TUCHO HIDRAULICO

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

TUCHO HIDRAULICO

Mensagem por ypiranga junior »

TENHO UMA TONI 2002, E ESTOU COM DUVIDAS SOBRE O TUCHO. ELE É HIDRAULICO? PQ O MECANICO FALOU QUE TINHA QUE TROCAR ALGO QUE FICA NAS VALVULAS QUE ESTAR COM UM POUCO DE FOLGA(ACHO QUE ELE FALOU NOS TUCHO), E QUE CUSTA UNS 20,00 PAUS CADA, MAIS NAO TEM NA HONDA, QUE SO VENDE POR ENCOMENDA POR CONTA DO DESGASTE. ISSO EXISTE? O QUE É ISSO? É TUCHO MESMO?
ME AJUDEM POIS O MOTOR AINDA ESTAR TODO ABERTO E TEM CORRIDA DOMINGO.


OBRIGADO PELA AJUDA

YPIRANGA JR
Raphael
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 28 Julho 2005 à09 10:43

Mensagem por Raphael »

O tucho é mecânico!!
O que o mecânico disse deve ser trocar as pastilhas de regulagem das valvulas!
Existe pastilhas com várias espessuras! Vc mede a folga que está, mede a pastilha atual, e acrescenta uma pastilha com a medida necessaria deixando a folga recomendada!
Tucho hidráulico não tem regulagem!!
Espero estar certo!!
Outros mais experientes darão seus depoimentos!!
Grande abraço!!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

é isso.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Em nenhuma loja Honda há as pastilhas para pronta entrega, pois são "caras" para serem estocadas e existem 69 delas com diferenças de medida entre elas de 0,025mm.

A pastilha é uma peça minúscula, parece uma pilha de relógio, em uma das faces é gravada o seu diâmetro, se não me engano, a menor espessura é a de 1,200mm.

Imagem

Por cada peça dessa aí em cima a Honda cobra R$ 20,36 e deve-se fazer o pedido, aguardando em média 15 dias para recebê-las. Acredito que o preço elevado dessa peça é apenas pela necessidade de ferramental específico, os quais permitam tal precisão de medida: centésimos de milímetro.

Em contrapartida, um mecânico de carros me disse que essa mesma peça utilizada em carros custa bem menos. Não sei porque algumas peças de moto insistem em ser tão caras.

Falando em tucho hidráulico... Fernando, você poderia dar-nos uma aula de como são e seu funcionamento? E se tiver figurinhas, melhor ainda hehehhee
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

hehehe, na verdade não conheço muito do tucho hidráulico, mas como o próprio nome diz, ele é ajustado por meio de pressão de óleo, sendo assim não tem contato direto com o sistema de acionamento da válvula, como no caso dos tuchos mecânicos, o copinho é empurrado para baixo e o tucho pressurizado empurra a válvula para baixo, assim mantém sempre uma folga ideal e constante, não requer regulagem, mas se a bomba de óleo estiver capenga, ou algum entupimento, carbonização, folga radial entre outros fatores ocorrerem, o tucho abre as pernas, assim começa a batida de válvulas por causa da folga incorreta, ou até o tucho pode gerar ruído com o cabeçote, ou seja o velho problema do motor volks 1.0 16v, não existe retífica que corrija o problema, a não ser dos que apenas tiveram sorte, mas após 2002 o motor veio sem o problema, e muito bom por sinal, mas agora tiraram de produção pela má impressão que havia causado e diminuição do volume de vendas, o pessoal prefiria o 8v.
Eu odeio motor com tucho, pra quem quer fazer andar não é dos melhores, então como não posso ver um motor quieto não faz minha cabeça, um motor com tucho mecânico tem mais recusos, como regulagem de folgas específicas, maiores rotações admissíveis, maior simplicidade e maior manutenção (hehehhe)... que graça tem um motor mexido sem ter mais no que mexer?!?! :mrgreen:
A propósito, uma pastilha para motor AP, tem 5x mais o tamanho dessa aí, custo 8 reais. Quando eu mexia no meu gol, troquei o sistema de pastilhas grandes por parecidas com essa, que ficam embaixo do tucho, assim com altas rotações elas não saem do tucho, antes ficava em cima e quebravam, voavam, tive que fazer esses calços de várias medidas para encaixar na haste da válvula e compensar as novas medidas dos comandos.. hehhee... Desculpe eu não ter figuras, mas nunca me interessei nos hidráulicos.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem