Sobre a quebra das engrenagens do câmbio da tornado.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Sobre a quebra das engrenagens do câmbio da tornado.

Mensagem por diabo2 »

Tava navegando no google e encontrei as seguintes informações num site...

"... Um dos principais motivos do volante inercial, nos veículos, é reduzir os impactos provenientes da aceleração e desaceleração do virabrequim, devido a combustão do motor, de forma que as engrenagens da caixa de câmbio tenham uma vida útil maior, com uma menor dimensão. A retirada deste, prejudica por isso, a caixa de redução que tenha sido instalada no motor, pois aumenta a intensidade das pancadas recebidas por esta, devido a maior diferença entre a aceleração e desaceleração do virabrequim... "

Seguindo esse raciocínio quem tiver uma tornado e preza pela saúde das engrenagens, principalmente a terceira né, naum alivie o magneto.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Seguindo esse raciocínio quem tiver uma tornado e preza pela saúde das engrenagens, principalmente a terceira né, naum alivie o magneto.
soh entendi essa parte...
8) 8) 8) 8)
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

AuaTT escreveu:
Seguindo esse raciocínio quem tiver uma tornado e preza pela saúde das engrenagens, principalmente a terceira né, naum alivie o magneto.
soh entendi essa parte...
8) 8) 8) 8)
entendi que aliviando o volante para ganho de giro mais rápido, o cambio sofre mais, pois mais energia é depositada em um curto intervalo de tempo, forçando a engrenagem.


é isso?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

é isso aí Gustavo 8)
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

foi o q eu entendi...

engenheiro devia estudar redação na faculdade, assim como medico devia estudar caligrafia...

-- spode
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Não é isso.
O que quebra as engrenagens não é o giro subir rápido e sim o aumento do freio motor.
Acelera rápido e vc tira a mão dá um tranco na transmissão.
Quanto maior o magneto maior a inércia então vc tira a mão e o motor demora para cair o giro por causa da massa inercial.
Se vc retira material o giro cai mais rápido aumenta o freio motor e aumenta o tranco na transmissão quebrando as engrenagens.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

díabo, se você retira material o giro cai mais rápido e aumenta freio motor. Mas o contrário não deixa de ser verdadeiro. Acelerando o giro também sobe rápido! seja indo ou vindo, a força é maior na engrenagem.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Mas o problema na verdade segundo o enunciado do texto não é esse.
O que reduz a vida útil das engrenagens do câmbio é uma maior diferença entre a aceleração e a desaceleração.
Quem anda de tornado em motocross e crosscountry é comum fazer isso pra ajudar na frenagem. Vc vem no final da reta em quarta marcha e reduz para terceira e desembrea a moto. Ela dá aquela segurada que é o uso do freio motor. Quanto mais leve o magneto menor a inércia e consequentemente maiores os choques na transmissão vindos de uma aceleração para uma desaceleração brusca.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

A recíproca realmente é verdadeira, porém, em termos práticos a única situação que isso realmente ocorre é na largada que vc está estático e sai para uma aceleração brusca.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

a juncao das duas coisas (aceleracao e desaceleracao) faz com que quebre o cambio? porem, a desaceleraçao (freio motor) e muito muito muito mais brusca q a aceleracao, Por isso que o DIABO falou " em temos praticos" . na realidade a desaceleraçao força mais significativamente o cambio!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

não esta mais aqui quem falou! eheheehe
Sussumu Gondo
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 29 Julho 2005 à55 12:58

Mensagem por Sussumu Gondo »

E AI GALERA A MINHA TONI JÁ QUEBOU 03 VEZES A ENGRENAGEM DA TERCEIRA, ATÉ A ÚLTIMA FOI DA ROMAQ E TAMBÉM QUEBROU, MAS AGORA COLOQUEI TUDO ORIGINAL DA HONDA MESMO A 3º E 4º ENGRENAGEM , MAS ESTOU TESTANDO UM OUTRO TIPO DE RELAÇÃO.
PINHÃO 12 X COROA 53 DENTES, ENTAUM EU NEM USO MAIS A 3º MARCHA SOMENTE QUANDO ELA PARA AÍ TEM QUE REDUZIR..MAS VAMOS VER ALGUÉM TEM QUE TESTAR......COLOQUEI FAZ 02 SEMANAS , VAMOS VER ATÉ QUANTOS MESES VAI AGUENTAR OU QUANTOS ANOS QUEM SABE....HEHEHEHEHE..
TORNADO/KIT 293 MASTER/COMANDO FERZZA(ALTO GIRO)/MAGNETO ALIVIADO/CARBURA 38MM/CABEÇOTE ABERTO E PREPARADO/FILTRO AR ANKER/ESCAPE 788/SUSPENSÃO DIANTEIRA E TRAZEIRA PRORACING.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Depende do freio motor as engrenagens então depende do quanto que a moto tá freando com a relação atual.
Com essa relação a moto vai perder um pouco da linearidade porque num vai dar pra andar esticando as marchas. Quando vc pensa em acelerar já terminou e tem que jogar a próxima. Outra a coisa a se considerar é que uma coroa 53 de aço é bem mais pesada que uma 48 e isso vai causar um pouco de perda de giro.
O que vai se notar é que nas saídas de curva a sua moto vai ser bem mais forte que as outras, porém, nas retas as outras vão render bem mais.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Sobre o freio motor eu acho muito pouco provável q ocasione a quebra!
Nas várias engrenagens q vimos quebrar aqui, inclusive da ROMAQ, notamos q o desgaste sempre acontece no sentido da tração e não na desaceleração! Ja fabricamos inclusive engrenagens mais largas e não resolveu!! Então o negócio é não deixar as Tonis muito fortes!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Claro que a quebra sempre vai ser no sentido rotacional. A não ser que alguem consiga acelerar de ré em terceira marcha. O que creio que aconteça é que a desaceleração mais acentuada pela menor inércia do volante pela retirada do material cause fadiga nas engrenagens provocando micro-fissuras e a consequente quebra no momento que exige mais torque. O desgaste natural da engrenagem sempre vai ser no sentido rotacional porque ela só gira pra um lado.
Jsimbalista
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 17 Setembro 2005 à05 20:28

Mensagem por Jsimbalista »

Sussumu Gondo escreveu:E AI GALERA A MINHA TONI JÁ QUEBOU 03 VEZES A ENGRENAGEM DA TERCEIRA, ATÉ A ÚLTIMA FOI DA ROMAQ E TAMBÉM QUEBROU, MAS AGORA COLOQUEI TUDO ORIGINAL DA HONDA MESMO A 3º E 4º ENGRENAGEM , MAS ESTOU TESTANDO UM OUTRO TIPO DE RELAÇÃO.
PINHÃO 12 X COROA 53 DENTES, ENTAUM EU NEM USO MAIS A 3º MARCHA SOMENTE QUANDO ELA PARA AÍ TEM QUE REDUZIR..MAS VAMOS VER ALGUÉM TEM QUE TESTAR......COLOQUEI FAZ 02 SEMANAS , VAMOS VER ATÉ QUANTOS MESES VAI AGUENTAR OU QUANTOS ANOS QUEM SABE....HEHEHEHEHE..
TORNADO/KIT 293 MASTER/COMANDO FERZZA(ALTO GIRO)/MAGNETO ALIVIADO/CARBURA 38MM/CABEÇOTE ABERTO E PREPARADO/FILTRO AR ANKER/ESCAPE 788/SUSPENSÃO DIANTEIRA E TRAZEIRA PRORACING.
Você tem a engrenagem quebrada?
Tem como tirar umas fotos, dela inteira e um detalho dos dentes quebrados?
Só pra ter uma idéia da ruptura.

at+

Jefferson
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

A que eu ví tinha quebrado 3 dentes.
Só de tirar o cilindro já dava pra ver o estrago.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem