Folga na campana da embreagem

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Geldomnosf
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 25 Maio 2007 à26 15:42

Folga na campana da embreagem

Mensagem por Geldomnosf »

Pessoal alguém do fórum já teve um problema com a folga nos rebites da campana de embreagem, e neste caso tem alguma forma de consertar isto? Esta folga acontece quando segura a engrenagem da campana a carcaça fica mexendo, com folga nos rebites de fixação. Qual a sugestão?. Valeu
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Folga na campana da embreagem

Mensagem por f.cker »

Eu já tive esse problema. Resolvi refazendo os rebites, que nada mais são que eixos de aço martelados nas pontas.

Eu fiz os rebites (eixos) no torno, com o diametro do furo, e um pouco mais longos que o comprimento deve preencher.
Tem que fazer um pouco mais longo (1mm~2mm) para que quando seja rebitado, fique alinhado com a superficie da campana.

Para rebitar eu usei um punção e marreta, mas tem que apoiar bem a outra face. Também usinei um lado com o diametro um pouquinho maior, de maneira que só precisei rebitar um lado.

Difícil de explicar em texto, mas espero que tenha ficado claro. Se tiver dúvidas, pergunta aí.
Geldomnosf
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 25 Maio 2007 à26 15:42

Re: Folga na campana da embreagem

Mensagem por Geldomnosf »

Vc tem alguma foto? Acho que uma prensa hidráulica funciona melhor do que marteladas não? Aqui...quando vc desmontou o conjunto o desgaste aconteceu onde, na campana, no rebite ou na placa com engrenagem? Neste caso vc reabriu os buracos para mais largo e colocou os rebites maiores para compensar o desgaste?
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Folga na campana da embreagem

Mensagem por f.cker »

Não tenho foto cara, mas foi uma campana de kdx.
Quanto a prensa, não gosto de usar ela esse tipo de serviço. É muito fácil de acabar estragando a peça..cuidado se for usar. E para rebitar com punção e marreta, basta uma ou duas pancadas bem dadas em cada eixo. Ele expande só um pouco e é suficiente. Não vai ficar martelando muito não.

O desgaste foi na campana, e o que fiz foi acertar os furos com uma broca, e fiz os rebites no novo diâmetro. Ficou zero. joia:::
Geldomnosf
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 25 Maio 2007 à26 15:42

Re: Folga na campana da embreagem

Mensagem por Geldomnosf »

Aqui velho, a moto e uma KDX, vou desmontar a campana e tentar. Valeu pelas informações.Thanks!
Geldomnosf
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 25 Maio 2007 à26 15:42

Re: Folga na campana da embreagem

Mensagem por Geldomnosf »

Desmontei a campana. Bom, a folga que estava era das borrachas de amortecimento, usadas geralmente em motos que não possuem campana com molas. Preciso compensar estas folgas, alguém tem idéia de qual material usar, borracha mesmo? Para comprar acho que não vou achar. Não entendi porque usou pinos maiores, já que eles não pressionam as borrachas pelo que pude ver na campana desmontada. Fotos abaixo
Anexos
WP_20141202_009.jpg
WP_20141202_009.jpg (1.86 MiB) Exibido 7898 vezes
WP_20141202_008.jpg
WP_20141202_008.jpg (1.2 MiB) Exibido 7898 vezes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem