0 a 100 km/h ou tempo nos 400 mts.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Compreendo que existam os segredos, senão não teria graça :lol:
Seja com quem for e como for feita essa preparaçao, caso um dia eu queira deixar a moto toda original novamente, tirar tudo e colocar as peças todas originais, esse cabeçote preparado fara alguma diferença?? seria ruim ??
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Cabeçote é o único veneno que não tem contra indicação, mesmo um motor sem preparação além do cabeçote fica melhor que inteiro original.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

contra indicação não, nos que fiz e testei, tende a perder um pouco em baixa, pouca coisa.. mas o ganho em alta.. hehe compensa tudo..
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

PF só por curiosidade vc não tem um cabeçote de toni aí pra reposição, qual o preço, ou saberia me dizer onde achar um? Quanto vc cobra pra preparar um cabeçote? To afim de dar um trato mais chique no meu, mas queria montar outro na moto pois preciso dela no dia a dia. :roll:
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Eu também pensei em comprar outro e mandar preparar para assim ter o original guardado, mas parece ser um absurdo de caro :shock:
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Fernando PF escreveu:contra indicação não, nos que fiz e testei, tende a perder um pouco em baixa, pouca coisa.. mas o ganho em alta.. hehe compensa tudo..
Então, o trabalho feito nos angulos da sede, justamente servem para melhorar em baixa, quando a velocidade do ar é menor, claro que vai depender do tipo de preparação, mas a tendência numa preparação criteriosa de um cabeçote e ter ganhos significativos em toda faixa de trabalho, claro que em alta o ganho é maior.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Dutos muito grande tende a perder velocidade do fluxo, por isso prejudica a baixa...
é a mesma coisa com carburadores maiores...
acho que todo mundo sabe disso...hehe
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

loko200, teoricamente é como vc e o xaxim, disseram..... já usei carburadores maiores com cabeçotes originais obtendo um bom ganho em baixa.. Assim como já trabalhei sedes de válvulas e não consegui nenhum resultado... tive a oportunidade de fazer diversas modificações em cabeçote e testar seus ganhos ou perdas passo a passo.. nem sempre se ganha alguma coisa.. e muitas vezes o resultado é excelente com pouco trabalho.

não depende apenas especificamente dos dutos.. se vc pegar um cabeçote de cg e um de twister, fizer o mesmo tipo de trabalho.. o comportamento do ganho comparando as curvas de torque não serão iguais, um motor ganhará mais em alta, outro em baixa... depende de escape, comando, cruzamento, taxa.. o próprio fator da inércia dos gases no escape e admissão.

Você pode seguir várias receitas e esperar um resuldado, que jogando no dinamometro verá muita coisa certa e muita coisa errada, e vai acabar questionando as informações que lhe foram passadas, assim como suas fontes.. depois acabará criando sua própria receita e aprendendo o comportamento de cada motor... aí a teoria vai começar a ter outro nome.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Pelo que eu entendi entao o melhor seria kit de aumento de cilindrada (melhora na baixa), carburador maior e cabeçote( melhora na alta).
E quanto aos comandos especiais ? são tambem um absurdo de caros :shock:
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

PF to a procura de um cabeçote pra comprar e te enviar pra fazer os trampos legais por enquento vo me virando com o meu ranho :mrgreen:
Seguinte meu preparador tem um carbura de CR 125, pena ele ta c/ um problema sério no pistonete ou lâmina (sei lá como se chana naquele carbura), ta quebrado na parte de cima, ele vai tentar soldar.
Mas fiquei c/ vontade de testar na toni. Deve ser melhor que o de sahara? Se não me engano o diametro é igual o de sahara :roll:
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Fernando PF, eu já me arrisquei em preparar alguns cabeçotes ( foram quatro..hehe ). Em todos eles eu tirei aquele reforço que tem o guia, e em alguns, onde o guia saia pouca coisa, tirei ele também. Não da nem pra perceber que ali tem um guia, apenas o buraco da vávula...rs
Outra coisa que eu faço é abrir os dutos de admissão apenas, até próximo o guia, pra que o fluxo seja estrangulado nesse ponto, e ganhe velocidade antes de passar pela válvula e a sede.
Tem várias coisas, se vc tiver um bom olho, que pode fazer. E se vc não exagerar, fica bem melhor que o original. Matar os defeitos da fundição original já é um bom começo...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

em relacao ao kit athena, o meu baixa um pouco de oleo sim... jah falei isso aki, o PF havia dito q nao achava os aneis ruins, mas quando fui montar o kit, o mecanico avisou, e disse q jah tinha montado uns 3 desses kits e todos apresentaram o msm problema, q eh de baixar oleo e soltar um pouco de fumaca (bem pouco) em rotacoes altas (a partir de 7mil)... fui numa loja e o vendedor disse a msm coisa, disse ate q nao estava mais oferecendo esse kit por conta desses problemas! eu gostei do pistao e recomendo seu uso, mas esse eh um defeitinho sim!

rodrigojti, nao sei se o PF concorda, mas se vc quer usar alcool, e quer manter o pistao original, faca o seguinte: tire duas laminas de junta, deixe apenas uma, ai jah se foram 0,5mm... depois rebaixe mais 0,7mm no cabecote, as duas medidas juntas somam 1,2mm, suficiente para as valvulas nao pegarem no pistao... com isso a taxa deve ir pra quase 10,9:1, ainda baixa pra alcool, mas jah eh consideravel! se quiser aumentar mais, mande aumentar as cavas de valvulas do pistao em 0,5mm, e com isso dah pra rebaixar mais 0,5mm no cabecote... sua taxa vai pra 11,8:1 (taxa jah boa pro alcool, mas da pra ir alem!), porem ai vc vai ter problemas com a corretnte de comando, o tensionador pode nao estica-la suficientemente... o FURIA uma vez postou uma "gambiarra" pra resolver esse problema... ele soldou uma porca no tensionador pra conseguir esticar mais a corrente!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

rodrigojti, tivemos na cidade vizinha aqui (MARAU) o sexto festival de arrancadas... Levamos uma twister ontem (domingo) com um 293cc...

Das motos até sua categoria nenhuma andou na frente, a que mais chegou perto foi uma tornado motard, com preparação igual só q tinha comandos 286º. Não usamos comandos preparados em nossas motos. Ele perdeu de 2 motos no final dos 200mts.. se fosse 400 a distancia seria ainda maior.

Foi uma twister com um 293cc do concorrente.. com mesma preparação... tomou 1/2 pista da nossa.. se cagou para andar na frente de uma original.. e perdeu para outra nossa apenas com carbura de falcon e cabeçote feito. Na teoria o mecanico sabia o que fazer... hehe mas não conseguiu.. não ganhou alta, nem baixa.. nem nada.. no final da prova eu disse para ele que o que pelo que ele tinha lá montado a moto era um lixo.. O pistão que ele tinha era um que eu tinha feito, rodou na moto de um amigo por um tempo, era uma das mais fortes que fizemos, ele vendeu a moto e entregou o kit para esse cara.. montaram e ficou uma coisa.. ruim demais..

loko200, aprendi muito com os cabeçotes, e depois que montei o dina preparamos uns quantos motores, e aprendi muito mais sobre preparações e começei a desacreditar muitas receitas.. Quanto aos detalhes de como se dimensionar um duto.. bom, não posso entrar em detalhes, mas até agora podemos afirmar que nenhum mecanico da região aqui conseguiu fazer uma honda 250cc nacional andar na frente de nossas motos com preparação igual.. inclusive estamos batendo motos com preparações mais pesadas que as nossas... isso claro, foram muitos testes e uma receita segura.. buscamos o limite poucas vezes.

APGUELFI, sou totalmente contra retirar laminas das juntas.. parece simples mas se vc já vai baixar o cabeçote, baixe o que necessita e use a junta como um todo, assim evita vazamentos. Seu cálculo está correto, porém o tensionador original não resiste a tal folga de corrente que é criada. A gambiarra do Fúria funciona mesmo, eu costumo preencher a ponta com solda e torneá-la novamente, para que evite marcar o tensor.. fica 10 (uso o tensionador de catraca).

Para álcool só uso com taxa acima de 12,5:1, senão uso gasolina comum mesmo, da mais chulé..hehe
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Fernando PF, esses segredos...rs
mas vc já deve ter visto um cabeçote de alguma F desmontado???
esses dias eu tive o prazer de ver um yz250F...
3 vávulas na admissão é pra acabar, 2 de escape, muito bem posicionadas, os dutos, todos bem feitos. Tem razão da motinha andar tanto...
sei que não é só isso, mas o cabeçote deve ajudar um monte...
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

APGUELFI, Se eu não rebaixar o necessario para conseguir uma taxa boa para o alcool ela vai chegar a andar menos que antes com gasolina??

Fernando PF, Minha moto esta na oficina, vai ser desmontada e será feito o assentamento das valvulas, aquela desgraça nao tem lenta mais, amanha vou conversar com meu mecanico sobre oque pode ser feito por ele no cabeçote. Se ele mecher demais no cabeçote bom digamos... se ele tirar demais do cabeçote qual seria os sintomas/problemas ??
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

rodrigojti, rebaixar o cabeçote não é a melhor solução pra passar uma moto a álcool...
na maioria dos motores de carro (vou usar motor de carro como exemplo, já que não existe moto original álcool), a alteração é feita usando um pistão cabeçudo. Se vc rebaixar demais o cabeçote, vai diminuir muito a câmara de compressão, e isso não é bom...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

os cabeçotes das importadas são show... mas ainda aceitam trabalho, claro, que a maioria não se importa com a potência da moto, pois já são fortes e o custo de manutenção é mais salgado..

Vc pode arrombar os tudos e não trazer resultado algum, meu primeiro cabeçote foi assim, um original era melhor que ele..rsrsrs

um pistão mais cabeçudo diminui a cÂmara de compressão também.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

rodrigojti, eu usei muito tempo alcool com a taxa original 9,3:1, msm nao sendo o ideal a moto funciona... nao acredito q haja muita diferenca de potencia nao... praticamente a msm coisa... uma das vantagens de aumentar a taxa pra usar alcool, eh q a partida a frio melhora muito! como o PF, disse q nao eh muito bom tirar as juntas, tire ao menos uma, e tire mais 0,9mm no cabecote... vai ter uma taxa ainda baixa pra alcool, mais jah vai ser melhor q nada! deve ficar proximo de 10,8:1... uma coisa q eu costumo fazer eh regular o bura pra rodar com 20% de gasolina, pois ajuda bem na partida a frio! pode fazer isso q vai ficar muito satisfeito! isso se o mecanico regular o bura direito! :wink:
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Pessoal minha voltou da oficina!!
Foram abertos um pouco os dutos e feito o assentamento das valvulas, antes na reta abaixado no tanque dava no max 150 hoje abaixado do mesmo jeito foi passando dos 160 quando ia cortar tive que desviar de um carro. :shock: Coisa boa!!! :lol: :lol:
Sera que um carburador maior cairia bem?? melhoraria mais ainda em alta ??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

melhoraria a resposta ao acelerador e daria um pouco mais de final! se quiser eu tenho um de falcom jah com coletor adaptado! eh tirar um e por outro! soh vai precisar dah um tapa na regulagem!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem