Comando 296

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Comando 296

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal, como já postei aqui fiz algumas modificações na minha toni:

Pistão athena 293, carbura de sahaara, curva e escape v-pró, filtro de espuma anker, cx d ar trabalhada, trabalho leve de cabeçote.

Já tava boazinha, mas faltava algo mais então colocamos essa semana:
CDI servitec programável, comando 296.

O troço enloqueceu!!!! Antes ela tinha uma patada até uns 7.500 rpm, depois dava uma segurada, ou seja, ela só tinha força na baixa, e dificilmente se beliscava o corte original que é de 9.500 rpm.

Ao Trocar o CDI usando a curva 10 e corte c/ 11.000 + o comando, a moto se transformou digo aí uns 20 a 30% a mais!
Sente-se uma leve perda em baixa muito pouco perceptivel, e tbm fica um pouco ruim de conduzir em trafego lento, tipo 1ª e 2ª.Mas empurra constante na mesma força desde os seus 3 ou 4 mil até os 11 mil e se tivesse mais giro ia mais mas 11 mil já é muita coisa!!

Estou preparando ela pra arrancada na beira mar que tem td ano aqui nas praias do sul de SC, só falta agora ajustarmos ela no metanol, e talvez darmos uma taxada no cabeçote, ja que ela deve estar rodando c/ apenas 10,25:1 aproximadamente.

Tenho que concordar c/ o PF, caso tivesse preparado o cabeçote c/ ele, talvez não precisasse do comando, mas como estamos meio longe, e é difícil de achar um bom preparador de cabeçote, por enquanto o 296 esta de bom tamanho.O meu cabeçote foi feito um trabalho leve, aqui mesmo, retirada das “sobras”das guias de válvulas, abertura da adm p/ o tamanho da boca do novo carbura, calço nas molas de válvula, retirado as arestas dos dutos.

Fica aí minha conclusão sobre uso do comando 296.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

bacana! quer dizer q perdeu pouco na baixa? pq ficou ruin pra dirigir no transito? ficou embaralhando em baixa?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Show de bola Gabriel..

Cara, eu veraneio do Balneário Rincão, do ladinho de Arroio do Silva.. ouço falar muito nas arrancadas de moto q tem por essas bandas. Arroio, Sombrio, etc...

Vc sabe onde posso ficar por dentro do calendário ??
To afim desse acompanhar, e quem sabe brincar lá com a minha DRZ400.

Abração
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Ainda bem que seu motor agora empurra.. pois andar até 7500 com força e depois ver o motor segurar é loucura, ele tem muito para render ainda até o corte, digo que ele pode começar a render mesmo depois dos 7500.

se vai colocar metanol, com esse comando jogue a taxa para 12,5:1, depois poderá até rodar a gasolina mexendo no cdi..

Comandos com elevada duração exigem menor tempo de queima e compressão, por isso devemos aumentar a taxa. No caso do metanol e álcool, a combustão é mais lenta, outro fator para aumentar a taxa de compressão. Vale a pena. :wink:
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Realmente nota-se pouca perda na baixa, quase imperceptivel, em um dino daria pra tirar mais conclusões. ela não embaralha nada na lenta, pode ser até que fique mas de ouvido não deu diferença, no transito lento ela fica meio arisca ao acelerador, tipo moto 2T, masi nada demais tbm, Se vc não falar ninguem descobre que vc esta usando um 296

Peruch, vc veio na trilha do Machado?? Vi uma turma de Criciúma por lá, faço parte dos Chacais de Sombrio.
Sobre as arrancadas ainda não tenho o calendário, sei que no dia 04 de janeiro tem a 1ª etapa no Rincão ou no Arroio e dia 25 em Gaivota.

Só que vc tera que correr na categoria 500cc junto c/ as CB500 e c/ as RD 350, mas sempre tive vontade de ver uma off correndo junto, em outros anos já vi muitas especiais tipo CR e DR250 2T, como é na areia elas davam um susto e arrancavam lindo na frente, mas como o pessoal não encurtava a relação faltava marcha pois a pista é longa e no final da reta as RD/CB passavam por pouco!!! Encurtando a relação da pra brincar concerteza.
Te sugiro brincar nos sábados que são treinos livres, as corridas são no domingo, e da pra brincar c/ todo mundo, daí é só alinhar c/ outro e ver no que dá.

Esse dia era no Arroio no ano passado, Sábado de Treino Livre, quando eu ainda tinha minha XR200 mexidinha:

http://www.youtube.com/watch?v=cXeIdI7MGk8
http://www.youtube.com/watch?v=QG12DrVQazI
http://www.youtube.com/watch?v=TXSlyI56bFk
http://www.youtube.com/watch?v=u5nuDEWYD28



Assim que descobrir o calendário completo te passo.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

A 200tinha era forte...heheheh arrancava forte hein..

Não acho uma boa mexer na relação de marchas para arrancada, a original é boa demais. Fizemos vários testes (importante: verifique o tempo no espaço que vai rodar) e os melhores resultados foram com relações originais, para kits acima de 300cc, aumentamos 1 dente no pinhão.

com esse motor aí, vc vai brincar com falcon... nem dá graça.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

gabrielpm, conta ai o que essa xr tinha???...hehe
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Pistão de Bross 150, comando feito pelo falecido Henrique comando bravo aqui do forum, cabeçote c/ trabalho leve escape v-pró, relação original, carbura XLX250. :mrgreen:

Inacreditavel Pessoal!!!!!Pra tirar a prova de que a mot mudou da agua pro vinho, filmei c/ uma digital a arrancada dela hoje c/ o comando e o CDI, adivinhem:

Baixei o tempo em 02 segundos!!!! :shock:

Relembrando:
Tornado Original 11s70
Falcon 8s61
Lander 11s51

A minha c/ tudo acima descrito s/ o comando e o CDI

Tornado 293 8s55 ( já estava andando junto c/ falcon)
Tornado 293 c; comando 296 e CDI programavel
Miseros 6s701111!!!! :shock: :shock:
Não Acreditei
Então tá filmado, ´vo vê se posto no youtbe pra galera ver

PF agora to acreditando que da pa levar XT600 mesmo, é só colocar um metanol e dar uma taxadinha já que a minha ta orig. :mrgreen:

DETALHES: Este teste fiz c/ pneus de trilha sendo que na traseira esta um 110/100 de trilha c/ meia vida, o que prejudica muito pelo peso e pelas garras, (o que faz a veloc final tbm baixar) assim mesmo ja lasquei 155k/h na coitada c/ pneus de trilha :mrgreen:
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

pô... deu ate vontade de compra um comando desses! :mrgreen:

=D> =D> =D>


acho (????) q deve dar pra usar um enquadramento diferente nesses comandos, e assim tirar mais potencia ainda!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

nao sei nao... mas acho q a DR levaria facil a CB500... a RD eu nao sei... mas a CB acho q ia ser mole mole!

gabrielpm, fale-me uma coisa: se vc disse q falta marcha pras motos 2t, eu fiquei curioso pra saber quantos metros tinha a pista, e q velocidade elas atingiam???
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Sim as CBs da pra levar, agora as RDs daqui são muito fortes, elas correm na força livre...

Cmprida modo de dizer, em torno de 400 mts, as vezes varia um pouco (350 mts) mas o que digo é que da pra arrancar forte c/ uma relação curta, c/ uma twister orig e relação orig. eu já arrancava em 2ª.

Então se a relação for curta e a moto forte, acredito que alguns já arranquem em 3ª o que da uma bela arrancada só que depois tem que ficar empilhando marcha pra terminar a pista, e é aonde as outras passam.
Arrancar na areia tem um monte de segredos:

Não pode ser pneu de trilha, tem que ser misto, de preferencia entre liso c/ algumas garras nas laterais. o dianteiro tem que ser liso,
A susp/ traseira tem que ser baixada o máximo pra jogar o peso pra tras, arrancar de 2ª (nas toni e twister) e se ter coragem sentar bem atras pra ela tracionar ainda mais, como mostra no vídeo da minha XR200
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Por que não pode ser pneu de trilha???? :shock:
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

O problema dos 296 é que forçam muito o mancal do comando.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Ricardo, pode-se usar, só que na areia da praia, o pneu de trilha só cava e não sai do lugar, por isso o pessoal tira as garras do centro e deixam só as laterais, p/ não cavar muito, até um pneu liso bem murcho traciona melhor que um de trilha na areia da praia, ao contrario do barro, são macetes de se correr na areia :mrgreen:
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

sobre as relações, só pra ter uma ideia, nas arrancadas dos vídeos da minha XR200 corri c/ relação original, testei um pinhão c/ 1 dente menor na frente, e eu já perdia pra todas toni/twister original, apenas encurtando a relação em um dente na frente, sía na frente mas no meio da reta em diante eles me passavam e ganhavam c/ uma moto de diferença nos 350 mts +ou-

Diabo2, mas o desgaste chega a ser muito notavel nos mancais?

APGUELFI, realmente se montar os comandos nas marcações que vem neles não funfa, meu mecanico teve que enquadralos p/ o troço render valendo, se montar nas marcações o troço fica pior do que original, sei porque sentimos isso!!!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Qual a marca do comando?
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

e porque vc não usa pneus tipo concha, que são feitos para areia fofa?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

gabrielpm escreveu: APGUELFI, realmente se montar os comandos nas marcações que vem neles não funfa, meu mecanico teve que enquadralos p/ o troço render valendo, se montar nas marcações o troço fica pior do que original, sei porque sentimos isso!!!
eh verdade, jah vi um comentario, nao sei se foi nesse forum, q o cara colocou um comando 296 e ficou uma óstra!!! vai ver o mecanico nao tinha as "manhas" de enquadrar esse comando!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Ta aí o meu Brinquedo
Imagem
Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem