Raios de roda da Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Raios de roda da Tornado

Mensagem por synval »

A duas semanas atrás um colega aqui de minha cidade adquiriu um Tornadinho zero bala(tirou na concesionária) e a preparou como manda o figurino: Protetores, pneus,kit de potência 330, relação, CDI, ponteira/curva, filtro de ar, guia de corrente, guidão, etc. etc. Ontem eu o encontrei na porta de uma oficina já com a moto em manutenção, pois tanto os raios da roda trazeira(quatro) e dianteira (dois) estavam sendo substituidos devido a quebra.
E o pior é que NENHUM outro raio de roda de motos nacionais de aro 21 são compatíveis com o da Tornado, já os trazeiros não sei como ficaram pois a concecionária daqui não disponibilizava o ítem . O que mais me surpreendeu foi a fragilidade do conjunto que ao meu ver deveria ter maior resistência. Outros detalhes me chamaram a atenção: Empeno do tubo (canela) direito, e folga excessiva de rolamentos na roda trazeira, mas sobre estes problemas não vale muito a pena comentar porque são crônicos nesta moto... Mas voltando aos raios, pergunto: Existe no mercado algum fabricante de raios especiais para Tornado, pois como pude comprovar os originais são frágeis como palitos de dente. Detalhes: Este meu colega pesa 84kg, é trilheiro véio, andava até o mês passado de DRZ400, fizemos duas trilhas juntos e não o vi bater ou cair em buracos, saltar, ou sequer andamos sobre pedras soltas . Hoje ele colocou a bigorna, ou melhor, a Tornadinho a venda. Vai encomendar outra DRZ. :x :x
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Estranho. Nunca ouvi falar dos problemas dos raios. A Tornado da Lider é utilizada inclusive para motocross. Vai ver que este seu colega é meio ham... ham... e esta fazendo trilha com algum treieiro pesado na garupa!!!!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Robini, conheço muitos trilheiros que possuem a famosa moto SAMAMBAIA, aquela que só fica enfeitando a garagem de casa, talvez seja o seu caso... Quem sabe não seja por isso que a sua Tornadinho ou de seus amigos nunca tenham quebrado nenhum raio. E quanto ao meu colega andar com garupa (trilheiro fruta/meigo) só vi acontecer aí em Sete Lagoas, terrinha onde em uma cadeira se sentam quatro rapazes.
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá synval,

A respeito deste caso dos raios tenho a lhe dizer que realmente os raios da Tornado não são la estas coisas, mas tenho o mesmo peso do seu colega, faço trilhas em Tornado desde 02/2003 e jamais tive problema com raios. Nas trilhas do Espírito Santo existem muitos degraus de pedra e troncos caídos.
Existem fatores como calibragem dos pneus e aperto dos raios que interferem diretamente nestas quebras. Com pneu novo coloco 14 ou 15 lbs de acordo com o tempo.
Outro fato, nosso Campeão Brasileiro (Sandro Hoffmann) usa as rodas originais e ainda não existe histórico de quebras de raios em sua Tornado. Acompanho praticamente todas as etapas do capixaba e digo isto com certeza pois tenho certo convivio com ele.
Quanto ao cubo na minha primeira Tornado fiz um embuchamento de aço no cubo e utilizei os rolamentos originais e não tive nenhum problema.
Bem, é fato que a Tornado não é uma moto específica para o off-road, mas também não é das piores. No forum estamos preparando uma relação de ítens para sugerir a HONDA uma alteração, procure o tópico "sugestões para HONDA", pois ainda este mês pretendo enviar correspondência a HONDA.
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Óia, óia! Vou te mandas uma foto da minha Tornado toda suja. Vc quer a foto com poeira (não é poeira de casa não) ou barro, de sábado, domingo ou de quarta a noite?
E se eu souber que algum treieiro de Sete Lagoas esta mordendo a fronha eu dou uma porrada nele!

Mas falando sério:

Crosschão, desculpe a falha quanto a Tornado da Lider. O Synval disse que eles fazem trilha e "não o vi bater ou cair em buracos, saltar, ou sequer andamos sobre pedras soltas". Será que as rodas podem ter sido mau montadas.

Eu também não sou a favor utillizar motos de uso misto em trilhas mas minha grana não deu pra comprar uma importada, e não tive coragem de comprar moto importada com muito uso.

Em Sete Lagoas o pessoal não usa Tornado para motocross, mas as trilhas daqui são bem pesadase muita gente acelera muuuuuito.
Não sou um destes, mas sou meio desmazelado e sem preparo físico, quando há um buraco que pode agarrar, para que não tenha que fazer força, eu enrolo o cabo e deixo as rodas baterem e a suspensão trabalhar.
Cabeludo
Membro
Mensagens: 279
Registrado em: 25 Novembro 2004 à37 12:45

Banquinho

Mensagem por Cabeludo »

heheh sou de belo horizonte, mas sete lagoas é o lugar
e la um banquinho sentam 4 sim... mas so quando vem o pessoal de UBÀ
hehehehe

quanto aos raios, aqui em bh tb a galera enrola o cabo no delo e nunca vi entortando raio de tornado nao....


falow galera
Lex DT-200
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

tenho amigo q usa toni 330cc no crosscountry a 2 anos e ainda não quebrou nenhum de seus ráios originais....

uso a minha em trilhas TODO SANTO FIM DE SEMANA a uns 5 meses e n quebrou nenhum....


TA MUITO ESTRANHA ESSA HISTÓRIA !!!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Pra quem acha a nossa toni nunca quebrou raios aí vai...

Imagem

Claro q não estava com o cubo de DT...mas acho q isso tb não influência....já q os raios continuaram originais da toni...

Resumindo...já ví muita Toni com raios quebrados em MX...muitas mesmo....se a pista for dura...o piloto pesado...e não souber "pousar" corretamente....tanto dos raios...como as bengalas vão para o espaço....

Algumas dicas:
- Não deixe a corrente muito apertada....o q geralmente acontece.....assim a roda/cubo/raios não trabalham corretamente...tem q existir uma folga.....caso contrário os raios quebram muito facilmente....Quanto a suspa abaixa demais, ela força o cubo...q dá uma torcida.....e sai quebrando os raios....E não precisa nem de saltar para acontecer isso....um final de morro (descendo) já é suficiente para topar a suspa traseira...ainda mais se o piloto for pesado....

Quanto as bengalas:
- Em saltos, não caia com a roda traseira, e dê aquela famosa cassetada com a dianteira...Não há bengala q resista a isso....Tente cair com a dianteira....e sempre nas recepções...Bons pilotos, na maioria dos saltos, caem com a dianteira primeiro...e sem "cair" na recepção....podem ver q eles "voam" muito mais pra frente, q pra cima... Isso é fundamental.....
Existe no mercado algum fabricante de raios especiais para Tornado
Existe sim...R$ 160,00 os dianteiros (3,5mm)....e os traseiros tb com 3.5mm não me lembro o preço...
Outra coisa q vi um colega fazer, foi aumentar a furação dos cubos e aros, e colocar raios de CR.....mas aí vc já viu o preço.. :shock: Na época foi R$ 500,00 ou R$ 600,00...

Mas eu nunca vi uma Toni quebrar raios em trilha.....acho q seu amigo tá escruvelando a bixinha....

Abraços;.. :wink:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabrício escreveu:Pra quem acha a nossa toni nunca quebrou raios aí vai...

Mas eu nunca vi uma Toni quebrar raios em trilha.....acho q seu amigo tá escruvelando a bixinha....

Abraços;.. :wink:
Eu vi... Qdo bati num coqueiro... :-)

Bem, eu quebrei raios duas vezes... Uma na trilha, quebraram todos os raios dianteiros (no coqueiro acima mencionado) e outra vez foi em um MX, quebraram alguns raios traseiros....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem