Achei isso em um site (não lembro onde) e resolvi compartilhar.
Não é de minha autoria, por isso gostaria que alguém que o moderador dessa uma olhada para ver se vale a pena estar aqui. Agradeço desde já
O motor não dá partida ou a partida é difícil:
1. Verifique o fluxo de combustível para o carburador
a. O combustível não chega ao carburador
• Causa possível:
Linha ou filtro de combustível obstruído
Respiro do tanque de combustível obstruído
b. O combustível chega ao carburador
2. Efetue um teste de faísca
a. Faísca fraca ou sem faísca
• Causa possível:
Vela de ignição defeituosa
Vela de ignição suja
Módulo de controle de ignição (ICM) defeituoso
Cabo de vela de ignição interrompido ou em curto
Bobina de ignição defeituosa ou em curto
Interruptor de ignição defeituoso
Gerador de pulsos da ignição defeituoso
Interruptor do motor defeituoso
Fiação do sistema de ignição solta ou desconectada
b. Há faísca
3. Remova e inspecione a vela de ignição
a. Vela úmida
• Causa possível:
Carburador afogado
Válvula de enriquecimento da partida (SE) engripada na posição acionada
Válvula de aceleração aberta
Filtro de ar sujo
b. Em boas condições
4. Dê a partida através de procedimentos normais
a. O motor dá a partida, mas morre
• Causa possível:
Funcionamento incorreto da válvula de enriquecimento da partida (SE)
Carburador ajustado incorretamente
Entrada falsa de ar na admissão
Ponto de ignição incorreto (ICM ou gerador da ignição defeituoso)
Combustível contaminado
b. O motor dá partida
5. Efetue o teste de compressão do cilindro
a. Baixa compressão
• Possível causa:
Válvula engripada na posição aberta
Cilindro e anéis do pistão desgastados
Junta do cabeçote danificada
Válvula engripada
Sincronização das válvulas incorretas
Falta de potencia no motor:
1. Levante as rodas do solo e gire-as manualmente
a. As rodas não giram livremente
• Possível causa:
Freio arrastando
Rolamento das rodas desgastados ou danificados
Corrente de admissão muito apertada
b. As rodas giram livremente
2. Verifique a pressão dos pneus
a. Pressão baixa
• Possível causa:
Válvula defeituosa
Pneu furado
b. Pressão normal
3. Acelere rapidamente a 1ª para 2ª marcha
a. As rotações do motor não variam quando a embreagem é liberada
• Possível causa:
Embreagem patinando
Discos/separadores da embreagem desgastados
Discos/separadores da embreagem empenados
Mola da embreagem fraca
Aditivo no óleo do motor
b. As rotações do motor diminuem quando a embreagem é liberada
4. Acelere um pouco
a. As rotações do motor não aumentam
• Possível causa:
Válvula de enriquecimento da partida (SE) engripada na posição acionada
Filtro de ar obstruído
Fluxo de combustível restringido
Silencioso obstruído
Respiro do tanque obstruído
b. As rotações do motor aumentam
5. Verifique o ponto de ignição
a. Incorreto
• Possível causa:
Módulo de controle da ignição (ICM) defeituoso
Gerador de pulsos da ignição defeituoso
b. Correto
6. Teste a compressão do cilindro
a. Muito baixa
• Possível causa:
Válvula engripada na posição aberta
Cilindro e anéis do pistão desgastados
Vazamento na junta do cabeçote
Sincronização das válvulas incorreta
b. Correta
7. Verifique se o carburador está obstruído
a. Obstruído
• Possível causa:
Manutenção do carburador não efetuada nos intervalos corretos
b. Desobstruídos
8. Remova e inspecione a vela de ignição
a. Suja ou descolorida
• Possível causa:
Manutenção da vela não efetuada nos intervalos corretos
Vela de ignição com grau térmico incorreto
b. Em boas condições
9. Verifique o nível e as condições do óleo do motor
a. Incorreto
• Possível causa:
Nível de óleo muito alto
Nível de óleo muito baixo
Óleo contaminado
b. Correto
10. Remova a tampa do cabeçote e inspecione a lubrificação
a. Sistema de válvulas lubrificado incorretamente
• Possível causa:
Passagens de óleo obstruídas
Orifício de óleo obstruídos
b. Sistema de válvulas lubrificado corretamente
11. Verifique se o motor superaquece
a. Superaquecimento
• Possível causa:
Depósitos excessivos de carvão na câmara de combustão
Uso de combustível de má qualidade
Embreagem patinando
Mistura ar/combustível pobre
Tipo incorreto de combustível
b. Não superaquece
12. Acelere o motor
a. Há batida de pino
• Possível causa:
Pistão ou cilindro desgastado
Tipo incorreto de combustível
Depósitos excessivos de carvão na câmara de combustão
Ponto de ignição muito avançado (ICM defeituoso)
Mistura ar/combustível pobre
Baixo desempenho em baixas rotações e marcha lenta:
1. Verifique o ajuste do parafuso de mistura do carburador
a. Incorreto
• Possível causa:
Verifique o sistema de alimentação
b. Correto
2. Verifique se existe entrada falsa de ar na admissão
a. Há entrada falsa de ar
• Possível causa
Braçadeiras do isolante frouxas
Isolante do carburador danificado
b. Sem entrada falsa de ar
3. Efetue o teste de faísca
a. Fraca ou intermitente
• Possível causa:
Vela de ignição defeituosa ou suja
Módulo de controle da ignição (ICM) defeituoso
Bobina de ignição defeituosa
Cabo da vela de ignição interrompido ou em curto
Interruptor de ignição defeituoso
Fiação do sistema de ignição solta ou desconectada
b. Há faísca
4. Verifique o ponto de ignição
a. Incorreto
• Possível causa:
Módulo de controle da ignição (ICM) defeituoso
Gerador de pulsos da ignição defeituoso
Baixo desempenho em altas rotações:
1. Solte o tubo de combustível do carburador
a. Fluxo de combustível restringido
• Possível causa:
Linha de combustível obstruída
Registro de combustível obstruído
Filtro de combustível obstruído
Respiro do tanque de combustível obstruído
b. Fluxo de combustível normal
2. Verifique o carburador quanto a obstrução dos giclês
a. Obstruído
• Possível causa:
Manutenção do carburador não efetuada nos intervalos corretos
b. Desobstrído
3. Verifique a sincronização das válvulas
a. Incorreta
• Possível causa:
Engrenagens de comando instaladas incorretamente
b. Correta
4. Verifique o ponto de ignição
a. Incorreto
• Possível causa:
Módulo de ignição (ICM) defeituoso
Gerador de pulsos da ignição defeituoso
b. Correto
5. Verifique a mola da válvula
a. Fraca
• Possível causa:
Mola da válvula defeituosa
Dirigibilidade inadequada:
1. A direção está pesada
• Possível causa:
Porca da coluna da direção muito apertada
Rolamentos da coluna de direção danificados
Coluna de direção empenada
2. Oscilações nas rodas
• Possível causa:
Folga excessiva dos rolamentos
Aro empenado
Cubo da roda instalado incorretamente
Rolamentos da articulação do braço oscilante danificados
Chassi empenado
3. A moto se desvia para um dos lados
• Possível causa:
Amortecedor defeituoso
Rodas dianteira e traseira desalinhadas
Garfo empenado
Braço oscilante empenado
Eixo dianteiro empenado
Chassi empenado
Cáliper do freio dianteiro arrastando para um lado
Pequenos defeitos comuns e soluções.
Pequenos defeitos comuns e soluções.
Editado pela última vez por Stealth em 03 Setembro 2007 à45 22:51, em um total de 3 vezes.
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