Óleo Suspensão Dianteira XR
Óleo Suspensão Dianteira XR
Pessoal, minha mota estava vazando nos retentores da susp. diant, e como brinco em pista nos fins de semana, a susp. tava dando fim de curso na diant. então pedi p/ o mecanico trocar os retentores e trocar o óleo, ele colocou 370 ml de óleo Hidráulico ATF Tipo A (óleo de direção hidraulica) em cada bengala. Fui brincar e acabei levando um tombo na aterrisagem da mesa: na aterrisagem do saldo a moto me "atirou" pra cima, ou seja a susp. esta muito dura, obs: sou leve, 65 Kg.
A dúvida é: O óleo é o ideal? Posso fazer um teste tirando uns 50 ml de cada bengala? Isso ajudaria a ficar mais macia ou não? Sei que o melhor é trocar o óleo por um mais fico ou revalvular, mas vou fazer isso mais pra frente.
Então posso tirar um pouco de óleo ou não vai adiantar nada. A moto esta dura de andar, não dá pra segurar tripida muito a dianteira.
Obrigado
A dúvida é: O óleo é o ideal? Posso fazer um teste tirando uns 50 ml de cada bengala? Isso ajudaria a ficar mais macia ou não? Sei que o melhor é trocar o óleo por um mais fico ou revalvular, mas vou fazer isso mais pra frente.
Então posso tirar um pouco de óleo ou não vai adiantar nada. A moto esta dura de andar, não dá pra segurar tripida muito a dianteira.
Obrigado
Quando andava com minha XR200 no Motocross, sempre sem grana pra revalvular e usar oleos especiais, simplesmente "resolvi" meu problema colocando oleo de motor mesmo (Mobil 20W-50) 30ml a mais da medida original e coloquei um calço na mola (uma porca simples que serve certo no diametro interno da bengala), que funcionava muito bem... Meu peso é de 65kg sem equipamento...
cara, para ela ter voltado tão rapido (efeito catapulta), MUITo provavelmente foi pq o oleo não cumpriu o seu papel, que é de reduzir a velocidade do retorno.
Tenho quase certeza que é POUCO óleo...
Na minha tornado são quase 600Ml... Será que na XR200 são só 370 mesmo? No manual não fala nada???
Sobre o oleo, quando for comprar, se puder pegue um MOTUL.. não é caro e é muito bom..
abraços
té
Tenho quase certeza que é POUCO óleo...
Na minha tornado são quase 600Ml... Será que na XR200 são só 370 mesmo? No manual não fala nada???
Sobre o oleo, quando for comprar, se puder pegue um MOTUL.. não é caro e é muito bom..
abraços
té
Pessoal, desmontei a parte de cima pra tirar o óleo e notei algo errado: tirei a porca do amortecedor, depois saiu uma mola de 4 cm de comp., depois saiu uma mais grossa de 6 cm de comp., depois uma da mesma espessura de 50 cm. Liguei p/ um mecânico de confiança e ele disse que esta errado, a 1ª mola que saiu (de 4 cm) não poderia estar ali, o lugar dela é pelo lado de baixo do amortecedor (no fundo) Sera que foi isso que deixou a moto dura dando o efeito catapulta???Ele falou que foi ontado errado. Vou levar lá p/ rever isso. :shock:
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- Mega Membro
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- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
pelo que entendo de suspensão, essa mola de 4 cm, é a mola que fica na parte debaixo da suspensão, na parte do fim de curso do retorno.
veja (peça numero oito)
http://img329.imageshack.us/my.php?image=xrsc1.jpg
caso estiver errado me corrijam.
veja (peça numero oito)
http://img329.imageshack.us/my.php?image=xrsc1.jpg
caso estiver errado me corrijam.
Pessoal, realmente, descobri que era uma mola a mais p/ endurecer a susp. só que tinha ficado muito dura e c/ efeito catapulta, agora sem ela esta bem macia acho que até demais, esse fim de semana vou testar na pista, mas acho que vou ter que endurecer um pouco p/ não dar fim de curso, acredito que colocando um óleo mais grosso resolveria. Alguem sugere algum óleo? Estou usando o ATF Tipo A p/ dir. hidrául. Valeu pelas dicas pessoal. =D>
Essa molinha ai (figura 8) não fica láááá embaixo da suspa não - tipo no fundo e tal.. a função dela não é amortecero fim do curso
Ela é uma mola de retorno, que fica entre o inicio da válvula/flauta e o final das bengalas superiores.
Sua função é para amortecer quando a suspensão volta por completo (fica toda extendida) e também para deixar o curso inicial mais sensivel(mais perceptivel em suspensões a ar de mountainbikes)
Muito provavelmente a ausência desta mola de retorno aliada a um oleo ruim ou em quantidade inferior a ideal tenha propiciado este efeito catapulta.
flw
Ela é uma mola de retorno, que fica entre o inicio da válvula/flauta e o final das bengalas superiores.
Sua função é para amortecer quando a suspensão volta por completo (fica toda extendida) e também para deixar o curso inicial mais sensivel(mais perceptivel em suspensões a ar de mountainbikes)
Muito provavelmente a ausência desta mola de retorno aliada a um oleo ruim ou em quantidade inferior a ideal tenha propiciado este efeito catapulta.
flw
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- Registrado em: 04 Junho 2007 à42 23:57
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- Membro
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- Registrado em: 06 Julho 2007 à51 23:27
tenho uma sahara e tenho que trocar os retentores da bengala... , mas nao sei quantos ML coloco em casa bengala... e nem sei que oleo coloco, se eu colocar oleo de motor mesmo esse 20w-50 vai ficar boa??? ou tenho que colocar oleo hidraulico?? e quantos ml coloco em cada bengala???
Abraço e aguardo respostas...
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- Registrado em: 06 Julho 2007 à51 23:27
tenho uma sahara e tenho que trocar os retentores da bengala... , mas nao sei quantos ML coloco em casa bengala... e nem sei que oleo coloco, se eu colocar oleo de motor mesmo esse 20w-50 vai ficar boa??? ou tenho que colocar oleo hidraulico?? e quantos ml coloco em cada bengala???
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