CABEÇOTE CRF 230

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

AuaTT escreveu:Eliton Souza motor OHC eh 4t...eram utilizados nas turunas,correto professor diabo2?
Sim. Que essencialmente é o mesmo motor da turuna, ML, XL125, CB125, CB185, Aero, NX150, NX200, XR200, ATC200X, CRF230 entre outros.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

PEBINHA escreveu:Agora que não to entendendo mais nada mesmo se preparar o cabeçote não fica bom e se por kit tbm não fica bom.

Fuiiiiiiiiii
Fica bom. O que eu num recomendo é vc aumentar a taxa rebaixando o cabeçote. Se quizer trabalhar o cabeçote vc pode colocar uma válvula maior retrabalhando a sede da valvula na admissão e aumentar e mudar o formato do duto. Trabalhar duto na verdade num consiste só em vc polir e alargar ele. Lá fora eles usam muito durepoxi pra mudar o formado da parede do duto de forma que ele fique um "L" curto. O duto de escape eu só recomendo polir sem mudar o diâmetro da válvula. O de admissão não deixe totalmente liso para vc num perder torque.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Sabe qual o melhor carburador que eu acho pra colocar na 230 ? O da DT200.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

diabo2 escreveu:
PEBINHA escreveu:Agora que não to entendendo mais nada mesmo se preparar o cabeçote não fica bom e se por kit tbm não fica bom.

Fuiiiiiiiiii
Fica bom. O que eu num recomendo é vc aumentar a taxa rebaixando o cabeçote. Se quizer trabalhar o cabeçote vc pode colocar uma válvula maior retrabalhando a sede da valvula na admissão e aumentar e mudar o formato do duto. Trabalhar duto na verdade num consiste só em vc polir e alargar ele. Lá fora eles usam muito durepoxi pra mudar o formado da parede do duto de forma que ele fique um "L" curto. O duto de escape eu só recomendo polir sem mudar o diâmetro da válvula. O de admissão não deixe totalmente liso para vc num perder torque.
Diabo, já vi vc dar muita dica boa pra galera! E agora senti firmeza mesmo! :wink:
Meu mecânico, que é preparador experiente, disse que também só se deve (via de regra) polir o duto de escape... nada mais. O que se pode fazer, quanto ao escape dos gases, é trocar escapemento, curva, essas coisas. Procede?

Outra coisinha, vc sabe se os comandos para CRF 230 servem na XR 200R?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Então gelous. É a mesma coisa os 2 comandos pq como eu já cansei de dizer são os mesmos motores com virabrequins e pistoes diferentes pra chegar de 196 para 223cc.
Comando como eu já falei por aqui é com o henrique. Vc faz um comando customizado com ele. Escolhe a graduação e levante e lobe center que quizer. Ele faz com levante de até 7.4mm e todos os que vendem das outras marcas o máximo é 6.5.
Ele faz o comando de acordo com a sua necessidade. Outra coisa que eu já falei aqui é que o pessoal explora. Preço de peça pra xr200 é um e a mesma peça com a etiqueta crf230 é 30% mais cara, sendo que é a mesma peça.
CDI pra crf230 ? Bota o original da XR200 que num tem corte e pronto.
Agora o que eu digo é o seguinte. Quem quer ver a moto forte sem gastar muito coloca o bura da dt200.
Vc vai ver o que é um motor esperto dae.
HENRIQUE Comando Bravo
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio 2007 à33 12:40

Mensagem por HENRIQUE Comando Bravo »

opa falou em comando, estamos ai :mrgreen:
Eliton Souza
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 25 Novembro 2006 à34 21:41

Mensagem por Eliton Souza »

diabo2, eu tenho um bura da DT200 aqui, é só eu tirar o da minha 230 e encaixar ele ou vou precisar fazer algo mais?

Valew cara....Voce ta ajudando muito !!!
HENRIQUE Comando Bravo
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio 2007 à33 12:40

Mensagem por HENRIQUE Comando Bravo »

a minha opiniao para preparação de cabeçote ohc, é a seguinte: a crf ja tem bastante cilindradas, entao vc só abrindo os dutos para um novo carburador (de preferencia 30mm pra cima) e abrindo a mesma porcentagem no escape, rebaixando o cabeçote (pode rebaixar 1mm tranquilo) e colocando um comando de mais permanencia pra nao dar pre-ignição em baixa e com um levante bom pra alimentar legal, nao precisa fazer mais nadinha, eu vendi um comando ali pro Fernando PF de crf e eles tao usando, pede pra ele como ficou
HENRIQUE Comando Bravo
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio 2007 à33 12:40

Mensagem por HENRIQUE Comando Bravo »

Eliton Souza escreveu:diabo2, eu tenho um bura da DT200 aqui, é só eu tirar o da minha 230 e encaixar ele ou vou precisar fazer algo mais?

Valew cara....Voce ta ajudando muito !!!
vai ter que regular ele, provavelmente sua moto vai ficar com ecesso....
Eliton Souza
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 25 Novembro 2006 à34 21:41

Mensagem por Eliton Souza »

To ficando pirado já....hehehe
A verdade é que ate agora eu não sei oq é melhor fazer na crf 230. Gostaria muito que voces mais experientes digam qual os prós e contras em colocacar um kit 260 e da preparação que o diablo2 citou acima. Quais as diferenças entre durabilida, torque em baixa,media e alta, velocidade final..... Me ajudem por favor pois vou modificar minha crf mas ate agora não consegui decidir.

Obrigado
adrianno
Membro
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Fevereiro 2006 à42 14:57

Mensagem por adrianno »

O engraçado disso tudo é que os donos de crf não querem acreditar de jeito nenhum que sua máquina é igual a antiga xr 200...
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

adrianno, não é uma questão de ser bairrista e não querer acreditar. Basta andar nas duas motos pra perceber suas diferenças.

O fato de que seja possível preparar uma XR200 e deixá-la no mesmo nível da CRF230, não nos permite afirmar que elas são iguais.

Pelo contrário. Se uma tem que ser preparada pra ficar como a outra, por sí só isso nos mostra que são diferentes. :P

Em resumo: na teoria elas estão muito próximas, mas na prática a diferença é bastante significativa.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Por causa do peso claro.
XR200 128kg
CRF230 108kg e 24 cilindradas a mais, banco fininho.
Agora o que empurra as duas motos é a mesmo antigo motor ohc só que com virabrequim direfrente e pistao diferente. O quadro e suspas sao os mesmos tb.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Eliton Souza escreveu:diabo2, eu tenho um bura da DT200 aqui, é só eu tirar o da minha 230 e encaixar ele ou vou precisar fazer algo mais?

Valew cara....Voce ta ajudando muito !!!
Cabo do acelerador tem que mudar.
Bota um gicle 135 e baixa tudo a trava da agulha e sai pro abraço.
Eliton Souza
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 25 Novembro 2006 à34 21:41

Mensagem por Eliton Souza »

diabo2 escreveu:
Eliton Souza escreveu:diabo2, eu tenho um bura da DT200 aqui, é só eu tirar o da minha 230 e encaixar ele ou vou precisar fazer algo mais?

Valew cara....Voce ta ajudando muito !!!
Cabo do acelerador tem que mudar.
Bota um gicle 135 e baixa tudo a trava da agulha e sai pro abraço.

Pq tem que trocar o cabo e qual eu coloco?
O gicle de baixa fica o mesmo que ta no bura?
Axo q o normal de alta da dt200 é 180
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

O de baixa deixa o que tá no bura.
Cabo usa o do punho rápido da circuit pra DT200.
moreira
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Maio 2007 à10 22:22

Mensagem por moreira »

Preparacao de cabecote OHC e a mesma de DOHC( o da tornado, e isso mesmo)? Tipo se fazem as mesmas coisas nos dutos, rebaixar da superaquecimento. Ao inves de rebaixar se prepara o pistao? E ai?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Meus motores mesmo muito taxados num superaquecem naum.
Eu uso velas de iridium grau 9 DR9EIX.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

É claro que também depende do combustível que vc usa.
Gasolina comum tem um poder calorífico muito alto, ou seja, queima fácil, portanto aquece mais, a pódium já aquece menos, álcool menos, avigas menos ainda. Quanto maior a octanagem menor o poder calorífico, e consequentemente, mais difícil a queima e menor o aquecimento. Um dos motores eu uso avigas pura e o outro álcool.
Taxa para gasolina comum o ideal é até 10.5.
Outro detalhe é que nota-se que quanto mais octanagem, mais "sêco" é o combustível, podendo ressecar a haste das válvulas de levar a quebra. Na avigas eu misturo 0,5% de motul 800.
Editado pela última vez por diabo2 em 21 Setembro 2007 à34 07:07, em um total de 1 vez.
Eliton Souza
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 25 Novembro 2006 à34 21:41

Mensagem por Eliton Souza »

diabo2 escreveu:É claro que também depende do combustível que vc usa.
Gasolina comum tem um poder calorífico muito baixo, ou seja, queima fácil, portanto aquece mais, a pódium já aquece menos, álcool menos, avigas menos ainda. Quanto maior a octanagem maior o poder calorífico, e consequentemente, mais difícil a queima e menor o aquecimento. Um dos motores eu uso avigas pura e o outro álcool.
Taxa para gasolina comum o ideal é até 10.5.
Outro detalhe é que nota-se que quanto mais octanagem, mais "sêco" é o combustível, podendo ressecar a haste das válvulas de levar a quebra. Na avigas eu misturo 0,5% de motul 800.
Diabo2, vc tem uma crf230 ? Me passa seu msn por mp pra mim trocar umas ideias com vc

Abçs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem