Balança maior pra DT 200 ???
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Eu tenho esse video salvo no meu pc, a noite quando chegar em casa posto o link do youtube, a DT é um canhão!!furia SM escreveu:Pow tentei achar o tal topico nao achei, mas tem um video de uma dt no youtube que isso, a bixa alem da balanca alongada, anda muuuuuuuuuuito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ivan Luiz escreveu:Alguem se lembra das WXT da Agrale???
Pois é, eu já tive o desprazer de fazer trilha com uma, aquela balança quilometrica dela matava a moto nas trilhas travadas. Qualquer curvinha travada tinha que manobrar! Mas como o charme da lazarenta era a balança de aluminio fui obrigado fazer uma obra nela.
Peguei amortecedor e links da xlx adaptei tudo e encurtei a balança de aluminio, deixando no tamanho da balança da xlx!
As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh
Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.
Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.
Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"
M = F x d
M = Momento de Torque
F = Força aplicada
d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
loko200 escreveu:chitola, vs que é ai do RS, sabe de alguém que manja de abrir as janelas da dt 200??? que carburador usar...etc.
alguém que esteja disposto a doar umas fotos pra gente... :D
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=14162
Veja se isso não ajuda!
bem lembrado... e alem de ficar mais mole, vai ter mais curso tb! deve ficar mais confortavel! :lol:Juliano escreveu:Ivan Luiz escreveu:Alguem se lembra das WXT da Agrale???
Pois é, eu já tive o desprazer de fazer trilha com uma, aquela balança quilometrica dela matava a moto nas trilhas travadas. Qualquer curvinha travada tinha que manobrar! Mas como o charme da lazarenta era a balança de aluminio fui obrigado fazer uma obra nela.
Peguei amortecedor e links da xlx adaptei tudo e encurtei a balança de aluminio, deixando no tamanho da balança da xlx!
As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh
Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.
Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.
Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"
M = F x d
M = Momento de Torque
F = Força aplicada
d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
Até ajuda, mas é pra dt 180, queria algo pra 200...Juliano escreveu:loko200 escreveu:chitola, vs que é ai do RS, sabe de alguém que manja de abrir as janelas da dt 200??? que carburador usar...etc.
alguém que esteja disposto a doar umas fotos pra gente... :D
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=14162
Veja se isso não ajuda!
to achando que ninguém fuça nesses motores, ou estão escondendo o jogo...
Na verdade o curso é o mesmo APGUELFI, afinal quem tem curso é o amortecedor e não a balança... a unica diferença é que vai dar final de curso antesAPGUELFI escreveu:bem lembrado... e alem de ficar mais mole, vai ter mais curso tb! deve ficar mais confortavel! :lol:Juliano escreveu:Ivan Luiz escreveu:Alguem se lembra das WXT da Agrale???
Pois é, eu já tive o desprazer de fazer trilha com uma, aquela balança quilometrica dela matava a moto nas trilhas travadas. Qualquer curvinha travada tinha que manobrar! Mas como o charme da lazarenta era a balança de aluminio fui obrigado fazer uma obra nela.
Peguei amortecedor e links da xlx adaptei tudo e encurtei a balança de aluminio, deixando no tamanho da balança da xlx!
As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh
Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.
Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.
Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"
M = F x d
M = Momento de Torque
F = Força aplicada
d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
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aqui a bruta de balança alongada:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/tA7uICmIviI&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/tA7uICmIviI&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
show demais essa DT! =P~
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/tA7uICmIviI&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/tA7uICmIviI&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
show demais essa DT! =P~
eu discordo!Ricardo Skolaude escreveu:Na verdade o curso é o mesmo APGUELFI, afinal quem tem curso é o amortecedor e não a balança... a unica diferença é que vai dar final de curso antesAPGUELFI escreveu:bem lembrado... e alem de ficar mais mole, vai ter mais curso tb! deve ficar mais confortavel! :lol:Juliano escreveu:
As WXT eram as "especiais" da época, já andei em algumas e eram uns canhão!!! - para a época, é claro - quadro com parede de 4mm? Eu achava que era maciço :lol: :lol: :lol: :lol: eheheh
Esse negócio de alongar balança começou com as DT180, segundo algumas pessoas, aumentando em torno de 30mm (milímetros!!!!!) a balança da DT180 melhorava a ciclística.
Daí como tem aqueles que gostam de fazer tudo que é possível na motoca, muita gente começou a alongar balança de tudo quanto é moto, mas sem nenhum critério.
Uma coisa é certa: alongar a balança vai aumentar o Momento (Torque) sobre o amortecedor, deixando a suspensão mais "mole"
M = F x d
M = Momento de Torque
F = Força aplicada
d = Distância do centro em relação ao vetor F (centro do eixo da roda ao centro do pino da balança)
se vc aumenta a balanca, a roda percorre uma distancia(pra cima e pra baixo) maior! ou seja, curso maior! como o Juliano falou, ela fica mais mole, dai concordo com vcs q deve dar fim de curso mais facil, mas o curso eh maior sim!
AP...o curso de uma suspensão é determinado diretamente pelo curso hábil da haste do amortecedor e/ou juntmente com o conjunto de links e suas angulações, portanto, quando esta haste tiver sido comprimida ao seu limite, é impossível fisicamente, que ela continue no seu curso de compressão, portanto, este é o limite de curso da suspa...não adinata vc aumentar a balança apartir desse momento...
Por sua vez, o limite inferior tbém é determinado pelo curso hábil da haste do amortecedor em sua máxima extensão e/ou pelos links e seus ângulos.
Um exemplo bem tosco:
Acho que vc raciocinou levando em consideração apenas o movimento da balança em seu ponto fixo (eixo) e então teremos apenas o movimento de alavanca, a ai sim, quanto mais longa a alavanca (balança) maior o ângulo (curso) percorrido em sua extremidade livre, pois não haverá o limitador que é o movimento de compressão e extensão da haste do amortecedor.
Ou não??
Por sua vez, o limite inferior tbém é determinado pelo curso hábil da haste do amortecedor em sua máxima extensão e/ou pelos links e seus ângulos.
Um exemplo bem tosco:
Acho que vc raciocinou levando em consideração apenas o movimento da balança em seu ponto fixo (eixo) e então teremos apenas o movimento de alavanca, a ai sim, quanto mais longa a alavanca (balança) maior o ângulo (curso) percorrido em sua extremidade livre, pois não haverá o limitador que é o movimento de compressão e extensão da haste do amortecedor.
Ou não??
NESTOR/RS escreveu: Acho que vc raciocinou levando em consideração apenas o movimento da balança em seu ponto fixo (eixo) e então teremos apenas o movimento de alavanca, a ai sim, quanto mais longa a alavanca (balança) maior o ângulo (curso) percorrido em sua extremidade livre, pois não haverá o limitador que é o movimento de compressão e extensão da haste do amortecedor.
Ou não??
foi isso q eu pensei, a roda percorre uma distancia maior (pra cima e pra baixo)! bom... sei-lah! :|
o curso do amortecedor continua o msm, o que muda eh a trajetoria (distancia total) da roda, ou seja o curso da suspa como um todo!!
Blz AP...vc ilustrou muito melhor que eu essa questão... =D>
Bem...analizando sob seu prisma, e admitindo que o aumento da balança proporciona um aumento de curso no eixo da roda (ângulo de trabalho), pq lá na haste do amortecedor o curso permanecerá o mesmo... :mrgreen: , vale lembrar que a balança funciona como uma alavanca (aqui temos uma adaptação do princípio da alavanca, já que o ponto de apoio tbém é o ponto inicial), e a física aplicada aqui, nos faz lembrar que quanto maior uma alavanca (balança) , para uma mesma força aplicada, maior será a força transmitida para o início dessa alavanca (eixo do quadro e consequentemente amortecedor em sí), o que na prática, estamos deixando a suspa cada vez mais macia com o aumento da balança, e assim, tirando cada vez mais a eficiência dessa suspa...
Realmente, como tão bem ilustrado por vc, quanto maior a balança, maior o curso da roda para um mesmo amortecedor...
E em contra-partida, para este mesmo amortecedor, quanto maior a balança, menor será sua eficiência...
Acho que, enfim, chegamos a um denominador comum...
=D>
Bem...analizando sob seu prisma, e admitindo que o aumento da balança proporciona um aumento de curso no eixo da roda (ângulo de trabalho), pq lá na haste do amortecedor o curso permanecerá o mesmo... :mrgreen: , vale lembrar que a balança funciona como uma alavanca (aqui temos uma adaptação do princípio da alavanca, já que o ponto de apoio tbém é o ponto inicial), e a física aplicada aqui, nos faz lembrar que quanto maior uma alavanca (balança) , para uma mesma força aplicada, maior será a força transmitida para o início dessa alavanca (eixo do quadro e consequentemente amortecedor em sí), o que na prática, estamos deixando a suspa cada vez mais macia com o aumento da balança, e assim, tirando cada vez mais a eficiência dessa suspa...
Realmente, como tão bem ilustrado por vc, quanto maior a balança, maior o curso da roda para um mesmo amortecedor...
E em contra-partida, para este mesmo amortecedor, quanto maior a balança, menor será sua eficiência...
Acho que, enfim, chegamos a um denominador comum...
=D>
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