Medida do Pistão KTM EXC 250

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

Boa tarde galera,

seguinte, tenho uma ktm exc 250 ano 2001 e ontem o que aconteceu estava andando e a moto parou do nada e etc.. abri o motor e vi que o anel quebrou, por sorte não aconteceu nada no cilindro nem um risquinho, mas vamos a questão... vou ter que trocar o pistão e me falaram que é por letra, como faço pra saber que letra coloco e o mais importante aonde eu vejo a marcação da letra no marvado do pistão?

eu mesmo faço a manutenção e etc.. e pra mim medida era pelo paquimetro rsrs!

enfim se algum mecanico mais experiente me puder ajudar e indicar aonde fica a marvada letra no pistão eu agradeceria.


abraço a todos!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por apalareti »

danilo.hc escreveu:Boa tarde galera,

seguinte, tenho uma ktm exc 250 ano 2001 e ontem o que aconteceu estava andando e a moto parou do nada e etc.. abri o motor e vi que o anel quebrou, por sorte não aconteceu nada no cilindro nem um risquinho, mas vamos a questão... vou ter que trocar o pistão e me falaram que é por letra, como faço pra saber que letra coloco e o mais importante aonde eu vejo a marcação da letra no marvado do pistão?

eu mesmo faço a manutenção e etc.. e pra mim medida era pelo paquimetro rsrs!

enfim se algum mecanico mais experiente me puder ajudar e indicar aonde fica a marvada letra no pistão eu agradeceria.


abraço a todos!

Cara, acho que não rola de você medir no paquímetro, nem mesmo se for digital. Acho que somente com um súbito pois a diferença em as letras é de milésimos de milímetro.
E outra, mesmo que esteja na medida A não significa que tem que ser trocado para B, pode ter que ir direto para C ou D.
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

então, o estranho cara é que no paquimetro digital dá uma medida do pistão e dos aneis. e o que tá no manual não bate, nem no catalogo da PRO-X. sei lá o que faço se pelo menos soubesse aonde ver a tal LETRA eu compraria um igual, porque a comprensão tá bom a moto tá forte, só aconteceu isso de quebrar o anel e quebrar um pedaço do pistão.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por apalareti »

Então, eu tenho um paquímetro digital com escala centesimal, não vejo como medir sendo que as medidas de tolerância são milesimal:

Imagem

Seu paquímetro tem precisão milesimal? Se não acho difícil, note que com escala centesimal o cilindro A, B, C estão no mesmo centésimo.

Aliás, cansei de ouvir história de cara que manda trocar pistão e anel e quando vai usar trava o motor pq o mecânico não deixou a folga correta. Vai ver poucos medem com essa precisão.
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

Não tem precisão milesimal não. vou ter que levar em alguma retifica pra medir mesmo então.

No catalago da PRO-X as medidas do pistão são
66.34 Letra A
66.35 Letra B
66.36 Letra C
66.37 Letra D

Se pelo menos soubesse qual letra é esse pistão que tava na moto eu comprava outro igual, tava olhando aqui e achei uma letra B dentro do cilindro perto de onde entra o pino do pistão.

Porem por outro lado tava vendo que a medida do cilindro tem que ser 66.40mm STD dae vem os pistões da PRO-X que são para cilindro STD e varia nas letras ai.


bom vou ver se consigo arrumar uma retifica que consiga medir o pistão e o cilindro para eu.

ou então levar na fabrica que trabalho pro povo da metrologia medir com o subito, micrometro etc.

valeu pela ajuda apalareti ! abraço!
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

então voltando aqui.. fui em uma retifica o cara mediu para eu o cilindro e tá na medida original 66.40mm.
cilindro cromo original e tal. ai fui procura um mecanico da cidade que poderia me ajudar com a medida do pistão e me disse que cada fabricante mede de um jeito, por exemplo a vertex que é a que fornece pistão pra ktm é uma medida a pro-x outra e assim vai, enfim ele me indicou a retifica paulista em são paulo capital, liguei lá o cara tem o pistão só precisa confirmar mesmo a medida, sendo preciso enviar o pistão e o cilindro.
550R$ essa brincadeira.

mas o que me animou mesmo foi o fato do rapaz me dizer que pistões de YZ/KX/RM as 2 tempos a maioria é tudo bem parecido só mudando um pouco a "saia" do pistão e isso se resolve re-trabalhando a saia. enfim... vamo vê o que faço agora. rs

abraços
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por apalareti »

danilo.hc escreveu:..., liguei lá o cara tem o pistão só precisa confirmar mesmo a medida, sendo preciso enviar o pistão e o cilindro.
550R$ essa brincadeira...
É cara, quem tem nome a zelar (Retífica Paulista) não se arrisca sem medir com as próprias ferramentas. Uma pequena diferença nessa folga e todo investimento vai pelos ares.
Tem uns caras que ficam experimentando manualmente pistão no cilindro e testando a folga, e ai falam "usa que esse que fica melhor", putz, eu não confio de jeito nenhum.
Eu já estou pesquisando alguns lugares para quando chegar a hora de trocar o meu pistão.
Já tinha pensado na Retífica Paulista quando for fazer a minha, de fato são os maiores aqui de SP, o Janus entende do assunto.

Esses 550 é com pistão e anéis de que marca?
Comby
Membro
Mensagens: 149
Registrado em: 12 Janeiro 2007 à31 08:04

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por Comby »

Opa to interessado, mais algum tempo vou precisar mexer no motor da minha ktm, vai mantendo atualizado Danilo, e vamos trocando umas ideias, to encomendando daquia a alguns dias um jogo de rolamentos da balança pra minha moto, acho que vou pegar com o jose da mxsouth, se souber mais novidades a respeito de peças pro motor da um toque ai.
Abraço
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

então apalareti, a marca do pistão e dos anéis é PRO-X.
Só to meio com um pé atrás isso de re-trabalhar um pistão de outra moto mesmo que seja bem identico sei lá, e mesmo também vendo que a Retifica paulista tem nome, como eu moro no interior não sei como é o "nome" dela.
Mas tu já me aliviou um pouco falando que é uma das maiores de SP e o Dono entende do assunto. rsrs

To pesquisando também no ebay alguns pistões, sempre comprei peças lá mas devido a isso do tamanho da medida to meio cabreiro também, achei da Vertex, Pro-x e Wiseco sendo que o da Wiseco tem 66.40 que é a medida do cilindro STD. vamos ver to pensando ainda, to querendo dá um pulo na retifica paulista sabadão de manhã e conversar pessoalmente com o Dono acho que é mais negocio assim tira todas duvidas por que por telefone é complicado.

Comby, qual é a sua KTM? as peças tem todas no Ebay, eu sempre compro do mesmo vendendor o "nick" do vendendor no ebay é "atvunlimited", pode confiar que o cara é responsa sempre responde os e-mails certinho etc e tem bastante peça.

eu vi o topico da sua moto, sobre a balança, tu quer trocar os rolamentos do link da balança aonde segura o amortecedor? na minha eu mandei fazer no torneiro, fez para eu de náilon e tá show de bola, sempre tiro pra verificar e não tem folga nem desgaste.

enfim, qualquer novidade ou duvida de alguém que eu puder ajudar ou dá uma idéia estou a disposição.

abraços a todos!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por apalareti »

Danilo, fala com o Janus, um cara alto, magro e grisalho.
Também queria comprar o pistão fora, mas não consigo desmontar a moto, levar para medir, fazer o pedido do pistão e ficar esperando.

A retifica paulista existe a muito tempo, e muitas oficinas mandam lá, porém ele não faz retifica no seu cilindro.
Quando eu tinha a bomba da minha DT 200, eu ia lá com o cilindro e em 30 minutos estava pronto. Ele deve fazer uns 500 cilindros por dia, ali é pauleira, é um fast food da retífica. hehehehe


Cara, só fica atento, postaram recentemente que não pode usar pistão forjado com cromo duro e nikasil, dá uma sapeada nisso.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por apalareti »

diabo2 escreveu:cilindro em cromo duro num pode usar pistao forjado.
Por experiencia própria detonei 2 cilindros e pistoes com essa combinação.
Compra original ou pro-x ou namura que não são forjados.
Está aqui o depoimento.
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

ah sim, então apalareti, acho que vou na retifica mesmo.
no ebay, o pistão da Wiseco não é forjado, pelo que li no anuncio.

mas valeu pelo aviso.
Comby
Membro
Mensagens: 149
Registrado em: 12 Janeiro 2007 à31 08:04

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por Comby »

.

Comby, qual é a sua KTM? as peças tem todas no Ebay, eu sempre compro do mesmo vendendor o "nick" do vendendor no ebay é "atvunlimited", pode confiar que o cara é responsa sempre responde os e-mails certinho etc e tem bastante peça.

eu vi o topico da sua moto, sobre a balança, tu quer trocar os rolamentos do link da balança aonde segura o amortecedor? na minha eu mandei fazer no torneiro, fez para eu de náilon e tá show de bola, sempre tiro pra verificar e não tem folga nem desgaste.


Entaum Danilio a minha é uma EXC 250, 2001, 2 T, to dando uma olhada tambem nos EUA, a respeito dos rolamentos do link da balança, são os que ligam a balança no quadro aqueles de agulha, nao os do amortecedor, sacô, na mx south com o brother jose ta 79,00 doletas mais 20 de frete, acho que vou encomendar, pois a qui no Br ta muito caro, o preço e exorbitante.
Vlw assim que tiveres novidades conversamos
Abraço
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

então, voltando ao assunto cheguei a uma conclusão depois de levar em um retifica e vo colocar pistão letra C que é de 66.36mm o que estava nela era letra B.

vou colocar da PRO-X achei por 440 reais.

semana que vem eu vou montar e ver como que fica, eu tava pensando em já fazer nikasil mas to na duvida.

melhor nikasil ou encamisar?

se alguém puder dá uma dica. rsrs

abraços
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por apalareti »

danilo.hc escreveu:então, voltando ao assunto cheguei a uma conclusão depois de levar em um retifica e vo colocar pistão letra C que é de 66.36mm o que estava nela era letra B.

vou colocar da PRO-X achei por 440 reais.

semana que vem eu vou montar e ver como que fica, eu tava pensando em já fazer nikasil mas to na duvida.

melhor nikasil ou encamisar?

se alguém puder dá uma dica. rsrs

abraços

Pelo que sei o Nikasil é o revestimento utilizado no cilindro original. Quando manda da Motorey eles colocam uma camisa nova com tratamento em nikasil.

Seu cilindro é só cromo duro?
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Medida do Pistão KTM EXC 250

Mensagem por danilo.hc »

meu cilindro é original ainda então acredito ser do tal cromo duro.

quando é cromo duro é banho de Nikasil?

ou é colocado como você disse uma camisa nova com tratamento em Nikasil?

para eu era só o banho de nikasil. rsrs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem