TO SOFRENDO! REgulagem de suspensao!
TO SOFRENDO! REgulagem de suspensao!
Pô galera!!! to penando aki!!!
a minha motoca tava com uma regulagem de suspensao perfeita (CLICKS)
sei lá pq.. acho q alguem mecheu, a suspensao tá um lixo!!!
e eu nao tenho nem nocao como que identifica qtos clicks pra lá e qtos pracá eu tenho que dar pra afina-la denovo!
tanto na dianteira qto na traseira!
o SAG tá em 95mm....
alguem pode me ajudar com esses clicks??
nem akele topico de regulagem de suspensao tá me salvando!
Obrigado!
a minha motoca tava com uma regulagem de suspensao perfeita (CLICKS)
sei lá pq.. acho q alguem mecheu, a suspensao tá um lixo!!!
e eu nao tenho nem nocao como que identifica qtos clicks pra lá e qtos pracá eu tenho que dar pra afina-la denovo!
tanto na dianteira qto na traseira!
o SAG tá em 95mm....
alguem pode me ajudar com esses clicks??
nem akele topico de regulagem de suspensao tá me salvando!
Obrigado!
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- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
BABA basicão!
Você sabe como esta a suspa então:
1- solte todos os clicks pra posição "S" contando pra saber como estava. ANOTE!
2- feche todos os clicks pra saber quantos tem. ANOTE!
3- abra tudo de novo.
Perguntas:
1-Sua suspa é revalvulada?
2-Faz tempo que não é limpa, trocado o óleo e calibrado do gás (traseira).
3- moto de MX ou trilha?
4- você vai fazer mx ou trilha?
5- o SAG ta ajustado? Se vc for iniciante deixe a traseira um pouco mais baixa que o recomendado pra facilitar e aprender a fazer curvas.
6- os pneus estão em bom estado e calibrados?
7- esvaziou o ar?
1) Moto de MX para MX:
-Dianteira
Compressão (geralmente são 21 ou 24 clicks) FECHE 7
Retorno (25 clicks) FECHE 6.
-Traseira
Compressão - Feche 10
Retorno - Feche 6.
Teste 1:
Empurre o guidão e ao mesmo tempo pise na pedaleira SEM FREIAR, pra sentir se esta mole ou dura e se volta muito rápido ou não volta, e se esta equilibrada, descendo e subindo as duas ao mesmo tempo.
Providencie os ajustes necessários.
Teste 2:
Va pra pista e ande pra sentir se esta mole, dura, se quica, se catapulta, como copia em baixa em como copia em alta (se a moto escapa, se da tranco, se pula).
Encoste e feche ou abra 2clicks no que não esta lhe agradando. Não modifique ao mesmo tempo a compressão e o retorno. Volte pra pista e sinta a moto.
Encoste e faça com o outro, volte pra pista e assima vai.
Não tenha preguiça de sempre abrir todos os clicks contando, conferir e tirar o ar e sempre anotar.
2) Moto de mx pra trilha.
Corte pela metade o número de clicks!
3) Moto de trilha pra mx
Aumente 3 a mais de que falei pra iniciar.
Ps.: Esse negócio de começar da metade é furado!
Se a moto precisar de mais de 10 cliks pra funcionar ela esta precisando de manutenção.
Você sabe como esta a suspa então:
1- solte todos os clicks pra posição "S" contando pra saber como estava. ANOTE!
2- feche todos os clicks pra saber quantos tem. ANOTE!
3- abra tudo de novo.
Perguntas:
1-Sua suspa é revalvulada?
2-Faz tempo que não é limpa, trocado o óleo e calibrado do gás (traseira).
3- moto de MX ou trilha?
4- você vai fazer mx ou trilha?
5- o SAG ta ajustado? Se vc for iniciante deixe a traseira um pouco mais baixa que o recomendado pra facilitar e aprender a fazer curvas.
6- os pneus estão em bom estado e calibrados?
7- esvaziou o ar?
1) Moto de MX para MX:
-Dianteira
Compressão (geralmente são 21 ou 24 clicks) FECHE 7
Retorno (25 clicks) FECHE 6.
-Traseira
Compressão - Feche 10
Retorno - Feche 6.
Teste 1:
Empurre o guidão e ao mesmo tempo pise na pedaleira SEM FREIAR, pra sentir se esta mole ou dura e se volta muito rápido ou não volta, e se esta equilibrada, descendo e subindo as duas ao mesmo tempo.
Providencie os ajustes necessários.
Teste 2:
Va pra pista e ande pra sentir se esta mole, dura, se quica, se catapulta, como copia em baixa em como copia em alta (se a moto escapa, se da tranco, se pula).
Encoste e feche ou abra 2clicks no que não esta lhe agradando. Não modifique ao mesmo tempo a compressão e o retorno. Volte pra pista e sinta a moto.
Encoste e faça com o outro, volte pra pista e assima vai.
Não tenha preguiça de sempre abrir todos os clicks contando, conferir e tirar o ar e sempre anotar.
2) Moto de mx pra trilha.
Corte pela metade o número de clicks!
3) Moto de trilha pra mx
Aumente 3 a mais de que falei pra iniciar.
Ps.: Esse negócio de começar da metade é furado!
Se a moto precisar de mais de 10 cliks pra funcionar ela esta precisando de manutenção.
Eu reviso minhas suspensões com uma pessoa em Rio do Sul-SC, o Megabyte, Glondin Kiebler, e ele me ensinou que tem que fechar tudo e regular ABRINDO. No DVD do Juca Bala também diz que tem que abrir. #-o #-o1) Moto de MX para MX:
-Dianteira
Compressão (geralmente são 21 ou 24 clicks) FECHE 7
Retorno (25 clicks) FECHE 6.
-Traseira
Compressão - Feche 10
Retorno - Feche 6.
ale primo escreveu:BABA basicão!
Você sabe como esta a suspa então:
1- solte todos os clicks pra posição "S" contando pra saber como estava. ANOTE!
2- feche todos os clicks pra saber quantos tem. ANOTE!
3- abra tudo de novo.
Perguntas:
1-Sua suspa é revalvulada?
2-Faz tempo que não é limpa, trocado o óleo e calibrado do gás (traseira).
3- moto de MX ou trilha?
4- você vai fazer mx ou trilha?
5- o SAG ta ajustado? Se vc for iniciante deixe a traseira um pouco mais baixa que o recomendado pra facilitar e aprender a fazer curvas.
6- os pneus estão em bom estado e calibrados?
7- esvaziou o ar?
1) Moto de MX para MX:
-Dianteira
Compressão (geralmente são 21 ou 24 clicks) FECHE 7
Retorno (25 clicks) FECHE 6.
-Traseira
Compressão - Feche 10
Retorno - Feche 6.
Teste 1:
Empurre o guidão e ao mesmo tempo pise na pedaleira SEM FREIAR, pra sentir se esta mole ou dura e se volta muito rápido ou não volta, e se esta equilibrada, descendo e subindo as duas ao mesmo tempo.
Providencie os ajustes necessários.
Teste 2:
Va pra pista e ande pra sentir se esta mole, dura, se quica, se catapulta, como copia em baixa em como copia em alta (se a moto escapa, se da tranco, se pula).
Encoste e feche ou abra 2clicks no que não esta lhe agradando. Não modifique ao mesmo tempo a compressão e o retorno. Volte pra pista e sinta a moto.
Encoste e faça com o outro, volte pra pista e assima vai.
Não tenha preguiça de sempre abrir todos os clicks contando, conferir e tirar o ar e sempre anotar.
2) Moto de mx pra trilha.
Corte pela metade o número de clicks!
3) Moto de trilha pra mx
Aumente 3 a mais de que falei pra iniciar.
Ps.: Esse negócio de começar da metade é furado!
Se a moto precisar de mais de 10 cliks pra funcionar ela esta precisando de manutenção.
minha suspa foi feita a 1 mes e pouco mas meu mecanico pidiu para mim andar e ver como ela esta pois ele nao andou com ela....queria aprender mesmo para deichar ela como eu quero realmente...valeuuu a resposta=D deu certo...
abraçoos
Mário S. escreveu:Eu reviso minhas suspensões com uma pessoa em Rio do Sul-SC, o Megabyte, Glondin Kiebler, e ele me ensinou que tem que fechar tudo e regular ABRINDO. No DVD do Juca Bala também diz que tem que abrir. #-o #-o1) Moto de MX para MX:
-Dianteira
Compressão (geralmente são 21 ou 24 clicks) FECHE 7
Retorno (25 clicks) FECHE 6.
-Traseira
Compressão - Feche 10
Retorno - Feche 6.
Pq tem que abrir e não fechar? Se a regulagem ideal for no clique "X", qual a diferença de fechar tudo e abrir, ou abrir tudo e fechar?
Tudo fechado a suspa ta estrangulada vira uma haste fixa. Tudo aberto o fluxo é o maior possível!
Prefere partir dela trabalhando ou dela travada?
Minha kx250 2t que é valvulada com race tech ( e que eu domino a regulagem por estar com ela há anos) pra andar em trilhas só precisa fechar 2clicks de retorno e 3 de compressão.
Já no mx (depende da velocidade da pista e da altura do saltos) usa 5 ou 6 de retorno (dependendo da buraqueira) e uns 7 a 10 de compressão.
Mas essa opinião de começar do fechado é a da maioria dos preparadores.
"Eu" faço ao contrário.
Prefere partir dela trabalhando ou dela travada?
Minha kx250 2t que é valvulada com race tech ( e que eu domino a regulagem por estar com ela há anos) pra andar em trilhas só precisa fechar 2clicks de retorno e 3 de compressão.
Já no mx (depende da velocidade da pista e da altura do saltos) usa 5 ou 6 de retorno (dependendo da buraqueira) e uns 7 a 10 de compressão.
Mas essa opinião de começar do fechado é a da maioria dos preparadores.
"Eu" faço ao contrário.
Antes de mais nada, os cliques vão alterar muito pouco da suspa, coisa de uns 20%, por tanto não existe este "ESTRANGULADA ou FIXA".ale primo escreveu:Tudo fechado a suspa ta estrangulada vira uma haste fixa. Tudo aberto o fluxo é o maior possível!
Prefere partir dela trabalhando ou dela travada?
Eu particularmente inicio com a pergunta, está muito mole ou muito dura.
Se estiver muito dura, começo abrindo tudo e vou fechando.
Se estiver muito mole, fecho tudo e vou abrindo.
Eu sou daqueles que tem que ver pra crer, então não consigo simplesmente fechar dois cliques e falar: "Agora está bom".
Eu deixo a suspa mole demais, passo pelo acho ser ideal, e vou até o duro demais. Só depois de experimentar os 3 modos é que decido como vai ficar.
Não sei o motivo de se regular "abrindo", talvez seja para criar uma regra e sempre seguir a mesma regra, para você não regular uma bengala abrindo e outra fechando, ou um dia regula abrindo e outro dia fechando, ou seja, que se acostume a sempre fazer do mesmo jeito, o que eu seí é que o cara que me falou é representante exclusivo da TBT Racing no Brasil e já fez curso da Race Tech nos EUA, e o Juca Bala também diz isso no DVD dele, mas nenhum dos dois explicou o motivo de se regular "abrindo" os clik's.
quem poderia me sugerir um ajuste....
o seguinte: fui andar de moto ontem, pista MX, me senti bem a vontade com a motoca nos saltos e curvas.... porém, nas retas, descidas e subidas (esburacadas) quando passava uma certa velocidade a frente da moto pipocava, perdia o controle, qual seria o ajuste?? compressao, retorno?? pensei em aumentar o retorno.... seria isto???
ou baixar um pouco a mesa??
vlw :roll:
o seguinte: fui andar de moto ontem, pista MX, me senti bem a vontade com a motoca nos saltos e curvas.... porém, nas retas, descidas e subidas (esburacadas) quando passava uma certa velocidade a frente da moto pipocava, perdia o controle, qual seria o ajuste?? compressao, retorno?? pensei em aumentar o retorno.... seria isto???
ou baixar um pouco a mesa??
vlw :roll:
abaixa as bengalas em 5mm.gnochi escreveu:quem poderia me sugerir um ajuste....
o seguinte: fui andar de moto ontem, pista MX, me senti bem a vontade com a motoca nos saltos e curvas.... porém, nas retas, descidas e subidas (esburacadas) quando passava uma certa velocidade a frente da moto pipocava, perdia o controle, qual seria o ajuste?? compressao, retorno?? pensei em aumentar o retorno.... seria isto???
ou baixar um pouco a mesa??
vlw :roll:
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