Suspensão: qdo vale a pena preparar?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Suspensão: qdo vale a pena preparar?

Mensagem por carlos_edu »

Galera, seguinte: até q ponto consegue-se ajustar a suspa nos clics? Ou melhor: consegue chegar num nível satisfatório de uma suspa original só mexendo nos clics?

O q espero da suspa, mas inda não cheguei lá (confesso ter mexido pouco): Moto no chão, sem pulos na traseira ou "espirradas" da frente; passar por uma erosão sem "bater seco"; segurança na pilotagem.

Posso dizer q minha moto está 50% do ideal. Deveria estar 90% no minimo.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Quando vale a pena é dificil responder né cumpadre... vai do gosto, da moto, doque ele espera da moto e também do bolso do piloto!

Os cliques ajudam regular a suspa para seu peso, estilo de pilotagem, terreno e tipo de competição. Depois temos suspas diferentes nas yamahas, hondas, ktms, etc... uma melhor que a outra! Acredito que sificilmente um "mortal" precisa melhorar ainda mais as suspas da ktm. Ja a suspa da honda não é tudo isso... mas com uns 500tinha da pra colocar uma prep. enzo, por ex.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Estou com 75 kg, e amoto é minha desde zero. Com certeza não tem valvula.

Não entendo de suspa. Comecei ler alguns topicos aqui. Um inclusive mencionou "se não der fim de curso, a compressão pode ser toda aberta". Fiz isso e ficou pior. A moto parece q ficou com o pneu furado...

Tive MX Tech na Toni e a moto mudou da água p/ o vinho. Qdo montei numa especial, achava a suspa ótima. Mas vamos conhecendo mais a moto, aprimorando a pilotagem... e tbém fiz um teste na KTM do meu amigo Luiz q tava muito bem acertada! Ele preparou a suspa. Achei incrível a seguranca q a moto dele passa. É mesmo esse lance da pista de espuma q o Elton citou! Isso me motivou a buscar um melhor acerto da minha moto.

Mas qdo se fala em preparação há 2 coisa (q eu saiba): reconfigurar a suspa original, acertando calços da mola e óleo ou então as válvulas, como MX Tech e Race Tech. O ajuste na original melhora significativamente?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

As suspensões, mesmo de motos do mesmo ano não são iguais.
São semelhantes, mas iguais não.

Um bom começo é saber se o óleo dela é ainda o original.
É novo?
Resolvida essa questão.
Veja no manual da moto qual a posição "standart" recomendada para, SAG, Compressão, Retorno e Retorno de Alta.
Standart do manual é diferente de metade dos cliks.
E teu peso ta dentro do calculado pra moto original.

Feito isso, ande pra saber se está "dura" ou "mole" para tua pilotagem. Geralmente precisa de mais uns clicks.

Deixe tudo anotado, para poder ter controle. E não tenha preguiça de mexer neles, sempre fechando/abrindo tudo e voltando a onde quer ir (faça isso pra ter certeza que as duas estão certas).

Ps.: Ajuste pra trilha de alta nunca vai ser igual pra trilha travada de baixa e com obstáculos. Então, ou tenha ciência disso, ou entre uma e outra amoleça pras travadas e endureça pras de alta.

Se vale revalvular, depende do comportamento e da disposição no investimento.
"Eu" prefiro investir em suspa que em motor. Falo isso há uns 10 anos.

E manutenção, ao menos uma vez por ano tem de trocar o óleo da suspa e recalibrar. Experimente acompanhar o serviço pra ver como o óleo sai podre e fidido.

A minha moto fez 40hs e foi pro mecânico sábado agora pra revisão geral, incluindo a troca do óleo das suspas.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Certo Ale, um bom começo é voltar para os parâmetros originais previstos no manual. Vou recorrer ao livro.

O óleo é novo. Motorex 5W, confe. previsto em manual. Fui obrigado trocar pois o retentor vazou.

Outra dúvida: o q é "acerto de suspa" feito por exemplo pelo Sebiloski??
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Não só pelo Sebila, como por qualquer preparador.
"Geralmente", as suspas originais são muito duras, mesmo com boa regulagem. O que eles fazem é retirar, colocar ou trocar as arruelas pra facilitar a passagem do óleo.
Acho uma técnica valida, até certo ponto.
E não adianta muito se você não tem um certo entrosamento com o preparador. Ele ou anda na tua moto pra entender ou te ve andando.
O torço num tem fórmula mágica, por mais que haja cálculos.
Na maioria das vezes é na tentativa e erro.

No MX a coisa é bem mais fácil. Por ser circuito, por estar ali um monte de gente observando e conversando sobre a coisa, pela possibilidade de parar, ajustar e sair pra ver se melhorou.

Vou dar um exemplo. Quando cheguei pela primeira vez no Beco com a KXF e fui fazer ali SAG e ver como estava os clicks, pararam pra me ajudar sem eu pedir, o Rubão Paranaum, Chiquinho Carril, João Oliveira e o Jacomé. Dei duas voltas, encostei e voltaram todos. Fiz uns ajustes parei de novo e o Marcão Gordo (veiaco de tudo) já falou que tava muito dura. Saiu o João com a moto e voltou dizendo a mesma coisa.
Em outra pista um camarada que anda muito já chegou falando que meu SAG tava errado só de olhar. Mandou eu abaixar mais a traseira (Porra, tinhamos deixado com 90mm e já é baixo).
Voltei pra casa e resolvi consultar o manual.
Pelo manual o SAG é medido do parafuso superior do amortecedor até o começo da mola. Tava 15mm mais alto. E dava 90mm no método conhecido de marcar do paralama ao eixo da roda.

Aproveitei e mudei tudo conforme o manual recomenda.

Fui pra pista dei 3 voltas, achei muito mole. E disseram que a traseira descia antes da dianteira - tava desequilibrada.
Dei 3 clicks atras de comp, 1 e retorno, na dianteira dei um só de comp.
ACABOU.
Achei.

Agora deu as hs do óleo e vou trocar sem mecher em nada.
O próprio preparador que anda nela e me ve andando, concordou que num precisa mais que isso.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Uma coisa eu digo: a moto responde bem aos clics. Tanto pro mal qto pro bem. Basta saber o q fazer.
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

kra... eu comprei a minha CRF X e simplesmente odiei a suspa... dai dei uma mexida nos clicks e ja deu uma melhorada mais nao tah nem 30% oq eu axu boa... axu que vou ter que fazer uma race tech pq peso 90 kg e tenhu 1,86... mais fis duas trilhas e um treino na pista de XC... kra na trilha ela tah bem meia boca... na pista de XC ela tah rasoavel... mais esta saindo um pouco de frente... sera que o retorno esta muito rapido?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Gustavo250R escreveu: ... mais esta saindo um pouco de frente... sera que o retorno esta muito rapido?
Tente entender dentro do contexto da pista.

A pista tava muito dura e seca?
Como tava a tua calibragem?
Tinha muito buraco?
Tu perguntou pros outros se estavam tendo o mesmo problema?

Só pelo que foi dito, pode ser que seja o retorno. Mas pode ser também a compressão.

Suspa tem de apanhar e ter paciência pra aprender a mecher. E não adianta querer acertar depois de cansado.
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

A pista tava muito dura e seca?
Como tava a tua calibragem?
Tinha muito buraco?
Tu perguntou pros outros se estavam tendo o mesmo problema?
Sim... esse trexo do circuito estava bem seco...
A calibragem esta um pouco alta...
tinha bastante canaletas...
tinha um kra reclamando que a moto dele esta saindo um pouco mais como nao conhesia o kra nem perguntei...

HEHE é verdade! nas primeiras voltas o cara da uns clicks, quando acha que ela melhorou um pouco ja sai pilotando q nem louco, nem presta atencao se poderia melhorar mais ainda rsrsrs
nusss... vc tbm eh assim? uashuahsahusahsa
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

hahahaha
Todos são assim.

Olha numa pista dessas querer arrumar é querer estragar.
Num querer que saia de frente numa pista seca, dura e esburacada com calibragem alta..........só falta teu pneu estar nas últimas.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Eu acho que um bom momento para preparar a suspensão é quando tiver grana sobrando!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem