Estator queimado! Quais as causas e soluções?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
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Estator queimado! Quais as causas e soluções?

Mensagem por GELOUS »

Fala galera, beleza?

Há dois finais de semana atrás, eu estava andando na minha moto e de repente ele apagou e não pegava mais na partida elétrica, só no tranco!

Mandei dar uma carga na bateria e neste final de semana fui andar, na rua! Andei um pouco, de repente, novamente, ela apagou e só pegava no tranco. Mas, um pouco depois, não pegava nem no tranco mais... não pegava de jeito nenhum.

Deixei no mecânico e ele me mostrou que o estator estava em curto e não estava jogando corrente para a bateria. Enfim, ou vou ter que comprar outro estator (que, imagino, deve ser uma fortuna) ou mandar "enrrolar" as bobinas novamente (que, imagino, deve ser mais barato, porém com qualidade menor).

Enfim, minha dúvida é a seguinte: o que pode ter feito o estator queimar? O que faço para previnir nova queima? Se mandar "enrrolar" novamente as bobinas, existe algum prejuízo técnico? Existe outro método que não seja comprar um novo ou enrrolar as bobinas? Serve o estator de alguma outra moto?

Pense num cara quebrado e triste! Já estava acostuma a não ter que gastar com moto, exceto revisão de rotina!

Valeu!
PERUCH
Moderador
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Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

GELOUS.
Conta melhor essa história ae.
To sabendo q não fo bem assim....
Fazendo fiasco no meio dos grandes.. aheuaehuaehauehauuae

Abração!
Felipe_RS
Super Membro
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Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Mensagem por Felipe_RS »

Gelous, pode enrolar sim. Se o servico for bem feito dura tanto quanto o original, ou um pouquinho menos so. Aqui o pessoal manda enrolar as bobinas das XT 225, estas enroladas duram mais que as originais e com um preco de 40% de uma original nova.

Quanto ao desemprenho, faz a mesma funcao.
jr
Membro
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Registrado em: 21 Julho 2005 à18 09:39

Mensagem por jr »

"GELOUS.
Conta melhor essa história ae.
To sabendo q não fo bem assim....
Fazendo fiasco no meio dos grandes.. aheuaehuaehauehauuae "

conta ai peruch :roll:
jr
Membro
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Mensagem por jr »

gelous, pesquisa primeiro cara! se a diferença não for grande não compensa comprometer a confiabilidade da moto. que ao meu ver é o maior atributo da tornado!
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

A magnetron tava fabricando bobinas para XT, talvez tenha pra tornado tbm!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Gelous....o serviço de enrolar as bobinas , se for feito por alguém experiente no ramo, fica show....sem problemas.... :wink:
Quanto a uma causa??? sinceramente, é novidade para mim este tipo de peça dar problema na Toni....este tipo de quebra é comum na XT225....que aconteçe por elevada temperatura de trabalho.... :shock:
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Olha eu sou tec. em eletrônica, já tive esse problema com a minha ex xt225, o que acontecia era que primeiro o bloco do motor aquece muito e não tem isolamento termico entre o corpo da bobina e o resto do motor, isso faz o verniz do fio derreter. outro problema é que alguns reguladores de tensão trabalham curto circuitando a entrada, ou seja cada vez que a tensão passa de 12 V o regulador coloca em curto as bobinas, assim a tensão cai a zero, claro que alguns usam uma pequena resistencia. Mas isso não traz nenhum dano ao sistema eletrica se a moto for usada na rotação estipulada pela fabrica, agora colocar um cano aberto e mais outras modificações onde a moto vai começar a trabalhar com rotações mais altas faz co que as bobinas aqueçam, pois trabalham acima da sua potencia maxima.

Mas pode mandar enrolar que se o trabalho for de qualidade a vida util vai ser maior que a das originais que são feitas para serem baratas e não duraveis.
Felipe 2Stroke
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à16 23:40

Mensagem por Felipe 2Stroke »

retificador/regulador e cdi defeituoso ou de competição, tambem sobrecarregam o estator.. é bom ficar de olho..
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

humm... na TM na quinta tinha um ser humando reclamando q uma bobina enrolada estava gerando muita carga e havia quimado a bateria nova q ele tinha colocado.... :|

Tenta a peça zero Km mesmo cara... :wink:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Bem, uma zero km estava fora de cogitação! Pagar 468,00 numa merreca é de doer! :x

Enrrolar também estava fróids! Isso porque eu não ficaria confiante no serviço!

Pois bem, o Fabrício arrumou um estator pra mim e salvou a pátria!

Quanto à causa, não sei o que ocorreu! Mas, pode ser qualquer coisa! Elétrica é de matar o peão! #-o Portanto, pedi pra revisar a parte elétrica toda, ver se não tem nenhum fio quebrado, se aterramento tá legal, se os contatos estão limpos etc! Espero não ter nenhum aborrecimento com isso! Pelo menos a bateria ainda tá legal! :D

Valeu galera!
Gargamel
Hyper Membro
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Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Bem, uma zero km estava fora de cogitação! Pagar 468,00 numa merreca é de doer!

Enrrolar também estava fróids! Isso porque eu não ficaria confiante no serviço!

Pois bem, o Fabrício arrumou um estator pra mim e salvou a pátria!
Putz, ainda bem hein bixo ???

Faca na caveira o preço da peça zerada !!

Mas enrolar ela tbem tinha q ser fora d cogitação !!!
Amaras
Membro
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Registrado em: 18 Outubro 2014 à15 23:37

Re: Estator queimado! Quais as causas e soluções?

Mensagem por Amaras »

Eu trabalho nessa área de bobinamento aqui em Pacoti - Ce.
Caso ainda não tenha a resposta, é simples: já falaram de aquecimento e com isso a um desgaste no esmalte do fio, então juntando isso com o micro pó de ferro que acontece com o uso normal do motor e junto com o óleo, (já no tempo de troca), então ocasiona curto entre as espiras (voltas do fio na bobina).
Quando eu faço bobinamento desses estatores eu dou um banho de resina garantindo assim a durabilidade e aumentando a resistência do esmalte, dou garantia no serviço.
Outra possível causa é retificador queimado fazendo retornar corrente para bobina e assim superaquece o estator, quando acelera, o voltímetro diminui a voltagem em vez de aumentar . Outra causa é problemas no chicote elétrico, fechando curto entre os polos da bobina e com isso aquecendo o estator. Essas são as ocorrências mais comuns.
Pode haver outras, tipo: eixo do virabrequim impenado, infiltração, magneto defeituoso (encostando no estator), instalação errada, e outras coisas que ainda não sei... kkkkk.
Se a resposta foi satisfatória, é isso. vrummmm vrummmm vrummmmm.......fui,,,,,, vrummmmmmmmmmmmmm
Rogério Garuti
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Fevereiro 2018 à58 16:36

Re: Estator queimado! Quais as causas e soluções?

Mensagem por Rogério Garuti »

Boa tarde a todos.
Tenho uma CB 500X 2014/2015 ela esta com 50.000 Km e hoje tive de trocar o estator, do nada ela apagou, só não morreu o motor, e a luz do painel que indica ABS começou a piscar, não tinha mais buzina nem pisca.
Levei ao mecânico e o diagnostico foi o estator, 700,00 reais gasto com uma peça que ao meu ver deveria durar pelo menos o dobro. além da dificuldade em achar.
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