PROBLEMA COM TEPERATURA DO MOTOR NA TORNADO !

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
RaFFIx
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Outubro 2008 à19 12:18

PROBLEMA COM TEPERATURA DO MOTOR NA TORNADO !

Mensagem por RaFFIx »

PEssoal preciso de uma ajuda, preparei minha tornado coloquei um pistão de s10 em uma camisa de SAHARA dando 350 cm cúbicos no motor....


A moto fico muito fróids, potência muito boa... Só tem um porém a camisa soltou do cilindro devido a temperatura estar muito elevada fazendo com que o cilindro se DILATE DIMAIS e assim com o tempo ele relaxa e solta a camisa... ai começa um TEC TEC disgrçaado... fora que a pressão aumenta muito e arrebenta os estojos dos prisioneiros....

ALGUÉM PODE ME AJUDAR EM UMA MEDIDA PARA MOTOCA ESQUENTAR MENOS ? Estava pensando em colocar um SEGUNDO RADIADOR DE ÓLEO igual na SAHARA... será que vira ?

AGUARDO AJUDA ABRAÇOS !!!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Mais potência = maior produção de calor e por consequência maior nescessidade de refrigeração.

Porém existe algums pontos nessa sua preparação. O tamanho do pistão e da saia, folga do pistão pra camisa e diametro e altura do pino. Se tudo isso foi checado e bem montado então você pode optar por um radiador maior ou ainda colocar ventuinhas.
RaFFIx
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Outubro 2008 à19 12:18

Mensagem por RaFFIx »

Então xaxim, o kit ta FINO, mas como você disse mais potência gera mais calor, estava pensando outra solução seria REFORÇAR o CILINDRO... com zinco talvez ? O que acham ? Será q da certa? Abraçosss !
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Fazendo isso você não vai corrigir a origem do problema, vai apenas mascara-lo atacando a consequência...

É normal, ao preparar qualquer motor, melhorar a refrigeração junto.

Verifique tbm se a mistura está boa, pois mistura pobre aumenta a temperatura da combustão, ponto tbm faz isso.
@@l@@n
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Abril 2008 à48 09:39

Mensagem por @@l@@n »

Nao é corrente de comando não.
Outra coisa S10 que vc esta citando e da camionete S10.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

xaxim escreveu: Verifique tbm se a mistura está boa, pois mistura pobre aumenta a temperatura da combustão, ponto tbm faz isso.
Eu vou com o xaxim...pra mim esse motor tá fora do ponto. Deixa eu te perguntar uma coisa....a curva do escape chega a ficar vermelha (incandecente)???
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Acerta pra alcool e deixa bem reguladinha, vai melhorar bastante
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Quer resolver o problema de temperatura :?: :?: :?: Coloca um outro radiador de oleo no lado esquedo, ficando com 2, vai resolver o problema, ou entao pode colocar uma ventoinha e adicionar mais uns 200 300 ml de oleo que ja vai ajudar um pouco tb.

Verifique a mistura, como ja foi dito, mistura pobre faz aquecer o motor :wink: :wink: :wink:

O pistao que vc esta usando eh de camionete??? qual o tamanho do pino do pistao??? qnt ele pesa???? vlw!!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

É de camionete sim Furia, tem 84mm se for 2.2 ou 87,5mm se for 2.4, o resto deixo pro amigo responder! :wink:


Sobre botar mais óleos, ao meu ver é só pra forçar os anéis :roll:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o FURIA disse pra colocar mais oleo caso fosse usar um outro radiador... ai tem q adicionar oleo referente a quantidade q cabe no radiador! :wink:

essa historia de colocar pistao de S10, ao meu ver soh "vale a pena" caso o pino seja do msm tamanho, caso contrario, se for pra usar bucha no pino, eh melhor usar o de falcon/sahara msm, pois estes devem ser mais leves do q o de S10!
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Como ta a taxa de compressão ? Pode ser que ficou muito elevada e faz a moto esquentar e grilar....
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Não dá pra colocar uma camisa mais grossa e abrir mais o bloco?
Ou pelo menos fazer a camisa mais grossa na parte que fica dentro do cilindro e deixar mais fino só a parte que encaixa no bloco?
Outra coisa, se fosse aquecimento que tivesse soltado essa camisa teria derretido o pistão. Outro dia deu aquecimento no meu motor e quase fundiu o comando de escape no cabeçote. Isso tá com cara que quem colocou a camisa "matou" a medida e ficou com pouca pressão!
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

O pistão da S10 2.2 tem 86 mm e seu pino, se não me engano, 20mm.
O problema de esquentar, na minha opinião, seria a taxa elevada.
Tenta usar uma junta mais grossa ou rebaixar o pistão...
Se vc passar para o alcool, também melhora, mas alcool em moto é um nojo!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

loko200 escreveu:O pistão da S10 2.2 tem 86 mm e seu pino, se não me engano, 20mm.
O problema de esquentar, na minha opinião, seria a taxa elevada.
Tenta usar uma junta mais grossa ou rebaixar o pistão...
Se vc passar para o alcool, também melhora, mas alcool em moto é um nojo!

Rebaixar o pistao :?: :?: :?: :?:

Nao seria mais facil colocar mais uma junta :?: :wink: :wink:
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

RaFFIx, também vou fazer algumas perguntas:

- esse pistão da S10 não tem as cavas das válvulas, correto? Já verificou se as válvulas não estão pegando no pistão?

- mesmo que a camisa esteja solta, não tem pra onde ela correr, pois em cima encosta no cabeçote e embaixo na carcaça, correto?

Como muitos já citaram, acho que esse barulho que você está ouvindo é o motor grilando, possíveis causas:

- Taxa de compressão alta;

- mistura pobre

- PONTO MUITO AVANÇADO - essa é fácil de você verificar, adiciona uns 15 à 20% de álcool no tanque. Se o TEC-TEC parar, é ponto muito adiantado.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

usando essa dica do Juliano, se continuar a grilar msm depois de adicionar alcool, eh pq a mistura tah pobre!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Mas se adicionar 20% de alcool a mistura vai ficar ainda mais pobre!
@@l@@n
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Abril 2008 à48 09:39

Mensagem por @@l@@n »

Não vai Não.Como o alcool vamos dizer que é mais fino ira passar com + facilidades pelos gicles dando uma mistura mais rica estou certo disso
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

@@l@@n escreveu:Não vai Não.Como o alcool vamos dizer que é mais fino ira passar com + facilidades pelos gicles dando uma mistura mais rica estou certo disso
Para uma mistura "perfeira", é necessário aproximadamente 14 partes (x) de ar pra cada parte(x) de gasolina, em quanto pro alccol é necessário aproximadamente apenas 9 partes (x) de ar pra cada parte (x) de alcool.
No caso do RaFFIx, se a moto dele está pobre, é pq na proporção de mistura tem mais de 14 partes de ar pra cada parte de gasolina (imagina que a moto dele esteja com 18 partes de ar pra cada parte de gasolina, por isso o barulho de grilo).
Aí se vc bota alcool na moto do RaFFIx, vc está fazendo com que a mistura fique ultra pobre, pq vc tá mandando 18 partes de ar pra cada parte de alcool, o dobro de ar que o alcool precisa!!
Ao meu ver ñ tem nada a ver com combustível mais grosso ou fino que passa mais ou menos fácil pelo gicleur, e sim a proporção de ar/combustível que precisa..

Se estiver errado por favor me corrija
@@l@@n
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Abril 2008 à48 09:39

Mensagem por @@l@@n »

Então quer dizer se ele colocar uma pequena camada de espuma a mais no filtro fazendo com que o ar passe com mais dificuldade e isso. Assim que eu fiz na minha.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem