0 a 100 km/h ou tempo nos 400 mts.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

0 a 100 km/h ou tempo nos 400 mts.

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal alguem aí já cronometrou o tempo da sua moto do 0 a 100 ou o tempo nos 400 mts ou a velocidade final nos 400 mts? Seria mais p/ comparar as preparações feitas, pra vermos se as motos estão forte ou estamos sendo levados pela impressão. Eu não medi ainda, mas hoje vou fazer, pois a minha toni esta c/ carbura de sahara, pistão athena 293, trabalho leve no cabeçote, trabalho na cx de ar e dutos, filtro de espuma anker e escape e curva v-pró, mas não sei se é porque acostumei c/ a moto, mas parece que ela não tá tão forte como antes,até porque não acertei 100% o carbura e to até afim de colocar o orig. pra comparar, já chamei meu irmão pra andar, ele disse que eu estou louco, que a moto tem muita força, mas se não tivermos um comparativo não temos base.

E daí pessoal, alguem afim de medir e postar aí? Fernando PF, já medisse alguma que vc preparou aí??? :roll:
Pode ser qualquer moto, twister, tornado, falcon, XT.....
Abraços
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

ha só pra ajudar consegui uma tabela comparando várias motos, agora fica mais facil compararmos c/ as preparadas:

Alguns dados:

Tornado 0 a 100 11s70 - 0 a 400m 18s21 veloc. 111,52 km/h
Lander 0 a 100 11s51 - 0 a 400m 18s22 veloc. 110,83 km/h
Falcon 0 a 100 08s61 - 0 a 400m 16s69 veloc. 123,90 km/h
STX Mot. 0 a 100 15s29 - 0 a 400m 19s33 veloc. 110,34 km/h

Vou medir a minha hoje pra comparar e postar amanha.
Obs: A questão aqui não é levantar quem tem a moto mais forte, e sim verificar se a preparação feita realmente deu resultado na pista! Abraços e espero que outros tbm coperem :D



http://64.233.169.132/search?q=cache:Aj ... cd=1&gl=br
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Interessante Gabriel

Muitas vezes qdo tentamos ver se nossa moto é "mais forte" q a de um colega, fizemos o famos pega.. hehehe..

Porém é erroneo esse método, o q vc está indicando seria o maid adequado, e mesmo assim, na minha opinião, eu acharia q pegar uma reta de 200 ou 400 mts... e fazér uma média das arrancadas...
Tipo.. arranca 3 vezes, cronometrando todas.
Depois faz uma média, somando os 3 resultados e dividindo por 3, o óbvio do óbvio né.. ehehe

Pq muitas coisas influem: tempo de reação, uma queimada na embreagem, vento, asfalto... então nada melhor do q fazer uma média....

Nunca botei a DR p/ brincar assim, somente na trilha mesmo com outras DR ou KLX 400...

Com minha Ex Falcon eu brincava com meu amigo.. pegavamos uma reta enorme, num asfalto q da acesso ao Balneário aki perto de minha cidade.. arrancavamos juntos.. eu com minha Falcon 2004 e meu amigo com a 2008 dele... detalhe q eu e ele somos mto parecidos, mesmo peso, mesma altura.. ehehhe...
Detalhe era q minha moto arrancava na frente, abria quase 2 motos... mas qdo eu metia 5ª marcha ao chegar nos 100 Km/h em diante a minha moto demorava mais a desenvolver velocidade e a dele vinha buscando e me passava um pouco de nada.. tipo minha roda dianteira ficava na pedaleira traseira dele.... e como a reta q citei é longa... ficavamos assim um bom tempo e nada de mudar, nem mais nem menos...

Minha moto tinha apenas acerto de carburação e usava PODIUM, ele tinha a Falcon toda original e usa apenas Techron...

Com o acerto eu consegui melhorar a baixa e média... mas de alta.. perdi um pouco o rendimento.

E incrivelmente, o consumo de nossas motos eram idênticas.
Abasteciamos juntos, zeravamos, viajávamos juntos... e qdo iamos abastecer novamente, a mesma média.. ehehhe

Abraço
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

putz.. não cronometrei ainda.. aliás, as provas de arrancada aqui são de 200mts.. o tempo fica em torno de 8s.

A velocidade final nos 400mts... dependendo da preparação, nas twister teve algumas que beliscam os 160 no painel... a gasolina com preparação mais "geriátrica" passam em torno de 140/145 no final dos 400mts.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

É boa a idéia gabriel, vamos ver se eu tento tb... hehehe...


Peruca, isso tá me parecendo mais um causo de amor :roll:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Ricardo Skolaude escreveu:É boa a idéia gabriel, vamos ver se eu tento tb... hehehe...


Peruca, isso tá me parecendo mais um causo de amor :roll:

Se ta falando do meu caso de amor com a minha ex falcon, é verdade.
Era apaixonado por ela, vendi com dor no coração, e pior q esses dias eu vi o cara q comprou andando com ela.. aff.. mas o q serve de consolo é q o cara tá cuidando dela como eu cuidava... falei com a esposa dele, ela dizendo q todo domingo ele acorda cedo p/ lavar, lubrificar e encerar ela.. aeheuhae..

Agora se vc ta falando do caso de amor com meu amigo, sai fora, meu negócio é mulher !
hehehe
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Minha ybr eu passei ela pra 180 cc...
no começo eu tava empolgado com o novo torque...
agora nem sei se ela ainda tá forte ou eu já me acostumei...
não parece mais a mesma coisa...
falando em tempo...!!!
vi numa revista antiga o tempo da dt 200 de 0 a 100...
putz...6 segundos???!!!
a hornet parece que é 5 e lá vai alguma coisa...
será verdade??
as duas dariam um pega bom se isso for verdade...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

loko200 escreveu:Minha ybr eu passei ela pra 180 cc...
no começo eu tava empolgado com o novo torque...
agora nem sei se ela ainda tá forte ou eu já me acostumei...
não parece mais a mesma coisa...
Preparação é assim mesmo, no começo parece que tá um capeta pra andar, mas logo você se acostuma e a impressão é que tá igual original, daí começa a mexer mais!


falando em tempo...!!!
vi numa revista antiga o tempo da dt 200 de 0 a 100...
putz...6 segundos???!!!
a hornet parece que é 5 e lá vai alguma coisa...
será verdade??
as duas dariam um pega bom se isso for verdade...
A DT tem mais arrancada, por ser muito mais leve e 2T! Mas logo depois desses 100km/h já vem a final dela, enquanto a Hornet não tá nem no meio ainda 8)
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Ta aí pessoal minha medição:
8s55 de 0 a 100 km/h e 16s04 nos 400 mts
Já dá uma briga boa com a Falcon :mrgreen:
Mas sinceramente, esperava mais :|

Vamo lá pessoal, vamo medir os tempo das motocas!!!!

PF sobre passar a 145 km nos 400 mts a minha nem fud... no máximo uns 125, a 130, por isso que acho que minha moto tem muito que melhorar :cry:

Tornado 0 a 100 11s70 - 0 a 400m 18s21 veloc. 111,52 km/h
Lander 0 a 100 11s51 - 0 a 400m 18s22 veloc. 110,83 km/h
Falcon 0 a 100 08s61 - 0 a 400m 16s69 veloc. 123,90 km/h
STX Mot. 0 a 100 15s29 - 0 a 400m 19s33 veloc. 110,34 km/h
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Gabriel, uma dúvida, como vc cronometrou o tempo? :roll:


Não to duvidando dos seus numeros, só tenho duvidas de como cronometrar...e foi no asfalto?

eu achei bom 3seg de 0 a 100kmh =D>
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

É Ricardo não foi muito facil, o pesoal vai rir :mrgreen: , mas fiz o seguinte: fixei meu celular c/ fita isolante próximo do punho e coloquei no cronometro, asim que soltava a embreagem apertava o play do cel c/ o polegar!! A medida dos 400 mts fiz marcação na estrada de asfalto, (estrada paralela a BR101 que estão construindo e não tem movimento nenhum). Vc citou 3seg? Foram quase 9 seg.
Sem falar que eu achava que o painel digital seria melhor de medir #-o me enganei pois o digital pula muito rápido, tipo, 50 70, 95, 102 km/h, entende? Ele pula muitas velocidades quando a aceleração é muito brusca, ou seja eu tive que fazer várias medições, pois eu ficava esperando o 100 e de 95 ele pulava pra 105 por exemplo pois no painel c/ ponteiro vc controla a chegada nos 100 km sem falar que o painel de ponteiro sempre tem erro em torno de 5 km/h pois tds as motos que tive tinham esse erro, a biz então da erro de 10 km/h. O da tornado não sei vou fazer um teste c/ gps que tenho aqui na minha empresa, testei as outras motos c/ ele :wink:
Mas deu pra ter uma base. Alguem mais??????
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Opa, então gabriel, eu quis dizer 3 seg a menos que a original... e realmente é froids de medir #-o

Vou tentar uma hora dessas... essa semana a moto tá no médico hehe
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Achei novos dados: Falcon 400 e XT600
Velocidade máxima Km/h 135 KM/H 166
Aceleração 0 a 100 9,9s 6,5s
Aceleração 0 a 400m 18,4s 14,1s
Consumo médio 20,5 20,9

Só achei os tempos da falcon diferentes dos acima já citados (8s61)

PF quando vc falou em outro tópico que dava pra levar XT600 eu tinha ficado empolgado, :shock: mas vendo estes tempos vejo que to longe de chegar lá, ou seja só usando um par de comandos, mais taxa, alcool ou metanol, relação mais curta, cdi servitec etc...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

gabrielpm, realmente as preparações que fizemos aqui, como hobby mesmo, após um longo dia de trabalho... heheh não tem segredo nenhum.. ontem mesmo trabalhamos um cabeçote original, aumentamos um pouco a taxa e colocamos um carburador de falcon, com escape esportivo, a twisterzinha deu 135 em 400mts... não medimos o tempo.

As 293cc aqui, levam fácil as falcon, e quando digo fácil é fácil mesmo.. quando eu tinha a minha sem kit ainda, só com cabeçote e carburador de falcon eu já levava.

Vou contar o causo da XT600:
- Fechamos um kit 293 numa sexta de noite, com escape, cdi servitec digital, cabeçote preparado, comandos originais, taxa mais alta e gasolina.

- no sábado de noite o dono da moto foi dar uma volta no centro da cidade, quando de um lado encostou uma twister vermelha e do outro veio a xt600, que apenas então acompanhava a twister. A vermelha chamou o cara para um racha...hehehe ele disse que a moto era original e não ia largar com eles (mentira, estava amaciando o 293cc e não queria dar pau na motoca :lol: )..

- A tal twister vermelha insistiu, chamou a moto do cara de lixo etc (aqui o bicho pega)... então ele aceitou, porém não poderia ser no centro. Foram para uma perimetral, que entre os acessos da cidade dá um espaço para acelerar de cerca de 1,5km.

- Quando alinharam, o dono da XT600 perguntou :"qual vai ser o primeiro a perder para a 600"??? então o dono da twister que fizemos simplesmente disse: "encosta aí do lado, não tenho medo dessa graxa aí"!

- Resultado: arrancaram e a primeira que ficou para trás foi a twister vermelha.. 2 , 3 , 4 , 5 , 6 marcha e ele olhou para trás, achando que a xt estava na cola dele para passar... putz... estava uma carreta para trás.. nem graça.

- Sugeriram melhor de 3 com a xt então, já descartada a twister vermelha..hehehe

- o dono da twister disse "larga na frente"... e nos primeiros 100 mts a XT foi deixada para trás..

Na última prova de arrancada também não teve graça para uma xt600, 200mts.. e uma twister com um 330cc ficou em terceiro na prova.. simplesmente pq os dois primeiros foi duas tw 293cc que fizemoso aqui..


gabrielpm, não encurte a relação, ainda mais com kit para rodar na cidade, use a relação original.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Fernando, estou andando c/ relação orig. quando faço trilha troco a relação por uma de trilha e a roda traseira.

Fernando to vendo até onde minha toni pode ir, pois no verão aqui no litoral sul de SC (Bal. Gaivota, Rinção, Arroio do Silva) rola arrancada de motos na beira da praia, quando não havia preparação na categoria 250 original eu fiquei em 1º c/ minha antiga twister, no outro ano a categoria virou livre dai cai fora, pois na época eu estava de XR200 e tinha que correr na categoria 250 livre, daí não dava.
Agora to de tornadão e meu mecânico ta me botando pilha pra correr esse ano c/ ela, por isso to vendo até onde posso chegar :mrgreen:
Ele quer colocar a minha no metanol, comando 296 que tem lá guardado, CDI Servitec e ir testar pra ver no que dá, mas to achando que da pra tirar mais uns cvs no cabeçote, to achando a preparação do cabeçote muito leve...

A moto preparada pelo meu mecânico foi campeã o ano passado:
Pistão de Falcon, carbura de sahara, CDI s/ corte, gasolina, acerto na relação e pneus e susp. pra arrancar na areia, ele não gosta de mecher muito no cabeçote: ele apenas abre a admissão no tamanho da boca do bura de sahara, gasta as guias das valvulas (fica aparecendo só a valvula na admissão e no escape(não sei se deu pra entender) tira as arestas e da uma polida no escape, ele não gosta de tirar muito nas paredes, e coloca calço nas molas das valvulas.
achei pouca preparação pra ganhar o campeonato, mas areia é areia, tem que saber arrancar, pois em apenas 400 mts uma arrancada perfeita vale tudo.

Nos vídeos abaixo eu c/ minha XR c/ comando bravo e pistão de bross, carbura XLX250 relação original, e susp/ trás baixa pra tracionar melhor, arrancava na frente de todas, até das falcons e Tornados 330, só perdia no finalzinho pra falcon e toni 330, motos c/ relação curta de trilha era uma vergonha (TTR/XT, e outras) chequei a testar c/ um pinhão um dente menor, e levei ferro das twister original.
A Tornado vermelha do vídeo é 330. as outras são original (twister, xt, ttr, falcon)

http://www.youtube.com/watch?v=cXeIdI7MGk8
http://www.youtube.com/watch?v=QG12DrVQazI
http://www.youtube.com/watch?v=TXSlyI56bFk
http://www.youtube.com/watch?v=u5nuDEWYD28
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Depois de uma preparação leve no cabeçote, se deixa a moto toda original novamente pode dar problema ??
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

rodrigojti, uma preparação de cabeçote inclui modificação dos angulos das sedes, da curvatura dos dutos, guias de válvulas entre outros.. O fator de risco principal para comprometer a durabilidade são os guias de válvulas, a fábrica faz para não quebrar mesmo, com margem de segurança adequada, para qualquer leigo enrolar o cabo sem pena e não quebrar.

Nunca tive problema com cabeçote após preparação, a não ser que as válvulas ficam mais fáceis de entortar, dependendo do pistão e rebaixamento do cabeçote, pois o guia já não possui a mesma área de fixação da válvula.

Vc pode apenas preparar o cabeçote com o motor original.. numa twister testei isso e deu 2,5cv´s acima das 8000rpm de ganho.. em baixa não muda muito, dependendo daonde quer chegar, pode até perder um pouco de torque abaixo de 6000rpm.. mas acima disso a curva de torque tende a ficar mais linear.

Meus testes de potência em dinamometro na RODA das preparações foram

original + escape original= 17,5/18,5cv a 8000/8500rpm

cabeçote preparado + escape original= 18,5cv de 8000 a 10500rpm (original em 10500rpm a potência está entre 14,5 e 15,5cv´s)

cabeçote preparado + carburador de falcon + escape original = 23,5cv´s a 10000rpm

cabeçote preparado + carburador de falcon + escape esportivo + metanol + cdi servitec digital= 27cv´s a 10200rpm

kit 293cc athena + cabeçote + carburador + escape esportivo + cdi servitec digital = 28.5/29.5cv´s (curva de torque bem linear entre 5000 e 8000rpm)

kit 293cc by PF (pistão usinado em liga especial + leve) + cabeçote + carburador + escape esportivo + cdi servitec digital + metanol = 32,8cv´s a 10500rpm


Vejam o teste do kit 285cc da Lider Motos feito ainda quando não existiam os 293cc athena.. foram 26cv´s na roda para esse kit a gasolina, são quase 10cv´s de ganho com a preparação extremamente confiável.

Fizemos semana passada aqui uma 293cc com um super cabeçote, com carburador de DR800 (40mm de borboleta)... pena não ter mais dinamometro.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

PF ainda não coloquei um CDI, e vi que c/ o kit 293 a melhor faixa de potencia esta na casa dos 5 a 8 mil, ou seja antes do corte do cdi original. Vi isso na pratica tbm, na hora de cronometrar os tempos, não adianta esticar as marchas até o corte, e sim trocar c/ uns 8500, pois acima disso ela empurra muito pouco, Realmente vale a pena um servitec? O que vc usa é o que tem 20 faixas de escolha correto?
Onde vc recomenda comprar (mais barato)

PF uma dúvida: moto c/ 293 tende a baixar óleo? To meio grilado, parece que a minha ta baixando um pouquinho :-?
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Fernando PF escreveu:rodrigojti, uma preparação de cabeçote inclui modificação dos angulos das sedes, da curvatura dos dutos, guias de válvulas entre outros.. O fator de risco principal para comprometer a durabilidade são os guias de válvulas, a fábrica faz para não quebrar mesmo, com margem de segurança adequada, para qualquer leigo enrolar o cabo sem pena e não quebrar.

Nunca tive problema com cabeçote após preparação, a não ser que as válvulas ficam mais fáceis de entortar, dependendo do pistão e rebaixamento do cabeçote, pois o guia já não possui a mesma área de fixação da válvula.

Vc pode apenas preparar o cabeçote com o motor original.. numa twister testei isso e deu 2,5cv´s acima das 8000rpm de ganho.. em baixa não muda muito, dependendo daonde quer chegar, pode até perder um pouco de torque abaixo de 6000rpm.. mas acima disso a curva de torque tende a ficar mais linear.

Meus testes de potência em dinamometro na RODA das preparações foram

original + escape original= 17,5/18,5cv a 8000/8500rpm

cabeçote preparado + escape original= 18,5cv de 8000 a 10500rpm (original em 10500rpm a potência está entre 14,5 e 15,5cv´s)

cabeçote preparado + carburador de falcon + escape original = 23,5cv´s a 10000rpm

cabeçote preparado + carburador de falcon + escape esportivo + metanol + cdi servitec digital= 27cv´s a 10200rpm

kit 293cc athena + cabeçote + carburador + escape esportivo + cdi servitec digital = 28.5/29.5cv´s (curva de torque bem linear entre 5000 e 8000rpm)

kit 293cc by PF (pistão usinado em liga especial + leve) + cabeçote + carburador + escape esportivo + cdi servitec digital + metanol = 32,8cv´s a 10500rpm


Vejam o teste do kit 285cc da Lider Motos feito ainda quando não existiam os 293cc athena.. foram 26cv´s na roda para esse kit a gasolina, são quase 10cv´s de ganho com a preparação extremamente confiável.

Fizemos semana passada aqui uma 293cc com um super cabeçote, com carburador de DR800 (40mm de borboleta)... pena não ter mais dinamometro.
Nao sabia que a troca do carburador da essa diferença toda :shock: depois de ler seu post fiquei com mais vontade ainda de preparar a minha :lol:
Para ter um cabeçote duravel, acho que vou mandar mexer somente no angulo dos dutos, deixando eles mais diretos reduzindo na curva, carburador de falcon, escape esportivo e o CDI.
E as valvulas maiores ?? compensa ?? acho que foi aqui mesmo nesse forum li um post sobre as valvulas da 150sport serem maiores.
Sobre aumentar a taxa, se tirar algumas laminas da junta ja consigo aumentar a taxa o suficiente para rodar no alcool e ter um pouco mais de desempenho ??
Desculpe tantas perguntas, esse assunto me deixa muito curioso, topico nota 10!! 8)
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

O athena baixa óleo normalmente, a maioria que montei baixa.

O cdi servitech eu recomendo, quanto a lojas, experimente ver com o Fabrício ou o Fabiano da LM.

Com um cabeçote bem trabalhado, vc nota que a moto começa a empurrar depois dos 8mil rpm.. como se estivesse usando comandos maiores.

rodrigojti, não foi apenas a troca de carburador que deu toda essa diferença, repare que o gabriel nota a faixa útil da moto dele de 5 a 8.5mil rpm.. ou seja, a diferença mesmo cresce depois da preparação correta do cabeçote.

No caso a preparação de cabeçote, é particular de cada mecânico, geralmente ninguém vai dizer como se faz, onde se mexe e como tem que ser os dutos. Demorei muito para aprender a lidar com os cabeçotes, em parceria com um amigo daqui da cidade, onde mexemos nas motos juntos. Meu primeiro cabeçote que realmente andou forte foi ele quem fez, depois disso então foram várias mudanças... se me perguntar como tem que ser os dutos, as sedes, os angulos dos dutos, onde tirar, ninguém vai dizer isso, pelo menos quem realmente fez e sabe a diferença que dá.. os outros que simplesmente mexem, fazem, arrombam, já não tem nada a perder pois as vezes nem notam a diferença.

As válvulas na 150 não chegam a ser 1mm maiores, fizemos todos os cabeçote aqui até agora com válvulas originais, e já ganharam de muitas motos com essas válvulas aí... o importante não é só ter as válvulas maiores.. Tenho um cabeçote aqui para trocar as válvulas, podem ser até pelas da 150, mas o trabalho de sede será outro.

Retirando juntas vc consegue fazer o motor dar uma risadinha, pois fará cócegas na taxa de compressão, já que o diametro do pistão original é fator limitante para o aumento da taxa.. com o 293cc pode-se aumentar consideravelmente ela. Com 1mm de taxa aumenta a taxa de 9,3:1 para 10,5:1, ainda é baixa para álcool.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem