Radiador de oleo

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Radiador de oleo

Mensagem por sandro_ventania »

É possivel adaptar um radiador de oleo em uma moto que não tenha esse acessorio?
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Sem problemas, eu tinha um radiador de twister no meu kart quando usava motor de Strada!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Radiador de oleo

Mensagem por Ricardo »

sandro_ventania escreveu:É possivel adaptar um radiador de oleo em uma moto que não tenha esse acessorio?
Dê uma olhada no tópico do Diabo2 da TDM dele, ele fez isso, e é entre aspas... fácil digamos assim :wink:
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Radiador de oleo

Mensagem por Juliano »

Ricardo Skolaude escreveu:
sandro_ventania escreveu:É possivel adaptar um radiador de oleo em uma moto que não tenha esse acessorio?
Dê uma olhada no tópico do Diabo2 da TDM dele, ele fez isso, e é entre aspas... fácil digamos assim :wink:
Tópico: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... iador+oleo
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Oi Pessoal,
Obrigado pelas respostas, vou estudar um pouco o circuito de oleo da minha e como posso fazer a adaptação.
Voces tem ideia de o quanto abaixa a temperatura do motor usando um radiador?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Ta mas qual é a tua moto?
MRMoraes_
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à01 16:04

Mensagem por MRMoraes_ »

Não sei qual a tua moto, mas tem que ver se compensa.
Dependendo da posição que o radiador ficar, pode ser facilmente danificado em uma queda ou pancada.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal,

A minha é uma STX200, não é uma necessidade...é mais uma VONTADE de melhorar a motoca, entende!?
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Pessoal,
Desculpe voltar esse topico, mas preciso tirar umas duvidas...
O colega que adaptou um radiador retirou o oleo furando o carter e depois devolvendo no filtro...Já eu estou pensando em retirar o oleo pela tampa do filtro(antes dele passar pelo filtro) passar pelo radiador, usar um filtro externo e retornar ele pela tampa do filtro mas com ligação na entrada do oleo filtrado.
Essa ligação é facil e prefiro assim pois posso fazer uma tampa e adaptar as magueira e caso queira voltar ao original é só colocar a tampa original.
Tenho duvida é se realmente a bomba aguentar fazer esse novo circuito e se existe algum lance de não poder dar entrada de ar, ou o nivel do radiador tem que ser em certa altura, etc.
alguem poderia ajudar?
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Se você colocar tanto a entrada quanto a saída do óleo na tampa, ele simplesmente NÃO vai circular!

Você tem que colocar o radiador em SÉRIE com o circuito, eu particularmente colocaria DEPOIS do filtro, evitando assim ENTUPIR o mesmo, e deixar de circular óleo.

Quanto à posição, pode ficar tranquilo que a bomba gera uma pressão boa, portanto o diferencial de pressão gerado pela altura (chamado de coluna d'água) não influencia, a não ser que fixe no guidão ou na garupa 8) 8)
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Não perguntou, mas lá vai:

Quando montar todo o circuito, encha o radiador + os tubos adicionais com água, depois mede o volume.

Essa é a quantidade de óleo a ser adicionada à original, pois dessa forma vai manter o mesmo nível no cárter quando o motor estiver em funcionamento, mantendo o nível correto para a caixa de marchas.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Valeu Juliano, eu realmente tinha duvida quanto a pressão da bomba.
Quanto a colocar a entrada e saida na tampa, eu talvez não tenha explicado direito...
Vamos lá, deixa eu tentar de novo...
Dentro do compartimento onde fica o filtro, o oleo entra pela lateral, envolve o filtro, o oleo penetra o filtro de fora pra dentro, no centro do compartimento tem um duto onde o filtro fica encaixado e o oleo já filtrado sai por ali...certo?
Eu faria uma tampa com duas conexões, uma no centro teria por dentro um duto que se encaixaria exatamente onde o filtro se encaixa no fundo do compartimento e outra conexão do lado desta para pegar o oleo que vem da bomba.
Consegui explicar ou eu sou ruim de portugues mesmo :P
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Não entendi ainda....vou dar uma olhada em uma STX pra ver.. :|
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Putz...alguem ajuda, por favor!
marçal
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 22 Julho 2005 à44 14:58

Mensagem por marçal »

Sandro pelo que entendi vc vai retirar o filtro(Não vai existir mais o filtro). E pela lateral vai sair a mangueira que vai até o radiador e depois retorna para o motor pelo centro da tampa e encaixa no orificio que iria encaixado o filtro.
Eu entedi,mas para o pessoal entender realmente o circuito que o oleo vai percorrer só olhando a peça.
Para explicar fica meio dificil e para o pessaol que ainda não viu fica ainda mais dificil .
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

ALELUIAA...já tava quase me escrevendo no mobral de novo...he he he :wink:
Exatamente isso Maçal, fica sem o filtro no compartimento...sai o oleo pela lateral(da tampa) passa pelo radiador, pelo filtro externo que foi colocar e retorna pelo centro da tampa que tem um encaixe por dentro para se encaixar onde se encaixava o filtro!
Teoricamente vai dar certo não vai?
Andei procurando por um filtro aqui na minha cidade...não consegui achar...alguem tem algum de bobeira por aí?
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Encontrei uma boa solução !!! Abaixo do compartimento do filtro existe um parafuso que serve para medir a pressão do óleo...é só eu tirar o oleo por ali e retornar pelo centro da tampa do filtro conectando por dentro a saida de oleo...simplificou tudo.
Estou procurando por um radiador de oleo, alguem tem um por aí?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

eu lembro d ter visto um a venda com as mangueiras jah! mas nao lembro onde! :mrgreen: :oops:
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Pô lembra aí...he he he!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Ventania...

Achei esse no mercado livre.. é da CB 450.. mas acho q dá

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -pecas-_JM

Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem