forca X braco

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bessa27
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forca X braco

Mensagem por bessa27 »

sera que um cubo com tal diametro consegue suportar um momento de torque tao grande?

Sinceramente, eu acho k mais cedo ou menos cedo vai dar algum pepino...........na gringa quando a galera mete uns discos gigantes, ele tbm metem uns cubos talon gigantes.........

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fumaça?
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Mensagem por fumaça? »

eu nunca entendi esses discos gigantes...

realmente precisa de tanta forca de frenagem e tanta refrigeração??

acho meio desnecessário e tal... MAs nunca usei,e ntão não tenho tanta propriedade para opnar... rs... :roll:
Valentin
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Mensagem por Valentin »

Isso ae nao deve funcionar como promete...pq a area de atrito das pastilhas com o disco e minima...acho q um disco original bem ventilado deve funcionar bem melhor..
Andre Mello
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Mensagem por Andre Mello »

Pra mim, 60% estetica 40% desempenho... :roll:

bessa27, Se a moto for usada normalmente acho que o cubo aguenta sim, mas se for usada em competicoes ai eu ja nao boto minha mao no fogo... :lol:

Eu nunca andei em uma moto SM com um disco desse tamnho, gostaria de testar, para sentir na pratica como e freiar forte com um disco desse... :lol:

Acho que a pinca de freio e ate mais importante do que o diametro do disco, tipo, uma pinca de 6 pistoes Brembo ou Breaking no disco original traria mais beneficio do que um disco desse tamanho com a pinca original.. 8) .. Claro considerando o flexivel de boa qualidade (aerokip)
xaxim
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Mensagem por xaxim »

Dick escreveu:Isso ae nao deve funcionar como promete...pq a area de atrito das pastilhas com o disco e minima...acho q um disco original bem ventilado deve funcionar bem melhor..
O atrito não depende da area, esqueceu?

A vantagem de um disco maior é a maior ventilação e menor fadiga.

Em termos de potencia de frenagem geralmente os discos originais geralmente são bem dimensionados, mas quando se prepara um motor tem que pensar no conjunto...
Andre #22
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Mensagem por Andre #22 »

Eu acho que é 90% estética.. um disco tão grande desse acho até meio feio =[
kxftop
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Mensagem por kxftop »

e aquela historia que eu ja comentei sobre marketing e eficiencia !!!!!!!!!!
carlos_edu
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Mensagem por carlos_edu »

Bessa, não sou engenheiro mas essa questão de sobrecarga de torque não se assemelharia à corôa na roda traseira? E qto maior a corôa, maior a força exercida na fixação do cubo? Eu nunca ví nenhuma moto nacional com coroa grande estourar cubo na fixação.
xaxim
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Mensagem por xaxim »

carlos_edu, a diferença entre a potencia aplicada na roda para acelerar a moto e a potencia dos freios é mto grande, chega a ser absurda, o que torna a força da coroa bem baixa comparando com a do disco.
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

xaxim escreveu:
Dick escreveu:Isso ae nao deve funcionar como promete...pq a area de atrito das pastilhas com o disco e minima...acho q um disco original bem ventilado deve funcionar bem melhor..
O atrito não depende da area, esqueceu?

A vantagem de um disco maior é a maior ventilação e menor fadiga.

Em termos de potencia de frenagem geralmente os discos originais geralmente são bem dimensionados, mas quando se prepara um motor tem que pensar no conjunto...
Neste caso a maior vantagem nem é por conta de área ou ventilação, como a pinça é original, a força aplicada continua sendo a mesma, sendo as mesmas pastilhas e material do disco equivalente ao original, a força de atrito também seria a mesma.. qual a vantagem disso então, o momento (forçaxbraço) é maior por conta do raio de frenagem ser maior, dessa forma, uma mesma força multiplicada por um raio (braço) maior, gera uma maior força de frenagem.

O pior de tudo aí, é a forma de fixação da pinça, onde o suporte está sujeito e com certeza sofre torção.
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Simples de entender.
Levando em consideração um disco de tornado que é de 240mm esse disco em um ciclo da roda tem 41% a mais de área de contato, portanto, a frenagem é muito mais eficiente.
Paulo
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Mensagem por Paulo »

pois é, Bessa,

Pode ser que o cubo seja superdimensionado, como é o pneu.

Mas sem dúvida o momento nesse caso é bem maior que com o disco original. resta saber se o piloto vai frear mais forte ou simplesmente amassar menos o manete e continuar freando suave. Nesse ultimo caso o cubo nao "vê" a diferença. Só muda a temperatura do conjunto.

Aos curiosos, como disse o xaxim, o atrito nao depende da área de contato nem da velocidade. Depende do material (dos materiais em atrito) e da força empregada. Mas observe que ao aumentar a força de contato, ocorre o aumento da área de contato o que levaria à conclusao do atrito ser dependente da área. Essas questoes estao abertas desde Da Vinci. Há muitos experimentos e poucas demonstracoes matemáticas. A discussao é grande nesse campo. Ainda hoje as leis de atrito sao consideradas fenomenológicas e não fundamentais.


