Preparacao top na CRF230, ou Polaco II?
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Acho k eh o 32cv a 8000 forjado.........Fernando PF escreveu:fugindo um pouco do assunto.. mas para poder comparar e abrir um pouco esse leque..
Faço um motor 293cc com 32cv´s na roda a 10000rpm (pistão fundido comum, de qualidade) e faço outro 330cc com 32cv´s na roda a 8000rpm (pistão forjado e biela original)..
Qual aguenta mais??????
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não........ hehehebessa27 escreveu:Acho k eh o 32cv a 8000 forjado.........Fernando PF escreveu:fugindo um pouco do assunto.. mas para poder comparar e abrir um pouco esse leque..
Faço um motor 293cc com 32cv´s na roda a 10000rpm (pistão fundido comum, de qualidade) e faço outro 330cc com 32cv´s na roda a 8000rpm (pistão forjado e biela original)..
Qual aguenta mais??????
O 330cc para atingir essa potência nessa rotação tem que ter mais torque que o 293cc em rotações mais baixas... lembrem-se POTÊNCIA= TORQUE X ROTAÇÃO. O 293cc tem menos torque, porém em alta o torque apesar de baixo é maior que o 330cc. O 330cc tem uma explosão de torque e depois uma baixa considerável, por isso o pico de potência é em 8000rpm (reparem as curvas de torque e potência das motos do polaco). O torque é a base de tudo, por isso muitos motores quebram as engrenagens da 3a marcha, não é pq tem alta potÊncia, e sim pq existe torque alto nessa faixa de rotação. Vc pode ter dois motores com mesma potência, como exemplifiquei, porém com comportamento e durabilidade totalmente diferentes.
Uma vez até desconfiei da informação da torna f250 do Zenni, mas com minha experiencia em tornados acho isso aí possivel sim, mesmo por q o cara é um estudioso, tem muita experiencia fora do brasil. Inclusive no Motox deste mes tem a informação que ele ta indo pros EUA fazer cursos de preparação para se reciclar.
Realmente KIT d aumento não é por si só garantia de potencia, ja vi tornado com receita simples dar pau em muita frankstein....
E ese trabalho ai no kbçote deve mesmo ser legal. Faria sem medo.
Claro q pra quem quer torque em abundancia os pistões gigantes ainda são a melhor pedida.
Realmente KIT d aumento não é por si só garantia de potencia, ja vi tornado com receita simples dar pau em muita frankstein....
E ese trabalho ai no kbçote deve mesmo ser legal. Faria sem medo.
Claro q pra quem quer torque em abundancia os pistões gigantes ainda são a melhor pedida.
estamos em linha né Fernando, garantia é a palavra chave mesmo.Fernando PF escreveu:Não entendi onde está a relação de que em vez de aumentar 40% de potência poderia-se "aliviar" ele 29% (daonde saiu 29% ?? :shock: ).Paulo escreveu:filosofia
Se fazendo ajustes técnicos conseguimos tirar tanto mais de um motor original, seriado e sem garantia de fábrica,....
por que a honda nao economiza em material? Numa economia de escala?
Onde está a pegadinha? Claro, desconsiderando o blefe que a vida útil nao muda...
Alguém deve ser demitido na Honda.
Pensem nisso e respondam, pois eu nao entendo
Arriscaria dizer que todas as margens da Honda estao sendo usadas. E se nao há um "fusível", um ponto fraco, essa moto nao deve ir muito longe nao.
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Antes que alguém entenda errado, posso exemplificar.
Se podemos tirar 40% mais de potencia do motor, entao este motor poderia ser 29% menos robusto no total. Claro que podemos mexer em ponto que nao sao críticos, que representem 80% de melhoria com 20% de trabalho....
Sabe por que há aeronaves prateadas? POrque o peso da tinta equivale a mais dois passageiros com malas e tudo.
Ninguém dá nada pra ninguém.
Sempre quando se fala de preparação de motores, vem aquela velha história:
-pq os engenheiros calculam e testam tanto tempo e vc com um dia de serviço vai lá e muda tudo??
- Se fosse para ser assim, os engenheiros teriam feito assim.......
Essas perguntas e afirmações são respondidas nos motores de F1.. quanto tempo dura um motor de F1?? em horas?? não mais que 3, podem acreditar.
Um motor, um carro, uma gaiota, carroça.. carrinho de mão.. tem que ser projetado a prova de topeiras, idiotas, burros, assim como deve atender as condições de quem exige mesmo. Reparem um garoto que nunca pegou um carro, saiu da auto-escola e sai aos trancos com um carro.. dê um motor preparado a ele e espere explodir...
Compare um motor 2.0 original com 120cv´s subindo uma serra... com bagagem e 5 pessoas dentro.. Prepare esse motor, aspirado ainda, coloque toda a bagagem e 5 pessoas dentro... com certeza ferve no caminho.. mas tem 160cv´s.
Preparação de motor, é para quem conheçe motor, para quem sabe andar com esse motor, e para quem sabe cuidar.
Por isso as fábricas tem que fazer tudo a prova de tudo.. lembrem-se, motores originais tem garantia.. e a garantia é para todos.
Só vou te explicar os 29%
se um motor original produz 100% de cavalos, e se consegue aumentar pra 140%, entao tivemos 40% de aumento.
Fazendo a conta ao contrário, a Honda sabendo que isso é possível, poderiam fazer um motor de 71% CV que aumentado em 40% chegaria aos 100%. Ou seja, fariam um motor 29% menos robusto.
E disse que isso nao se reflete no motor inteiro, mas em partes.
Certamente seria um motor mais barato.
A afirmacao que dá pra fazer o aumento sem mudar durabilidade ou como dizem, sem mudar nada, é mentirosa OU daria pra demitir um Japonës.
Há uma corrente na industria que diz que é preciso ter um pequeno pós-venda, pois isso reflete que as margens de seguranca estao bem próximas de zero. Eu particularmente acho que a indústria deve trabalhar na eliminacao da "variacao" dos processos. Sem variacao dá pra enxugar um projeto ao limite, com falha zero.
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Qual é melhor entre as duas preparações abaixo seguindo: CUSTO X BENEFICIO X POTENCIA X DURABILIDADE ??
Kit Zenni : Preparação completa do cabeçote: R$ 470,00
• Aliviamento e rebalanceamento do magneto: R$ 180,00
• Aliviamento e rebalanceamento do virabrequim: R$ 250,00
• Preparação do carburador: R$ 180,00
• Novo CDI: R$ 129,00
ou
Kit 260cc MASTER: Acompanha tudo: biela,
cilindro, kit de juntas, kit de pistão+anéis por 720,00.
*PREPARAÇÕES PARA CRF 230
Kit Zenni : Preparação completa do cabeçote: R$ 470,00
• Aliviamento e rebalanceamento do magneto: R$ 180,00
• Aliviamento e rebalanceamento do virabrequim: R$ 250,00
• Preparação do carburador: R$ 180,00
• Novo CDI: R$ 129,00
ou
Kit 260cc MASTER: Acompanha tudo: biela,
cilindro, kit de juntas, kit de pistão+anéis por 720,00.
*PREPARAÇÕES PARA CRF 230
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Paulo, entendi onde vc quer chegar... Realmente, não existe motor preparado que resista o tanto quanto o original. Alterou-se a potência, a entrega de força.. altera-se a durabilidade, isso é fato.
No caso, as preparações em cima dos motores originais, como é o comparativo acima, sempre terá uma vida útil maior que a de um motor com kit por exemplo. Mas a vida em relação a configuração original será aumentada ou quase imperceptível, dependendo do resultado que se busca obter.
A preparação do Zenni, vai ter como resultado um motor mais elástico, mais solto, com uma resposta em alta melhor.. já o kit 260 vai ser um pouco mais bruto, se for somente colocado o kit, talvez em alta seja pior que o original preparado. São duas preparações diferentes com entrega de torque de forma diferente.
No caso, as preparações em cima dos motores originais, como é o comparativo acima, sempre terá uma vida útil maior que a de um motor com kit por exemplo. Mas a vida em relação a configuração original será aumentada ou quase imperceptível, dependendo do resultado que se busca obter.
A preparação do Zenni, vai ter como resultado um motor mais elástico, mais solto, com uma resposta em alta melhor.. já o kit 260 vai ser um pouco mais bruto, se for somente colocado o kit, talvez em alta seja pior que o original preparado. São duas preparações diferentes com entrega de torque de forma diferente.
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Fernando, no caso da preparação do kit 260cc da master, seria trocado o cdi original por um BBR e o carburador também seria preparado. isso aumentaria muito a potencia entre um kit e outro?
Fernando PF escreveu:Paulo, entendi onde vc quer chegar... Realmente, não existe motor preparado que resista o tanto quanto o original. Alterou-se a potência, a entrega de força.. altera-se a durabilidade, isso é fato.
No caso, as preparações em cima dos motores originais, como é o comparativo acima, sempre terá uma vida útil maior que a de um motor com kit por exemplo. Mas a vida em relação a configuração original será aumentada ou quase imperceptível, dependendo do resultado que se busca obter.
A preparação do Zenni, vai ter como resultado um motor mais elástico, mais solto, com uma resposta em alta melhor.. já o kit 260 vai ser um pouco mais bruto, se for somente colocado o kit, talvez em alta seja pior que o original preparado. São duas preparações diferentes com entrega de torque de forma diferente.
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nao necessariamente, Barata.F_Barata escreveu:paulo, mas ai o motor duraria talvez 40% a menos do que o "original"
ou entendi errado :?:
Todo projeto tem pontos fracos - que estao no limite - e se vc mexer bem ali, poderá durar 1 hora e abrir o bico.
Nao vejo relação entre aumento de potencia e durabilidade na mesma proporcao.
Quer um exemplo - investir em pistao e anel, e nao reforçar o vira, biela, rolamentos.... O ponto fraco certamente passa a ser a parte de baixo.
Outro - mudar faixas de giro sem rever a especificacao da refrigeracao.
e assim vai
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