Quanto de ar passa pelo duto de ar? HEHEHE

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
TiagoGarcia
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Quanto de ar passa pelo duto de ar? HEHEHE

Mensagem por TiagoGarcia »

Eh uma pergunta estranha, mas alguem ae sabe a quantidade media de ar (quando estah acelerando forte) q passa pelo duto que leva o ar ateh a caixa do filtro de ar?(A medida deve ser em centimetros cubicos,ne?) :lol:

Faz parte de um novo projeto ae!
8) :wink:

vlww
furia SM
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Mensagem por furia SM »

8-[ 8-[ 8-[ 8-[ 8-[ 8-[ 8-[ 8-[
xaxim
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Mensagem por xaxim »

É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:

street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85

Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:

Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%

RPM = 7000

Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)

[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM

Claro que isso é teoria.
murilo_cb
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Mensagem por murilo_cb »

:shock: :shock: :shock:
faltei umas aulas de fisica..
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Q fera hein, Xaxim.... =D>

Joguei o seu post lá nas dicas do fórum... :wink:
Editado pela última vez por Fabrício em 20 Janeiro 2008 à14 14:06, em um total de 1 vez.
TiagoGarcia
Membro
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Registrado em: 07 Dezembro 2006 à51 23:42

Mensagem por TiagoGarcia »


faltei umas aulas de fisica..
intao foram 2!!! :lol:

Mas intao xaxim...segundo suas contas,o volume de ar da Tornado seria na média de 26,3 CFM? :lol:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

murilo_cb escreveu::shock: :shock: :shock:
faltei umas aulas de fisica..
Acho q eu não fui nem na primeira então! :lol:
Vidigal
Super Membro
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Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Ricardo Skolaude escreveu:
murilo_cb escreveu: :shock: :shock: :shock:
faltei umas aulas de fisica..
Acho q eu não fui nem na primeira então! :lol:
Fisica? O que é isso? É de comer? :lol: :twisted: :lol:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

esse é o cálculo, teórico, como disse o Xaxim, porém o rendimento volumétrico do motor não é constante em todas as faixas de rotação, geralmente o rendimento é maior onde ocorre o torque máximo. Essa aproximação já é suficiente para o dimensionamento correto do duto.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

por curiosidade, qual eh a vazao do bura da toni/tw? 26cfm ou algo proximo disso?
Lance
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 25 Maio 2007 à17 15:03

Mensagem por Lance »

xaxim escreveu:É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:

street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85

Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:

Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%

RPM = 7000

Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)

[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM

Claro que isso é teoria.
Mas pera ai, vamos começar do inicio, o motor da Tornado 4T "suga" ar uma vez a cada duas rotações. Logo a 7000RPM

Ele suga 250cc 3500 vezes por minuto.

250cm³ = 0,0088287 ft³ (cubic foot = pés cubicos)

Calculando com uma eficiencia de 85% como menciaonado:

(3500x0,0088287)x0.85 = 30,9 CFM?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Lance escreveu:
xaxim escreveu:É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:

street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85

Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:

Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%

RPM = 7000

Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)

[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM

Claro que isso é teoria.
Mas pera ai, vamos começar do inicio, o motor da Tornado 4T "suga" ar uma vez a cada duas rotações. Logo a 7000RPM

Ele suga 250cc 3500 vezes por minuto.

250cm³ = 0,0088287 ft³ (cubic foot = pés cubicos)

Calculando com uma eficiencia de 85% como menciaonado:

(3500x0,0088287)x0.85 = 30,9 CFM?
exato 8)
F_Barata
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Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

:shock: sinistro as contas, por isso sempre colei em fisica e quimica... ahueauihuae :mrgreen:
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Lance escreveu:
xaxim escreveu:É medido em CFM (pés cúbicos por minuto), vc pode calular como:

street carb cfm = rpm x displacement (pol³) / 3456 x 0.85

Vou dar um exemplo, provavelmente ainda dá pra simplificar mas estou com preguiça:

Calculando quanto um motor 250 consumiria de mistura com eficiencia de 85%

RPM = 7000

Displacement = 250cc ( 15.26 pol³)

[(7000x15.26)/3456]x0.85 = 26.3 CFM

Claro que isso é teoria.
Mas pera ai, vamos começar do inicio, o motor da Tornado 4T "suga" ar uma vez a cada duas rotações. Logo a 7000RPM

Ele suga 250cc 3500 vezes por minuto.

250cm³ = 0,0088287 ft³ (cubic foot = pés cubicos)

Calculando com uma eficiencia de 85% como menciaonado:

(3500x0,0088287)x0.85 = 30,9 CFM?
Vc errou nos calculos numericos, tanto pela minha equação quanto pela sua linha de raciocinio vc chega nos 26.3 CFM

Atenção nas contas...
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Fernando PF escreveu: exato 8)
Vc não calculou né?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

xaxim escreveu:
Fernando PF escreveu: exato 8)
Vc não calculou né?
não calculei, mas a teoria está correta, , faltou multiplicar por 0.85 :wink:
Lance
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 25 Maio 2007 à17 15:03

Mensagem por Lance »

Fernando PF escreveu:
xaxim escreveu:
Fernando PF escreveu: exato 8)
Vc não calculou né?
não calculei, mas a teoria está correta, , faltou multiplicar por 0.85 :wink:
Hehe, realmente, desculpem, foi falta de atenção minha, realmente esqueci de multiplar pora 85%.

Fazendo o calculo corretamente, fica mesmo:

(3500x0,0088287)x0.85 = 26,3 CFM

Interessante isso, achei que daria uma valor bem maior tipo uns 50, 60 CFM.

Mas, uma vez vi um cara que disse ter colocado uma ventoinha (fan) de computador na caixa de ar da sua moto e que melhorou a performance da moto, achei a maior besteira do mundo.

Mas apos fazer esta conta, e lembrar dos velhos tempo quando eu fazia Casemod (tunning de PCs) os fans do meu computador tinham segundo o fabricante um fluxo de aprox 25 CFM.

O que teoricamente quase "alimenta" o motor da Tornado, mas na pratica sei que isso é impossivel, mas porque? O fluxo do fan é continuo e do motor é pulsado?

Só por curiosidade, quantos CFM produz uma turbina de carro?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o tal fan ou cooler, produz vazão, porém não gera pressão.. :wink:, é como fazer um mega ventilador com grande vazão de ar, colocá-lo dentro de um tubo com tomada de ar e fechar uma ponta, mede-se a pressão gerada e vê-se que é muito baixa, nesse caso o melhor método são os ventiladores siroco, porém nada melhor como turbina.

Para cálculo da vazão da turbina, necessita do detalhamento do rotor, ângulos de entrada e saída das pás, rotação e pressão, ou então medir mesmo. Aí o buraco é mais embaixo. :lol: Pode-se teoricamente admitir que com 1kg de pressão, dobra-se o volume da câmara (com rendimento de 100%, quanto mais se aumenta a pressão, o rendimento volumétrico cai), aí pode-se ter uma aproximação de quantos cfm seu motor está recebendo, nessa condição. Mas para cálculo da vazão máxima da turbina precisa-se de mais variáveis e condições de operação.
Lance
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 25 Maio 2007 à17 15:03

Mensagem por Lance »

Muito obrigado pela explicação Fernando, a questão da pressão gerada realmente não tinha vindo a minha cabeça, e certamente, apesar da vazão do cooler ser boa a pressão é insignificante.


EDIT:

Um dado interessante: 26,3 pés cubicos = 745 Litros!!!!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:o tal fan ou cooler, produz vazão, porém não gera pressão.. :wink:, é como fazer um mega ventilador com grande vazão de ar, colocá-lo dentro de um tubo com tomada de ar e fechar uma ponta, mede-se a pressão gerada e vê-se que é muito baixa, nesse caso o melhor método são os ventiladores siroco, porém nada melhor como turbina.

Para cálculo da vazão da turbina, necessita do detalhamento do rotor, ângulos de entrada e saída das pás, rotação e pressão, ou então medir mesmo. Aí o buraco é mais embaixo. :lol: Pode-se teoricamente admitir que com 1kg de pressão, dobra-se o volume da câmara (com rendimento de 100%, quanto mais se aumenta a pressão, o rendimento volumétrico cai), aí pode-se ter uma aproximação de quantos cfm seu motor está recebendo, nessa condição. Mas para cálculo da vazão máxima da turbina precisa-se de mais variáveis e condições de operação.
so fã desse cara! rrsrsrsrsr :) :) :)
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