Voltando, não acho que o cubo vai quebrar. A força nos cubos será a mesma. A força (pressao) nas pinças será bem menor pra mesma frenagem. Os discos originais já empinam a moto, os grandes fariam um desastre.
Vantagem que vejo - sistema trabalha mais frio.
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

Paulo escreveu:Há muitos experimentos e poucas demonstracoes matemáticas. A discussao é grande nesse campo. Ainda hoje as leis de atrito sao consideradas fenomenológicas e não fundamentais..
Define-se o coeficiente de atrito como uma constante que multiplicada a força perpendicular a área de contato gera então a força de atrito, contrária ao movimento. Esse coeficiente de atrito matematicamente é obtido através dos ensaios de contatos de materiais. Resumindo, um sistema de frenagem pode ser facilmente dimensionado com cálculos gerando uma aproximação eficiente.
Luigi
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Mensagem por Luigi »

Eu troquei o disco original da falcon, por um de 322mm, a diferença da frenagem é bastante grande, freia-se "menos" para parar a moto, mas a diferença maior ainda foi com a mudança do matene original para um 2 dedos, a "alavanca" formada por ele melhorou muito a frenagem!

Ainda falta o aeroquip para "fechar" o conjunto de freio da minha moto :wink:
bessa27
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Mensagem por bessa27 »

Elton escreveu:a unica diferenca funcional é menos força a se fazer com o dedo.

o cubo aguenta, porque empinar a trazeira o cubo aguenta, e isso é o maximo de força que o cubo faz com qualquer disco...

antes de quebrar o cubo, a roda vai sair escorregando hehe

mas diz aí, será que esse disco não vai empenar fácil demais?
Mas o cubo trasiero sao outros 500...............outro desenho e outro diametro de fixacao dos parafusos..........

quem sabe, a quantidade de carbono no material pode ateh ser diferente.....vai saber........
vivanzin
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Mensagem por vivanzin »

bessa27 escreveu:
Elton escreveu:a unica diferenca funcional é menos força a se fazer com o dedo.

o cubo aguenta, porque empinar a trazeira o cubo aguenta, e isso é o maximo de força que o cubo faz com qualquer disco...

antes de quebrar o cubo, a roda vai sair escorregando hehe

mas diz aí, será que esse disco não vai empenar fácil demais?
Mas o cubo trasiero sao outros 500...............outro desenho e outro diametro de fixacao dos parafusos..........

quem sabe, a quantidade de carbono no material pode ateh ser diferente.....vai saber........

Pois eh, e mesmo sendo mais forte, na husq do Ajax a coroa arrancou as orelhinhas do cubo, onde vão os parafusos. E olha que é uma moto especial, que já vem de fabrica com motor forte e coroa grande.

Então eu acredito que esses discões ai podem trazer problemas. Mas acho que tem mais probabilidade de entortar o disco, talvez os parafusos tbm...
Paulo
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Mensagem por Paulo »

Elton escreveu:
bessa27 escreveu:
Elton escreveu:a unica diferenca funcional é menos força a se fazer com o dedo.

o cubo aguenta, porque empinar a trazeira o cubo aguenta, e isso é o maximo de força que o cubo faz com qualquer disco...

antes de quebrar o cubo, a roda vai sair escorregando hehe

mas diz aí, será que esse disco não vai empenar fácil demais?
Mas o cubo trasiero sao outros 500...............outro desenho e outro diametro de fixacao dos parafusos..........

quem sabe, a quantidade de carbono no material pode ateh ser diferente.....vai saber........
sim mas eu to falando do dianteiro tambem. Se freiar muito forte, antes de quebrar, ou vai levantar um RL ou vai escorregar
concordo
foi o que eu quis dizer com o superdimensionamento do cubo e pneu.

a vantagem mesmo é fazer menos força nas pinças para parar a moto. A força no cubo é a mesma.
elcio_of
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Mensagem por elcio_of »

Neste caso a maior vantagem nem é por conta de área ou ventilação, como a pinça é original, a força aplicada continua sendo a mesma, sendo as mesmas pastilhas e material do disco equivalente ao original, a força de atrito também seria a mesma.. qual a vantagem disso então, o momento (forçaxbraço) é maior por conta do raio de frenagem ser maior, dessa forma, uma mesma força multiplicada por um raio (braço) maior, gera uma maior força de frenagem.

O pior de tudo aí, é a forma de fixação da pinça, onde o suporte está sujeito e com certeza sofre torção.

É li todas as opiniões e resolvi aumentar o meu fica evidente que vai melhorar e muito a frenagem da moto.
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