Qual comando usar?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Qual comando usar?

Mensagem por Tchole »

Bom, no meu caso, estou comprando um pistão wiseco 285, a partir daí venho buscando informações sobre o que mais mexer na minha moto, aí já ouvi que seria o caso só de trabalhar o cabeçote, ou só colocar um comando, aí eu, como não entendo nada de mecânica, de fucionamento de motores, fiquei vendido, assim tenho algumas dúvidas (ah sim, uso a moto na pista, faço velocross):
1º - faço o conjunto inteiro? (pistão, cabeçote e comando)
2º - não fazendo tudo, o que seria melhor, pistão + cabeçote ou pistão + comando?
3º - seja qual for a melhor das alternativas, isso se for fácil de explicar, qual a diferença entre os comandos, qual eu deveria usar, com esse conjunto de modificações que quero fazer e pq essa escolha (já me falaram em 296º, 286º). Qual o comando original da tornado? Tem alguma marca que se destaca, assim como o pistão (wiseco)

Se puderem me ajudar, ficarei mto grato

Valeu
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Tchole, eu faria de início pistão + cabeçote. Dos motores que fiz e vi fazerem, com um cabeçote muito bem feito vc atropela motos com comandos e sem cabeçote... pelo menos no meu caso sempre foi assim.

Outra coisa, para instalar comandos, não é simplesmente colocar como os originais, na mesma posição.. vi muita moto piorar com comandos especiais, por falta de tempo de trabalho em cima, ou então, usarem apenas um dos comandos do par, seja só o de admissão ou só o de escape, mantendo o outro original. Tudo isso depende de todo o conjunto, cabeçote, válvulas, pistão, ponto, velocidade dos cases, carburação.
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

É Fernando, tive falando com o meu mecânico ontem, ele me falou a mesma coisa, mas eu estava vendo p comprar o par de comando, mas mesmo assim, acho q vou seguir sua dica, e aí, depois, dependendo do acerto, parto para um par de comando diferente.
Mas, mesmo assim, como saber qual seria o indicado para o meu caso?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

se vai competir, usa o 296. :wink:
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

Valeu pela dica Fernando

Falow
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

A MAIORIA DO PESSOAL VAI FALAR QUE Eh MELHOR COMECAR PELO CABECOTE... MAIS ACHO QUE COMECAR PELO COMANDO ALEM DE SAIR MAIS BARATO, DA MAIS RESULTADO. SEM CONTAR QUE, SE VC ACHAR QUE FICOU SEM TORQUE EM BAIXA ROTACAO, PODE USAR SOh O COMANDO DE ADIMISSAO, DEIXANDO O DE ESCAPE ORIGINAL! NAUM GANHA TANTA POTENCIA EM ALTA, MAS, MANTEM BOM TORQUE EM BAIXA.

p.s.: ainda naum uso nenhum comando mais bravo, mais se vc tiver interesse, caso vc comprar um par de comandos (adimissao e escape) e for usar apenas um, tenho interesse de comprar o outro. assim sai mais barato pra nos dois!
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

andre pasi Guelfi escreveu:A MAIORIA DO PESSOAL VAI FALAR QUE Eh MELHOR COMECAR PELO CABECOTE... MAIS ACHO QUE COMECAR PELO COMANDO ALEM DE SAIR MAIS BARATO, DA MAIS RESULTADO. SEM CONTAR QUE, SE VC ACHAR QUE FICOU SEM TORQUE EM BAIXA ROTACAO, PODE USAR SOh O COMANDO DE ADIMISSAO, DEIXANDO O DE ESCAPE ORIGINAL! NAUM GANHA TANTA POTENCIA EM ALTA, MAS, MANTEM BOM TORQUE EM BAIXA.

p.s.: ainda naum uso nenhum comando mais bravo, mais se vc tiver interesse, caso vc comprar um par de comandos (adimissao e escape) e for usar apenas um, tenho interesse de comprar o outro. assim sai mais barato pra nos dois!
valeu pela dica, até vou conversar com o meu mecânico sobre o assunto, mas infelizmente se der certo e ficar bom, estou montando junto com um amigo as tornados, então ele ficaria com o outro comando. Mas valeu mesmo pela dica.

Agora, ainda sobre comandos, o que é "reenquadramento de comando"? Ouvi falar sobre isso mas não sei o que significa, se alguém puder ajudar, valeu
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o reenquadramento de comando é simplesmente a modificação da posição dos comandos em relação a posição original. Em alguns casos e motores o desempenho fica similar a alguns comandos especiais. Melhora a resposta desde baixa até altas rotações, mas para que o enquadramento seja realizado vc deve fornecer alguns dados, como se ocorreu ou não rebaixamento do cabeçote, pistão, válvulas.. para que o trabalho seja melhorado. Fale com o Fabrício ou Fabiano na Líder, eles fazem o serviço. :wink:
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

Valeu pela dica Fernando... pena que a lider motos esteja tão longe, eu estou no paraná e eles no DF né, senão faria toda a minha moto lá com eles. Ainda não me decidi sobre o que fazer nela, estou a procura de informações.
Falow
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Cabecote é tudo em uma preparacao, digo isso pq minha moto so tem cabecote preparado ( VALVULAS MAIORES, DUTOS MAIORES E REBAIXEI TMB), e anda na frente de moto com kit 285 e 293, como o pf disse vc colocando o kit e fazendo um trabalho bom no cabecote tua moto vai fik fort, ah so nao pode esquecer do escapamento e do bura tmb, se vc trok o bura colok um de falcon ( O QUE EU USO E ACHO MELHOR) ou de XLX, vc vai sentir uma melhora.

Qnt ao comando é mt perigoso vc colocar um comando bravo, principalmente se tiver com cdi com corte maior ou ate msm sem corte, ja vi algumas motos baterem valvula por conta do comando :wink: :wink: :wink:
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

tchole suas duvidas tambem minhas duvidas!!!
mas vai mais uma, que valvulas mais larga que se poe na admissao??? cg 150 strada ou cg125? precisa trocar sede e guia ???? p é confiável??? tou pretendendo por a 285 wiseco!!!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

felipe pinheiro bueno escreveu:tchole suas duvidas tambem minhas duvidas!!!
mas vai mais uma, que valvulas mais larga que se poe na admissao??? cg 150 strada ou cg125? precisa trocar sede e guia ???? p é confiável??? tou pretendendo por a 285 wiseco!!!

150 :wink: :wink:
Precisa refazer as cedes, uma vez que as valvulas sao maiores :wink:
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

furia SM, se não for abusar, passa a receita aí? rsrsrs
então está usando as válvulas da cg 150?
Acha q o carburador da tornado mesmo mexendo em giclagem não dá conta? vc falou em carburador da xlx, acho q quiz dizer da sahara, pq o da xlx é mto ruim. eu até tenho um de sahara, tá na minha xlx, se fosse o caso daria p testar.
Qto vc baixou no cabeçote?
Eu já tenho na minha tornado escape e cdi sem limitador, o q me deu um pouco de medo, qdo vc falou que com o comando ficaria facinho de bater valvula.
Preciso procurar um cara bom p fazer o cabeçote da minha moto, qto será que eu gasto nessa brincadeira? rebaixar cabeçote, trabalhar dutos, válvulas, sedes... (peças e mão de obra)

valeu
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

eu vou ser a prova desse lance do cabeçote, to preparando minha cg 150 sport, kit 190cc, comando, cdi, e escape, o carbura tenho o original dela que é bom e 25mm, tbm tenho um de agrale 30.0 de 25mm e um de strada, vou testar os 3 e ver qual fica melhor no quesito economia para usar normalmente e vir pro trabalho, e o q fica melhor de performance pra usar nas provas, não vou fazer o cabeçote pq não posso ficar com a moto parada, vou usar +ou- 1 mês e depois nas ferias fazer o cabeçote, aí eu posso dizer se ele melhora tanto assim a preparação, claro q sei q melhora, mas qro ver o quanto...
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

felipe pinheiro bueno escreveu:
tchole suas duvidas tambem minhas duvidas!!!
mas vai mais uma, que valvulas mais larga que se poe na admissao??? cg 150 strada ou cg125? precisa trocar sede e guia ???? p é confiável??? tou pretendendo por a 285 wiseco!!!



150
Precisa refazer as cedes, uma vez que as valvulas sao maiores
mt obrigado pela sua ajuda furia sm !!!! e a guia tem que trocar tb???????, o resto o tamanho, espessura da guia e o retentor sao iguais??? vlw
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Tchole escreveu:furia SM, se não for abusar, passa a receita aí? rsrsrs
então está usando as válvulas da cg 150?
Acha q o carburador da tornado mesmo mexendo em giclagem não dá conta? vc falou em carburador da xlx, acho q quiz dizer da sahara, pq o da xlx é mto ruim. eu até tenho um de sahara, tá na minha xlx, se fosse o caso daria p testar.
Qto vc baixou no cabeçote?
Eu já tenho na minha tornado escape e cdi sem limitador, o q me deu um pouco de medo, qdo vc falou que com o comando ficaria facinho de bater valvula.
Preciso procurar um cara bom p fazer o cabeçote da minha moto, qto será que eu gasto nessa brincadeira? rebaixar cabeçote, trabalhar dutos, válvulas, sedes... (peças e mão de obra)

valeu
Bixo vi um teste no dino so com o carburador de falcon foi em cerca de 5cv, eu nao gosto do bura de xlx nao, eu uso um de falcon, mt bom por sinal :wink: eu rebaixei nao me lembro a medida certa, foi mais de 1mm meu irmao(MEU MECANICO) que sabe ao certo, so que nao é baguncado nao, nao é chegar e rebaixar o cabecot nao, tem que fazer altas contas e medidas. Bixo se eu foce tu nao colocava comando nao, sei la vai de cada um cada um, ainda mais se tu rebaixar o cabecot, se tu rebaixar e colocar comando pode ter certeza que vai pegar :twisted: :twisted: :twisted: Qnt ao valor que tu vai pagar isso varia, por exemplo, os dutos foi meu irmao e eu que fizemos, compramos aquelas pedras de smeril e colocamos na furadeira, ai é so ir abrindo, mas toma mt cuidado :wink: Agora as valvulas nao é tao simples mudar nao, tem que fazer as cedes, depois encomendar na honda as "pastilhas" exatas, pq da uma diferenca, nisso tu gasta por baixo uns 200 conto sem o servico de cede. Pra rebaixar o cabecote eu paguei se nao me engano 40 mangos :wink: :wink: :wink:
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

tem um tutorial na internet de como trabalhar o cabeçote?
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

valeu aí furia SM pelas dicas

falow
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

furia SM escreveu:
Tchole escreveu:furia SM, se não for abusar, passa a receita aí? rsrsrs
então está usando as válvulas da cg 150?
Acha q o carburador da tornado mesmo mexendo em giclagem não dá conta? vc falou em carburador da xlx, acho q quiz dizer da sahara, pq o da xlx é mto ruim. eu até tenho um de sahara, tá na minha xlx, se fosse o caso daria p testar.
Qto vc baixou no cabeçote?
Eu já tenho na minha tornado escape e cdi sem limitador, o q me deu um pouco de medo, qdo vc falou que com o comando ficaria facinho de bater valvula.
Preciso procurar um cara bom p fazer o cabeçote da minha moto, qto será que eu gasto nessa brincadeira? rebaixar cabeçote, trabalhar dutos, válvulas, sedes... (peças e mão de obra)

valeu
Bixo vi um teste no dino so com o carburador de falcon foi em cerca de 5cv, eu nao gosto do bura de xlx nao, eu uso um de falcon, mt bom por sinal :wink: eu rebaixei nao me lembro a medida certa, foi mais de 1mm meu irmao(MEU MECANICO) que sabe ao certo, so que nao é baguncado nao, nao é chegar e rebaixar o cabecot nao, tem que fazer altas contas e medidas. Bixo se eu foce tu nao colocava comando nao, sei la vai de cada um cada um, ainda mais se tu rebaixar o cabecot, se tu rebaixar e colocar comando pode ter certeza que vai pegar :twisted: :twisted: :twisted: Qnt ao valor que tu vai pagar isso varia, por exemplo, os dutos foi meu irmao e eu que fizemos, compramos aquelas pedras de smeril e colocamos na furadeira, ai é so ir abrindo, mas toma mt cuidado :wink: Agora as valvulas nao é tao simples mudar nao, tem que fazer as cedes, depois encomendar na honda as "pastilhas" exatas, pq da uma diferenca, nisso tu gasta por baixo uns 200 conto sem o servico de cede. Pra rebaixar o cabecote eu paguei se nao me engano 40 mangos :wink: :wink: :wink:
Para quem não viu:
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... carburador

Esse teste é com cabeçote apenas com dutos preparados (válvulas e comandos originais). Até agora, esse trabalho de dutos, que não foi eu quem fiz, foi o que apresentou mais resultados no dina, independente da carburação.. tentei fazer igual mas não consegui, abri os dutos de um cabeçote em casa e não mudou nada.
Esse carbura está com o acerto dele original (#48 e #148).
O trabalho de válvulas tem que ser feito no capricho, válvulas originais (paralelas vão quebrar.. ), sem gambiarras, ajustes bem feitos, chavetas encaixando corretamente, assentamento fino, sedes bem acabadas e alinhadas, e com alguns trabalhos adicionais que ainda podem serem feitos.
As pastilhas de válvulas podem serem confeccionadas, com o próprio material das hastes das válvulas e posteriormente retificadas nas alturas que as competem, ou lixadas até ir acertando a medida. Porém causa um pouco de sofrimento, pois o material possui tratamento térmico e similaridade as pastilhas originais quanto a dureza.
Já vi motores 285cc chegarem a apenas 21.5cv´s na roda a 8mil rpm.. ou seja, os cavalinhos ainda estão dormindo.. como já vi motores 285cc com boa preparação alcançarem 26cv´s na roda, isso com cabeçote sem válvulas grandes ainda.
Quanto ao rebaixamento do cabeçote, até 1.2mm eu garanto que não atropela válvulas, dá para baixar no cilindro, consegue-se um pouco mais de taxa e não se estraga o cabeçote, lembrando que para voltar a taxa original basta acrescentar embaixo do cilindro juntas adicionais (0,5mm cada uma, e custam 2 reais cada).
Para o kit wiseco, não recomendo rebaixar mais o cilindro ou cabeçote, o kit já possui a taxa ideal, senão ótima para a preparação. :wink:
Tchole
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Julho 2007 à38 22:06

Mensagem por Tchole »

Fernando, qdo vc diz não rebaixar mais o cabeçote, isso com o wiseco 285cc, vc quiz dizer mais do que os 1,2mm que vc citou, ou não baixar nada, manter original?

valeu
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem