Salve, penso que o parafuso do ar não faz só a baixa mas tmb a média,Fernando PF escreveu:eu discordo quanto ao parafuso só agir na marcha lenta, se vc usar uma sonda no escape verá que ele atua em todas as rotações, afinal o carburador trabalha por depressão, "vácuo", então sempre passa ar ou mistura pelo orifício do parafuso e sempre influi em todas as rotações, claro q dependendo do sistema, do carbura e motor a influência pode ser considerável ou não, nota-se também que no carbura da twister ou tornado a mistura enriquece quando começa a abrir o parafuso, pelo menos é o que a sonda indica quando instalada e o que a cor da vela mostra, quando vc anda com o parafuso muito fechado ela dá pipocos e se vc abre muito ela dá uma pequena engasgada em alta rotação, na minha twister qualquer alteração no parafuso já nota-se perda de rendimento. Também não adianta regular a mistura com o motor na lenta e deixar tudo certinho, e a moto em alta falhar novamente, aí parte-se para o gicle de alta, na verdade tudo é um conjunto e tem que trabalhar em harmonia, vc pode também ter um gicle de baixa mais aberto que o original e andando com o parafuso mais fechado, consegue-se obter tb a mesma mistura que quando original, mas em alta a coisa muda pois o gicle terá maior vazão e atuará junto com o gicle de alta porém com maior vazão que antes, causando uma mistura um pouco mais rica. Já é uma forma de acerto mais fino do carbura, quando vc já tem o gicle de alta em seu funcionamento correto e que pode-se realizar pequenas correções na mistura com outros métodos, por isso aquela história de que o gicle de baixa só funciona na lenta é história, apenas história, qualquer bom preparador experiente pode confirmar isso, mas como já disse, os resultados se comportarão de diferente forma dependendo do carburador, motor entre outros, mas sempre terá uma mínima influência no pior das hipóteses, mas muitos não se prendem a esses ajustes na carburação. As vezes as correções de pequenas falhas ou engasgos podem estar relacionados ao gicle de baixa e mistura da lenta, mas isso só para pequenas correções, no caso de uma falta em alta parte-se para o gicle mesmo. Mas ainda tenho uma dúvida que nenhum preparador aqui na cidade pode me responder, como pode o parafuso da regulagem da mistura da lenta ser de ar se sua canalização parte da cuba do carburador???? se fosse de ar poderia ter um funcionamento bem mais simples, pois basta dirigir um canal de ar partindo da parte da entrada de ar do carbura, como em carburadores automotivos, mas no caso dos carburas de twister/tornado a canalização parte da cuba, aonde a depressão do carburador depois da borboleta faz com que o combustível suba pela canalização e seja despejado no orificio do parafuso, lembrando tb que existem outros carburadores de motos que o parafuso realmente regula somente o ar, assim como tem outros que estabelecem uma mistura entre ar e combustivel juntos. VALE A PENA SER OBSERVADO, e eu tenho observado muito isso em carburadores.
Alguém que tenha algum conhecimento técnico para explicar isso por favor se manisfeste!
Abraços.
por isso que que vem direto da cuba atraves do "gicleur" de baixa. Depois quando a borboleta for abrindo diminui a depressão o pistonete e agulha sobem, dai passa a funcionar o "gicleur" de alta. Certo dia entupiu meu "gicleur" de baixa nao só a lenta se perdeu mas a media tmb se foi.
"O manual de serviço HONDA sugere que se feche a parafuso e abra tres voltas" mas isso para tornado original.
Comprei uma ferramenta para ajustar o AR e acerto andando e sentindo a moto.