Pequenos defeitos comuns e soluções.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Stealth
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Pequenos defeitos comuns e soluções.

Mensagem por Stealth »

Achei isso em um site (não lembro onde) e resolvi compartilhar.
Não é de minha autoria, por isso gostaria que alguém que o moderador dessa uma olhada para ver se vale a pena estar aqui. Agradeço desde já

O motor não dá partida ou a partida é difícil:
1. Verifique o fluxo de combustível para o carburador
a. O combustível não chega ao carburador
• Causa possível:
 Linha ou filtro de combustível obstruído
 Respiro do tanque de combustível obstruído
b. O combustível chega ao carburador

2. Efetue um teste de faísca
a. Faísca fraca ou sem faísca
• Causa possível:
 Vela de ignição defeituosa
 Vela de ignição suja
 Módulo de controle de ignição (ICM) defeituoso
 Cabo de vela de ignição interrompido ou em curto
 Bobina de ignição defeituosa ou em curto
 Interruptor de ignição defeituoso
 Gerador de pulsos da ignição defeituoso
 Interruptor do motor defeituoso
 Fiação do sistema de ignição solta ou desconectada
b. Há faísca

3. Remova e inspecione a vela de ignição
a. Vela úmida
• Causa possível:
 Carburador afogado
 Válvula de enriquecimento da partida (SE) engripada na posição acionada
 Válvula de aceleração aberta
 Filtro de ar sujo
b. Em boas condições

4. Dê a partida através de procedimentos normais
a. O motor dá a partida, mas morre
• Causa possível:
 Funcionamento incorreto da válvula de enriquecimento da partida (SE)
 Carburador ajustado incorretamente
 Entrada falsa de ar na admissão
 Ponto de ignição incorreto (ICM ou gerador da ignição defeituoso)
 Combustível contaminado
b. O motor dá partida

5. Efetue o teste de compressão do cilindro
a. Baixa compressão
• Possível causa:
 Válvula engripada na posição aberta
 Cilindro e anéis do pistão desgastados
 Junta do cabeçote danificada
 Válvula engripada
 Sincronização das válvulas incorretas


Falta de potencia no motor:

1. Levante as rodas do solo e gire-as manualmente
a. As rodas não giram livremente
• Possível causa:
 Freio arrastando
 Rolamento das rodas desgastados ou danificados
 Corrente de admissão muito apertada
b. As rodas giram livremente

2. Verifique a pressão dos pneus
a. Pressão baixa
• Possível causa:
 Válvula defeituosa
 Pneu furado
b. Pressão normal

3. Acelere rapidamente a 1ª para 2ª marcha
a. As rotações do motor não variam quando a embreagem é liberada
• Possível causa:
 Embreagem patinando
 Discos/separadores da embreagem desgastados
 Discos/separadores da embreagem empenados
 Mola da embreagem fraca
 Aditivo no óleo do motor
b. As rotações do motor diminuem quando a embreagem é liberada

4. Acelere um pouco
a. As rotações do motor não aumentam
• Possível causa:
 Válvula de enriquecimento da partida (SE) engripada na posição acionada
 Filtro de ar obstruído
 Fluxo de combustível restringido
 Silencioso obstruído
 Respiro do tanque obstruído
b. As rotações do motor aumentam

5. Verifique o ponto de ignição
a. Incorreto
• Possível causa:
 Módulo de controle da ignição (ICM) defeituoso
 Gerador de pulsos da ignição defeituoso
b. Correto

6. Teste a compressão do cilindro
a. Muito baixa
• Possível causa:
 Válvula engripada na posição aberta
 Cilindro e anéis do pistão desgastados
 Vazamento na junta do cabeçote
 Sincronização das válvulas incorreta
b. Correta

7. Verifique se o carburador está obstruído
a. Obstruído
• Possível causa:
 Manutenção do carburador não efetuada nos intervalos corretos
b. Desobstruídos

8. Remova e inspecione a vela de ignição
a. Suja ou descolorida
• Possível causa:
 Manutenção da vela não efetuada nos intervalos corretos
 Vela de ignição com grau térmico incorreto
b. Em boas condições
9. Verifique o nível e as condições do óleo do motor
a. Incorreto
• Possível causa:
 Nível de óleo muito alto
 Nível de óleo muito baixo
 Óleo contaminado
b. Correto

10. Remova a tampa do cabeçote e inspecione a lubrificação
a. Sistema de válvulas lubrificado incorretamente
• Possível causa:
 Passagens de óleo obstruídas
 Orifício de óleo obstruídos
b. Sistema de válvulas lubrificado corretamente

11. Verifique se o motor superaquece
a. Superaquecimento
• Possível causa:
 Depósitos excessivos de carvão na câmara de combustão
 Uso de combustível de má qualidade
 Embreagem patinando
 Mistura ar/combustível pobre
 Tipo incorreto de combustível
b. Não superaquece

12. Acelere o motor
a. Há batida de pino
• Possível causa:
 Pistão ou cilindro desgastado
 Tipo incorreto de combustível
 Depósitos excessivos de carvão na câmara de combustão
 Ponto de ignição muito avançado (ICM defeituoso)
 Mistura ar/combustível pobre

Baixo desempenho em baixas rotações e marcha lenta:

1. Verifique o ajuste do parafuso de mistura do carburador
a. Incorreto
• Possível causa:
 Verifique o sistema de alimentação
b. Correto

2. Verifique se existe entrada falsa de ar na admissão
a. Há entrada falsa de ar
• Possível causa
 Braçadeiras do isolante frouxas
 Isolante do carburador danificado
b. Sem entrada falsa de ar

3. Efetue o teste de faísca
a. Fraca ou intermitente
• Possível causa:
 Vela de ignição defeituosa ou suja
 Módulo de controle da ignição (ICM) defeituoso
 Bobina de ignição defeituosa
 Cabo da vela de ignição interrompido ou em curto
 Interruptor de ignição defeituoso
 Fiação do sistema de ignição solta ou desconectada
b. Há faísca

4. Verifique o ponto de ignição
a. Incorreto
• Possível causa:
 Módulo de controle da ignição (ICM) defeituoso
 Gerador de pulsos da ignição defeituoso

Baixo desempenho em altas rotações:

1. Solte o tubo de combustível do carburador
a. Fluxo de combustível restringido
• Possível causa:
 Linha de combustível obstruída
 Registro de combustível obstruído
 Filtro de combustível obstruído
 Respiro do tanque de combustível obstruído
b. Fluxo de combustível normal

2. Verifique o carburador quanto a obstrução dos giclês
a. Obstruído
• Possível causa:
 Manutenção do carburador não efetuada nos intervalos corretos
b. Desobstrído

3. Verifique a sincronização das válvulas
a. Incorreta
• Possível causa:
 Engrenagens de comando instaladas incorretamente
b. Correta

4. Verifique o ponto de ignição
a. Incorreto
• Possível causa:
 Módulo de ignição (ICM) defeituoso
 Gerador de pulsos da ignição defeituoso
b. Correto

5. Verifique a mola da válvula
a. Fraca
• Possível causa:
 Mola da válvula defeituosa

Dirigibilidade inadequada:

1. A direção está pesada
• Possível causa:
 Porca da coluna da direção muito apertada
 Rolamentos da coluna de direção danificados
 Coluna de direção empenada

2. Oscilações nas rodas
• Possível causa:
 Folga excessiva dos rolamentos
 Aro empenado
 Cubo da roda instalado incorretamente
 Rolamentos da articulação do braço oscilante danificados
 Chassi empenado

3. A moto se desvia para um dos lados
• Possível causa:
 Amortecedor defeituoso
 Rodas dianteira e traseira desalinhadas
 Garfo empenado
 Braço oscilante empenado
 Eixo dianteiro empenado
 Chassi empenado
 Cáliper do freio dianteiro arrastando para um lado
Editado pela última vez por Stealth em 03 Setembro 2007 à45 22:51, em um total de 3 vezes.
jjacob
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Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Bá que interessante, tu uso aquela fonte que só os inteligentes conseguem ver né.
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

jjacob_xt225 escreveu:Bá que interessante, tu uso aquela fonte que só os inteligentes conseguem ver né.
Não tinha conseguido postar, pois era uma foto com essas informações. Não tinha ficado boa a qualidade para ler. Aí tive que transcrever tudo para o Word e colar aqui. :D
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