Vantagens: Suspensão invertida / Suspensão normal.
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Bom temos dois tipos de suspenções dianteiras as:
Mola-Oleo q eh usada nas motos nacionais com maior frequencia.
Cartucho q eh mais usada nas motos importadas.
O funcionamento do mola-oleo eh simples, qd a suspensão se movimenta o oleo eh obrigado a passar por orificios fixos (a caneta e a valvula emuladora se ouver) e qt mais rapido a roda movimenta verticalmente, mais óleo eh obrigado a passar pelos orificios.
Sevc passa por um degrau de 10 cm de altura, a roda deve mover-se verticalmente muito rapido, mesmo a uma baixa velocidade. Mas, se este degrau tem uma rampa bem longa, a velocidade vertical da roda serah muito menor. Se vc dobrar a velocidade da moto, a velocidade da roda verticalmente tmb dobra.
Se a velocidade vertical da roda eh dobrada, a quantidade de oleo fluindo pelos orificios eh dobrada.Uma coisa interessante sobre fluidos fluindo através de orificios fixos eh que a resistencia a passagem naum eh dobrada mas cresce com o quadrado da velocidade.
O problema eh este orificio fixo. Este garfo tem muito pouca resistencia quando a velocidade vertical da roda eh baixa e eh excessivamente duro quando a roda se move rapidamente.
Jah usar o cartucho (a suspensao invertida) foi solução solucao q mecanicamente os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o oleo passa pelo pistao. Isto cria resistencia a velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rapido, as molas se curvam mais.
Assim eliminado o problema do orificio.
Espero ter colaborado.
Mola-Oleo q eh usada nas motos nacionais com maior frequencia.
Cartucho q eh mais usada nas motos importadas.
O funcionamento do mola-oleo eh simples, qd a suspensão se movimenta o oleo eh obrigado a passar por orificios fixos (a caneta e a valvula emuladora se ouver) e qt mais rapido a roda movimenta verticalmente, mais óleo eh obrigado a passar pelos orificios.
Sevc passa por um degrau de 10 cm de altura, a roda deve mover-se verticalmente muito rapido, mesmo a uma baixa velocidade. Mas, se este degrau tem uma rampa bem longa, a velocidade vertical da roda serah muito menor. Se vc dobrar a velocidade da moto, a velocidade da roda verticalmente tmb dobra.
Se a velocidade vertical da roda eh dobrada, a quantidade de oleo fluindo pelos orificios eh dobrada.Uma coisa interessante sobre fluidos fluindo através de orificios fixos eh que a resistencia a passagem naum eh dobrada mas cresce com o quadrado da velocidade.
O problema eh este orificio fixo. Este garfo tem muito pouca resistencia quando a velocidade vertical da roda eh baixa e eh excessivamente duro quando a roda se move rapidamente.
Jah usar o cartucho (a suspensao invertida) foi solução solucao q mecanicamente os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o oleo passa pelo pistao. Isto cria resistencia a velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rapido, as molas se curvam mais.
Assim eliminado o problema do orificio.
Espero ter colaborado.
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