tornado origi vs tornado 330

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

tornado origi vs tornado 330

Mensagem por luciano »

bem vou levantar mais uma questão sobre preparação de motos :
este fds fui andar com uns amigos meus que tinha tempo que naum faziamos trilha. Bom , um deles colocou um kit 330 dei uma voltinha na moto dele senti que ela tava muuuito forte porem faltava um item ... suspa ; parecia que tinha colocado um motor V8 num fusquinha . A minha moto com suspa de cr e motor original ( com aquela alteraçoes basicas cdi , max , filtro , escape ) nas estradas com curva de nivel , depressoes deixava a dele para tras mas muito msm...
Como o fabricio e o fernando pf disseram em outro topico naum adianta melhorar em um item se naum alterar o conjunto como um todo vai tudop por agua abaixo... fica ai a minha conclusão para este "teste" que fizemos com esta duas motos ...
agora fico imaginando se a gente melhorar a suspa dele como e que vai se comportar a bixinha....
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

é isso ai.... "potencia n é ada sem controle" rs* :roll:
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

blz Luciano! Me chamou a atenção a sua suspa de CR. Tem algum tópico q vc já tratou sobre ela? Se não, é na traseira? Precisou de muita adaptação? De qual CR? Um abraço.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

É luciano, da uma olhada no topico do MX q rolou aqui em BSB no FDS, tem duas fotos d tonis bem preparadas, uma com a suspa invertida da RACETECH e outra, com se eu não m engano a suspa de KX :?
por q com certeza, no caso da toni , suspa original e motor brabo não combinam, não vai dar pra usufruir da potencia de jeito nenhum !! A potencia cresce muito em relação ao conjunto !!
pdalazoana
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 02 Março 2005 à23 09:11

Mensagem por pdalazoana »

Falando em 330, alguem aí tem um motor desses rodando a algum tempo para dar algum depoimento pra galera?
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

Cassius escreveu:blz Luciano! Me chamou a atenção a sua suspa de CR. Tem algum tópico q vc já tratou sobre ela? Se não, é na traseira? Precisou de muita adaptação? De qual CR? Um abraço.
fala cassius, a suspa dele eh na frente e na trazeira, e tem um topico com fotos da moto dele tb

abracos
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Cassius escreveu:blz Luciano! Me chamou a atenção a sua suspa de CR. Tem algum tópico q vc já tratou sobre ela? Se não, é na traseira? Precisou de muita adaptação? De qual CR? Um abraço.

A moto do Luciano tá nesse tópico:
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... ight=#7529
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

pdalazoana escreveu:Falando em 330, alguem aí tem um motor desses rodando a algum tempo para dar algum depoimento pra galera?
Beleza bro ????

Olha... eu tenho meio q " um pé atrás" com esses motores, mas conheço uma moto aq na minha city preparada por um mecanico daqui mesmo que já tem + de 1 ano preparada e o maluco judiava da moto nas trilhas, correu alguns CC e emprestava a moto pra um outro amigo nosso correr MX, ha pouco tempo vendeu a moto preparada e na mao do novo dono ela deu uma zuadinha na biela. Sabe aquele cromo q tem por dentro da parte de cima da biela onde fica a gaiolinha (macarrão) do pistão... pois ela começou a perder aquele cromado e já deu um barulhinho... o novo dono trocou.

O resto... pistao, cilindro, anel, comando, valvula, tudo... tava OK.

Me surpreendi... achei q o motor até aguenta bem.... mas eu ainda n tenho coragem de fazer no meu... :mrgreen:
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

ai galera das 330 vamo fala ai conta pra nois..... se tem problema ou naum... dá seu parecer , fabricio!!!!
tornado tinkerer , fernando pf ... vamo ver no que que da.....
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Acho que o teste do Luciano deveria ser feito em duas etapas, primeiro ele na moto dele, depois trocando de motos para ver se o problema era a moto ou o piloto.

Mesmo não conhecendo nada de trilhas ou mecânica sei que um bom piloto faz uma grande diferença.

Lobão
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

luciano escreveu:ai galera das 330 vamo fala ai conta pra nois..... se tem problema ou naum... dá seu parecer , fabricio!!!!
tornado tinkerer , fernando pf ... vamo ver no que que da.....
Luciano...pra te falar a verdade na nossa região não conheço nenhum piloto q tenha colocado esse kit 330cc...
Eu só ouvi falar desse kit, e mau, no antigo fórum motoverde. Lá, em vários motores ele deu pau muito rapidamente....Eu tb não sei te falar qual seria o fabricante....
Em apenas uma corrida 2 pilotos tiveram o seu motor quebrado...
Isso tb tem mais de 1 ano...talvez o kit foi melhorado, sei lá...
A opinião do Topsman é muito importante pra nós....Se esse motor aguentou 2 anos é pq o kit não é ruim da forma q pensamos...

6mm a mais é uma diferença considerálvel...a questão é trabalhar o resto para aguentar a vazão do ar...
Durabilidade...depende do uso, e da manutenção... :wink:

Atualmente, eu não trocaria um pistão forjado, mesmo q de menor cilidrada, por um de aço, ferro, ou outro material mais "macio", ou menos resistente. Quem mexe com preparações de motores, qualquer q seja o motor, sabe a importância de peças forjadas. Peças forjadas, para veículos preparados, ainda é privilégio para poucos...

Acho q é isso....
Veja ai com esse colega...Quem sabe o motor dele não dura muito tempo?!?!??! Pra nós é muito bom termos peças de qualidade no mercado nacional...Todos nós ganhamos com isso....

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Quanto a parte de suspensão...eu vivi, ou melhor, revivi isso no FDS passado, quando fizemos uma trilha na Taboquinha...Eu andei na moto do nosso amigo IVAN, q está començando no off-road, e ainda não teve como mexer na suspa....
A muito tempo não fazia trilha com uma Toni com as suspas totalmente original (até mesmo o óleo), e vou te dizer uma coisa....É muiiittttooooo diferente....
O motor dá até pra levar tranquilo, mas a suspa original é de lascar....Todas as irregularidades do terreno são transmitidas ao piloto...
Em um pequeno trecho com buracos, eu fiquei inseguro com a moto...Parecia q eu estava em mobilete sem a molas :twisted: ....saca?

Há quem diga q uma boa suspa é melhor q um bom motor.....

Daí eu digo: O importante é um bom conjunto....

Um abração... :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o pessoal que faz esse kit por aqui sofre muito com biela torta, problemas no pino, o pistão até que aguenta, mais o resto não, a biela não aguenta o torque e entorta.... Além da vibração excessiva devido ao desbalanceamento do conjunto por causa de um pistão mais pesado, os rolamentos do vira tb vão pro pau mais cedo, o kit é forte, forte mesmo, dá um torque do capeta, mas acho que compensa uma preparação mais segura, vc pode até jogar um kit desses na motoca e aguentar um bom tempo, mas com certeza vai aguentar bem menos que um kit wiseco e com o tempo os barulhos irão aparecer, ainda mais se depois vc fizer um cabeçote no capricho e colocar uma carburação de respeito, aí sim os cv´s vão aparecer como deveriam e seu conjunto vai sofrer ainda mais.
Quanto aos pistões forjados, a maioria tem em mente que é uma peça mais dura, e por isso mais resistente, na verdade, por causa do seu tipo de construção (forjamento) e um material com composição mais "nobre", ele possui melhores propriedades mecânicas, suportando uma maior deformação, possui maior dilatação que um pistão comum, então suporta melhor temperaturas mais altas e forças aplicadas nele, já que em vez de quebrar ele se deforma elasticamente. Por isso todos os cilindros para pistões forjados devem ser usinados e brunidos com maior folga que para pistões originais, seguindo as recomendações do fabricante..
Realmente é muito bom vc ter um motor preparado e poder enrolar o cabo sem pena e sem medo, que realmente só um forjado pode te dar certeza de poder fazer isso.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Bom galera... já que ressucitaram o tópico, rs*... vamo lá:

Eu acredito que a fase de "experimentações" já passou.... os preparadores (pelo menos os que começaram primeiro) já tem experiencia com esse kit, os torneiros que usinam os cilindros tbem... o kit, pelo q eu vi e ouvi de quem tem e quem prepara, tem uma qualidade satisfatória, e pelo menos aq na cidade nenhum "explodiu" de uma hora pra outra (ainda, rs*).

Quanto a pistão, anel, cilindro, acredito q vcs podem ficar tranquilos... os problemas realmente acontecem é do pino do pistão pra baixo !!! E isso é até lógico, né ???

Acredito que uma preparação mais leve no motor mas com um conjunto melhor (melhor carburação, suspas descentes, escape de qualidade...) proporcionaria um resultado mais interessante.

E por fim na minha humilde opnião, o kit n vale o preço q tão pedindo, tá caro !!! Ainda mais q nada me tira da cabeça que usam pistão de XLX 350... já pensou pagar milão num pistão de XL-ão.... huahauhauhauahuah :wink:
bernardooliveira
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 01 Março 2005 à27 10:45

toni 330

Mensagem por bernardooliveira »

Pessoal :
eu tenho uma toni 330 comprada de 2a. mão . A moto é 2003 de junho - tem 2 anos , e é 330(retifica paulista) desde nova , tem também cano e ponteira protork, filto e ar , bura com giclagem alterada, suspa revalvulada e disco trazeiro.
A moto sempre foi usada pra trilhas (3 fds por mês em média), e ocasionalmente em uma pistinha de cross, só prá brincar. Quando eu comprei há 6 meses ela tava dando um leve fumaçada (branca) . Eu troquei os anéis e ficou OK.
Já andei em tonis com motor original e bura preparado (tambem filtro, cano , suspa, etc) e digo : a 330 tem muito mais "baixa" é só !!!! claro que isso é muito bom nas trilhas, mas minha moto tem menos "final" que as tonis normais (com coroa 48), e a minha tem coroa 44!!!
O motor foi aberto para trocar os anéis , parte de cima, e tava tudo 100%, com 2 anos de uso .

Hoje eu prepararia um toni com o famoso 286 Wiseco (na LM claro !!!!), mas da minha 330 não tenho o que reclamar .

Abraços
Bernardo
achira19

Re: toni 330

Mensagem por achira19 »

Bernardo,
Manda reenquadrar os comandos q vc vai ver sua moto ficar canhao em alta... :wink:

bernardooliveira escreveu:Pessoal :
eu tenho uma toni 330 comprada de 2a. mão . A moto é 2003 de junho - tem 2 anos , e é 330(retifica paulista) desde nova , tem também cano e ponteira protork, filto e ar , bura com giclagem alterada, suspa revalvulada e disco trazeiro.
A moto sempre foi usada pra trilhas (3 fds por mês em média), e ocasionalmente em uma pistinha de cross, só prá brincar. Quando eu comprei há 6 meses ela tava dando um leve fumaçada (branca) . Eu troquei os anéis e ficou OK.
Já andei em tonis com motor original e bura preparado (tambem filtro, cano , suspa, etc) e digo : a 330 tem muito mais "baixa" é só !!!! claro que isso é muito bom nas trilhas, mas minha moto tem menos "final" que as tonis normais (com coroa 48), e a minha tem coroa 44!!!
O motor foi aberto para trocar os anéis , parte de cima, e tava tudo 100%, com 2 anos de uso .

Hoje eu prepararia um toni com o famoso 286 Wiseco (na LM claro !!!!), mas da minha 330 não tenho o que reclamar .

Abraços
Bernardo
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Re: toni 330

Mensagem por Fabrício »

bernardooliveira escreveu:Pessoal :
eu tenho uma toni 330 comprada de 2a. mão . A moto é 2003 de junho - tem 2 anos , e é 330(retifica paulista) desde nova , tem também cano e ponteira protork, filto e ar , bura com giclagem alterada, suspa revalvulada e disco trazeiro.
A moto sempre foi usada pra trilhas (3 fds por mês em média), e ocasionalmente em uma pistinha de cross, só prá brincar. Quando eu comprei há 6 meses ela tava dando um leve fumaçada (branca) . Eu troquei os anéis e ficou OK.
Já andei em tonis com motor original e bura preparado (tambem filtro, cano , suspa, etc) e digo : a 330 tem muito mais "baixa" é só !!!! claro que isso é muito bom nas trilhas, mas minha moto tem menos "final" que as tonis normais (com coroa 48), e a minha tem coroa 44!!!
O motor foi aberto para trocar os anéis , parte de cima, e tava tudo 100%, com 2 anos de uso .

Hoje eu prepararia um toni com o famoso 286 Wiseco (na LM claro !!!!), mas da minha 330 não tenho o que reclamar .

Abraços
Bernardo
Muito boa a sua opinião Bernardo...É bom ouvir isso...
Quanto a parte de moto não mandar bem em baixa...é por conta da saída dos gases...Um bom cabeçote...uma curva arrombada, uma boa ponteira....etc...devem melhorar isso, pelo menos vc não andará menos q uma original...Geralmente a preocupação está apenas no aumento da cilindrada....mas o volume é muitíssimo importante.... :wink:
bernardooliveira
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 01 Março 2005 à27 10:45

Ela anda em baixa !!!

Mensagem por bernardooliveira »

Fabricio :

Eu tentei dizer que a minha 330 anda muito bem em baixa, ela tem muito torque em baixa. A "alta" e a velocidade final é que são comparaveis com uma 250 cc, preparda com filtro, carburador e escape+curva, sendo que a minha 330 tem coroa 44 e os caras de 250 andam com 48 !!! (o pinhão é igual).
MachineAccelerator
Membro
Mensagens: 582
Registrado em: 14 Junho 2005 à03 14:44

Mensagem por MachineAccelerator »

Manda reenquadrar os comandos q vc vai ver sua moto ficar canhao em alta...
Várias questões!!!!!!!!! :mrgreen:
Mesmo com motor original (250cc)?
O que seria o reenquadramento? Seria adiantar os comandos para melhorar em alta?
Semana que vem vou colocar o Bura da XL350 e o TwinAir, vale a pena mexer no comando?
Outra, já ouviram falar de colocar CDI de Titan na Toni?

Aqui no sul estão vendendo uns kits de suspa dianteira pras Toni, da Anker (parece que é este o nome), com molas, válvulas e a tampas superiores com ventil. Custa R$ 230,00
Alguem já viu isso? Vale a pena?

Valeu! =D>
flavioneto
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 12 Outubro 2004 à18 17:41

Mensagem por flavioneto »

e dai galera... Aqui no RS olha o que os caras estão fazendo, comprando cr 125 noventa e poucos vendendo o motor e colocando o detornado, o meu mecanico esta fazendo uma falou que ja fez varias, quer que eu faça o teste X pau, vou desmanchar e ver o que dá e não da ai falo o cara que o mesmo motor meu, falo para vcs VALEU AMIGOS 8) 8) 8)
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

aiai.... cara, tenho um pouco de medo dessas cabritas, onde esse pessoal arruma tanto motor de tornado ???? :|
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem