Pq motores super taxados funcionam com gasolina comum?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

a propósito, semana passada abrimos um tal 320cc folgado (pra variar..rsrs) de um tal fabricante que não merece meus créditos (não vou citá-lo).

O motor possui pistão 79mm, 2 anéis, leve, excelente, porém uma biela um tanto precária, e um tal pino de "dois corpos" no virabrequim, para aumentar o curso em cerca de 5,5mm. Esse motor criou folga no pino de biela (muita folga), e com comandos 296º andava menos (muito menos) que o nosso kit 296cc com pistão fundido..rsrsrs Detalhe, o motor fuma, não anda, e não rodou nem 1000km.

Essa modificação poderia ser feita com uma biela mais longa e pistão maior, deixando com 330cc, 310cc, ou até 340cc, porém iria girar muito melhor, preservar o pistão ainda.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

so por curiosidade, alguem sabe qual o tamanho da biela da TW/toni?? sabem se existe uma com 1 ou 2 mm maior que caiba sem adaptacoes??
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

bom, a princípio vc não pode aumentar mais que 0,75mm a biela com o pistão original, acima disso o pistão bate no cabeçote (lembre que a junta metálica possui essa espessura) e o pistão fica colinear a altura do cilindro.

o bom é trocar os dois.. um kit bom fica um pistão 79mm de dois anéis iapel e uma biela longa para compensar a altura do pistão..
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Que gambitech pra aumento de curso heim.
Cursar virabrequim teria que ser feito refazendo o furo pra uma posição centrífuga como o pessoal da gemoto faz.
Essa aumento de curso com pino excentrico quem inventou foi um japones na década de 80 que fez de tudo com a DT. Inclusive tração 2x2 nela.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

diabo2 escreveu:Que gambitech pra aumento de curso heim.
Cursar virabrequim teria que ser feito refazendo o furo pra uma posição centrífuga como o pessoal da gemoto faz.
Essa aumento de curso com pino excentrico quem inventou foi um japones na década de 80 que fez de tudo com a DT. Inclusive tração 2x2 nela.

naum falei em aumento de curso! soh perguntei se poderia usar uma biela maior com o intuito de aumentar a taxa e diminuir ainda mais a vibracao do motor!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

andre pasi Guelfi escreveu:
diabo2 escreveu:Que gambitech pra aumento de curso heim.
Cursar virabrequim teria que ser feito refazendo o furo pra uma posição centrífuga como o pessoal da gemoto faz.
Essa aumento de curso com pino excentrico quem inventou foi um japones na década de 80 que fez de tudo com a DT. Inclusive tração 2x2 nela.

naum falei em aumento de curso! soh perguntei se poderia usar uma biela maior com o intuito de aumentar a taxa e diminuir ainda mais a vibracao do motor!
o diabo se referia ao que citei, sobre o motor que abrimos e seu curso tinha sido aumentado com pino excentrico. :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:bom, a princípio vc não pode aumentar mais que 0,75mm a biela com o pistão original, acima disso o pistão bate no cabeçote (lembre que a junta metálica possui essa espessura) e o pistão fica colinear a altura do cilindro.

o bom é trocar os dois.. um kit bom fica um pistão 79mm de dois anéis iapel e uma biela longa para compensar a altura do pistão..



acho q naum entendi!!!!! se eh possivel tirar 1,2mm ou mais no cilindro para aumenta taxa, pq naum e possivel aumentar os mesmos 1,2mm na biela??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:
andre pasi Guelfi escreveu:
diabo2 escreveu:Que gambitech pra aumento de curso heim.
Cursar virabrequim teria que ser feito refazendo o furo pra uma posição centrífuga como o pessoal da gemoto faz.
Essa aumento de curso com pino excentrico quem inventou foi um japones na década de 80 que fez de tudo com a DT. Inclusive tração 2x2 nela.

naum falei em aumento de curso! soh perguntei se poderia usar uma biela maior com o intuito de aumentar a taxa e diminuir ainda mais a vibracao do motor!
o diabo se referia ao que citei, sobre o motor que abrimos e seu curso tinha sido aumentado com pino excentrico. :wink:

entendi!!! :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

andre pasi Guelfi escreveu:
Fernando PF escreveu:bom, a princípio vc não pode aumentar mais que 0,75mm a biela com o pistão original, acima disso o pistão bate no cabeçote (lembre que a junta metálica possui essa espessura) e o pistão fica colinear a altura do cilindro.

o bom é trocar os dois.. um kit bom fica um pistão 79mm de dois anéis iapel e uma biela longa para compensar a altura do pistão..



acho q naum entendi!!!!! se eh possivel tirar 1,2mm ou mais no cilindro para aumenta taxa, pq naum e possivel aumentar os mesmos 1,2mm na biela??
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

não se pode tirar no cilindro original (no caso tornado) mais que 0.75mm, no cabeçote pode-se tirar acima disso tranquilamente.. então, na biela poderia, com o pistão original, aumentar somente 0.75mm o comprimento, acima disso usar pistão mais baixo.

Se vc tira no cilindro, o pistão sobe acima dele, bate no cabeçote, então, a diferença se tira no cabeçote.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:não se pode tirar no cilindro original (no caso tornado) mais que 0.75mm, no cabeçote pode-se tirar acima disso tranquilamente.. então, na biela poderia, com o pistão original, aumentar somente 0.75mm o comprimento, acima disso usar pistão mais baixo.

Se vc tira no cilindro, o pistão sobe acima dele, bate no cabeçote, então, a diferença se tira no cabeçote.
entao ta entendido!

por ex: se quero tirar 1,2mm, posso tirar 0,7mm no cilindro, e 0,5mm no cabecote!? acho que eh isso ne!?!? :roll:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

andre pasi Guelfi escreveu:
Fernando PF escreveu:não se pode tirar no cilindro original (no caso tornado) mais que 0.75mm, no cabeçote pode-se tirar acima disso tranquilamente.. então, na biela poderia, com o pistão original, aumentar somente 0.75mm o comprimento, acima disso usar pistão mais baixo.

Se vc tira no cilindro, o pistão sobe acima dele, bate no cabeçote, então, a diferença se tira no cabeçote.
entao ta entendido!

por ex: se quero tirar 1,2mm, posso tirar 0,7mm no cilindro, e 0,5mm no cabecote!? acho que eh isso ne!?!? :roll:
exatamente.. isso no motor na tornado né.. vc sempre deve ver a que distância o pistão está em pms da face do cilindro.. existem kits grandes que o pessoal usa pistão mais baixo para reduzir a taxa de compressão (ex: 330cc da master, o pistão é 1mm mais baixo).. nesse caso pode se tirar essa diferença e mais 0.7 que é da junta.. mas o bom ainda é deixar um espaço entre o pistão e o cabeçote, dependendo da utilização e acerto da moto, cria-se a carbonização em cima do pistão que pode chegar a 0,5mm, e a longo prazo pode ficar sempre pegando no cabeçote, gerando ruídos.. Motores bem acertados, com ótimo combustível não criam essa carbonização (o meu 293cc antigo com gasolina da mais chulé nunca criou).
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:
andre pasi Guelfi escreveu:
Fernando PF escreveu:não se pode tirar no cilindro original (no caso tornado) mais que 0.75mm, no cabeçote pode-se tirar acima disso tranquilamente.. então, na biela poderia, com o pistão original, aumentar somente 0.75mm o comprimento, acima disso usar pistão mais baixo.

Se vc tira no cilindro, o pistão sobe acima dele, bate no cabeçote, então, a diferença se tira no cabeçote.
entao ta entendido!

por ex: se quero tirar 1,2mm, posso tirar 0,7mm no cilindro, e 0,5mm no cabecote!? acho que eh isso ne!?!? :roll:
exatamente.. isso no motor na tornado né.. vc sempre deve ver a que distância o pistão está em pms da face do cilindro.. existem kits grandes que o pessoal usa pistão mais baixo para reduzir a taxa de compressão (ex: 330cc da master, o pistão é 1mm mais baixo).. nesse caso pode se tirar essa diferença e mais 0.7 que é da junta.. mas o bom ainda é deixar um espaço entre o pistão e o cabeçote, dependendo da utilização e acerto da moto, cria-se a carbonização em cima do pistão que pode chegar a 0,5mm, e a longo prazo pode ficar sempre pegando no cabeçote, gerando ruídos.. Motores bem acertados, com ótimo combustível não criam essa carbonização (o meu 293cc antigo com gasolina da mais chulé nunca criou).

legal PF. eh sempre bom falar com que entende! :D
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem