Folga das válvulas(pessoal da Líder??)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Road-Runner
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Janeiro 2005 à48 23:58

Folga das válvulas(pessoal da Líder??)

Mensagem por Road-Runner »

Fala Galera, tudo bom?
Gostaria de saber qual folga eu posso deixar nas válvulas da XR 200(tanto na admissão quanto na de escape). 0,10 mm está bom ou deixo um pouco mais? Já que a moto é de trilha e esquenta bem...
Valew!
Road-Runner
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

A folga das válvulas da XR200, originalmente são:

:arrow: Admissão: 0.08mm
:arrow: Escape: 0.10m

Pode deixar as duas com 0.10mm....Acima disso a moto fica um pouco mais solta...mas a responsabilidade passa a ser do preparador... :twisted:

Abraços... :wink:
Road-Runner
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Janeiro 2005 à48 23:58

Mensagem por Road-Runner »

Beleza Fabrício, vou deixá-las com 0.10 mm mesmo.. até porque eu nem ando tão bem assim pra querer uma moto tão esperta... hehehehehe

Abraços,
Road-Runner
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

As pessoas pensam que as valvulas folgam com o tempo, mas na verdade elas ficam mais apertadas...

A valvula muito apertada não fecha direito, superaquecendo a valvula, empenando-a e ferrando com tudo...

Ela muito folgada faz um barulho dos infernos, tb não é bom, mas não é tão ruim quanto ela muito justa.

Verifique elas sempre... E com o motor frio gelado, de preferencia de manhã cedo antes do nevoeiro dissipar... 8 - )
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

tornado_tinkerer escreveu:As pessoas pensam que as valvulas folgam com o tempo, mas na verdade elas ficam mais apertadas...
Amigo , poderia me explicar como isso é possível?

Abraços.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

SPEED RACER escreveu:
tornado_tinkerer escreveu:As pessoas pensam que as valvulas folgam com o tempo, mas na verdade elas ficam mais apertadas...
Amigo , poderia me explicar como isso é possível?

Abraços.
Desgaste?
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Eu acho que com o desgaste ela tende a dar folga e não estrangular :roll: .
Mas que a moto com a folga filé e muito melhor isso não resta dúvidas, a válvula quando fecha ela dá um quicada e se a folga estiver justa ela perde mais compressão ainda, quando ela está no ponto certo essa quicada é bem menor, o que não deixaria a moto perder compressão. :idea:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabiano escreveu:Eu acho que com o desgaste ela tende a dar folga e não estrangular :roll: .
Mas que a moto com a folga filé e muito melhor isso não resta dúvidas, a válvula quando fecha ela dá um quicada e se a folga estiver justa ela perde mais compressão ainda, quando ela está no ponto certo essa quicada é bem menor, o que não deixaria a moto perder compressão. :idea:
A cabeça da valvula, em contato com a sede da valvula, no movimento de abre e fecha, desgasta ambos, tanto a valvula quanto a sede e então a valvula é puxada pela mola e vai em direção ao mecanismo de atuação (parafusos na XR200 e arruelas na Tornado, por exemplo). Em raros casos ela folga com o tempo... Mas não é o normal e é devido ao desgaste do parafusinho e do comando... Na Tornado e nas outras motos com regulagem a base arruelas, a arruela normalmente é trocada por uma mais fina...
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Preciso discordar disso !
Como é que uma coisa se desgasta e apresenta menos folga ?
É simples ver que vc está equivocado.
O comando passa por cima do tucho que por sua vez fica em cima da pastilha que fica em cima da cabeça da válvula.
O atrito da "ponta" do comando com o tucho (no caso da toni e twister) faz com que uma das peças ou ambas se desgastem (comando e/ou tucho), e com isso a folga entre o tucho e o comando seja aumentada fazendo com que o motor faça barulho de TEC TEC TEC .
Se fosse como vc disse , basta colocar pastilhas folgadas e ficar andando que elas se ajustam com o tempo .

Kd o pessoal da lider pra explicar isso direito ?????????

Abraços.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

SPEED RACER escreveu:Preciso discordar disso !
Como é que uma coisa se desgasta e apresenta menos folga ?
É simples ver que vc está equivocado.
O comando passa por cima do tucho que por sua vez fica em cima da pastilha que fica em cima da cabeça da válvula.
O atrito da "ponta" do comando com o tucho (no caso da toni e twister) faz com que uma das peças ou ambas se desgastem (comando e/ou tucho), e com isso a folga entre o tucho e o comando seja aumentada fazendo com que o motor faça barulho de TEC TEC TEC .
Se fosse como vc disse , basta colocar pastilhas folgadas e ficar andando que elas se ajustam com o tempo .

Kd o pessoal da lider pra explicar isso direito ?????????

Abraços.
O desgaste ocorre embaixo, na sede da valvula, não no comando, muito embora seja possível que ocorra desgaste no comando e a folga aumente, mas tanto a valvula quando o comando são feitos de um metal bem duro...

Vc já tentou empurrar uma valvula, para abrir, em um cabeçote desmontado (mas com as valvulas no lugar), com as mãos? Acho que todo mundo já tentou... hehehehe... Bem, vc não consegue. A(s) mola(s) exercem uma pressão muito grande. Agora imagine na hora que a valvula fecha. A mola puxa essa valvula em alta velocidade e a valvula (a parte de tras daquela parte redonda que fica em contato com a sede) se choca com uma força considerável contra a sede de válvula. Bem, com o tempo, a sede vai se desgastando, assim como a propria válvula, sendo o desgaste maior na valvula... Como a sede e a valvula vão se desgastando, a valvula vai "subindo", sendo puxada pela mola em direção ao comando... Esse impacto da valvula na sede, no momento que a valvula fecha é inúmeras vezes mais violento do que o impacto do parafusinho (ou da arruela) na cabeça da valvula. A cabeça da valvula não é atritada, ela é empurrada pra baixo em um movimento "reto", quem sofre o atrito da "raspagem" do comando são os balancins (tuchos, que seja...). Esses se desgastam e esse desgaste produz aumento da folga, mas esse desgaste é em velocidade menor do que o da sede da valvula e da valvula, até pelas temperaturas e pressões que existem nessas diferentes partes. Lembrando que o balancim (tucho) está banhado em óleo e a sede e a cabeça da valvula estão no meio da explosão, dentro do cilindro...

Valvulas paralelas, vagabundas e balancins de quinta categoria, vendidos sem embalagem, sem marca nem nada fazem a folga aumentar, concordo. Peças originais de qualidade fazem a folga diminuir. É simples verificar isso, basta vc ir lá em qq moto 100% original que já tenha uma certa km, as folgas quase sempre vão estar mais apertadas.

Nem eu nem vc estamos equivocados.... O mais comum é que as valvulas apertem, mas elas podem, em alguns casos, folgar, sua lógica é verdadeira, mas vc esqueceu onde o desgaste realmente ocorre...

As CRF450 (as YZF tb, eu acho, nao tenho certeza) vem com valvulas de titanio, originalmente de fábrica. O Ti é mais macio que o aço da sede, desgastando essas valvulas rapidamente, diminuindo a folga até o ponto onde a valvula não fecha completamente. O calor da valvula é dissipado quando ela encosta na sede. Se ela não fecha completamente, ela não dissipa o calor adequadamente. Vai pro saco o retentor e a propria valvula (popularmente, queima a valvula) e isso é algo que vc decididamente não quer que aconteça no seu motor. Existem no mercado paralelo valvulas de aço pra CRF para curar esse problema...

http://www.off-road.com/dirtbike/projec ... bblewhite/
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Eita [email protected]í vcs me deixam doido... #-o #-o #-o

Eu não sou nenhum mecânico...mas entedi o q o Tinkerer explicou muito bem....mas para falar a verdade, eu nunca, mas nunca vi uma moto usada estrangularem as válvulas... :-k :-k :-k

O Fabiano tb não...mas tirar a dúvida...resolvi ligar para um amigo, atual chefe a oficina da Honda....levei o problema para ele...q tb nunca viu uma moto ir "apertando" as válvulas com o uso....

Tinkerer..deixe-me perguntar uma coisa....Vc com o tempo verifica as folgas das suas válvulas???? Mas elas realmente estão com as folgas menores???
Eu agora fiquei sem saber pra onde vou 8-[ ....mas pra mim as pastilhas gastam, e as folgas aumentam...

Mas vamos ver se conseguimos chegar em um ponto comum...Nem q para isso façamos testes...hehehheheee :flak:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Acho q o caso seira que: a folga ocorre entre a valvula e a sede. Entre a valvula e a mola pode tanto ocorrer aperto qto folgar.

seria isso ???
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabrício escreveu:Eita [email protected]í vcs me deixam doido... #-o #-o #-o

Eu não sou nenhum mecânico...mas entedi o q o Tinkerer explicou muito bem....mas para falar a verdade, eu nunca, mas nunca vi uma moto usada estrangularem as válvulas... :-k :-k :-k

O Fabiano tb não...mas tirar a dúvida...resolvi ligar para um amigo, atual chefe a oficina da Honda....levei o problema para ele...q tb nunca viu uma moto ir "apertando" as válvulas com o uso....

Tinkerer..deixe-me perguntar uma coisa....Vc com o tempo verifica as folgas das suas válvulas???? Mas elas realmente estão com as folgas menores???
Eu agora fiquei sem saber pra onde vou 8-[ ....mas pra mim as pastilhas gastam, e as folgas aumentam...

Mas vamos ver se conseguimos chegar em um ponto comum...Nem q para isso façamos testes...hehehheheee :flak:
Esse tio aqui: http://www.dansmc.com/valveclearence.htm veja lá em "shim type adjusters", diz que as pastilhas não gastam... Eu tendo a acreditar nele, muito do que ele escreveu foi útil pra mim no passado...

Tanto minha NX quanto a XR apertam valvulas com o tempo... Se bem que a NX as vezes folga ente as medições... Estranho isso, não sei bem o que é, mas de todo jeito, o motor tem só 6mil km depois de totalmente retificado... Vou ficar de olho...

A XR já tá quase no limite... Tá apertando... E isso é preocupante... Minha moto é 100% original no quesito motor... Nunca foi aberta... É uma 02, tinha 12mil km qdo botei no barro, no finzinho de 2002, desde então, muitas trilhas e enduros...

Moto usada q vc diz, é usada *usada* ou usada "usada" com umas poucas dezenas de mil km? Usada *usada* que tá fumaçando e tudo? Ou usada "usada" que não faz *nenhum* barulho diferente? Vc já viu dono de moto com 2, 3 anos, que não faz nenhum barulho estranho, não vaza óleo, liga normal, etc, etc, ir em mecanico pra abrir um motor "que não faz barulhos anormais"? Eu nunca vi. Essa moto (pode) esta(r) com as valvulas apertadas demais... É aquela moto que de repente começa a fumaçar feito louca e qdo vc faz o orçamento, inevitavelmente tá lá, entre pistão aneis e juntas: valvulas, retentores, guias... Foi o caso da minha primeira moto na primeira vez que teve que fazer o motor... Eu era totalmente ignorante dessas coisas...

O manual de serviço (que é ignorado até pelos mecanicos da Honda... Alias, por quase todos os mecanicos, pois conheci um ex-chefe da mecanica da suzuki e qdo levei minha rm nele, levei tb o manual e ele disse "eu nao preciso disso" yeah.... ele decorou 300 paginas de cada manual de cada moto que ele sabe mexer - todas, segundo ele - impressionante não é? Queria eu ter essa memoria...) tem o procedimento correto de medição... QQ dúvida, basta ir nele... Alias... Mesmo sem duvida é bom dar uma conferida...

Eu tenho uns amigos que manjam um pouco de moto, mandei um email pra alguns pedindo umas explicações técnicas mais detalhadas, links, fotos, etc... Eu, como disse, não sou engenheiro nem profissional... Pena que o cara que melhor me respondeu, Volker, é alemão...
http://www.rrr.de/~agento/technical/sc_ventile.htm
mas vc pode ir no google, tem um link pra traduzir, ele traduz tudinho... Ele explica sobre a KTM LC4, fala das valvulas que apertam com o tempo...

goog, das zu Ihnen googling ist!!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Veja lá pra nós Tinkerer...realmente será uma novidade pra mim...

Isso vai melhorar e muito a qualidade do fórum...Pouquíssimas pessoas sabem disso...

Um abraço... :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Fala tinkerer !
Cara , realmente eu nunca tinha pensado no que vc disse ....
Apesar de eu sempre ver a folga aumentar o que vc diz faz todo sentido e é completamente possível de acontecer .

Abraços a todos.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

galera o negocio é o seguinte. o aumento da folga das valvulas é causado pelo desgaste de comando e balancins. Qdo a valvula "enforca" é porque ela e a sede se desgastaram principalmente por altos giros e impurezas da admissao. poeira e areia! mecanico sofre
:shock:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem