Dúvida: Motor da XR 200R vs. CRF 230.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Dúvida: Motor da XR 200R vs. CRF 230.

Mensagem por GELOUS »

Alguém aqui já viu um motor de CRF 230 aberto? E da XR?

Tenho algumas dúvidas:

1ª) A parte de cima (externamente, pelo menos) parece igual. É verdade? As motos tem a parte de cima (cilindro e cabeçote) igual?

2ª) Os kits para utilização na CRF servem na XR? O pino do pistão de ambas tem o mesmo tamanho? E a altura do pistão?

3ª) A parte de baixo é igual? Dá pra colocar na XR, por exemplo, aquele kit 260 para CRF 230, que é composto de biela, cilindro, pistão e anéis?

Valeu!
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

GELOUS pelo oq eu sei a parte externa eh a msm,ou seja,o motor eh o msm,o OHC da Honda,mas o da CRFzinha tem um pistaum maior,o comando eh diferente e pelo oq eu jah ouvi dizer a biela tb eh diferente!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

O comando eu tenho quase certeza que é igual. Minha dúvida maior é com relação à biela, virabrequim, pois acho que esses sim são diferentes. Mas, tenho dúvidas.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

GELOUS axava ki o comando mudava tb,tipo,um mais bravo!
e a biela tenhu kuasi ctz ki o pino dela eh maior!

tah taum interessado sobre a CRFzinha...vai montar uma eh?
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Não... vou comprar uma Xrinha e fazer uma motinha legal... devagar vou deixando ela TOP. :P
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Vamos lá.
Biela 2mm maior.
Cilindro 2mm maior.
Pino 15mm.
Parte de baixo. Mesma coisa.
Todas as peças são intercambiáveis.
Essa diferença de 2mm se explica por causa do curso do vira.
XR - 62mm CRF - 66mm. 4mm a mais de curso sendo que como sobe 2mm e desce 2mm é compensado no cilindro e na biela.
Deste modo. Se vc quer transformar o motor da xrinha num de crf230 precisa. Dum virabrequim, cilindro, pistão e biela da crf230.
Mas... eu conheço receitas bem diferentes pra tu fazer do motor da xr mais forte do que o da 230 sem mexer nessas coisas ae.
danilobueno27
Membro
Mensagens: 673
Registrado em: 29 Outubro 2006 à53 15:29

Mensagem por danilobueno27 »

ii tem como colocar 6 marchas na x-érrinha??
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

diabo2 escreveu:Vamos lá.
Biela 2mm maior.
Cilindro 2mm maior.
Pino 15mm.
Parte de baixo. Mesma coisa.
Todas as peças são intercambiáveis.
Essa diferença de 2mm se explica por causa do curso do vira.
XR - 62mm CRF - 66mm. 4mm a mais de curso sendo que como sobe 2mm e desce 2mm é compensado no cilindro e na biela.
Deste modo. Se vc quer transformar o motor da xrinha num de crf230 precisa. Dum virabrequim, cilindro, pistão e biela da crf230.
Mas... eu conheço receitas bem diferentes pra tu fazer do motor da xr mais forte do que o da 230 sem mexer nessas coisas ae.
Então grita! :mrgreen:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Como o Diabo2 disse a biela e cilindo são maiores, de resto é igual, inclusive o cabeçote é igualzinho sendo assim o comando é o mesmo, tanto que o pessoal que fa comando preparados, faz o mesmo pra XR e CRF, mas as lojas vão no marketing e vendem um Comando que é o mesmo tipo muito mais caro, pois a moto é novidade.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Gelous, eu acho que vc tá certinho em pegar uma XR e fazer ela top. se vc gastar uns 4 conto em preparação ainda vai ter uma moto TOP mais barata que a CRF.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Diabo2 e Guilherme, na verdade eu não quero transformar a XR em uma CRF 230 não. Minha dúvida se eram iguais os motores é porque eu queria aproveitar os kits que estão disponíveis pra CRF, como o 260 da Master, por exemplo! :mrgreen:

Mas, tenho achado umas opções interessantes para a própria XR. Talvez um kitzinho 245cc, com comando bravo, uma preparação no cabeçote e no carburador, um trabalho na caixa do filtro de ar, com um filtro de boa qualidade e um bom conjunto de escape (inox)/ponteira acho que já dá conta do recado! :P

Tô pesquisando pra fazer tudo direitinho! :wink:
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

o kit 245 é o mesmo que o 260 a diferença é o vira.
Ambos usam pistão da xt225.
Dae tu vai ter duas opções.
Ou embucha o pino ou abre a biela 1mm. pq o pistao é pino 16.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Diabo2, na verdade os kits 245 já vêm com Biela! :wink: Bucha no pino eu nunca colocarei, isso é certo. :wink:
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Isso é tb, porque gera uma sobre vida ao motor de nossas XRinhas ! Vai ter peças no mercado por mais tempo !


Galera, eu sei que aumentar a cc diminui a vida útil do motor, mas um kit de 220 usado em uma moto de rua, que não anda em condiçoes extremas, não anda só em giro alto e marchas baixas, etc. A minha por exenplo, eu uso para passeios de fim de semana, uma estyaradinha de vez em quando, e nunca faço trilha. A durabilidade nesse caso tb seria muito prejudicada ?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Depende do kit.
Uma grande parte dos kits 220 são feito com pistão da 7 galo usando uma bucha redutora de 17 para 15.
Já ví alguns que com o tempo começa a ter uns barulhos que basicamente é o desgaste da bucha.
Isso foi resolvido só fazendo uma nova bucha e a moto voltou a rodar normalmente.
O único problema é que num tem como tirar o cabeçote da xr200 sem tirar o motor todo do quadro. E isso dá um pouco mais de mão de obra.
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

HUmmmm e vem cá, existem outros tipos de "venenos" simples pra XR ? trocar so o comando, adianta alguma coisa ? Outro detalhe que esqueci é o consumo para mim que uso a moto na rua, o consumo é um fator a ser analisado, hehe acho que as prepareções não combinam com moto de rua simples, hehehe
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Fiz uma preparação na minha XR que acho que vai gostar:
Pistão de Bross 150cc c/ 1 mm, trabalho nos dutos do cabeçote, calço nas molas das valvulas, comando 330 c/ 7 mm de lift (fica batendo um pouco de válvula), retirada da palheta do afogador do carbura, aumento dos gicles da alta e da baixa, escape coyote RS2 bem livre,

Gastei pouco, R$140 no comando+400 no motor=540,00 (fora o escape)

deu uma diferença muito boa de final, em torno de 130 a 140

Já brinquei c/ tornado, arrancamos parados e ela pula lindo na frente, a tornado não acompanho nem de longe a xrinha, o troço fico forte, e se anda na manha (100 km/h) to fazendo 23 km/l, devido que a taxa do pistão aproveita bem o combust´´ivel, fazendo ela ficar economica, agora se esguelar, aí fode, cai pra uns 15.Valeu
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Interessante isso, mas será que a durabilidade não vai pras picas ?
Mikcross
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Agosto 2017 à42 11:34

Re: Dúvida: Motor da XR 200R vs. CRF 230.

Mensagem por Mikcross »

Galera não sou mecanico.. Mais eu tenho uma xrinha.. que da pal em crf 230 por ae.. Uso o Vira da crf 230 biela, cilindro e pistão 67mm. com um pino cursado.. e uso com o calço.. e corro no motocross.. carburador de crf original e quadro de bross.. comando samscams . cabeçote preparado , gicles 45/145 suspensão valvuladas. amortecerdo da tornado e frente de xr msm.. que é o msm da crf 230.. não troco por nenhuma dessas outras crf 230 por ae.. ate por quer não tenho dor de cabeça com caixa de marcha.. por quer todos sabem que crf 230 , quebra caixa de marcha por brincadeira.. mais essas foi ae minha modificação .. estou com ela ha 4 anos.. e corro todas a quinta sexta sabdo e domingo.. rindo3:: rindo3:: alegre:: joia::: ..




Vllw galera.. Xr são as guerreiras.. mestre:: mestre::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem