forca X braco
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sera que um cubo com tal diametro consegue suportar um momento de torque tao grande?
Sinceramente, eu acho k mais cedo ou menos cedo vai dar algum pepino...........na gringa quando a galera mete uns discos gigantes, ele tbm metem uns cubos talon gigantes.........
Sinceramente, eu acho k mais cedo ou menos cedo vai dar algum pepino...........na gringa quando a galera mete uns discos gigantes, ele tbm metem uns cubos talon gigantes.........
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Pra mim, 60% estetica 40% desempenho... :roll:
bessa27, Se a moto for usada normalmente acho que o cubo aguenta sim, mas se for usada em competicoes ai eu ja nao boto minha mao no fogo... :lol:
Eu nunca andei em uma moto SM com um disco desse tamnho, gostaria de testar, para sentir na pratica como e freiar forte com um disco desse... :lol:
Acho que a pinca de freio e ate mais importante do que o diametro do disco, tipo, uma pinca de 6 pistoes Brembo ou Breaking no disco original traria mais beneficio do que um disco desse tamanho com a pinca original.. 8) .. Claro considerando o flexivel de boa qualidade (aerokip)
bessa27, Se a moto for usada normalmente acho que o cubo aguenta sim, mas se for usada em competicoes ai eu ja nao boto minha mao no fogo... :lol:
Eu nunca andei em uma moto SM com um disco desse tamnho, gostaria de testar, para sentir na pratica como e freiar forte com um disco desse... :lol:
Acho que a pinca de freio e ate mais importante do que o diametro do disco, tipo, uma pinca de 6 pistoes Brembo ou Breaking no disco original traria mais beneficio do que um disco desse tamanho com a pinca original.. 8) .. Claro considerando o flexivel de boa qualidade (aerokip)
O atrito não depende da area, esqueceu?Dick escreveu:Isso ae nao deve funcionar como promete...pq a area de atrito das pastilhas com o disco e minima...acho q um disco original bem ventilado deve funcionar bem melhor..
A vantagem de um disco maior é a maior ventilação e menor fadiga.
Em termos de potencia de frenagem geralmente os discos originais geralmente são bem dimensionados, mas quando se prepara um motor tem que pensar no conjunto...
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Neste caso a maior vantagem nem é por conta de área ou ventilação, como a pinça é original, a força aplicada continua sendo a mesma, sendo as mesmas pastilhas e material do disco equivalente ao original, a força de atrito também seria a mesma.. qual a vantagem disso então, o momento (forçaxbraço) é maior por conta do raio de frenagem ser maior, dessa forma, uma mesma força multiplicada por um raio (braço) maior, gera uma maior força de frenagem.xaxim escreveu:O atrito não depende da area, esqueceu?Dick escreveu:Isso ae nao deve funcionar como promete...pq a area de atrito das pastilhas com o disco e minima...acho q um disco original bem ventilado deve funcionar bem melhor..
A vantagem de um disco maior é a maior ventilação e menor fadiga.
Em termos de potencia de frenagem geralmente os discos originais geralmente são bem dimensionados, mas quando se prepara um motor tem que pensar no conjunto...
O pior de tudo aí, é a forma de fixação da pinça, onde o suporte está sujeito e com certeza sofre torção.
pois é, Bessa,
Pode ser que o cubo seja superdimensionado, como é o pneu.
Mas sem dúvida o momento nesse caso é bem maior que com o disco original. resta saber se o piloto vai frear mais forte ou simplesmente amassar menos o manete e continuar freando suave. Nesse ultimo caso o cubo nao "vê" a diferença. Só muda a temperatura do conjunto.
Aos curiosos, como disse o xaxim, o atrito nao depende da área de contato nem da velocidade. Depende do material (dos materiais em atrito) e da força empregada. Mas observe que ao aumentar a força de contato, ocorre o aumento da área de contato o que levaria à conclusao do atrito ser dependente da área. Essas questoes estao abertas desde Da Vinci. Há muitos experimentos e poucas demonstracoes matemáticas. A discussao é grande nesse campo. Ainda hoje as leis de atrito sao consideradas fenomenológicas e não fundamentais.
Voltando, não acho que o cubo vai quebrar. A força nos cubos será a mesma. A força (pressao) nas pinças será bem menor pra mesma frenagem. Os discos originais já empinam a moto, os grandes fariam um desastre.
Vantagem que vejo - sistema trabalha mais frio.
Pode ser que o cubo seja superdimensionado, como é o pneu.
Mas sem dúvida o momento nesse caso é bem maior que com o disco original. resta saber se o piloto vai frear mais forte ou simplesmente amassar menos o manete e continuar freando suave. Nesse ultimo caso o cubo nao "vê" a diferença. Só muda a temperatura do conjunto.
Aos curiosos, como disse o xaxim, o atrito nao depende da área de contato nem da velocidade. Depende do material (dos materiais em atrito) e da força empregada. Mas observe que ao aumentar a força de contato, ocorre o aumento da área de contato o que levaria à conclusao do atrito ser dependente da área. Essas questoes estao abertas desde Da Vinci. Há muitos experimentos e poucas demonstracoes matemáticas. A discussao é grande nesse campo. Ainda hoje as leis de atrito sao consideradas fenomenológicas e não fundamentais.
Voltando, não acho que o cubo vai quebrar. A força nos cubos será a mesma. A força (pressao) nas pinças será bem menor pra mesma frenagem. Os discos originais já empinam a moto, os grandes fariam um desastre.
Vantagem que vejo - sistema trabalha mais frio.
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Define-se o coeficiente de atrito como uma constante que multiplicada a força perpendicular a área de contato gera então a força de atrito, contrária ao movimento. Esse coeficiente de atrito matematicamente é obtido através dos ensaios de contatos de materiais. Resumindo, um sistema de frenagem pode ser facilmente dimensionado com cálculos gerando uma aproximação eficiente.Paulo escreveu:Há muitos experimentos e poucas demonstracoes matemáticas. A discussao é grande nesse campo. Ainda hoje as leis de atrito sao consideradas fenomenológicas e não fundamentais..
Eu troquei o disco original da falcon, por um de 322mm, a diferença da frenagem é bastante grande, freia-se "menos" para parar a moto, mas a diferença maior ainda foi com a mudança do matene original para um 2 dedos, a "alavanca" formada por ele melhorou muito a frenagem!
Ainda falta o aeroquip para "fechar" o conjunto de freio da minha moto
Ainda falta o aeroquip para "fechar" o conjunto de freio da minha moto
Mas o cubo trasiero sao outros 500...............outro desenho e outro diametro de fixacao dos parafusos..........Elton escreveu:a unica diferenca funcional é menos força a se fazer com o dedo.
o cubo aguenta, porque empinar a trazeira o cubo aguenta, e isso é o maximo de força que o cubo faz com qualquer disco...
antes de quebrar o cubo, a roda vai sair escorregando hehe
mas diz aí, será que esse disco não vai empenar fácil demais?
quem sabe, a quantidade de carbono no material pode ateh ser diferente.....vai saber........
bessa27 escreveu:Mas o cubo trasiero sao outros 500...............outro desenho e outro diametro de fixacao dos parafusos..........Elton escreveu:a unica diferenca funcional é menos força a se fazer com o dedo.
o cubo aguenta, porque empinar a trazeira o cubo aguenta, e isso é o maximo de força que o cubo faz com qualquer disco...
antes de quebrar o cubo, a roda vai sair escorregando hehe
mas diz aí, será que esse disco não vai empenar fácil demais?
quem sabe, a quantidade de carbono no material pode ateh ser diferente.....vai saber........
Pois eh, e mesmo sendo mais forte, na husq do Ajax a coroa arrancou as orelhinhas do cubo, onde vão os parafusos. E olha que é uma moto especial, que já vem de fabrica com motor forte e coroa grande.
Então eu acredito que esses discões ai podem trazer problemas. Mas acho que tem mais probabilidade de entortar o disco, talvez os parafusos tbm...
concordoElton escreveu:sim mas eu to falando do dianteiro tambem. Se freiar muito forte, antes de quebrar, ou vai levantar um RL ou vai escorregarbessa27 escreveu:Mas o cubo trasiero sao outros 500...............outro desenho e outro diametro de fixacao dos parafusos..........Elton escreveu:a unica diferenca funcional é menos força a se fazer com o dedo.
o cubo aguenta, porque empinar a trazeira o cubo aguenta, e isso é o maximo de força que o cubo faz com qualquer disco...
antes de quebrar o cubo, a roda vai sair escorregando hehe
mas diz aí, será que esse disco não vai empenar fácil demais?
quem sabe, a quantidade de carbono no material pode ateh ser diferente.....vai saber........
foi o que eu quis dizer com o superdimensionamento do cubo e pneu.
a vantagem mesmo é fazer menos força nas pinças para parar a moto. A força no cubo é a mesma.
Neste caso a maior vantagem nem é por conta de área ou ventilação, como a pinça é original, a força aplicada continua sendo a mesma, sendo as mesmas pastilhas e material do disco equivalente ao original, a força de atrito também seria a mesma.. qual a vantagem disso então, o momento (forçaxbraço) é maior por conta do raio de frenagem ser maior, dessa forma, uma mesma força multiplicada por um raio (braço) maior, gera uma maior força de frenagem.
O pior de tudo aí, é a forma de fixação da pinça, onde o suporte está sujeito e com certeza sofre torção.
É li todas as opiniões e resolvi aumentar o meu fica evidente que vai melhorar e muito a frenagem da moto.
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