Óleo Suspensão Dianteira XR

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Óleo Suspensão Dianteira XR

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal, minha mota estava vazando nos retentores da susp. diant, e como brinco em pista nos fins de semana, a susp. tava dando fim de curso na diant. então pedi p/ o mecanico trocar os retentores e trocar o óleo, ele colocou 370 ml de óleo Hidráulico ATF Tipo A (óleo de direção hidraulica) em cada bengala. Fui brincar e acabei levando um tombo na aterrisagem da mesa: na aterrisagem do saldo a moto me "atirou" pra cima, ou seja a susp. esta muito dura, obs: sou leve, 65 Kg.

A dúvida é: O óleo é o ideal? Posso fazer um teste tirando uns 50 ml de cada bengala? Isso ajudaria a ficar mais macia ou não? Sei que o melhor é trocar o óleo por um mais fico ou revalvular, mas vou fazer isso mais pra frente.
Então posso tirar um pouco de óleo ou não vai adiantar nada. A moto esta dura de andar, não dá pra segurar tripida muito a dianteira.

Obrigado
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

Quando andava com minha XR200 no Motocross, sempre sem grana pra revalvular e usar oleos especiais, simplesmente "resolvi" meu problema colocando oleo de motor mesmo (Mobil 20W-50) 30ml a mais da medida original e coloquei um calço na mola (uma porca simples que serve certo no diametro interno da bengala), que funcionava muito bem... Meu peso é de 65kg sem equipamento...
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

cara, para ela ter voltado tão rapido (efeito catapulta), MUITo provavelmente foi pq o oleo não cumpriu o seu papel, que é de reduzir a velocidade do retorno.

Tenho quase certeza que é POUCO óleo...

Na minha tornado são quase 600Ml... Será que na XR200 são só 370 mesmo? No manual não fala nada???

Sobre o oleo, quando for comprar, se puder pegue um MOTUL.. não é caro e é muito bom..

abraços

gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal, desmontei a parte de cima pra tirar o óleo e notei algo errado: tirei a porca do amortecedor, depois saiu uma mola de 4 cm de comp., depois saiu uma mais grossa de 6 cm de comp., depois uma da mesma espessura de 50 cm. Liguei p/ um mecânico de confiança e ele disse que esta errado, a 1ª mola que saiu (de 4 cm) não poderia estar ali, o lugar dela é pelo lado de baixo do amortecedor (no fundo) Sera que foi isso que deixou a moto dura dando o efeito catapulta???Ele falou que foi ontado errado. Vou levar lá p/ rever isso. :shock:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

pode ser sim que a mola esteja montado errado, ou tb que essa mola seja um calço colocado pra endurecer um pouco mais a frente da motoca.
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

guilherme_sbc escreveu:pode ser sim que a mola esteja montado errado, ou tb que essa mola seja um calço colocado pra endurecer um pouco mais a frente da motoca.
Eu acho que foi isso tambem. Na XR tem duas molas. Eu ate ia colocar uma na minha p/ ver se endurecia mais.
alstr
Membro
Mensagens: 150
Registrado em: 19 Abril 2006 à32 20:59

Mensagem por alstr »

pelo que entendo de suspensão, essa mola de 4 cm, é a mola que fica na parte debaixo da suspensão, na parte do fim de curso do retorno.

veja (peça numero oito)
http://img329.imageshack.us/my.php?image=xrsc1.jpg

caso estiver errado me corrijam.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal, realmente, descobri que era uma mola a mais p/ endurecer a susp. só que tinha ficado muito dura e c/ efeito catapulta, agora sem ela esta bem macia acho que até demais, esse fim de semana vou testar na pista, mas acho que vou ter que endurecer um pouco p/ não dar fim de curso, acredito que colocando um óleo mais grosso resolveria. Alguem sugere algum óleo? Estou usando o ATF Tipo A p/ dir. hidrául. Valeu pelas dicas pessoal. =D>
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

Essa molinha ai (figura 8) não fica láááá embaixo da suspa não - tipo no fundo e tal.. a função dela não é amortecero fim do curso

Ela é uma mola de retorno, que fica entre o inicio da válvula/flauta e o final das bengalas superiores.

Sua função é para amortecer quando a suspensão volta por completo (fica toda extendida) e também para deixar o curso inicial mais sensivel(mais perceptivel em suspensões a ar de mountainbikes)

Muito provavelmente a ausência desta mola de retorno aliada a um oleo ruim ou em quantidade inferior a ideal tenha propiciado este efeito catapulta.

flw
Flavio Ito
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Junho 2007 à42 23:57

Mensagem por Flavio Ito »

na minha xr tinha esse calco . uma mola de 3cm. mas ainda assim dava final de curso . substitui por um calco de pvc e coloquei oleo monoviscoso 40. melhorou bem.
Danibrasileiro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Julho 2007 à51 23:27

Mensagem por Danibrasileiro »

tenho uma sahara e tenho que trocar os retentores da bengala... , mas nao sei quantos ML coloco em casa bengala... e nem sei que oleo coloco, se eu colocar oleo de motor mesmo esse 20w-50 vai ficar boa??? ou tenho que colocar oleo hidraulico?? e quantos ml coloco em cada bengala???

Abraço e aguardo respostas...
Danibrasileiro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Julho 2007 à51 23:27

Mensagem por Danibrasileiro »

tenho uma sahara e tenho que trocar os retentores da bengala... , mas nao sei quantos ML coloco em casa bengala... e nem sei que oleo coloco, se eu colocar oleo de motor mesmo esse 20w-50 vai ficar boa??? ou tenho que colocar oleo hidraulico?? e quantos ml coloco em cada bengala???

Abraço e aguardo respostas...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem