Alguem já adaptou buchas na balança da toni?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Alguem já adaptou buchas na balança da toni?

Mensagem por rodpinheiro »

fala galera! eu e minhas duvidas.

é o seguinte, semana passada troquei os rolamentos agulha da supra da toni e fui no sabado da alguns pulos com ela 8) nos ultimos pulos senti um barulho estranho vindo dela, parei e percebi que era da balança.
Quando cheguei em casa desmontei tudo d novo e um dos rolamentos agulha tinha quebrado metade dos roletes. Pergunto: posso substituir estes rolamentos da balança por buchas? sera que afeta o desempenho da supra? lembrando que os rolamentos foram colocados 0km e com graxa azul.
alstr
Membro
Mensagens: 150
Registrado em: 19 Abril 2006 à32 20:59

Mensagem por alstr »

cara

estou com um problema parecido com o seu, e te digo que vale a pena manter os rolamentos de agulha, ja que eles custam +/- 18,00 na concessionária.
Sussumu Gondo
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 29 Julho 2005 à55 12:58

Mensagem por Sussumu Gondo »

Ok..amigo...o meu caso teria que trocar bastante coisa....fiz orçamento na Honda ficaria em 170,00 mas aí fui em uma loja e consegui um kit pra tornado de buchas para o link de 30,00 completo(são buchas não rolamentos de agulha) e comprei, e ja faz meio ano e esta blz...eu faço cross country e motocross ...entaum judio um pouco delas....mas ta aguentando.abraços Sussumu
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Ter quebrado os rolamentos em apenas um rolê é sinal de que tem algo montado errado.

Rolamentos deveriam funcionar melhor que buchas, veja se não ficou nada errado na montagem.

Eu não regrediria para buchas!!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Folga!
Rolamento não aguenta folga.
Pode por de plutoneo que vai pro vinagre.

Já tive tornado e vou dizer a danada torce o quadro elástico (balança) mais que qualquer outra - o que por um lado é ótimo - e isso siginifica que num pode andar com o conjunto traseiro amarrado de tudo (com mais aperto do que o manual recomenda). As porcas ali se estiverem muito apertadas vão evitar a torção natural e despejar a força na peça, que vai ganhar folga.

Esqueça as buchas. Elas vão tampar o sol com a peneira.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Então galera fui hoje num torneiro e passei as medidas para fazer as buchas da balança dela, me cobriu 30,00 cruzeiros só que na volta passei em frente da honda e fui obrigado a comprar outro rolamento. Amanhã instalo ele no lugar do que quebrou e vou dar mais uns pulos nesse fim de semana e se quebrar d novo coloco as buchas.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

ale primo escreveu:Folga!
Rolamento não aguenta folga.
Pode por de plutoneo que vai pro vinagre.

Já tive tornado e vou dizer a danada torce o quadro elástico (balança) mais que qualquer outra - o que por um lado é ótimo - e isso siginifica que num pode andar com o conjunto traseiro amarrado de tudo (com mais aperto do que o manual recomenda). As porcas ali se estiverem muito apertadas vão evitar a torção natural e despejar a força na peça, que vai ganhar folga.

Esqueça as buchas. Elas vão tampar o sol com a peneira.

Devo deixar então com menos torque no parafuso? eu aperto bem ele na catraca, ele não precisa de tanto aperto assim?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

rodpinheiro escreveu:
ale primo escreveu:Folga!
Rolamento não aguenta folga.
Pode por de plutoneo que vai pro vinagre.

Já tive tornado e vou dizer a danada torce o quadro elástico (balança) mais que qualquer outra - o que por um lado é ótimo - e isso siginifica que num pode andar com o conjunto traseiro amarrado de tudo (com mais aperto do que o manual recomenda). As porcas ali se estiverem muito apertadas vão evitar a torção natural e despejar a força na peça, que vai ganhar folga.

Esqueça as buchas. Elas vão tampar o sol com a peneira.

Devo deixar então com menos torque no parafuso? eu aperto bem ele na catraca, ele não precisa de tanto aperto assim?
Não!!!!!!!
Veja o torque que o manual recomenda. Num é só pra num quebrar parafuso que vem tudo especificado.

Parceiro, depois de tudo no devido lugar e devidamente apertado no torque recomendado, prenda a frente da moto e verifique com a mão se há folgas ainda. Havendo ou tua peça já era ou na melhor das hiópeteses teu eixo ta gasto.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Fala galera! fui esse fim de semana e de novo quebrou o rolamento esquerdo da balança. Será que o problema pode ser a balança? sempre está quebrando o mesmo rolamento, na honda a balança custa 350,00 cruzeiros será que devo morrer na mão dos caras?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

rodpinheiro escreveu:Fala galera! fui esse fim de semana e de novo quebrou o rolamento esquerdo da balança. Será que o problema pode ser a balança? sempre está quebrando o mesmo rolamento, na honda a balança custa 350,00 cruzeiros será que devo morrer na mão dos caras?
Cara, peça ajuda de um profissional. Isso não é normal, não jogue mais dinheiro fora.

Todas as dicas já foram dadas. Agora é com você.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Galera o problema foi que a balança empenou na parte onde o eixo trabalha, tipo um sorriso :-) assim, uma diferença de 1,5mm, percebi usando uma régua e medindo no paquimetro, imagino eu que foi na hora que esquentei com o maçarico para retirar os rolamentos antigos ou foi empenando com o tempo (pulos) o eixo só pegava em parte dos rolamentos nas pontas. Obrigado apalareti, crosschão, ale primo, alstr e sussumu pelas dicas, vou começar a utilizar o torquimetro nos apertos dos parafusos dela.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

ale primo escreveu:
rodpinheiro escreveu:
ale primo escreveu:Folga!
Rolamento não aguenta folga.
Pode por de plutoneo que vai pro vinagre.

Já tive tornado e vou dizer a danada torce o quadro elástico (balança) mais que qualquer outra - o que por um lado é ótimo - e isso siginifica que num pode andar com o conjunto traseiro amarrado de tudo (com mais aperto do que o manual recomenda). As porcas ali se estiverem muito apertadas vão evitar a torção natural e despejar a força na peça, que vai ganhar folga.

Esqueça as buchas. Elas vão tampar o sol com a peneira.

Devo deixar então com menos torque no parafuso? eu aperto bem ele na catraca, ele não precisa de tanto aperto assim?
Não!!!!!!!
Veja o torque que o manual recomenda. Num é só pra num quebrar parafuso que vem tudo especificado.

Parceiro, depois de tudo no devido lugar e devidamente apertado no torque recomendado, prenda a frente da moto e verifique com a mão se há folgas ainda. Havendo ou tua peça já era ou na melhor das hiópeteses teu eixo ta gasto.

Cara aonde arrumo essa tabela de torques?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

rodpinheiro escreveu:Galera o problema foi que a balança empenou na parte onde o eixo trabalha, tipo um sorriso :-) assim, uma diferença de 1,5mm, percebi usando uma régua e medindo no paquimetro, imagino eu que foi na hora que esquentei com o maçarico para retirar os rolamentos antigos ou foi empenando com o tempo (pulos) o eixo só pegava em parte dos rolamentos nas pontas. Obrigado apalareti, crosschão, ale primo, alstr e sussumu pelas dicas, vou começar a utilizar o torquimetro nos apertos dos parafusos dela.
Aff! maçarico no aluminio!!!!!!!!!! Difícil é não empenar!!!!!!!!
A tabela de torques "deve" estar no manual do proprietário.
De coração, troca essa balança que vai sair mais barato e dar menos dor de cabeça.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Cara, varia de 4,4kg a 8,8kg, porém tem várias folgas que terão que ser verificadas.

Me manda seu e-mail por MP que te mando o manual de serviço com todas essas infos ilustradas.

Agora se sua balança empenou mesmo, já era. Pode comprar outra, e pelo Amor de Deus, de procedência, nada de peça roubada.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Já comprei outra 0 km na honda, só falta coloca no lugar.
to mandando agora abs.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

rodpinheiro escreveu:Já comprei outra 0 km na honda, só falta coloca no lugar.
to mandando agora abs.
Só por curiosidade, caso não se importe em responder.. quanto custa uma balança nova na Honda?? :shock:
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

rodpinheiro escreveu:Fala galera! fui esse fim de semana e de novo quebrou o rolamento esquerdo da balança. Será que o problema pode ser a balança? sempre está quebrando o mesmo rolamento, na honda a balança custa 350,00 cruzeiros será que devo morrer na mão dos caras?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

ups, erro meu... tá respondido... :oops:
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

apalareti escreveu:Cara, varia de 4,4kg a 8,8kg, porém tem várias folgas que terão que ser verificadas.

Me manda seu e-mail por MP que te mando o manual de serviço com todas essas infos ilustradas.

Agora se sua balança empenou mesmo, já era. Pode comprar outra, e pelo Amor de Deus, de procedência, nada de peça roubada.
Não foi, o anexo tinha mais de 10MB. Algume sabe indicar onde dá pra fazer o download do manual de serviço?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

onde dá pra fazer o download eu não sei ao certo, mas dá pra fazer upload nesse site aqui ó:

www.rapidshare.com

e aí você disponibiliza pra turma! :wink: :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem