Sistema de transmissão
Sistema de transmissão
alguem ai sab ecomo faze pra coloca um sistema de transmissão tipo de carro em um motor de biz?
tipo eu vo coloca em mini buggy ai ia se mais facil
valew
tipo eu vo coloca em mini buggy ai ia se mais facil
valew
aff, santa gambiarra, batman!
já vi motor de moto em kart, usam a transmissao original... Até pq, nao sei se vc sabe, mas poucas motos tem a transmissao separada do motor (sendo a Harley Davidson e algumas BMW as unicas que me vem a mente no momento). A esmagadora maioria das motos (praticamente todas as pequenas) tem a transmissao dentro do mesmo "pacote", o motor da biz já vem com sua transmissao rotativa de 4 marchas sem embragem, ou melhor, com embreagem automatica, a la Mercedes Classe A.
Usa um varão e faz adaptação de uma alavanca de marcha, fica sequencial igual carro de rally. Um pouquinho de engenharia e fica um resultado legal.
-- Spode
já vi motor de moto em kart, usam a transmissao original... Até pq, nao sei se vc sabe, mas poucas motos tem a transmissao separada do motor (sendo a Harley Davidson e algumas BMW as unicas que me vem a mente no momento). A esmagadora maioria das motos (praticamente todas as pequenas) tem a transmissao dentro do mesmo "pacote", o motor da biz já vem com sua transmissao rotativa de 4 marchas sem embragem, ou melhor, com embreagem automatica, a la Mercedes Classe A.
Usa um varão e faz adaptação de uma alavanca de marcha, fica sequencial igual carro de rally. Um pouquinho de engenharia e fica um resultado legal.
-- Spode
eu sei q a BIZ tem transmissão dentro, mas ja q eu vo adapta no buggy eu queria sabe como eu faço pra passar a marcha ja que o motor antigo so tinha frente ré e neutro.
ai eu tava pensando em coloca um cabo de aço pra faze isso mas naum consigo pansa no esquema.
me ajuda ae, nem tenho curso de mecanica
ai eu tava pensando em coloca um cabo de aço pra faze isso mas naum consigo pansa no esquema.
me ajuda ae, nem tenho curso de mecanica
tbem acho a melhor idéia... fica igual kart...spode escreveu: Usa um varão e faz adaptação de uma alavanca de marcha, fica sequencial igual carro de rally. Um pouquinho de engenharia e fica um resultado legal.
-- Spode
em karts eles fazem até troca de marcha no volante, tipo umas orelhinhas atras do volante, fica mt legal...
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- Mega Membro
- Mensagens: 5213
- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
Cara se tá dificil bolar o esquema pra fazer a alavanca imagine pra bolar um cambio fora do motor.hideo escreveu:eu sei q a BIZ tem transmissão dentro, mas ja q eu vo adapta no buggy eu queria sabe como eu faço pra passar a marcha ja que o motor antigo so tinha frente ré e neutro.
ai eu tava pensando em coloca um cabo de aço pra faze isso mas naum consigo pansa no esquema.
me ajuda ae, nem tenho curso de mecanica
Então eu já vi aquelas Gaiolinhas de cross com motor de DT200, o cara fez esse esquema do varão com uma alavanca bem precaria mesmo, a parada lá tinha até a embreagam no Pé.
No seu caso que é automatico é mais facil ainda. É só vc ter máquina de solda e paciencia.
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- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
nananananna.... faz assim ó..
Pega um motor com caixa, ou então se consegue até colocar uma caixa separada, usamos assim no minibaja da faculdade... é uma caixa de dt180 colocada de cabeça para baixo. Mas nada impede de vc montar um motor 125cc completinho, fica mais fácil..
Para as trocas de marcha, não utilize alavanças com hastes até o motor, utilize cabos de aço de máquinas agrícolas, eles servem para forças de tração e compressão, ou seja, empurra e puxa.. fica 10. O nosso minibaja é um dos únicos na competição do país a utilizar o sistema de caixa de transmissão, e o desempenho se comparado a outros veículos é excelente, pois é muito mais pesado (falha de projeto) e não tem preparação de motor (é proibido mas a maioria faz... só consultar a Samacar em SP que eles tem um monte lá).
Orelhas atrás do volante vão servir só para incomodar, e o custo será alto para fazer algo que funcione mesmo, sem gambiarra. Coloca a alavanca ao lado do piloto e puxe até a caixa com o cabo de aço (posso até tentar conseguir ele aqui para vc). O segredo da embreagem é a regulagem do braço dela, talvez terá dificuldades quando ao engate, pois hora ficará patinando, hora não terá embreagem, mas é questão de regulagem. Faça bem feito, gaste um pouco mais mas faça uma vez só. Nunca quebramos caixa aqui, ao contrário de outros competidores que tentaram fazer igual.
Abraços.
Pega um motor com caixa, ou então se consegue até colocar uma caixa separada, usamos assim no minibaja da faculdade... é uma caixa de dt180 colocada de cabeça para baixo. Mas nada impede de vc montar um motor 125cc completinho, fica mais fácil..
Para as trocas de marcha, não utilize alavanças com hastes até o motor, utilize cabos de aço de máquinas agrícolas, eles servem para forças de tração e compressão, ou seja, empurra e puxa.. fica 10. O nosso minibaja é um dos únicos na competição do país a utilizar o sistema de caixa de transmissão, e o desempenho se comparado a outros veículos é excelente, pois é muito mais pesado (falha de projeto) e não tem preparação de motor (é proibido mas a maioria faz... só consultar a Samacar em SP que eles tem um monte lá).
Orelhas atrás do volante vão servir só para incomodar, e o custo será alto para fazer algo que funcione mesmo, sem gambiarra. Coloca a alavanca ao lado do piloto e puxe até a caixa com o cabo de aço (posso até tentar conseguir ele aqui para vc). O segredo da embreagem é a regulagem do braço dela, talvez terá dificuldades quando ao engate, pois hora ficará patinando, hora não terá embreagem, mas é questão de regulagem. Faça bem feito, gaste um pouco mais mas faça uma vez só. Nunca quebramos caixa aqui, ao contrário de outros competidores que tentaram fazer igual.
Abraços.
O sistema q ta agora tem um pedaço de ferro q ta ligado em uma polia. Mas sera q cabo de aço da certo? Eu tenho q usa cabo e mais oq? Tipo é so coloca dentro do motor na parte de transmissão? Eu vi no ML um kart com um esquema de passa a marcha no volante mesmo e achei da hora ai era liga por cabo, era um motor RD135.
Se alguem ai pode me explicar melhor com fotos o esquema eu agradeço, valew
Se alguem ai pode me explicar melhor com fotos o esquema eu agradeço, valew
Porque tu não bota logo um motor de RD 135?
Ai da pra aproveita tudo que o pessoal do kart ja fez, pra kart tem opção de passar marcha no volante por borboletas, igual F1 e tem também por alavanca sequencial igual StockCar, o segundo é mais simples e mais barato.
Um motor de RD 135 na Gal Osorio com nota sai uns 450 reais com garantia, ja procurei pra por na minha moto.
Ai da pra aproveita tudo que o pessoal do kart ja fez, pra kart tem opção de passar marcha no volante por borboletas, igual F1 e tem também por alavanca sequencial igual StockCar, o segundo é mais simples e mais barato.
Um motor de RD 135 na Gal Osorio com nota sai uns 450 reais com garantia, ja procurei pra por na minha moto.
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- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Vc conecta o cabo a haste da alavanca do câmbio na caixa, não mexe em nada dentro do motor, ai o cabo empurra e puxa a alavanca do cambio, e lá na frente vc conecta a alavanca do piloto, que movimenta o cabo.hideo escreveu:O sistema q ta agora tem um pedaço de ferro q ta ligado em uma polia. Mas sera q cabo de aço da certo? Eu tenho q usa cabo e mais oq? Tipo é so coloca dentro do motor na parte de transmissão? Eu vi no ML um kart com um esquema de passa a marcha no volante mesmo e achei da hora ai era liga por cabo, era um motor RD135.
Se alguem ai pode me explicar melhor com fotos o esquema eu agradeço, valew
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Tenho q dize q este forum sim é bom os caras aqui responde tudo, ja fui no otro forum tenta arranja umas respostas e os caras tavam nem ai(www.4x4brasil.com.br) mas esse sim todo mundo da atenção Valew
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
eu num to entendendo, esse cabo e aquele cabo q tipo é um pedaço de ferro ou é um cabo de aço mesmo, pq aqui em casa tem trator e gerador e pra acelera eles usa um cabo de ferro e naum um cabo de aço ai eu naum sei o da embreagem, ja comprei uma vez um cabo d eembreagem pra monta um cabo de freio para o mini buggy, e quando ele afroxa ele nem freia, mas se fo q nem eu acho q é, um cabo de ferro ai sim da certo, porque ele naum fica banbo e se fo pra frente e pra tras é mesma coisa
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
não é de ferro não, é de aço, mas um pouco diferente do que vc conheçe, tipo, normalmente os cabos são utilizados com forças de tração (puxando), mas esse consegue ser comprimido (empurrado) sem dobrar, afrouxar ou algo parecido, pois ele está dentro de um tubo tb flexivel, na hora que vc empurra ele, ele tenta afrouxar, mas o cabo de aço então bate na parede do tubo, que não tem folga para ele ceder, ou seja, ele acaba transferindo o movimento de uma ponta a outra, é tranquilo, usamos aqui e nunca tivemos problemas.
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