Sistema de transmissão

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Sistema de transmissão

Mensagem por hideo »

alguem ai sab ecomo faze pra coloca um sistema de transmissão tipo de carro em um motor de biz?
tipo eu vo coloca em mini buggy ai ia se mais facil
valew
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

aff, santa gambiarra, batman!

já vi motor de moto em kart, usam a transmissao original... Até pq, nao sei se vc sabe, mas poucas motos tem a transmissao separada do motor (sendo a Harley Davidson e algumas BMW as unicas que me vem a mente no momento). A esmagadora maioria das motos (praticamente todas as pequenas) tem a transmissao dentro do mesmo "pacote", o motor da biz já vem com sua transmissao rotativa de 4 marchas sem embragem, ou melhor, com embreagem automatica, a la Mercedes Classe A.

Usa um varão e faz adaptação de uma alavanca de marcha, fica sequencial igual carro de rally. Um pouquinho de engenharia e fica um resultado legal.

-- Spode
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

eu sei q a BIZ tem transmissão dentro, mas ja q eu vo adapta no buggy eu queria sabe como eu faço pra passar a marcha ja que o motor antigo so tinha frente ré e neutro.
ai eu tava pensando em coloca um cabo de aço pra faze isso mas naum consigo pansa no esquema.
me ajuda ae, nem tenho curso de mecanica
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

e era com polia
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

spode escreveu: Usa um varão e faz adaptação de uma alavanca de marcha, fica sequencial igual carro de rally. Um pouquinho de engenharia e fica um resultado legal.

-- Spode
tbem acho a melhor idéia... fica igual kart...

em karts eles fazem até troca de marcha no volante, tipo umas orelhinhas atras do volante, fica mt legal...
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

hideo escreveu:eu sei q a BIZ tem transmissão dentro, mas ja q eu vo adapta no buggy eu queria sabe como eu faço pra passar a marcha ja que o motor antigo so tinha frente ré e neutro.
ai eu tava pensando em coloca um cabo de aço pra faze isso mas naum consigo pansa no esquema.
me ajuda ae, nem tenho curso de mecanica
Cara se tá dificil bolar o esquema pra fazer a alavanca imagine pra bolar um cambio fora do motor.
Então eu já vi aquelas Gaiolinhas de cross com motor de DT200, o cara fez esse esquema do varão com uma alavanca bem precaria mesmo, a parada lá tinha até a embreagam no Pé.
No seu caso que é automatico é mais facil ainda. É só vc ter máquina de solda e paciencia.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

nananananna.... faz assim ó..

Pega um motor com caixa, ou então se consegue até colocar uma caixa separada, usamos assim no minibaja da faculdade... é uma caixa de dt180 colocada de cabeça para baixo. Mas nada impede de vc montar um motor 125cc completinho, fica mais fácil..

Para as trocas de marcha, não utilize alavanças com hastes até o motor, utilize cabos de aço de máquinas agrícolas, eles servem para forças de tração e compressão, ou seja, empurra e puxa.. fica 10. O nosso minibaja é um dos únicos na competição do país a utilizar o sistema de caixa de transmissão, e o desempenho se comparado a outros veículos é excelente, pois é muito mais pesado (falha de projeto) e não tem preparação de motor (é proibido mas a maioria faz... só consultar a Samacar em SP que eles tem um monte lá).

Orelhas atrás do volante vão servir só para incomodar, e o custo será alto para fazer algo que funcione mesmo, sem gambiarra. Coloca a alavanca ao lado do piloto e puxe até a caixa com o cabo de aço (posso até tentar conseguir ele aqui para vc). O segredo da embreagem é a regulagem do braço dela, talvez terá dificuldades quando ao engate, pois hora ficará patinando, hora não terá embreagem, mas é questão de regulagem. Faça bem feito, gaste um pouco mais mas faça uma vez só. Nunca quebramos caixa aqui, ao contrário de outros competidores que tentaram fazer igual.
Abraços.
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

O sistema q ta agora tem um pedaço de ferro q ta ligado em uma polia. Mas sera q cabo de aço da certo? Eu tenho q usa cabo e mais oq? Tipo é so coloca dentro do motor na parte de transmissão? Eu vi no ML um kart com um esquema de passa a marcha no volante mesmo e achei da hora ai era liga por cabo, era um motor RD135.
Se alguem ai pode me explicar melhor com fotos o esquema eu agradeço, valew
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Porque tu não bota logo um motor de RD 135?

Ai da pra aproveita tudo que o pessoal do kart ja fez, pra kart tem opção de passar marcha no volante por borboletas, igual F1 e tem também por alavanca sequencial igual StockCar, o segundo é mais simples e mais barato.

Um motor de RD 135 na Gal Osorio com nota sai uns 450 reais com garantia, ja procurei pra por na minha moto.
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

mas num pode se o motor de BIZ mesmo, num é o mesmo sistema?
e eu quero um motor ate no maximo R$150,00, perdia o motor de 100,00 zerado
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

hideo escreveu:O sistema q ta agora tem um pedaço de ferro q ta ligado em uma polia. Mas sera q cabo de aço da certo? Eu tenho q usa cabo e mais oq? Tipo é so coloca dentro do motor na parte de transmissão? Eu vi no ML um kart com um esquema de passa a marcha no volante mesmo e achei da hora ai era liga por cabo, era um motor RD135.
Se alguem ai pode me explicar melhor com fotos o esquema eu agradeço, valew
Vc conecta o cabo a haste da alavanca do câmbio na caixa, não mexe em nada dentro do motor, ai o cabo empurra e puxa a alavanca do cambio, e lá na frente vc conecta a alavanca do piloto, que movimenta o cabo.
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

Mas o cabo tem q se de maquina agricola? e aonde vende esse cabo?
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

aaa esqueci, o sistema vai tipo fica daqueles carros automaticos? e o cabo na hora q fo reduzi vai da certo? sera q vai reduzi o cabo vai afroxa e ai como fica, nem sei como é esse cabo, valew
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

esse cabo é como um cabo de embreagem, porém muito mais resistente, e pode ser "empurrado", ou seja, não vai se afrouxar...
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

entaum e o cabo agricola?
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

Tenho q dize q este forum sim é bom os caras aqui responde tudo, ja fui no otro forum tenta arranja umas respostas e os caras tavam nem ai(www.4x4brasil.com.br) mas esse sim todo mundo da atenção Valew
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o cabo não sei de que máquina é, se é de colhedora, trator ou plantadeira.. mas existe sim, tem mais ou menos 1,5m a 2m. Como se fossem cabos de embreagem automotiva, porém mais grossos e menos flexiveis..
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

eu num to entendendo, esse cabo e aquele cabo q tipo é um pedaço de ferro ou é um cabo de aço mesmo, pq aqui em casa tem trator e gerador e pra acelera eles usa um cabo de ferro e naum um cabo de aço ai eu naum sei o da embreagem, ja comprei uma vez um cabo d eembreagem pra monta um cabo de freio para o mini buggy, e quando ele afroxa ele nem freia, mas se fo q nem eu acho q é, um cabo de ferro ai sim da certo, porque ele naum fica banbo e se fo pra frente e pra tras é mesma coisa
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

não é de ferro não, é de aço, mas um pouco diferente do que vc conheçe, tipo, normalmente os cabos são utilizados com forças de tração (puxando), mas esse consegue ser comprimido (empurrado) sem dobrar, afrouxar ou algo parecido, pois ele está dentro de um tubo tb flexivel, na hora que vc empurra ele, ele tenta afrouxar, mas o cabo de aço então bate na parede do tubo, que não tem folga para ele ceder, ou seja, ele acaba transferindo o movimento de uma ponta a outra, é tranquilo, usamos aqui e nunca tivemos problemas.
hideo
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 09 Janeiro 2007 à29 14:45

Mensagem por hideo »

MAS EU ACHO Q EU DEZISTO, FUI NA GENERAL OSORIO E EU NUNCA TINHA VISTO UNS MOTOR MAIS CARO DO QUE OS Q TEM LA 600,00 UM MOTOR DE BIZ EU NAUM PAGO, COM 600,00 EU COMPRO A BIZ INTEIRA!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem