de vitamina de sei lá o quê!Aquilo não era humano,numa ressaca daquelas,socorro ,nós não aguentamos ficar vendo ele comer aquela gororoba às 7 e pouco da matina,se não todo mundo ia pôr as tripas pra fora!!!

Finalmente,depois do show de bóia do amigo,estamos no local esperando dar a nossa hora,um monte de pilotos em volta , aquele clima de pré-largada,ajeita planilha,acerta relógio,prepara cronômetro, e pergunta ao parceiro:e aí tudo bem?Chega um cara da organização e vai de dupla em dupla avisando ,que no dia anterior,muito piloto tinha se arrebentado nos mata-burros das estradinhas tentando tirar o atraso,e que era pra gente andar mais manso para se evitar acidentes,pô ,acho que ele poderia ter ficado calado,pois falar de acidentes numa largada onde já tá todo mundo meio adrenado,pára com isso!

A gente tava com o cansaço acumulado dos dois dias de prova ,mais uma noite bem agitada,mas a animação continuava em alta,ainda mais que a chuva tinha parado ,não tinha sol ainda ,mas pelo menos o tempo tava seco e as planilhas estariam mais legíveis, e eu não ia fazer a besteira (prometi,rsrs..)de jogar fora duas folhas,em vez de uma, da planilha como havia feito no dia anterior,o que me valeu na hora um esporro do Edmundo,que nem parecia o tranquilão de sempre!

Deu a nossa hora,largamos na boa, e tava bom de se manter na média,o sol abriu,as estradinhas começaram a secar ,e novamente ,um monte de cidadezinhas com nome estranho aparecia na planilha e a gente indo bem,em cada neutral que a gente parava ,os papos eram de que os mineiros agora estavam no quintal deles,que conheciam as trilhas dali pra frente como a palma da mão deles,que eles iam deitar e rolar,e coisa e tal,eu tinha andado naquelas trilhas uns meses antes em um outro enduro,mas eram nas trilhas mais perto de BH,e a gente ainda tava meio longe e de qualquer forma eu não ia conseguir lembrar tão bem como eles que faziam elas toda as semanas,aquilo foi me dando uma preocupação que aumentava em cada neutral,até que nós então resolvemos andar adiantados,para prevenir os atrasos,mas não adiantou nada,pois o trecho dali pra frente era recheado de trilhas super batidas ,ou seja era o quintal dos donos da terra,e ali eles eram imbatíveis.Os atrasos se acumulando,a gente andando tudo o que podia, ultrapassamos várias duplas mais atrasadas,e mesmo assim o relógio tava contra nós.

Mas Deus ,que também é treieiro ,lá pelas tantas botou uns trechos de estradinhas ,e aí nó falamos,é agora , põe marcha e arrocha,e metemos a mão na lata,e foi cabo enrolado o tanto que podia.Num desse trechos de estradinha,a gente tava ainda bem atrasados,e vinha descontado o máximo que dava,a gente já tinha deixado pra tras os números anteriores a nós que tavam atrasados,ou seja nós éramos o nº 37 A-B ,e os da frente que se atrasaram ,nós passamos eles até quase na casa dos vinte's,e eu comecei a ouvir um barulho de motor diferente da moto do meu parceiro,era um barulho de 4T,pensei lá vem uma XL aí,olhei pelo canto do olho e era mesmo um Xizelão que vinha voando baixo e tinha acabado de passar o meu parceiro,mas o cara tava sozinho,sem o dupla dele,é que ele tava fazendo o mesmo que eu fazia na minha dupla ,eu andava mais rápido e com isso obrigava ao parceiro a acelerar mais,e o cara vinha chegando cada vez mais perto,e eu fui enrolando o cabo mais ainda,e o cara também enrolou mais, e o cara vinha chegando na Montesa,o que era inacreditável,que raio de Xizelão é esse que anda tanto,eu pensei ,esse cara deve conhecer bem essa estradinha,deve ser mineiro sem dúvida,por isso ele quase não tirava a mão nas entradas de curvas,não podia ter outra explicação!Enquanto eu tava pensando nisso ,o parceiro dele roncou lá atras ,e podou o Edmundo também,aí eu pensei, a gente já tava atrasado , tinha que andar tudo o que a gente podia,então não tinha porque abrir pros caras passarem,e colei a mão de vez,abri um pouco do cara,mas logo à frente numas curvinhas de matar, o cara do Xizelão encostou ,pulou um mata-burros do meu lado e quando aterrissamos ele abriu de mim a distância de uma moto,aí eu vi o nº no colete dele,era o 40,e de repente o cara levou uma vaca,não ,uma boiada inteira,um trovão monstro daqueles de cinema! Nossa!Achei que o cara tinha se quebrado todo ou até morrido,pois o couro que a gente tava era coisa de demente mesmo!Como era em duplas e ele tinha parceiro,eu não parei nem pra saber como ele estava,além do que ele foi teimoso e sem nenhum juízo,pois a minha moto andava dois tantos da dele e tinha muito mais suspensão,foi loucura.

Dias depois , já no RIO ,no telefone com um amigo de BH,perguntei sobre o nº 40 e contei o caso a ele, que riu muito e disse que era um piloto muito conhecido em Minas ,o Marão ,e que não tinha acontecido nada a ele ,só o susto e uma bronca do parceiro dele durante a prova,o que torna a provar que Deus é treieiro mesmo.

Depois daquele pega,eu tirei um pouco a mão pra esperar o Edmundo que tinha sumido na poeira,e o atraso continuava se acumulando,e dali pra frente eu comecei a reconhecer alguns nomes na planilha,como Rio Acima e uns outros que não me lembro e achei que ia lembrar de algumas trilhas,mas que nada,era tudo a mesma coisa,tudo igual pra mim,e já que a prova para nós agora se resumia em chegarmos inteiros em Belô,era tomar muito cuidado porque as trilhas lá eram quase que só com cascalho solto e muitos cotovelos em subidas.

Finalmente a gente chegou num alto de uma trilha num morrote,e de lá vimos o BH Shopping onde era a chegada.Cara chegamos em BH , gritei!Aquilo lá tava duro de gente,descemos até embaixo e a organização cercava a gente porque tinha ainda uma porra de um teste de trial,e a dupla escolhia qual dos dois é que ia fazer o tal,eu já cansado e doido pra me refrescar e deitar no chão,e aqueles manés com aquele testezinho inútil pra inglês ver,Kralho , aí eu já stressei e mandei os caras tudo à PQP e outras delicadezas e é claro que sobrou pro meu parceiro fazer o raio do teste,né?Eu engatei um primeirão levantei a roda e fui direto pro palanque receber a minha medalha de participação,mas a malcriação não adiantou nada ,porque tive que esperar ele acabar o teste para recebermos juntos as nossas medalhas,e daí em diante foi uma festa só,o tal shopping estava entupido de gente,pilotos, apoios,familiares,curiosos ,imprensa,e o mundo era nosso naquela noite,nós éramos o centro das atenções,não só os vencedores mas todos os felizes participantes,que concluíram ou chegaram rebocados ou em transportes,todos nós sentíamos que éramos vitoriosos por ter conseguido completar aquela aventura maravilhosa de tres dias sobre uma moto em ritmo de competição.

Tenho certeza absoluta que esse sentimento de vitória,é sentido na memória de cada um de nós que teve a sorte de participar do " 1º Enduro da Independência " em 1983.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Tenho certeza absoluta que esse sentimento de vitória,é sentido na memória de cada um de nós que teve a sorte de participar do " 1º Enduro da Independência " em 1983.
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

tracker... show de bola os relatos, deve ter sido um emoção tremenda, acho q no momento vc nem se deu conta, mas vc fez parte da historia do off road no brasil.

parabens pelos relatos muito ricos em detalhes e obrigado por compartinhar isso com o pessoal do flm ... parabens ao synval tbem pela iniciativa de começar o assunto... sem vcs nunca teriamos uma noção do que foi aquele enduro.

tracker, vc tem meu e-mail, mande as fotos pra mim q eu coloco aq no forum, blz ?

abraco
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Putz que show hein cara..parabens mesmo cara.. deve ter dado um trampo do cão ter escrito tudo isso ai. mas é muito dahora mesmo cara!! parabens!!
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Escrever não deu muito trampo não,lembrar o máximo possível é que foi dureza!
rsrsrsrsrsrs... :D

(Editado por Tops: Ai galera, o Tracker mandou as fotos. Vou colocar aqui nesse topico pq ai o tracker pode editar e inserir alguns comentários se ele quiser. Abraço)

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