Prá quem é novato e acha que tá acelerando muiiiiiiiito.

Se vc tem algum "causo" ou história interessante, engraçado, dramático e/ou inesquecível de seus passeios, trilhas, provas, encontros, viagens, etc....não deixe ele se perder no tempo....Poste aqui....Compatilhe conosco....e imortalize esse dia.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Prá quem é novato e acha que tá acelerando muiiiiiiiito.

Mensagem por synval »

Costumo dizer pros meus amigos que moto não anda sozinha e que também ela não pensa. Na verdade aquela peça que se senta entre o guidão e o banco é que tem essa função, e todos os acertos e também eventuais erros que acontecem, são causados por ela(EL PILOTO)
Algumas regras prá se andar nas trilhas tem que ser encorporadas ao novo candidato a Rôia logo no início, coisas simples mas que podem fazer muita diferença quando o assunto é segurança. Não sei porque também, sempre aparecem uns caras que se sentem diminuídos por estarem utilizando motos mais velhas mesmo que importadas ou até nacionais, parece até que isso significa que aqueles que tem mais $$$ andam mais, e os que não estão tão bem no bolso andam menos. Já tomei pedrada de menino de 15 anos trepado em DT 180 e nem por isso me achei diminuído , pelo contrário, passei a admirar a técnica do garoto e a incentivá-lo a melhorar mais no esporte.
Um rapaz aqui de minha cidade começou a andar de moto num espaço de dois meses, ele já estava andando bem na frente junto com os ponteiros, só que percebíamos que a maneira como ele andava era muito perigosa, o que colocava em risco não só a ele mas também aos demais do grupo.
Por três vezes o instruí para que utilizasse o capacete afivelado na cabeça e que fizesse uso do óculos, mas a resposta era que isso o incomodava demais e o sufocava. Algumas semanas depois durante uma trilha em que eu não participei, fiquei sabendo que o kra havia brigado com um dos colegas que também já era veterano, por que este havia dito a ele que se comportasse melhor quando em passagem por locais onde pessoas transitavam. O novato então além das besteiras e xingamentos, disse também que o meu amigo o estava repreendendo porque andava numa moto de alto valor e que estava querendo se impor e aparecer dentro os demais... Este meu colega também veterano é um médico renomado em minha cidade e super gente fina, e todos perceberam então que o problema estava criado. Aquele dia a trilha acabou e todos foram embora prá casa mais cedo, pois o clima ficou péssimo.
Algumas semanas depois o novato foi prá trilha novamente e no meio da estrada de chão, com poeira alta e acelerador no talo, bateu de frente em monte de cascalho deixado ali para recobrir a estrada. Na queda, ele foi arremessado mais de 15 metros de distância, e o capacete foi arrancado da cabeça. O estrago foi mto grande, com amassamento da face, os dois pulsos quebrados com fraturas expostas e mtas costelas arrebentadas. O socorro veio por intermédio das mãos do meu amigo médico que estava presente neste dia, o mesmo que o havia alertado semanas antes.
Aquela foi a última trilha do novato e as sequelas do acidente são fortes até hoje. Talvez se ele estivesse com o capacete afivelado e usando óculos o estrago poderia ter sido menor. Talvez também se nos tivesse ouvido ao menos um pouco, ele estaria andando de moto até hoje. Mas o que mais me irrita nisso tudo é que o kra diz prá todo mundo hoje, que moto é um negócio super perigoso e que não existe amizade no meio.
É triste mais é verdade.
Editado pela última vez por synval em 03 Outubro 2010 à30 20:20, em um total de 1 vez.
Pedro Tabajara
Membro
Mensagens: 397
Registrado em: 11 Abril 2006 à20 10:51

Mensagem por Pedro Tabajara »

Nossa muito fróids isso por isso sempre do ouvidos aos mais velhos e os mais experientes....


abraços valew pela troca de experiencia.........PH
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Esse é o tipo do cara que num serve nem pra se encontrar por acaso, tb nao gosto de fazer trilha com esse tipo de gente, que ao inves de ir pra se divertir vai pra competir!
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

O moleque ficou amargurado!!!
Eu já fui meio assim, inconsequente, mas graças à meus pais, aprendi desde pequeno a ser educado, respeitar e escutar os mais velhos!!!
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

A falta de humildade o cegou. Levando a um acidente grave. Escutar calado é uma grande lição a todos.
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

faltou humildade para o muleque e deu no que deu... :( lamentável. Espero que ele melhore e volte a praticar o esporte com + responsabilidade
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Ótimo o post Synval.... =D> =D> =D> =D>
Razão, no lugar da emoção, na maioria das vezes faz um bem danado.... :D
Quanto ao piá, aprendeu (ou, não??) da maneira mais difícil uma das lições da vida..."A experiência dos outros, formam vários degraus, na formação da nossa..." 8) 8) 8)
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Bem nessa Synval.
Ando de moto na trilha há 07 anos, tenho uma moto ótima, não sou mais um guri, tenho 26 anos, mas mesmo assim eu sempre respeito TODOS, não importa se tem uma CG na trilha, ou uma KTM com milhãozada em preparação, p/ mim o q importa é o q está em cima da moto e não a moto, ou seja: o fator Humano!
Se o cara é gente fina, ótimo, se não é.. tá bom tb, desde q não mecha cmgo.
Aprendi desde as primeiras trilhas a respeitar, nunca querer andar na frente de quem puxa a trilha ou tentar acompanhar, hj q tenho moto melhor, conheço as trilhas, e ja estou num nivel de pilotagem considerada boa, ainda assim ando no meio do grupo, respeito os mais velhos e assim como vc, qdo vejo um carinha novato de DT 180 ou Agrale ou o q for andando legal, faço elogios p/ ele, e da mesma forma se é um "porra louca" q não se importa com a segurança do grupo, tb meto bronca, aconselho a mudar. Muitas vezes o q acontece tb é o seguinte: Carinha q anda mais ou menos, mas tem uma moto inferior, dae p/ se mostrar, dizer q anda melhor com uma DT do a fulano de KTM, ele começa a querer andar mais rápido do q pode e do q deve, tenta fazer manobras bobas, como ficar tirando peguinha nas trilhas, ultrapassando onde não dá... isso sempre, SEMPRE resulta em algum acidente (Esse ano mesmo aconteceu isso cmgo, a gente tava em 5 treinando p/ o Enduro da Lua Cheia, onde predomina trilhas de areia, e na areia vc tem q andar com a mão cheia, bom, antes de sairmos foi conversado sobre a distância de segurança entre uma moto e outra, pois na areia o freio n resolve mto, até q numa certa altura.. eu tava numa reta com areia bem fofa, 4ª marcha na DR, rápido... qdo um boi saiu do mato e agiu como se fosse entrar no meio caminho, segurei no freio.. e só escuto um estouro, e uma pancada nas costas... pacote na certa. Qdo levanto vejo um carinha (q ja tinha tomado 3 broncas por andar colado) se levantando tb, a XR engatada na minha DR, para-lama todo torto, spoiler kebrado... O q eu fiz? P/ n brigar... falei p/ ele: Cara, pega a tua moto e vai embora... antes q aconteça coisa pior. O restante da galera veio e concordou cmgo, pois ele ja tinha sido advertido 3 vezes, o cara pegou a moto, foi embora e saiu xingando e dizendo q seu eu n quisesse acelerar era p/ ficar em casa... Continuei a trilha mas chateado com o ocorrido. Mas acho q tomei a decisão certa, ela tava pondo em risco todo o grupo.)
Acho q o respeito e a segurança da galera sempre acima de tudo.
Abraços
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Com certeza peruch, atitude certa, esse tipo de gente eu nem ligo quando sai chingando, pq quanto mais a gente adverte mais eles acham que a gente ta com inveja ou fazem pior!
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

kuxujo!!!!q tópico foi esse hein!!! =D> =D> =D> =D>


Falou tudo!!!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

PERUCH escreveu:Bem nessa Synval.
Ando de moto na trilha há 07 anos, tenho uma moto ótima, não sou mais um guri, tenho 26 anos, mas mesmo assim eu sempre respeito TODOS, não importa se tem uma CG na trilha, ou uma KTM com milhãozada em preparação, p/ mim o q importa é o q está em cima da moto e não a moto, ou seja: o fator Humano!
Se o cara é gente fina, ótimo, se não é.. tá bom tb, desde q não mecha cmgo.
Aprendi desde as primeiras trilhas a respeitar, nunca querer andar na frente de quem puxa a trilha ou tentar acompanhar, hj q tenho moto melhor, conheço as trilhas, e ja estou num nivel de pilotagem considerada boa, ainda assim ando no meio do grupo, respeito os mais velhos e assim como vc, qdo vejo um carinha novato de DT 180 ou Agrale ou o q for andando legal, faço elogios p/ ele, e da mesma forma se é um "porra louca" q não se importa com a segurança do grupo, tb meto bronca, aconselho a mudar. Muitas vezes o q acontece tb é o seguinte: Carinha q anda mais ou menos, mas tem uma moto inferior, dae p/ se mostrar, dizer q anda melhor com uma DT do a fulano de KTM, ele começa a querer andar mais rápido do q pode e do q deve, tenta fazer manobras bobas, como ficar tirando peguinha nas trilhas, ultrapassando onde não dá... isso sempre, SEMPRE resulta em algum acidente (Esse ano mesmo aconteceu isso cmgo, a gente tava em 5 treinando p/ o Enduro da Lua Cheia, onde predomina trilhas de areia, e na areia vc tem q andar com a mão cheia, bom, antes de sairmos foi conversado sobre a distância de segurança entre uma moto e outra, pois na areia o freio n resolve mto, até q numa certa altura.. eu tava numa reta com areia bem fofa, 4ª marcha na DR, rápido... qdo um boi saiu do mato e agiu como se fosse entrar no meio caminho, segurei no freio.. e só escuto um estouro, e uma pancada nas costas... pacote na certa. Qdo levanto vejo um carinha (q ja tinha tomado 3 broncas por andar colado) se levantando tb, a XR engatada na minha DR, para-lama todo torto, spoiler kebrado... O q eu fiz? P/ n brigar... falei p/ ele: Cara, pega a tua moto e vai embora... antes q aconteça coisa pior. O restante da galera veio e concordou cmgo, pois ele ja tinha sido advertido 3 vezes, o cara pegou a moto, foi embora e saiu xingando e dizendo q seu eu n quisesse acelerar era p/ ficar em casa... Continuei a trilha mas chateado com o ocorrido. Mas acho q tomei a decisão certa, ela tava pondo em risco todo o grupo.)
Acho q o respeito e a segurança da galera sempre acima de tudo.
Abraços
concordo 100% com voce!!!
KleberAndre
Membro
Mensagens: 634
Registrado em: 26 Fevereiro 2006 à35 22:26

Mensagem por KleberAndre »

Numa trilha, principalemnte quando se esta la por diversao, nao se pode ter esses tipos de atitudes!
O respeito e principalemente a conciencia deve prevalecer, pois quando se esta ali, precisamos de pessoas que estejam interagindo e apoiando o grupo, que some-se a equipe!
Pena que essas pessoas aprendem da pior maneira!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Concordo com o Synval, concordo com Peruca, e com os comentários todos. Mas gostaria de fazer uma observação a respeito de andar mais forte.

Acredito que como aqui, em todo canto, a galera da trilha de divide em grupos. Turma do zerão, ecotrilha, os ingancha carça, turma do marcão, etc etc etc...

Porque dessas tribalização? Simples, cada perfil vai se acomodando onde se sente melhor. O humor, O dinheiro, A tocada, A intenção de estar fazendo trilha e até A Moto dos membros da turma!

Voltando ao assunto da segurança! Cada turma tem uma tocada; se na turma dos "passeiões" onde todo mundo anda mais de vagar, se entrar um maluco acelerando até o talo, vai dar "M". Se na turma dos treieros que andam bem mais forte, entrar um treiero que anda mais de vagar, também vai dar "M". O importante é a harmonia do grupo. Se todos tem mais ou menos a mesma tocada! Todo mundo volta p/ casa são e salvo! Mas quando não existe harmonia, melhor ir embora, ou ficar bem longe do "bolo".

Essa é uma lição que tirei de alguns anos fazendo trilha! Alias, nas minhas primeiras trilhas de DTzinha 200, querendo mostrar habilidade, ja fui o problema na trilha ehehehe apesar de nunca envolver ninguem em acidente algum, ja botei a turma em risco! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Concordo tb Siqui.
Mas independente de um andar forte e rápido e outro andar mais devagar isso n atrapalha a galera aki da minha região.
Digamos q numa trilha, q conhecemos, é uma subidinha de pedrinhas com barro, onde a turma gosta de acelerar, e depois dessa trilha digamos q tenha uma bifurcação... fazemos o seguinte... sobe a galera q anda melhor e acelera mais antes... dificilmente alguem enrola, fica trancando a trilha... e esses q sobemn antes esperam a galera na bifurcação, assim ninguem atrapalha ninguem, depois a galera mais devagar vem tb... todo mundo se diverte, todo mundo se respeita.
Uma vez fui convidado a andar com o pessoal de uma cidade vizinha da minha, acordei cedo, peguei a moto, botei em cima da Ranger, botei os equipos na mala, e fui... O q aconteceu? Saimos p; a trilha, a turma acelerava legal, tudo bem, mas como eu não conhecia as trilhas, ficava atras do bolo dos abre-trilhas, andando mais na manha, notei q minha bag de para-lama tava aberta, e parei p/ fechá-la e ver se n tinha perdido nada, fechei a bag e continuei, e logo na primeira "referencia" onde tinha uma trilha p/; eskerda e uma p/ direita... cade o pessoal ?? Ninguem foi capaz de me esperar, fikei puto já na primeira acelerada na trilha.,... nao fazia 15 minutos q estavamos andando... e como o tempo tava de chuva, e era trilha de lama, e tb tinha marca de pneus dos 2 lados, escolhi um e tentei achar alguem... andei mais de 30 minutos sozinho, até q num estradao os resto tava lá parado num boteco. Ainda tiraram sarro da minha cara, perguntando se eu kiria ir na garupa de alguem p/ nao me perder, ou se minha moto (uma DR 400) tava com problema de motor e nao tava andando... levei na brincadeira e resolvi andar junto com os abre trilhas... ae teve uns 2 q reclamaram q nao dava de andar atrás de mim pq minha moto jogava muita pedra e barro neles...
Aí foi o cúmulo, perguntei como fazia p/ voltar ao local de onde largamos, peguei o estradão e fui embora..
Esse negocio de TURMA é bem isso, vem um estranho e a galera parece q não te aceita... mas tudo bem...Pelo menos o pessoal aki da minha região respeita todo mundo... temos um local de saida q é todo Sábado as 13:30, e todo mundo pode ir, qqer estranho q apareça no meio da trilha, ou de outro grupo, SEMPRE convidamos p; o proximo Sabado andar junto.
Abrãços a todos.
gegebh
Membro
Mensagens: 658
Registrado em: 23 Junho 2005 à11 20:38

Mensagem por gegebh »

Pra mim o lema é: sair junto e chegar junto...

Já andei um dia com os caras prós.. eu me cansei e acabei deixando a moto cair em uma vala... fiquei descansando para ter forças para tirá-la de lá... quando eu penso que não um dos prós voltou para me ajudar.. sabendo que ia atrapalhar a trilha resolvi ir embora.. mas achei bakana a atitude do cara...

Sair junto e chegar junto =D>
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Isso aí gegebh, já perdi um Enduro uma vez pq fiquei ajudando um amigo.
Ele se perdeu numa curva, além de se enfiar numa cerca de arame farpado, ainda tinha um baita barranco depois da cerca... uns 10 mts de barranco.., só vi pq notei as marcas de derrapadad de moto, o arame arrebentado e uma parte da carenagem da Tornado dele presa no arame. Ele cortou bastante os braços, torceu o tornozelo mas tava bem até pelo tombo. Tirei ele no colo lá de baixo.
No fim do Enduro ganhei um troféu de homenagem (q foi dado p/ o prefeito da localidade, ele ficou sabendo do ocorrido e me passou o troféu) fiquei muito mais feliz do q se tivesse tirado em 1º lugar no Enduro.
E já aconteceu o contrario cmgo, dessa vez eu com a moto numa erosão q cabia uma carreta dentro, no tombo dei mal jeito no pulso... fikei lá esperando os fecha-trilhas, q acabaram não passando... deixei a moto e fui a pé até achar uma casa de um agricultor q tirou a moto com o trator.

É dura a nossa vida né! hehehehehehe
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Bacana peruch, acho que o mais bacana de participar de um enduro ou prova é isso, ir pra se divertir, se ganhar alguma coisa é lucro, pq um dia é da caça, o outro é do caçador!

Nunca se sabe quem vai estar em apuros seja em um passeio ou em uma competiçao! pode ser a gente e alguem passar e nem dar ideia!

Enfim parabens! =D>
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

quer acelerar? vai pra uma pista de mx ou um circuito de cross contry!!! todo mundo anda na mesma mão, não tem carro e vc conhece os obstáculos.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

aki em BH os kras andam no kct.....andam a milhao!!!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Isso ai gege... mas sempre acontece essas coisas. o negócio é ter jogo de cintura.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem