Regulando Tornado. Aprenda aqui

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Par_de_Orelha
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Mensagem por Par_de_Orelha »

Fernando PF escreveu:eu discordo quanto ao parafuso só agir na marcha lenta, se vc usar uma sonda no escape verá que ele atua em todas as rotações, afinal o carburador trabalha por depressão, "vácuo", então sempre passa ar ou mistura pelo orifício do parafuso e sempre influi em todas as rotações, claro q dependendo do sistema, do carbura e motor a influência pode ser considerável ou não, nota-se também que no carbura da twister ou tornado a mistura enriquece quando começa a abrir o parafuso, pelo menos é o que a sonda indica quando instalada e o que a cor da vela mostra, quando vc anda com o parafuso muito fechado ela dá pipocos e se vc abre muito ela dá uma pequena engasgada em alta rotação, na minha twister qualquer alteração no parafuso já nota-se perda de rendimento. Também não adianta regular a mistura com o motor na lenta e deixar tudo certinho, e a moto em alta falhar novamente, aí parte-se para o gicle de alta, na verdade tudo é um conjunto e tem que trabalhar em harmonia, vc pode também ter um gicle de baixa mais aberto que o original e andando com o parafuso mais fechado, consegue-se obter tb a mesma mistura que quando original, mas em alta a coisa muda pois o gicle terá maior vazão e atuará junto com o gicle de alta porém com maior vazão que antes, causando uma mistura um pouco mais rica. Já é uma forma de acerto mais fino do carbura, quando vc já tem o gicle de alta em seu funcionamento correto e que pode-se realizar pequenas correções na mistura com outros métodos, por isso aquela história de que o gicle de baixa só funciona na lenta é história, apenas história, qualquer bom preparador experiente pode confirmar isso, mas como já disse, os resultados se comportarão de diferente forma dependendo do carburador, motor entre outros, mas sempre terá uma mínima influência no pior das hipóteses, mas muitos não se prendem a esses ajustes na carburação. As vezes as correções de pequenas falhas ou engasgos podem estar relacionados ao gicle de baixa e mistura da lenta, mas isso só para pequenas correções, no caso de uma falta em alta parte-se para o gicle mesmo. Mas ainda tenho uma dúvida que nenhum preparador aqui na cidade pode me responder, como pode o parafuso da regulagem da mistura da lenta ser de ar se sua canalização parte da cuba do carburador???? se fosse de ar poderia ter um funcionamento bem mais simples, pois basta dirigir um canal de ar partindo da parte da entrada de ar do carbura, como em carburadores automotivos, mas no caso dos carburas de twister/tornado a canalização parte da cuba, aonde a depressão do carburador depois da borboleta faz com que o combustível suba pela canalização e seja despejado no orificio do parafuso, lembrando tb que existem outros carburadores de motos que o parafuso realmente regula somente o ar, assim como tem outros que estabelecem uma mistura entre ar e combustivel juntos. VALE A PENA SER OBSERVADO, e eu tenho observado muito isso em carburadores.
Alguém que tenha algum conhecimento técnico para explicar isso por favor se manisfeste!
Abraços.
Salve, penso que o parafuso do ar não faz só a baixa mas tmb a média,
por isso que que vem direto da cuba atraves do "gicleur" de baixa. Depois quando a borboleta for abrindo diminui a depressão o pistonete e agulha sobem, dai passa a funcionar o "gicleur" de alta. Certo dia entupiu meu "gicleur" de baixa nao só a lenta se perdeu mas a media tmb se foi.
"O manual de serviço HONDA sugere que se feche a parafuso e abra tres voltas" mas isso para tornado original.
Comprei uma ferramenta para ajustar o AR e acerto andando e sentindo a moto.
Par_de_Orelha
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Mensagem por Par_de_Orelha »

achira19 escreveu:Tirei meu bura hoje pra voltar o #142 (original)... vai ficar dando falta. Com o #152 (paralelo) que estava ficou muuuuuito ruim. Esses gicles paralelos sao tudo errado, peguei um #152 que tava medindo #160 (naquele medidor de agulha).
Agora a duvida.... a agulha do bura da tornado nao tem regulagem de altura? eh pq eh a vacuo? tem que colocar mais fina ou mais grossa pra conseguir alguma regulagem?
Ah, nem sei se to falando besteira... hehe
Muita boa a sua pesquisa, (mas o diagrama e de carb 2t nao é? Das 4t não e tão progressivo por isso que usamos truques para tirar os buracos).
A agulha nao tem regulagem mas tenho a dica que se usar a agulha do pistonete da CBX 750F melhora bastante mas só achei original e custa R$220,00. Achei muita grana só para experimentar.
Acho que dez pontos de uma so vez e muito, mas ando e viajo com BAIXA #42 e ALTA#135 e nao da falta(meu motor é original).
Olhando no Manual de peças as Tornados podem vir de Fabrica com #138,#140,#142 de Alta e sempre #45 de baixa.
Sobre o vacuo tenho uma pq ideia. Mas muito acerta quem pouco fala.
Perdao se groselhei!
BOLINHA
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Mensagem por BOLINHA »

Ainda aprendo a regular buras...
diegoferreira
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Mensagem por diegoferreira »

O certo é fecha-lo totalmente e abri-lo 3 voltas aquecer o motor desligar e conectar no tacometro, liga e ajusta lenta, abrir a mistura totalmente até a rotação maxima e ajustar a lenta de novo até fica estavel e as rotações aumentando suavemente =D>
guilhermejaejer
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Re: Regulando Tornado. Aprenda aqui

Mensagem por guilhermejaejer »

Boa tarde, minha tornado esta com problemas, após o motor esquentar o motor apaga e não pega mais, ja troquei o filtro de ar, verifiquei a vela e faísca, e ja limpei a carburador, ai desconfiei que era mistura pobre, mas tentei abrir o parafuso da mistura e nada de diferente aconteceu. Suspeito que o parafuso da mistura quebrou e ficou a ponta preso no carburador.
Alguém tem conhecimento sobre este fato.
Obrigado a todos
Vagner Poltronieri
Membro
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Registrado em: 31 Julho 2018 à12 09:03

Re: Regulando Tornado. Aprenda aqui

Mensagem por Vagner Poltronieri »

Ae brother!
segue o video com a melhor explicação que já encontrei( veja a partir dos 10 min do video).

https://www.youtube.com/watch?v=6BYxsbpjZnk" onclick="window.open(this.href);return false;

Se o parafuso estiver mais para o lado da caixa de ar (entrada do bura)é o do ar
Se o parafuso estiver mais para o lado do motor (saida do bura) é o da mistura.
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