Regulando Tornado. Aprenda aqui

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
odraude
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 17 Fevereiro 2005 à35 16:35

Regulando Tornado. Aprenda aqui

Mensagem por odraude »

oi eu gostaria de saber pois a tornado do meu pai ele pegou sem aquele tampa do escape MA e cdi servitec entaum ele mandou regular sem a tampa so que ele resolveu colocar de volta pois achou ela com mais força na baixa e agora ela começou a falhar na alta e ele gostaria de saber se regula ela naquele parafuso de baixo do carburador o da mistura e como funciona tipo se abrir entra mais gasolina ou se fechar entra mais e em como sabe que ficou bem regulada :?: :?:


:roll: :roll: :roll:
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Falhando na alta é excesso de combustível, ou falta de ar....
O parafuso no bura é de ar...Abra um pouco mais, e veja...Aproveite e limpe o filtro de ar, antes....

Teste, e poste o resultado pra nós...

Melhor maneira de se testar regulagem é pela vela de ignição... :wink:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Hmmm, o parafuso só age na marcha lenta com o acelerador todo fechado...

E discordando do Fabricio, a vela não é a melhor maneira... A sensibilidade do piloto sim, é a melhor maneira... Digo que a vela não é uma boa pq pode estar dando falta em alta e ok em baixa, fica mto dificil vc andar só em alta pra poder medir, sempre a baixa vai interferir e vice versa. A aceleração tem que ser suave, qualquer "buraco" ou "tranco" é sinal de problemas... Se vc acelerar e a moto demorar a responder, pode ser (note: *pode ser*) falta. Se ela engasgar, pode ser excesso... Isso é uma regra geral... O que parece, pelo que vc disse (regulado com o escape aberto e agora fechou) é que está dando ligeiro excesso, mas eu não acredito que essa minima alteração vá interferir de forma significativa, a ponto de uma pessoa normal notar. Eu voto por "já estava desregulada antes"...

Boa Sorte...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

eu discordo quanto ao parafuso só agir na marcha lenta, se vc usar uma sonda no escape verá que ele atua em todas as rotações, afinal o carburador trabalha por depressão, "vácuo", então sempre passa ar ou mistura pelo orifício do parafuso e sempre influi em todas as rotações, claro q dependendo do sistema, do carbura e motor a influência pode ser considerável ou não, nota-se também que no carbura da twister ou tornado a mistura enriquece quando começa a abrir o parafuso, pelo menos é o que a sonda indica quando instalada e o que a cor da vela mostra, quando vc anda com o parafuso muito fechado ela dá pipocos e se vc abre muito ela dá uma pequena engasgada em alta rotação, na minha twister qualquer alteração no parafuso já nota-se perda de rendimento. Também não adianta regular a mistura com o motor na lenta e deixar tudo certinho, e a moto em alta falhar novamente, aí parte-se para o gicle de alta, na verdade tudo é um conjunto e tem que trabalhar em harmonia, vc pode também ter um gicle de baixa mais aberto que o original e andando com o parafuso mais fechado, consegue-se obter tb a mesma mistura que quando original, mas em alta a coisa muda pois o gicle terá maior vazão e atuará junto com o gicle de alta porém com maior vazão que antes, causando uma mistura um pouco mais rica. Já é uma forma de acerto mais fino do carbura, quando vc já tem o gicle de alta em seu funcionamento correto e que pode-se realizar pequenas correções na mistura com outros métodos, por isso aquela história de que o gicle de baixa só funciona na lenta é história, apenas história, qualquer bom preparador experiente pode confirmar isso, mas como já disse, os resultados se comportarão de diferente forma dependendo do carburador, motor entre outros, mas sempre terá uma mínima influência no pior das hipóteses, mas muitos não se prendem a esses ajustes na carburação. As vezes as correções de pequenas falhas ou engasgos podem estar relacionados ao gicle de baixa e mistura da lenta, mas isso só para pequenas correções, no caso de uma falta em alta parte-se para o gicle mesmo. Mas ainda tenho uma dúvida que nenhum preparador aqui na cidade pode me responder, como pode o parafuso da regulagem da mistura da lenta ser de ar se sua canalização parte da cuba do carburador???? se fosse de ar poderia ter um funcionamento bem mais simples, pois basta dirigir um canal de ar partindo da parte da entrada de ar do carbura, como em carburadores automotivos, mas no caso dos carburas de twister/tornado a canalização parte da cuba, aonde a depressão do carburador depois da borboleta faz com que o combustível suba pela canalização e seja despejado no orificio do parafuso, lembrando tb que existem outros carburadores de motos que o parafuso realmente regula somente o ar, assim como tem outros que estabelecem uma mistura entre ar e combustivel juntos. VALE A PENA SER OBSERVADO, e eu tenho observado muito isso em carburadores.
Alguém que tenha algum conhecimento técnico para explicar isso por favor se manisfeste!
Abraços.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Blza Crosschao, mas vc sabe me explicar se estou correto quanto ao parafuso da regulagem da lenta??? Sou muito ligado nesses esquemas de carburação e sempre procuro observar o funcionamento, gosto de saber como as coisas funcionam, do meu ponto de vista o funcionamento é esse, que nesse carburador o parafuso não serve para regular o ar mas sim o combustível, alguem que consiga provar que não me esclareça...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Estou sacando....eu entendo tanto o Tinkerer, como o Cross...Realmente se a vela da Toni, por exemplo, estiver branca, indicando falta de combustível...o piloto já percebeu isso na ponta do acelerador, á muito tempo...
Várias são as moto q chegam desreguladas, e q ao tirar a vela, ela não apresenta "sintomas" de excesso, ou de falta, etc...
A vela está aparentemente perfeita...Ou seja, "o piloto percebe antes da vela"...

Quanto aos sintomas comentados no tópico sobre velas...lá na nossa categoria DICAS, acho q se aplica MELHOR, em motores com mais de 1 vela, ou de cilindrada maior...onde uma má queima se torna mais difícil de diagnosticar...

Fernando...muito bom o seu tutorial...mas eu sou muito rôia para te ajudar...eu acho q esse problema q vc está falando, se deve ao fato da falta de pressão na câmara de vácuo.... :shock: kia kia kia...Sacanagem...

:wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Fabrício escreveu:Fernando...muito bom o seu tutorial...mas eu sou muito rôia para te ajudar...eu acho q esse problema q vc está falando, se deve ao fato da falta de pressão na câmara de vácuo.... :shock: kia kia kia...Sacanagem...

:wink:
putz....
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

crosschão escreveu:fabricio quanto ao que vc disse que a queima seria para motores com mais cilindros discordo pois se for quantrocentos cilindros e vc tiver uma hegemonia na alimentação do mesmo vc terá a queima igual em todos então eh valido sim a cor da vela tanto para um cilindro como para quatrocentos cilindros ok.

abraço
cross
122
Sim, sim,...mas perceber q 1/4 de volta na abertura do ar, deixará a moto mais "redonda"...é bem mais fácil em um motor nomocilíndrico...do q em quantrocentos cilindros. Não concorda???

Claro q a leitura é a mesma para qualquer vela... :wink:
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Não conhecia ó fórum e achei muito interessante. Gostaria de tentar dar minha humilde contribuição...

O carburador das motos tem um funcionamento muito peculiar pois possui "tres mecanismos", tres momentos de ação com tres formas de regulagens diferentes:

1° - Vai da marcha lenta até 1/4 de acelerador - O parafusinho embaixo do bixão quanto mais aberto permite maior passagem de ar nos dutos internos e mais combustível "sobe" da cuba. Muito aberto sobra gasolina, meleca a vela na marcha lenta, dá leitura alta na sonda lambda e ao andar com a moto ela engasga em acelerações rápidas partindo da marcha lenta. Quando está muito pobre a moto sai pulando igual boi bravo. Qualquer coisa entre muito rico e muito pobre precisa ter experiencia para sentir ou sonda lambda na ponta do escape. A leitura da vela deve ser feita deixando a moto já aquecida funcionar em marcha lenta por pelo menos 5 minutos e tirar a vela imediatamente após desligar.

2° - Vai de 1/4 a 3/4 de acelerador - A agulha que vai no "slide" ou piston faz a regulagem. Agulhas que afinam a ponta mais rapidamente são mais "ricas" e as que afinam mais prigressivamente são mais pobres. A única regulagem possível é a troca da agulho por uma de outro perfil. Os fabricantes usam códigos para estes perfis tipo 3B, 5B, 2C, etc... Aqui existem os kits gringos... Nesta faixa o tal parafusinho tem pouca ação mas ainda faz alguma diferença. Se ele foi bem regulado na lenta-1/4 tá beleza. Nesta faixa não dá para ler a vela, é papo furado. Só andar na motoca com a sonda no escape ou "sensibilidade" do piloto. É este ajuste o maior diferencial que se sente na forma de conduzir.

3° - Acelerador todo aberto - Aqui o que manda é o giglê. Até 3/4 o gigle não deve alterar nada, a não ser que ele seja muito pequeno e estrangule a ação da agulha. Este é o ponto que todo jacaré que acerta a motoca gosta de testar. É montar, enrolar o cabo, e ver. Mas não é neste ponto que nós andamos na trilha, por isso o "preparador" deixa a moto uma bala na rua em frente à oficina e chega na trilha é uma óstra. Aqui a leitura da vela deve ser feita com motor quente, escolher uma rua longa e plana, engrenar terceira em média rotação, acelerar no talo e quendo chegar ao limite de rotação da moto apertar a embreagem e o mata motor ao mesmo tempo ( o motor não pode funcionar após soltar o acelerador). Retire a vela e "leia" como na tabela.

Um macete que uso é fazer pequenas marcas com fita crepe no punho do acelerador com uma referencia na parte fixa, marcando 1/4, 1/2 e total. Assim eu posso avaliar o funcionamento em função da abertura do carburador. Tudo isso eu aprendi no manual da Mikuni e queimando muita gasolina, perdendo cabelos e queimando os dedos...

Minha experiencia é só com 4tempos. Não mexo em mobilete...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Muito bom Betim..pelo visto temos outro preparador na área... =D> =D> =D> Excelente o seu tutorial...Se possível, poste-o na categoria DICAS, assim ele não se "perderá" facilmente...

Se possível, tb dê uma passadinha lá na categoria BEM VINDO, APRESENTE-SE, e fale um pouco mais sobre vc, sua turma, sua moto, etc...assim fica mais fácil o entrosamento...Aqui tá cheio de mineirinhos...

Um abração...e sinta-se em casa... :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

crosschão escreveu:fernado o negocio eh o seguinte o parafuso do ar nos carburadores regula na verdade a saida de combustivel pois a mesma regula a entrada de ar assim sendo , vc sonsegue regular a vazão de combustivel pela entrada de ar entra mais ar sai mais combustivel e vice versa .
Aí complicou, quero saber se o parafuso faz entrar ar ou combustivel, o que eu entendo no caso dos carburadores de tornado é que a depressão existente após a borboleta sugue o combustível pelo orificio do carburador o qual é o parafuso que regula sua vazão. Digo que sai combustível dali pois se vc desmontar o carbura e seguir a "tubulação" a partir do orificio do parafuso verá que ela acaba dentro da cuba. Então não o tratamos como parafuso do ar correto?!?! Como eu já especifiquei existem carburadores que pelo orifício passa apenas ar, outros apenas combustível e outros ainda passam os dois juntos. (me refiro ao orifício ao qual o parafuso controla a mistura da lenta)
crosschão escreveu: agora parafuso de marcha lenta não regula nada de mistura somente a aceleração ou seja a altura que vai ficar aberto o pistonete do bura ok.
Quanto a esse parafuso de regulagem de ROTAÇÃO da lenta considere sua posição inalterada, sei que não tem a ver com a mistura, somente abre mais ou fecha a borboleta(caso tornado) ou pistonete.
Editado pela última vez por Fernando PF em 14 Junho 2005 à17 13:18, em um total de 2 vezes.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

quem dá mais... quem dá mais... :mrgreen: :mrgreen:

é isso ai galera, o q podemos concluir é que regulagem de carburador não é uma ciência exata. Tem q ir tentando, fuçando, apanhando, queimando a ponta dos dedos...

abraço.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

quanto ao tópico do Betim está corretíssimo, porém existem carburadores que trabalham de forma diferente com sistemas internos de alimentação diferenciados assim como o controle da mistura, típo acima de 3/4 de aceleração quem manda é o gicle principal, isso porque nessa faixa não existe a agulha exercendo sua função dentro da caneta e "restringindo" o fluxo da mistura, mas isso não indica que outras partes ou giclês não estejam em ação, pois a depressão continua dentro do sistema assim o gicle de baixa continua atuando na mistura, por menor que seja a sua atuação influencia no desempenho, sendo que atráves do gicle de baixa flui o combustível que vai para o parafuso de regulagem da mistura (o de ar como muitos dizem) e também distribui a outros orifícios (4) existentes em baixo da borboleta, creio que seja como uma forma de enriquecer a mistura na hora da tocada do acelerador para ela não sofrer aquele buraco na aceleração, enquanto a borboleta está abrindo e a rotação aumentando possuimos uma depressão maior no sistema de alimentação, colocando os atuadores como gicles, agulha, válvula de enriquecimento (em alguns carburadores) em funcionamento na sua ordem conforme a abertura e posição da borboleta e de acordo com a velocidade do ar dentro do carbura, lembrando que não precisamos estar com a borboleta toda aberta para colocarmos o pistonete em sua posição mais alta, pois o mesmo não é acionado por cabos ou algo assim. Então quando se atinge total funcionamento do carburador e o motor está perto de sua faixa de potencia/torque ou atuação máxima, a depressão tende a diminuir estabelecendo uma relação com a velocidade do ar e a rotação do motor, mas isso não fará com que deixe de passar mistura pelo orificio da lenta assim como outros orifícios diretamente ligados ao venturi ou após ele seguindo em direção a borboleta. Digo isso no caso dos carburadores a vácuo de tornado/twister, que com certeza são complicados de mexer e conseguir resultados em relação a carburadores mecânicos justamente por não conseguir intervir na posição do pistonete conforme a rotação do motor ou falha existente, pois sua posição é dada atravéz do enchimento do diagragma pelo ar admitido, então em certas faixas de rotações seu funcionamento não pode ser otimizado, pois vc pode estar com o motor a 8 mil rpm, com metade da borbolata aberta e o pistonete todo elevado. Minha outra twister pra mim era mais um laboratório do que uma moto, andei um tempo com uma sonda lambda instalada no escape e pude monitorar a mistura durante o dia-a-dia em diversas faixas de utilização, e posso concluir que esses carburadores (de toni/twister) são complicados a respeito de modificações e acerto.
Mas minha dúvida ainda existe.
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Como eu disse este para fuso não faz a mistura da lenta apenas. Ele controla a mistura da lenta, a mistura até 1/4 de acelerador e interfere na mistura da faixa intermediária. O mecanismo que ele usa para enriquecer ou empobrecer a mistura pode variar entre modelos de carburador mas o resultado é que é importante. No caso dos Mikunis ( que são os que mais conheço) este parafuso libera a entrada de combustível e o menor gicle na boca regula a entrada de ar. O nome correto do parafuso é ajuste ar/combustível.

O maior segredo deste parafuso e achar o melhor ponto de ajuste onde a moto liga só de encostar no botãozinho mágico ou na primeira kicada. Achando este ponto a regulagem na grande maioria das vezes está ótima.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Parafuso de ar fica antes da agulha do pistonete! Ex: Carburadores de motos dois tempos exceto agrale! Parafuso de mistura ar-combustivel fica depois do pistonete! Ex todos os carburadores de motos 4T! Quero acrescentar q a mistura exata de lenta de um motor quatro tempos original é o seu funcionamento perfeitamente "redondo" sem falhas como um relogio! Em motores reenquadrados e com altas taxas devem ser verificados pela vela! Pois seu funcionamento em baixa é um tanto inconstante! O gicle de baixa e parafuso de mistura funciona até 1/8 de aceleração. Depois disso entra em ação a agulha do pistonete e o difusor! Sua combinação é q vai determinar a mistura em medias rotações! Depois disso o giclê de alta é q manda! Pode-se afinar a agulha do pistonete desde 5/8 ate a sua ponta para dar mais gas para o motor! Qdo se parte da marcha lenta e abre-se totalmente o acelerador e sente-se uma falta ou "buraco" mexe-se no gicle de alta e tbem na altura da agulha! Daí o porque de se afinar a agulha do pistonete!!!!
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Reg de tornado

Mensagem por Racer143 »

Tem a altura da bóia q tbem influencia muito na lenta! Qdo se tem q abrir demais o parafuso de mistura ou é gicle de baixa pequeno ou o nivel da bóia baixo!
achira19

Mensagem por achira19 »

Eu coloquei o TwinAir, ai minha moto comecou a dar falta em alta. Eu abri 1,5 volta no parafuso e melhorou sensivelmente. Se fosse soh pra 1/8 de aceleracao, nao deveria ter melhorado, neh? Nao entendi? :| :?
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Estava falando de carburadores mecanicos! Esses à depressão ainda to estudando! Mas faz sentido pois entra mais mistura e o filtro muda o vacuo! A depressão deve ser menor acho eu!
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Não tenho como falar especificamente sobre estes carburadores "operados a vacuo". Minha experiencia é com Mikuni chamado "flatslide" pois o cabo do acelerador é diretamente ligado ao "slide" que faz a abertura e fechamento do carburador. Nestes carburadores a entrada de ar na cuba é controlada pelos pequenos giglês localizados na entrada do carburador, a passagem de combustível em baixa é controlada pelo parafuso "de mistura da lenta", em "médias" pela agulha e em alta pelo gigle principal. Sempre considerando altura da boia e válvula estilete ( ou agulha) como parametros fixos dentro do especificado pelo fabricante. Para completar o tal "buraco" na acelaração rápida nestes carburadores é resolvido pela bomba de aceleração ( são MIkuni flatslide pumpers) que como nos carros "borrifa" uma gasolina extra quando se acelera.

Quando falo que o mecanismo de lenta interfere pouco em médias rotações e praticamente nada em alta ( mesmo sabendo que por ali ainda sai combustível nestes momentos) é porque o volume é muito restrito. Só a título de comparação em minha moto posso dizer que a regulagem de lenta equivale à um gigle de combustível n° 5 ( chutando...) e em tudo aberto o gigle principal é 153 e com um gigle de ar maior.

Os carburadores à vácuo tem mais um incoveniente na trilha, eles sofrem influencia dos impactos, as forças "G" aplicadas sobre eles alteram a abertura ( li em uma revista americana...).

O triste fato que concluí após muita luta com o carburador é que a margem de erro é muito grande, o ajuste é estático, é feito em uma condição específica e na trilha nós temos trechos de velocidade nas estradinhas e trechos travados, variações importantes na temperatura do motor, filtro limpo no começo e imundo após uma trilha poeirenta. Faça um ajuste que dê conta e largue o purismo para lá...
Renato Bastos
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 08 Junho 2005 à08 20:24

Mensagem por Renato Bastos »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> BETIM =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem