Pistão Reposição Athena 293cc

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Pistão Reposição Athena 293cc

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal, depois de acertar o carbura de sahara na toni, agora estou colocando um pistão 293 de Reposição do kit Athena.

A dúvida é a seguinte:

O pistão e aneis vem na caixinha da Athena mas porque no pistão e nos aneis não vem descrição nenhuma? nehuma numeração ou coisa do genero, pois um amigo meu comprou um pistão tbm da athena pra uma KTM 125 dele e vem na mesma cx só que no pistão vem dentro uma sigla da Athena e uma numeração até nos aneis tbm vem.

Fico um pouco desconfiado da verdadeira procedencia deste pistão, pois o mesmo sai bem mais em conta que o forjado que vem no kit c/ camisa.
:roll:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Gabriel, não sei te responder essa duvida, mas o preço mais em conta é por que esse pistão não é forjado e sim fundido...

mas aguardo as respostas da galera pois tenho interesse no futuro de adquirir um destes também, por curiosidade, onde vc encontrou esse kit p/ comprar???

Abraço! :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

uso bastante esse pistão.. é fundido e se exagerar na preparação ele quebra, mas a gente tem o que a gente paga.. então pelo preço é muito bom.

Se apenas montá-lo sem aumentar a taxa e outros trabalhinhos.. ele aguenta bem,
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Parece q não vem a marca Athena, nem mesmo no original.
Só vem as letras A, B ou C q são os tamanhos de retífica.

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... ght=athena
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Ricardo, consegui na cityparts valor 159,00 c/ aneis, mas só na medida 0,50 mm e só tinha mais um! Ta uma procura loca por esse pistão. Meu preparador vai encamisar o meu cilindro pra esse pistão.

PF minha dúvida é essa, se vai guentar a preparação que vou fazer:

Pistão 293
Carbura Sahara
Cabeçote c/ trabalho leve (abertura da adm = diamametro carbura) limpeza leve na saida escape (só as arestas)
escape V-pró
CDI de 11 mil ou s/ corte
Sem rebaixar cabeçote
Usar gasosa comum

Depois de acertada, vamos fazer acerto c/ outros gicles pra usar menatol p/ usar em algumas corridas de arrancada na praia que tem aqui no verão. Sera que guenta o metanol??? :roll:

Carlos, nos aneis vem escrito "AT" no pistão athena vem umas siglas tipo 2H4 entende? nº c/ letras , e no de reposição não vem nada:?:
Mas como o PF falo, pelo preço da pra fazer um estoque em casa :mrgreen:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o meu eh de reposicao, e jah rodei quase 10mil e tah funfando legal! eu usava alcool com 12,3:1 de taxa... agora voltei na gasosa, mas ainda nao sei dizer se com essa taxa ele vai aguentar muito!

como o PF disse, pelo preco q se paga ele eh otimo! o pistao de reposicao da master eh uns 350 reais e eh uma óstra! muita gente teve preoblema com ele!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

tem uma loja aqui vendendo por cerca de 100 reais esse pistão.. cheguei a comprar por 63.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

lembro de gente comentar q comprou por menos de 100 msm! quando fui comprar tava uma briga! ninguem tinha, pois tava vendendo muito... com muito sacrificio e depois de gastar uns 30 paus de DDD achei por 180 e nem pude pechinchar pois era o ultimo! isso faz 1 ano!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Peguei a moto hoje :mrgreen: O troço ta empurrando legal, só falta colocar os comandos 296 agora pra ver a diferença.

Sobre o CDI surgiu uma dúvida: Tem uma turma aqui na minha cidade dizendo que devido o carburador maior e o kit de cc o RPM da moto vai cortar mais cedo tipo em vez dos 9500 rpm original cortaria a uns 8500, não tem cristo que me faça acreditar nisso, o que sei é que devido a força extra ele vai chegar mais rápido aos 9500 e não cortar antes disso, correto??? Dando a falsa impressão da moto estar cortando muito cedo :roll: Cara se eu tiver errado vou apanhar de uma turma aqui, mas acredito que eu tenha a razão.

Consegui um CDI s/ corte pra testar amanha na pista, agora to com medo é da embreagem.

Tenho um parceiro c/ uma tornado c/ pistão de Falcon, preparo leve no cabeçote, escape v-pro CDI s/ corte e comando 296, não sei se é por que a moto ta forte demais ou o piloto é meia roda :mrgreen: mas em 6 meses com a moto já abril a embreagem 3 vezes, já usinaram a campana, colocaram mais discos e separador, jatearam os separadores e hoje ele me falo que ta patinando denovo! è dificil ouvir o pessol falar sobre embreagem patinar c/ kits por isso to achando estranho!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

gabrielpm, de cara pode colocar um separador a mais na embreagem, vai patinar o conjunto original com certeza.. andando em baixa com aquecimento alto, vai patinar mais ainda.

Quanto ao CDI você está totalmente certo, manda essa turma aí fazer um curso..hehehehe..

ps.. não use CDI sem corte.. A faixa ideal de rotação com comandos originais, carburador de Falcon/XLX350/Sahara é de 8000 a 10500rpm para esse pistão 79mm, acima disso é jogar dinheiro no lixo em todos os sentidos, a curva de potência está caindo.. em motores com kis maiores, a troca de marcha é feita antes ainda... Claro que isso depende do cabeçote também.. Não vale a pena abrir o motor novamente para trocar válvulas que flutuaram, ou arriscar uma quebra por excesso de rotação.

Dica: use CDI da twister (corte em 10500rpm) ou um servitec e programe o corte para 11000rpm.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Valeu as dicas PF, vi na hora da montagem que o pistão não fica rente ao cilindro, fica uns 0,5 mm abaixo, isso não destaxa muito? Não daria pra rebaixar o cilindro e deixar rente como no original?? :roll:
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Aproveitando PF, quais gicles vc usa com essa receita? Eu acertei o bura de sahara c/ cc original com 50 na baixa e 152 na alta, agora c/ 293 permaneceu os mesmos, teitei aumentar a alta pra 155 mas deu excesso, como esta ficou bom, mas na alta (final de giro) ela ainda da uns pequenos cortes antes do cdi cortar, c/ o cdi s/ corte ela vai bem s/ essas falhas. Acredito que seja excesso ainda, por isso queria saber quais gicles o pessoal ta usando no 293 e bura de sahara
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

pode ser que esteja com excesso sim, eu sempre utilizo o mesmo acerto que motores sem kit, raro quando mudo taxa de compressão entre outras coisas. No caso de rebaixar o cilindro, até dá, mas a medida segura é manter um squish gap correto, então nada de exagerar no rebaixamento do cilindro. O pistão se comporta oscilando em torno ao seu pino, de forma que se vc aproximá-lo muito do cabeçote, tanto a parte de admissão quanto a de escape podem bater no cabeçote, devido a oscilação. Se quer aumentar a taxa, tire mais no cabeçote, preserve uma medida segura entre pistão e cabeçote (de 0.5 a 1mm, depende de cada preparação, tamanho de pistão, temperatura, dilatação.);
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Valeu PF, vou deixar como tá, fui pra pista neste sabado e fiquei de cara o que a moto ta empurrando :shock: Cara sem noção!!! Tenho um parceiro c/ uma YZ250 sempre andamos juntos e nunca, nem em sonho consegui andar perto dele, em umas 10 voltas ele dava uma volta em mim, e sabado não falei nada sobre a mudança e fomos andar, a briga foi feia, arranquei na frente e andei umas 10 voltas na frente dele, depois deixei ele passar pra ver se ele ia abrir muito, foi uma briga de foice, a tornadinho não deixou a desejar, claro que eu não coseguia passar mas era comendo barro direto :mrgreen: (obs: não quero aqui levantar polemica em comparar a toni c/ a YZ porque sei que não tem nem comparação, estou me referindo a minha moto de antes pra agora :wink: )
A turma ficou de cara!! Vários pediram pra andar pra ver a diferença

Andei c/ o CDI orig, e não senti falta de um c/ mais rpm, só em lugares que destraciona muito tipo pista muito molhada daí ela vai no corte muito rápido precisando de um c/ mais rpm, mas até que um de 11 mil seria melhor, dificilmente usei o corte.

Recomendo essa preparação pra turma que ta na dúvida, vou postar aqui no forum a durabilidade desse kit, pois esse é um dos questionamentos de todos, como minha moto tem painel vou acompanhar essa durabilidade em kms.
O uso da minha moto é misto, durante a semana ando 40 km p/ dia pra ir pro serviço, e nos sábados faço uma trilhinha de uns 50 km e umas voltinhas na pista. valeu galera :D
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem