Melhorias na entrada de ar

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Jackson
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 15 Novembro 2004 à02 16:55

Melhorias na entrada de ar

Mensagem por Jackson »

Eu tenho uma xl 250 e queria saber se eu melhorasse a caixa de ar de modo que entrasse mais ar melhoraria alguma coisa já que a unica entrada de ar da caixa do filtro de ar é aquela normal entrada de ar com um caninho virado para baixo.




Obrigado
neo.10
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 14 Outubro 2004 à09 15:51

Mensagem por neo.10 »

Melhora sim, mas você teria que ajustar o carburador, para equilibrar a mistura ar + combustivel... se voce colocar mas ar entrando tem que entrar mais gasolina tambem, se não a mistura fica pobre (mais ar que gasolina) e consequentemente não terá a melhora de rendimento desejado... mas deixa os profissionais chegarem que eles explicam melhor... há não se esqueça de proteger o filtro de ar pois se você colocar algum furo ou coisa parecida, certifique-se de isolar bem a espuma (se for de espuma) do filtro para não entrar poeira no motor.


Valew!!! :!:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Esse caninho é o dreno... A entrada de ar da giselona é embaixo do banco... É razoavelmente grande... Vc pode pegar uma furadeira e abrir uns buracos na lateral da caixa de ar (tampa), mas eu não recomendo, vai entrar muita sujeira, muita gente faz isso, mas eu acho roubada. Mais lugares para entrar água... Lembrando q onde vivo é um pantano, manguezal mesmo, talvez onde vc more seja diferente...

Se vc fizer entrar mais ar, vc vai precisar fazer esse ar sair por algum lugar: escape mais livre, se bem q o escape da xl é bem livrão, adoro o ronco dela... Aí vc vai ter mais ar entrando e mais ar saindo, consequentemente vc vai precisar de mais gasolina para usar esse ar todo... Aí vc vai ter que mexer no gicle... Uma coisa tá ligada a outra, saca? Vc não pode mexer em uma coisa isolada e achar que isso por si só vai fazer a moto "andar mais". Um erro que muita gente (mas bota muito nisso) é botar ponteira e não mexer mais em nada e achar que tá andando mais. Ilusão, o cara só tá fazendo mais barulho e na esmagadora maioria das vezes tá andando até menos... Eu tomei um baita susto qdo minha tornado ficou andando menos logo depois que pus o sarachu...

Enfim, acho que é válido vc achar a afinação perfeita pra sua moto... Putz, a xl é show de bola, ô motinha boa.... Mas, faça as coisas olhando para um cenário maior... Eu tambem diria, que no caso da gisele 250R, melhorar a suspensão (valvulas, oleo mais grosso, mola mais dura, aumentar a pré-carga da mola traseira, etc...) tem muito mais retorno por real gasto... Incrivel o q muita gente gasta de motor e esquece suspensão, aí vem um cara com motor 100% original mas com a suspensão afinadinha e dá uma surra no 330cc ou seja lá o que tenha atrás das paredes do cilindro... E fica lá o cara do motorzão imaginando que o outro tem muito mais braço do q ele ou q o cara tá escondendo o jogo e o motor é mexido tb... Suspensão é, na minha opinião, mais importante que motor na maioria dos terrenos... Pensemos: A Trilha da Jarra aqui na minha área. É uma trilha cheia de zigzag, bem esburacada, passa de tudo nessa trilha e no verão dá para meter jipes nela, mas ainda assim é uma das trilhas de jipe mais difícieis que existem. Pras motos, ficam valas dos pneus de jipes, das carroças dos locais e em alguns lugares o mato cresce tão rápido que a trilha fica "single track" em apenas um mes... Então, nessa trilha, eu duvido que alguem consiga manter 40km/h ou mais por mais de 30 segundos (eu quase escrevo 10 segundos, mas lembrei de um trechinho que acho que rola os 30s). Todo o resto é freio, curva, freio, curva, buraco, freio, buraco, riacho, freio, curva, buraco... Um dia fiz essa trilha de RM125, estando acostumado com minha ex trilheira (NX200, ainda tenho essa guerreira), cara, a diferença é noite e dia, ok, ok, a RM tem seus 30 e tantos cavalos, mas o bom era passar por cima de todos os buracos, valetas, riachos sem sentir e frear sem a frente afundar. Isso sim vale ouro e acho que é por onde vc devia começar... Bem, exceto se vc andar em retões de estradas bem cuidadas...

Mantenha seu filtro limpo, lave-o com querosene depois de cada trilha, enxague com bastante água e umedeça-o com o óleo mais grosso q vc pudar achar. Existem óleos proprios, mas são caaaaaros, não dá pra mim... Pena. Não deixe para limpar o filtro antes da trilha, faça com calma, use seu tempo livre...

Boa Sorte!!!

p.s.: vc já postou uma foto da sua moto? Só por curiosidade mesmo...

p.p.s.: FELIZ NATAL!
Jackson
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 15 Novembro 2004 à02 16:55

Mensagem por Jackson »

Po legal ! eu vou entao colocar um caninho maior virado para cima e para frente !!!!



Agora só pra terminar , na xl eu acho que so há um gicle e a marcha lenta é inclusive acertada no gicle da marcha alta.

Como eu faço para enriquecer a mistura ja que eu nunca vi nenhum parafuso da mistura da marcha alta ???


Obrigado
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Jackson escreveu:Po legal ! eu vou entao colocar um caninho maior virado para cima e para frente !!!!

Agora só pra terminar , na xl eu acho que so há um gicle e a marcha lenta é inclusive acertada no gicle da marcha alta.

Como eu faço para enriquecer a mistura ja que eu nunca vi nenhum parafuso da mistura da marcha alta ???


Obrigado
A XL tem dois gicles... Aquele parfuso é mistura só pra marcha lenta... Sem efeito nenhum na alta... Pra enriquecer vc pode mexer na altura da agulha (a boia da XL é fixa, infelizmente ou felizmente...).
fabiofmo
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Setembro 2004 à57 18:59

Mensagem por fabiofmo »

Moçada, to usando uma espuma que qdo eu deixo ela umida (de leve, sem exagero), com o passar do uso (1 mes +-) eu vou verificar e o oleo que usei pra umidece-la escorreu todo pro fim da espuma e a caixa fica toda melecada de oleo, parece q a espuma nao segura o oleo...

A qualidade da espuma ta relacionada com isso ou é assim mesmo? Tem alguma espuma especial pra DT200R ?

Valeu
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

fabiofmo escreveu:Moçada, to usando uma espuma que qdo eu deixo ela umida (de leve, sem exagero), com o passar do uso (1 mes +-) eu vou verificar e o oleo que usei pra umidece-la escorreu todo pro fim da espuma e a caixa fica toda melecada de oleo, parece q a espuma nao segura o oleo...

A qualidade da espuma ta relacionada com isso ou é assim mesmo? Tem alguma espuma especial pra DT200R ?

Valeu
Nao, e normal dela escorrer.
Vc usa a sua dt pra off-road ou para andar na cidade?
Se for no off road, cada vez que se andaar tem que limpar o filtro.
Que oleo vc passa no filtro?
O correto é oleo para filtro, mais e mto caro, aqui eu uso oleo 4t 90.
O melhor filtro para a dt200 mesmo, e o ORIGINAL, aqueles paralelos sao mto vagabundos.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Moçada, to usando uma espuma que qdo eu deixo ela umida (de leve, sem exagero), com o passar do uso (1 mes +-) eu vou verificar e o oleo que usei pra umidece-la escorreu todo pro fim da espuma e a caixa fica toda melecada de oleo, parece q a espuma nao segura o oleo...
Só me diga q vc não faz trilha com essa moto... :-(

Vc não deve deixar o óleo escorrer, tem que repor antes...

O óleo de motor normal é muito fino... Tente usar o óleo mais grosso q vc achar. Óleo de caixa de marcha manual de carros é bonzinho, mas o ideal é o óleo próprio, mto caro pra mim, infelizmente... Se bem q, óleo é barato, fazer motor não...
fabiofmo
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Setembro 2004 à57 18:59

Mensagem por fabiofmo »

tornado_tinkerer escreveu:
Moçada, to usando uma espuma que qdo eu deixo ela umida (de leve, sem exagero), com o passar do uso (1 mes +-) eu vou verificar e o oleo que usei pra umidece-la escorreu todo pro fim da espuma e a caixa fica toda melecada de oleo, parece q a espuma nao segura o oleo...
Só me diga q vc não faz trilha com essa moto... :-(

Vc não deve deixar o óleo escorrer, tem que repor antes...

O óleo de motor normal é muito fino... Tente usar o óleo mais grosso q vc achar. Óleo de caixa de marcha manual de carros é bonzinho, mas o ideal é o óleo próprio, mto caro pra mim, infelizmente... Se bem q, óleo é barato, fazer motor não...

pq nao dizer q faço trilha? rs...

eu intercalo trilha e asfalto, gosto de viajar com ela tbm e ainda nao tenho grana pra ter duas... qdo vou pro barro depeno ela e depois volto

ultimamente, sem tempo, ta pra asfalto e é nessas condiçoes q o filtro ta assim ... acho q é qualidade da espuma mesmo e o oleo q to usando nao é la muito grosso ...
marcão serra cantareira
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 05 Outubro 2006 à41 16:23

d

Mensagem por marcão serra cantareira »

depois que comecei a usar o "frigeri" para filtro de ar , meus problemas acabaram, ele nao escorre, e segura o pó, qdo tiro o filtro ele ta melado, mas a caixa ta zerada....abços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem