TO SOFRENDO! REgulagem de suspensao!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

adrianno escreveu:Já pensou em procurar um bom preparador? :shock:
essas suspensoes sao muito evoluidas...
pra mim, pessoa normal, nao preciso de uma preparacao.

nao acha?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

guiaracar escreveu:O amortecedor traseiro da minha moto fica quicando...
o que devo fazer?
Que moto é?
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

drz 400
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

guiaracar escreveu:drz 400
Cara, antes de mais nada verifica o SAG da sua moto, e deixe ele ajustado para seu perfil.
Faça um teste, marque quantos cliques da compressão de baixa estão fechados. Agora feche todos os cliques e abra apenas 1. Ande com a moto e veja como ficou.
Eu acho também que seu retorno deve estar muito rápido, repita o mesmo processo da compressão só que para o retorno. Mas não esqueça de fazer isso separadamente, assim você já vai se acostumando com os efeitos de cada regulagem.

Quando a traseira quika muito, significa que ele está tanto comprimindo quanto retornando rápido demais, o que pode ser atenuado pela pressão da mola. Quanto mais pressão na mola, maior a tendência de um rápido retorno, e isso pode ser compensado na regulagem do retorno. O ajuste da mola antes é essencial pq ele vai interferir posteriormente na regulagem da compressão e retorno, por isso sempre deve ser acertado antes.

Mas não esqueça que os cliques regulam muito pouco. Se sua moto sempre foi assim, talvez seja o caso de repensar a viscosidade do óleo, e talvez até a genética.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Pessoal, to ressucitando esse tópico pra ñ abrir outro..

O acerto das susp. da minha CR250r estavam bons ( frente e tras. ) aí resolvi trocar o óleo da susp. dianteira e regular o sag da susp. traseira..
Acontece é que eu que tenho só 62kg, e com + os equipamentos, estava dando apenas 60mm de SAG (nunca tinha conferido), aí fui frouxando a mola até dar 94mm de SAG, mas a moto baixou muito a traseira, ai subi as bengalas 1,2cm (tirando por referência a mesa e a porca de cima da bengala) assim a frente ficou mínima coisa + alta que a traseira...
Minha dúvida é se ao acertar o SAG pra mim, é normal a moto baixar bastante a traseira por eu ser leve, ou será que tem algo de errado no amortecedor ou em outra coisa? E está correto eu levantar as bengalas, ou devo deixar ela na marca lá em cima?

Pra melhorar em alta velocidade na reta, é melhor a frente mais alta ou mais baixa em relação a traseira?
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

joaogabriel escreveu:Pessoal, to ressucitando esse tópico pra ñ abrir outro..

O acerto das susp. da minha CR250r estavam bons ( frente e tras. ) aí resolvi trocar o óleo da susp. dianteira e regular o sag da susp. traseira..
Acontece é que eu que tenho só 62kg, e com + os equipamentos, estava dando apenas 60mm de SAG (nunca tinha conferido), aí fui frouxando a mola até dar 94mm de SAG, mas a moto baixou muito a traseira, ai subi as bengalas 1,2cm (tirando por referência a mesa e a porca de cima da bengala) assim a frente ficou mínima coisa + alta que a traseira...
Minha dúvida é se ao acertar o SAG pra mim, é normal a moto baixar bastante a traseira por eu ser leve, ou será que tem algo de errado no amortecedor ou em outra coisa? E está correto eu levantar as bengalas, ou devo deixar ela na marca lá em cima?

Pra melhorar em alta velocidade na reta, é melhor a frente mais alta ou mais baixa em relação a traseira?

Então pessoal, o q acham?
E pra melhorar em retas/subidas/decidas de alta velocidade, qual a melhor posição pra deixar as bengalas pra moto ñ chimar? (olhando a imagem abaixo) *se eu deixo como na foto 1 a moto fica tipo uma chooper, e se deixo como na foto 2 ela fica com a frente mínima coisa mais alta que a traseira

Imagem
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Na minha opinião a foto 2 é melhor pra velocidade, pois na foto 1 o seu peso vai muito pra traseira da moto, fazendo a dianteira ficar leve e instável, shimmando... :wink:
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Na minha opinião, seria exatamente ao contrário, baixando as bengalas ganha-se estabilidade em altas velocidades e perde-se nas curvas de baixa.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Eu num gosto da traseira alta. Uso 90mm
E a frente fica no padrão do manual. Acho que são 8mm.

To achando que tu num ta tirando o SAG corretamente.
Mesmo pq altura da mesa nada tem haver com ele.
Esse 94mm que tu achou foi a diferença entre a altura com a moto sem o piloto e com o piloto??????????

Agora, quanto mais alta a bengala em relação a mesa (2), mais estável em alta e mais "dura" pra fazer curva. Se numa concepção assim tua relação estiver la no fim tua moto vai ficar muito ruim de curva.
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

João
pelo seu peso, vc deve estar com problemas com as molas, se estas são originais. Se não me engano essas molas originais são projetadas para 75 a 90 kg.... No seu caso deveria ter molas mais macias para a suapa desenvolver um melhor trabalho e shimar menos...
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Ale primo, a altura da mesa eu só mechi pra dar uma emparelhada na altura da frente com a altura da traseira, nem pensei em usar isso como algum quesito pra ajustar o SAG..
Sobre o SAG (traseiro) eu primeiro medi a distância entre A e B com a moto sozinha, depois medi A e B com o piloto todo equipado (eu), e depois conferi a diferênça entre as duas medidas....
Naquelas duas porcas que vc gira pra dar + ou menos pressão no amortecedor, ainda tem +- 1cm de rosca pra frouxar a mola, só to achando que a moto baixou muito a trazeira pra chegar à 94 de SAG, será que é pq eu sou leve aí tem que frouxar barstante a mola?

Será que ñ é bom calibrar a pressão do gás no amortecedor pra ver se ela dà uma levantada na trazeira?
Editado pela última vez por joaogabriel em 08 Novembro 2008 à23 07:36, em um total de 2 vezes.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

gnochi escreveu:João
pelo seu peso, vc deve estar com problemas com as molas, se estas são originais. Se não me engano essas molas originais são projetadas para 75 a 90 kg.... No seu caso deveria ter molas mais macias para a suapa desenvolver um melhor trabalho e shimar menos...
Pensei nisso tbm cara! a frente até que tá legal, só to meio preocupado com a mola trazeira, acho que é muito dura, por isso que a moto quase ñ baixa quando subo nela, aí tive que frouxar até a última... :)
Será que encontro mola mais macia?
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

A primeira medida A - B eh com a moto sozinhe e encima do cavalete... com a roda traseira fora do chão....

A função do nitrogenio eh esfriar o sistema.... naum acho que levantaria a trazeira, naum....
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

O nitrogênio serve para PRESSURIZAR o amortecedor. Não adianta mexer aí.

O amortecedor serve somente para controlar a velocidade com que o conjunto avança / recua. Não tem mola dentro dele, a posição que você colocar a haste ela fica parada.

Para ter resultado no SAG, mexe na regulagem. Se chegar no máximo ou mínimo da regulagem, tem que trocar a mola.
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Alguem me explica oq são essas peças aqui da race tech

http://www.btosports.com/p/RACETECH1?query=race%20tech

http://www.btosports.com/p/RACETECH2?query=race%20tech

A preparação que os caras da race tech fazem nas moto gringa é só botar isso, trocar o oleo e regular o sag?


mais pra frente penso em da uma melhorada na susp da minha 250r, fazer uma preparação pra meu peso mesmo, meu tipo de pilotagem etc.. só que aqui nao tem ngm que faz isso
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Ai é casca.
Mesmo soltando num fica em 90mm?
Poderia ficar entre 90 e 100, mas tua mola deve ser dura demais pro teu peso.

Num é caro uma mola nova apropriada não. Mas mola mais macia eu nunca vi vendendo.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

cara.. procura um bom preparador de suspensao!
ele vai fazer os calculos com base no seu peso, altura, modalidade, etç e regular a moto da melhor maneira pra vc!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Pelo que eu entendi você não está medindo corretamente, por isso que dá menor de 90mm!!!

Tem que colocar a moto no cavalete - toma cuidado pra balança não ficar sobre o cavalete.

Dessa forma, a roda traseira vai ficar "pendurada". Mede essa altura (do centro da roda até um ponto no pára-lamas)

Coloca a moto no chão, monta em cima equipado e pede pra alguém segurar a moto em pé com você em cima e medir a altura novamente.

A diferença dessas duas medidas deve ficar entre 90 - 110mm, dependendo da aplicação (MX / Enduro).
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

gnochi escreveu:A primeira medida A - B eh com a moto sozinhe e encima do cavalete... com a roda traseira fora do chão....

A função do nitrogenio eh esfriar o sistema.... naum acho que levantaria a trazeira, naum....
Juliano escreveu:Pelo que eu entendi você não está medindo corretamente, por isso que dá menor de 90mm!!!

Tem que colocar a moto no cavalete - toma cuidado pra balança não ficar sobre o cavalete.

Dessa forma, a roda traseira vai ficar "pendurada". Mede essa altura (do centro da roda até um ponto no pára-lamas)

Coloca a moto no chão, monta em cima equipado e pede pra alguém segurar a moto em pé com você em cima e medir a altura novamente.

A diferença dessas duas medidas deve ficar entre 90 - 110mm, dependendo da aplicação (MX / Enduro).
Então, realmente eu tava tirando a SAG errado, a medida A eu tava tirando com a moto sozinha encostada na parede, e ñ com ela sobre o cavalete.. :-? agora consegui chegar no SAG 98 e ainda tem uns 2,0 cm de rosca pra frouxar a mola, depois desmontei o amotercedor e coloquei o gás novo conforme o manual, achei que ele ficou bem mais firme do que antes, tanto compressão como retorno...

ale primo escreveu:1) Moto de MX para MX:
-Dianteira
Compressão (geralmente são 21 ou 24 clicks) FECHE 7
Retorno (25 clicks) FECHE 6.
-Traseira
Compressão - Feche 10
Retorno - Feche 6.

2) Moto de mx pra trilha.
Corte pela metade o número de clicks!
ale tua dica fechou certinho pra mim! regulei a susp. pra trilha e fui testar ontem numa pista de XC e algumas trilhas, só tive que fechar 2 clicks a mais no retorno da frente e da tras., as bengalas eu deixei como na foto 2 (as bengalas mais pra cima).
só ñ sei se foi por causa dos clicks ou a posição das bengalas, mas agora eu venho com o cabo enrolado e ñ chega nem perto de querer shimar, só dá uma pressãozinha no braço

valew aí pessoal
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

gnochi escreveu:quem poderia me sugerir um ajuste....
o seguinte: fui andar de moto ontem, pista MX, me senti bem a vontade com a motoca nos saltos e curvas.... porém, nas retas, descidas e subidas (esburacadas) quando passava uma certa velocidade a frente da moto pipocava, perdia o controle, qual seria o ajuste?? compressao, retorno?? pensei em aumentar o retorno.... seria isto???
ou baixar um pouco a mesa??
vlw :roll:

Querer regular a suspa já cansado pq a pista esburacou pra mim só serve pra estragar o set up.
Se tu num tivesse cansado ia andar mais rápido e precisar deixar mais dura com retorno mais rápido.
Mas como vai andar mais lento, o "invés do inverso" é deixar como ta mesmo.rsrsrsrsrsrsrs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem