camisa cromo

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
toninho
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 15 Junho 2008 à22 11:06

camisa cromo

Mensagem por toninho »

alguem aqui do forum ja ouviu falar em camisa de cromo silicio, eu ja tinha visto cromo duro, será que essa cromo silicio é boa to a fim de por na minha dt180, thd preparaçoes faz isso .comentem
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

já tem aqui no FLM tópicos repondendo certinho o que vc precisa, inclusive as empresas que fazem e qual a melhor opção.. dá uma procurada que tem tudo mastigadinho, esses dias eu ainda tava dando uma olhada....
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Sei que na rudari em SP faz camisa em cromo duro, tem uma galera aqui do forum que fez para usar pistao 293 e ficou mt bom :wink: :wink:
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Mensagem por Juca »

Aqui em Lajeado tem um cara que dá o banho de cromo duro no cilindro, estamos fazendo no cilindro de uma DT200 pra ver como fica e depois testar na moto no pau, só pra ver. O cilindro cromo duro sofre menos atrito do pistão e anéis , permitindo ao motor trabalhar mais livre, mais frio, mantendo a compressão do motor por mais tempo, consequentemente mantendo mais tempo a potência, em termos de uso e durabilidade. Também pode-se colocar um pistão de boa qualidade no cilindro reencamisado que vai embora também, tipo um Wiseco da vida. Se o vivente não consegue cilindro cromo pode colocar um bom pistão que vai bem também, mas não é um cromo da vida. Essa é minha opinião geral do assunto. Valeu.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Juca, esse banho de cromo como é feito ? já que o cilindro em cromo duro é uma camisa nova feita em cromo, esse banho é no cilindro original tipo o nikasil ?
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Mensagem por Juca »

chitola escreveu:Juca, esse banho de cromo como é feito ? já que o cilindro em cromo duro é uma camisa nova feita em cromo, esse banho é no cilindro original tipo o nikasil ?
Chitola, vou tentar explicar: o cilindro fica 2 dias imerso numa solução química, dentro de uma máquina. O cilindro original vai receber uma camada de 0,5 milímetros de cromo duro. Nesse final de semana vamos testar numa DT200 e ver como vai ficar, se aprova ou não isso, estarei informando neste espaço como vai ficar essa obra na próxima segunda-feira.
Outra coisa: pelo que sei cilindro de cromo duro é só a fábrica que tem, os outros processos que existem por aí são de banho de nikasil ou banho de cromo. Me corrijam se eu estiver errado.
valeu.
Augusto
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Abril 2008 à51 23:07

Mensagem por Augusto »

Juca,até onde eu sei você esta completamente certo,cilindro todo de cromo duro,só empresa com maquinario especifico e extremamente carro para ter,acho que é fundido....

esse banho deve ficar bom,alem de poder retificar 1mm,fazer ese banho e ficar com 0,5mm e bota um diametro melhor ai
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

então se o "cilindro todo" fica imerso numa solução quer dizer que todo ele fica 0,5mm mais "grosso", isso vai mudar a altura dele, mudar as roscas, diminuir as janelas e as transferências, mudar altura das janelas em relação ao topo e a parte de baixo (PMI e PMS), ou seja, vai mudar todo o diagrama não ?!?!
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Mensagem por Juca »

chitola escreveu:então se o "cilindro todo" fica imerso numa solução quer dizer que todo ele fica 0,5mm mais "grosso", isso vai mudar a altura dele, mudar as roscas, diminuir as janelas e as transferências, mudar altura das janelas em relação ao topo e a parte de baixo (PMI e PMS), ou seja, vai mudar todo o diagrama não ?!?!
Calma meu camarada, o cilindro recebe uma camada de verniz protetora e só fica exposta a parte do cilindro internamente e é só onde vai pegar o cromoduro, cerca de 0,5 mm. Depois do banho de cromo duro o verniz é removido e fica o cilindro limpinho limpinho, polidinho, com janelas e transferências limpas e polidas. Se fosse aplicar o cromoduro no cilindro por fora também, o cromo iria corroer o alumínio. Em cima do alumínio o cromo duro não pega, ele corrói. É um serviço que leva tempo e demora uma semana pra ficar pronto, (a princípio). Hoje pegamos à noite o cilindro pra ver como ficou e estarei colocando os resultados aqui pra galera. Valeu, um abraço.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

ah bom eu não tinha entendido direito...

Juca, tira umas fotos do cilindro antes de montar, e tbm se possível traça os diagramas, daquele jeito de colocar um papel por dentro e riscar com o lápis sabe...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Juca, depois de aplicado o cromo o cilindro tem que ser retificado para chegar na medida????? Esse processo fica igual aqueles cilindros hidráulicos???
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Já que vcs tão falando de camisa... Seguinte, já me apareceram por aqui varios encamisamentos da Romaq, com o proprietário reclamando que tava batendo saia ( DTs180, Strada, CG pistão Strada). A folga que vem neles é maior que a original, e se deixar igual o original trava! Alguem já passou por isso?
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Juliano sim deve ser retificado sim, pois a medida da camada não é centesimalmente sempre a mesma... mas deve ser uma retífica bem de leve e tbm especial pois se é cromo duro deve ser duro pakas...

Ivan, acredito que a folga é maior pois o cilindro cromo se dilata menos que o original, então deve-se ter mais folga pois o pistão continua dilatando pois é original, agora se bate saia, talvez estão deixando muita folga, talvez se deixasse uma folga menor que essa e maior que a original já eliminaria o problema.
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Mensagem por Juca »

Olha, na minha opinião e experiência, a folga deveria ser de acordo com a qualidade do material do pistão, se ele vai sofrer mais dilatação ou não que o original da marca ou um wiseco. Agora o cilindro que estamos preparando é o primeiro e é uma experiência que estamos fazendo e pode não dar certo também. Ele será brunido ou retificado (não sei ao certo ainda) de leve pra manter uma camada parelha e uniforme e de acordo com a folga desejada. Não sei se a retifica vai ter máquina boa pra isso. Veremos. Tentarei tirar umas fotos mais tarde e postar aqui. Abraço, pessoal.
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Meu amigo já tive de tudo na minha dt 200 mas como a que estou usando agora não uso o da thd preparações é muito bom com a vantagem de poder ser retificado cromo silício molibdênio eu encamisei um cilindro que não foi prepara do e rende melhor que o que tinha nela preparado o serviço é show
dicars
Membro
Mensagens: 221
Registrado em: 13 Novembro 2006 à26 21:12

Mensagem por dicars »

elcio que preparação é essa, esplica melhor.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

UP :lol:
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

UP

e aí como ficou o cilindro ??
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Mensagem por Juca »

chitola escreveu:UP

e aí como ficou o cilindro ??
opa, o cilindro que ficou prometido pra tempos atras nao ficou pronto. O troço não é tão simples assim, mas a experiência vai seguir em frente, em breve darei noticias. / falou, pessoal.
joaoppb
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 27 Agosto 2008 à46 16:19

Mensagem por joaoppb »

Amigo e ai como ficou a camisa, envie fotos pois estou querendo fazer em minha DT 200R tambem :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem