Balança maior pra DT 200 ???

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Pow tentei achar o tal topico nao achei, mas tem um video de uma dt no youtube que isso, a bixa alem da balanca alongada, anda muuuuuuuuuuito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
ferruge
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Agosto 2006 à44 18:32

Mensagem por ferruge »

posta o video ai ?
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

chitola, vs que é ai do RS, sabe de alguém que manja de abrir as janelas da dt 200??? que carburador usar...etc.
alguém que esteja disposto a doar umas fotos pra gente... :D
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

loko200 escreveu:chitola, vs que é ai do RS, sabe de alguém que manja de abrir as janelas da dt 200??? que carburador usar...etc.
alguém que esteja disposto a doar umas fotos pra gente... :D
MP pra ti !
Rafaeld-_-b
Membro
Mensagens: 986
Registrado em: 04 Agosto 2006 à59 10:12

Mensagem por Rafaeld-_-b »

furia SM escreveu:Pow tentei achar o tal topico nao achei, mas tem um video de uma dt no youtube que isso, a bixa alem da balanca alongada, anda muuuuuuuuuuito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eu tenho esse video salvo no meu pc, a noite quando chegar em casa posto o link do youtube, a DT é um canhão!!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Ivan Luiz escreveu:Alguem se lembra das WXT da Agrale???
Pois é, eu já tive o desprazer de fazer trilha com uma, aquela balança quilometrica dela matava a moto nas trilhas travadas. Qualquer curvinha travada tinha que manobrar! Mas como o charme da lazarenta era a balança de aluminio fui obrigado fazer uma obra nela.
Peguei amortecedor e links da xlx adaptei tudo e encurtei a balança de aluminio, deixando no tamanho da balança da xlx!

As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh


Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.

Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.

Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"

M = F x d

M = Momento de Torque

F = Força aplicada

d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

loko200 escreveu:chitola, vs que é ai do RS, sabe de alguém que manja de abrir as janelas da dt 200??? que carburador usar...etc.
alguém que esteja disposto a doar umas fotos pra gente... :D

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=14162

Veja se isso não ajuda!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Juliano escreveu:
Ivan Luiz escreveu:Alguem se lembra das WXT da Agrale???
Pois é, eu já tive o desprazer de fazer trilha com uma, aquela balança quilometrica dela matava a moto nas trilhas travadas. Qualquer curvinha travada tinha que manobrar! Mas como o charme da lazarenta era a balança de aluminio fui obrigado fazer uma obra nela.
Peguei amortecedor e links da xlx adaptei tudo e encurtei a balança de aluminio, deixando no tamanho da balança da xlx!

As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh


Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.

Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.

Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"

M = F x d

M = Momento de Torque

F = Força aplicada

d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
bem lembrado... e alem de ficar mais mole, vai ter mais curso tb! deve ficar mais confortavel! :lol:
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Juliano escreveu:
loko200 escreveu:chitola, vs que é ai do RS, sabe de alguém que manja de abrir as janelas da dt 200??? que carburador usar...etc.
alguém que esteja disposto a doar umas fotos pra gente... :D

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=14162

Veja se isso não ajuda!
Até ajuda, mas é pra dt 180, queria algo pra 200...
to achando que ninguém fuça nesses motores, ou estão escondendo o jogo...
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

APGUELFI escreveu:
Juliano escreveu:
Ivan Luiz escreveu:Alguem se lembra das WXT da Agrale???
Pois é, eu já tive o desprazer de fazer trilha com uma, aquela balança quilometrica dela matava a moto nas trilhas travadas. Qualquer curvinha travada tinha que manobrar! Mas como o charme da lazarenta era a balança de aluminio fui obrigado fazer uma obra nela.
Peguei amortecedor e links da xlx adaptei tudo e encurtei a balança de aluminio, deixando no tamanho da balança da xlx!

As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh


Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.

Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.

Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"

M = F x d

M = Momento de Torque

F = Força aplicada

d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
bem lembrado... e alem de ficar mais mole, vai ter mais curso tb! deve ficar mais confortavel! :lol:
Na verdade o curso é o mesmo APGUELFI, afinal quem tem curso é o amortecedor e não a balança... a unica diferença é que vai dar final de curso antes
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

isso mesmo, vai dar final de curso antes, fazendo tu perceber que ela tem menos curso q o original.
Rafaeld-_-b
Membro
Mensagens: 986
Registrado em: 04 Agosto 2006 à59 10:12

Mensagem por Rafaeld-_-b »

aqui a bruta de balança alongada:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/tA7uICmIviI&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/tA7uICmIviI&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

show demais essa DT! =P~
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Ricardo Skolaude escreveu:
APGUELFI escreveu:
Juliano escreveu:
As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh


Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.

Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.

Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"

M = F x d

M = Momento de Torque

F = Força aplicada

d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
bem lembrado... e alem de ficar mais mole, vai ter mais curso tb! deve ficar mais confortavel! :lol:
Na verdade o curso é o mesmo APGUELFI, afinal quem tem curso é o amortecedor e não a balança... a unica diferença é que vai dar final de curso antes
eu discordo!

se vc aumenta a balanca, a roda percorre uma distancia(pra cima e pra baixo) maior! ou seja, curso maior! como o Juliano falou, ela fica mais mole, dai concordo com vcs q deve dar fim de curso mais facil, mas o curso eh maior sim!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

AP...o curso de uma suspensão é determinado diretamente pelo curso hábil da haste do amortecedor e/ou juntmente com o conjunto de links e suas angulações, portanto, quando esta haste tiver sido comprimida ao seu limite, é impossível fisicamente, que ela continue no seu curso de compressão, portanto, este é o limite de curso da suspa...não adinata vc aumentar a balança apartir desse momento...

Por sua vez, o limite inferior tbém é determinado pelo curso hábil da haste do amortecedor em sua máxima extensão e/ou pelos links e seus ângulos.

Um exemplo bem tosco:

Imagem

Acho que vc raciocinou levando em consideração apenas o movimento da balança em seu ponto fixo (eixo) e então teremos apenas o movimento de alavanca, a ai sim, quanto mais longa a alavanca (balança) maior o ângulo (curso) percorrido em sua extremidade livre, pois não haverá o limitador que é o movimento de compressão e extensão da haste do amortecedor.

:wink:

Ou não??
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Perfeito Nestor !
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Só lembrando que a DT 200 alongada ficou boa pra arrancar no asfalto. Se for arrancar em pista de terra ou areia em praia ela ia ficar parada patinando pela falta de peso na roda traseira! 8)
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

NESTOR/RS escreveu: Acho que vc raciocinou levando em consideração apenas o movimento da balança em seu ponto fixo (eixo) e então teremos apenas o movimento de alavanca, a ai sim, quanto mais longa a alavanca (balança) maior o ângulo (curso) percorrido em sua extremidade livre, pois não haverá o limitador que é o movimento de compressão e extensão da haste do amortecedor.

:wink:

Ou não??

foi isso q eu pensei, a roda percorre uma distancia maior (pra cima e pra baixo)! bom... sei-lah! :|

o curso do amortecedor continua o msm, o que muda eh a trajetoria (distancia total) da roda, ou seja o curso da suspa como um todo!!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

AP...vc ainda não captou que numa suspa não temos apenas o movimento de alavanca simples....e sim esse mesmo movimento, limitado pelo curso da haste do amortecedor... :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

ve se da pra entender o q eu quero dizer:

Imagem


soh pra ilustrar: o curso de suspa da toni eh +ou- 220/240mm... a haste do amortecedor nao movimenta 220/240mm, ela movimenta menos... quem movimenta 220/240mm eh o eixo/roda! :|



se eu tiver errado msm assim, me corrijam! :|
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Blz AP...vc ilustrou muito melhor que eu essa questão... :wink: =D>

Bem...analizando sob seu prisma, e admitindo que o aumento da balança proporciona um aumento de curso no eixo da roda (ângulo de trabalho), pq lá na haste do amortecedor o curso permanecerá o mesmo... :mrgreen: :wink: , vale lembrar que a balança funciona como uma alavanca (aqui temos uma adaptação do princípio da alavanca, já que o ponto de apoio tbém é o ponto inicial), e a física aplicada aqui, nos faz lembrar que quanto maior uma alavanca (balança) , para uma mesma força aplicada, maior será a força transmitida para o início dessa alavanca (eixo do quadro e consequentemente amortecedor em sí), o que na prática, estamos deixando a suspa cada vez mais macia com o aumento da balança, e assim, tirando cada vez mais a eficiência dessa suspa... :wink:

Realmente, como tão bem ilustrado por vc, quanto maior a balança, maior o curso da roda para um mesmo amortecedor... :wink:
E em contra-partida, para este mesmo amortecedor, quanto maior a balança, menor será sua eficiência...

Acho que, enfim, chegamos a um denominador comum... :wink:

=D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem