Quanto de ar passa pelo duto de ar? HEHEHE
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Quanto de ar passa pelo duto de ar? HEHEHE
Eh uma pergunta estranha, mas alguem ae sabe a quantidade media de ar (quando estah acelerando forte) q passa pelo duto que leva o ar ateh a caixa do filtro de ar?(A medida deve ser em centimetros cubicos,ne?) :lol:
Faz parte de um novo projeto ae!
8)
vlww
Faz parte de um novo projeto ae!
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vlww
É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:
street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85
Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:
Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%
RPM = 7000
Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)
[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM
Claro que isso é teoria.
street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85
Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:
Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%
RPM = 7000
Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)
[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM
Claro que isso é teoria.
Q fera hein, Xaxim.... =D>
Joguei o seu post lá nas dicas do fórum...
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Editado pela última vez por Fabrício em 20 Janeiro 2008 à14 14:06, em um total de 1 vez.
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Mas pera ai, vamos começar do inicio, o motor da Tornado 4T "suga" ar uma vez a cada duas rotações. Logo a 7000RPMxaxim escreveu:É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:
street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85
Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:
Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%
RPM = 7000
Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)
[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM
Claro que isso é teoria.
Ele suga 250cc 3500 vezes por minuto.
250cm³ = 0,0088287 ft³ (cubic foot = pés cubicos)
Calculando com uma eficiencia de 85% como menciaonado:
(3500x0,0088287)x0.85 = 30,9 CFM?
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exato 8)Lance escreveu:Mas pera ai, vamos começar do inicio, o motor da Tornado 4T "suga" ar uma vez a cada duas rotações. Logo a 7000RPMxaxim escreveu:É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:
street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85
Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:
Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%
RPM = 7000
Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)
[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM
Claro que isso é teoria.
Ele suga 250cc 3500 vezes por minuto.
250cm³ = 0,0088287 ft³ (cubic foot = pés cubicos)
Calculando com uma eficiencia de 85% como menciaonado:
(3500x0,0088287)x0.85 = 30,9 CFM?
Vc errou nos calculos numericos, tanto pela minha equação quanto pela sua linha de raciocinio vc chega nos 26.3 CFMLance escreveu:Mas pera ai, vamos começar do inicio, o motor da Tornado 4T "suga" ar uma vez a cada duas rotações. Logo a 7000RPMxaxim escreveu:É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:
street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85
Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:
Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%
RPM = 7000
Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)
[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM
Claro que isso é teoria.
Ele suga 250cc 3500 vezes por minuto.
250cm³ = 0,0088287 ft³ (cubic foot = pés cubicos)
Calculando com uma eficiencia de 85% como menciaonado:
(3500x0,0088287)x0.85 = 30,9 CFM?
Atenção nas contas...
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Hehe, realmente, desculpem, foi falta de atenção minha, realmente esqueci de multiplar pora 85%.Fernando PF escreveu:não calculei, mas a teoria está correta, , faltou multiplicar por 0.85xaxim escreveu:Vc não calculou né?Fernando PF escreveu: exato 8)
Fazendo o calculo corretamente, fica mesmo:
(3500x0,0088287)x0.85 = 26,3 CFM
Interessante isso, achei que daria uma valor bem maior tipo uns 50, 60 CFM.
Mas, uma vez vi um cara que disse ter colocado uma ventoinha (fan) de computador na caixa de ar da sua moto e que melhorou a performance da moto, achei a maior besteira do mundo.
Mas apos fazer esta conta, e lembrar dos velhos tempo quando eu fazia Casemod (tunning de PCs) os fans do meu computador tinham segundo o fabricante um fluxo de aprox 25 CFM.
O que teoricamente quase "alimenta" o motor da Tornado, mas na pratica sei que isso é impossivel, mas porque? O fluxo do fan é continuo e do motor é pulsado?
Só por curiosidade, quantos CFM produz uma turbina de carro?
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o tal fan ou cooler, produz vazão, porém não gera pressão.. , é como fazer um mega ventilador com grande vazão de ar, colocá-lo dentro de um tubo com tomada de ar e fechar uma ponta, mede-se a pressão gerada e vê-se que é muito baixa, nesse caso o melhor método são os ventiladores siroco, porém nada melhor como turbina.
Para cálculo da vazão da turbina, necessita do detalhamento do rotor, ângulos de entrada e saída das pás, rotação e pressão, ou então medir mesmo. Aí o buraco é mais embaixo. :lol: Pode-se teoricamente admitir que com 1kg de pressão, dobra-se o volume da câmara (com rendimento de 100%, quanto mais se aumenta a pressão, o rendimento volumétrico cai), aí pode-se ter uma aproximação de quantos cfm seu motor está recebendo, nessa condição. Mas para cálculo da vazão máxima da turbina precisa-se de mais variáveis e condições de operação.
Para cálculo da vazão da turbina, necessita do detalhamento do rotor, ângulos de entrada e saída das pás, rotação e pressão, ou então medir mesmo. Aí o buraco é mais embaixo. :lol: Pode-se teoricamente admitir que com 1kg de pressão, dobra-se o volume da câmara (com rendimento de 100%, quanto mais se aumenta a pressão, o rendimento volumétrico cai), aí pode-se ter uma aproximação de quantos cfm seu motor está recebendo, nessa condição. Mas para cálculo da vazão máxima da turbina precisa-se de mais variáveis e condições de operação.
so fã desse cara! rrsrsrsrsr :) :) :)Fernando PF escreveu:o tal fan ou cooler, produz vazão, porém não gera pressão.. , é como fazer um mega ventilador com grande vazão de ar, colocá-lo dentro de um tubo com tomada de ar e fechar uma ponta, mede-se a pressão gerada e vê-se que é muito baixa, nesse caso o melhor método são os ventiladores siroco, porém nada melhor como turbina.
Para cálculo da vazão da turbina, necessita do detalhamento do rotor, ângulos de entrada e saída das pás, rotação e pressão, ou então medir mesmo. Aí o buraco é mais embaixo. :lol: Pode-se teoricamente admitir que com 1kg de pressão, dobra-se o volume da câmara (com rendimento de 100%, quanto mais se aumenta a pressão, o rendimento volumétrico cai), aí pode-se ter uma aproximação de quantos cfm seu motor está recebendo, nessa condição. Mas para cálculo da vazão máxima da turbina precisa-se de mais variáveis e condições de operação.
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