[RESOLVIDO!!!] Ligar o Compass em sensor de Tornado
[RESOLVIDO!!!] Ligar o Compass em sensor de Tornado
Pessoal,
Estou enfrentando um probleminha com a instalação de um Compass em minha moto. Quando instalei ele com sensor na roda, com 2 imãs, como diz no manual, perdi um imã em uma planilha treino que temos aqui e me lasquei...
Em uma Enduro que fui andar, coloquei um desmultiplicador (acho que é esse o nome) de XR200 na roda da CRF230, mais cabo e sensor para cabos de velocimetro da Compass... Funcionou que um espetáculo, até agora...
Agora final de semana, temos uma etapa da Copa Motocar de Enduro de Regularidade aqui em minha cidade, Horizontina. Faço parte da organização. Domingo passado, fomos fazer a última aferição desta planilha. Meus amigos (com sensor e com cabo), andaram e não tiveram problemas, fechavam tudo. Eu, quando fiz a aferição a primeira segunda vez, notei que não fechava novamente. Fiz mais uma, e assim umas 4 vezes, nenhuma fechava certo. Ao aferir a planilha, as vezes marcava menos e as vezes mais do que a referência... Fiquei loko !!!
Agora aqui na garagem, coloquei o Compass para "beepar" quando o sensor é ativado. Girando a roda para frente, em uma rotação constante, notei que as vezes ocorria falhas e tambem as vezes ocorria beeps muito próximos... Ao girar a roda para trás (lembrando que estou com cabo mecânico), o beep do sensor foi perfeito, sem falhas. Identifiquei que o meu sensor de cabos deve estar com algum problema interno...
Minha dúvida, tenho em mãos, um sensor de cabos original Honda da Tornado, muito mais robusto, aparentemente... Ele tem 3 fios como o do Compass, nas cores preta, branca e azul. Imagino que sejam branco=positivo, preto=negativo, azul=polso. Gostaria de ligar esse sensor no Compass, mas não sei a posição correta dos fios...
Alguém já fez essa troca ou já instalou um Compass em uma Tornado com sensor original ?
Estou enfrentando um probleminha com a instalação de um Compass em minha moto. Quando instalei ele com sensor na roda, com 2 imãs, como diz no manual, perdi um imã em uma planilha treino que temos aqui e me lasquei...
Em uma Enduro que fui andar, coloquei um desmultiplicador (acho que é esse o nome) de XR200 na roda da CRF230, mais cabo e sensor para cabos de velocimetro da Compass... Funcionou que um espetáculo, até agora...
Agora final de semana, temos uma etapa da Copa Motocar de Enduro de Regularidade aqui em minha cidade, Horizontina. Faço parte da organização. Domingo passado, fomos fazer a última aferição desta planilha. Meus amigos (com sensor e com cabo), andaram e não tiveram problemas, fechavam tudo. Eu, quando fiz a aferição a primeira segunda vez, notei que não fechava novamente. Fiz mais uma, e assim umas 4 vezes, nenhuma fechava certo. Ao aferir a planilha, as vezes marcava menos e as vezes mais do que a referência... Fiquei loko !!!
Agora aqui na garagem, coloquei o Compass para "beepar" quando o sensor é ativado. Girando a roda para frente, em uma rotação constante, notei que as vezes ocorria falhas e tambem as vezes ocorria beeps muito próximos... Ao girar a roda para trás (lembrando que estou com cabo mecânico), o beep do sensor foi perfeito, sem falhas. Identifiquei que o meu sensor de cabos deve estar com algum problema interno...
Minha dúvida, tenho em mãos, um sensor de cabos original Honda da Tornado, muito mais robusto, aparentemente... Ele tem 3 fios como o do Compass, nas cores preta, branca e azul. Imagino que sejam branco=positivo, preto=negativo, azul=polso. Gostaria de ligar esse sensor no Compass, mas não sei a posição correta dos fios...
Alguém já fez essa troca ou já instalou um Compass em uma Tornado com sensor original ?
Vc ta dizendo o desmultiplicador original da Tornado, instalado na roda da sua CRF 230, ok ?
Vc tem akela pecinha q liga no painal da Tornado ?
Não sei a Compass, mas a Totem tem p vender um adaptador q vc engata direto nesse plug q vai no painel da Tornado...
Explicando melhor p entender:
Do cabo do velocimetro vai uma peça (esse plug q engata no painel digital da Tornado) - Então vc tira o painel e engata esse plug no adaptador da Tornado, seria uma espécie de peça p/ eliminar o desmultiplicador.
Agora, uma hora forma de testar se não é o seu Compass q tá com problema: Instala ele na moto de um amigo e faz os testes de sensor.. se acontecer o mesmo q ocorreu com ele instalado na sua moto, pode ser problema com seu Compass.
Vc aferiu ele corretamente ? Em grande KM , acima de 2 km ?
O [W] está calibrado de acordo com o tipo de cabo a usar ?
Abraço
Vc tem akela pecinha q liga no painal da Tornado ?
Não sei a Compass, mas a Totem tem p vender um adaptador q vc engata direto nesse plug q vai no painel da Tornado...
Explicando melhor p entender:
Do cabo do velocimetro vai uma peça (esse plug q engata no painel digital da Tornado) - Então vc tira o painel e engata esse plug no adaptador da Tornado, seria uma espécie de peça p/ eliminar o desmultiplicador.
Agora, uma hora forma de testar se não é o seu Compass q tá com problema: Instala ele na moto de um amigo e faz os testes de sensor.. se acontecer o mesmo q ocorreu com ele instalado na sua moto, pode ser problema com seu Compass.
Vc aferiu ele corretamente ? Em grande KM , acima de 2 km ?
O [W] está calibrado de acordo com o tipo de cabo a usar ?
Abraço
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- Super Membro
- Mensagens: 1254
- Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02
PERUCH e deco 100 tranquera, segue abaixo o problema...
http://www.youtube.com/watch?v=OnMJNXfVqBU
Notem que o sensor, preso no cabo do velocimentro, está fazendo leitura errada, quando gira a roda para frente. Ao inverter o sentido, a leitura é correta... De alguma maneira, o cabo do velocimentro deve empurrar ou sei lá o que o sensor... Consegui um sensor igual a esse agora, vou montar e ver se o problema continua...
Valeu !
http://www.youtube.com/watch?v=OnMJNXfVqBU
Notem que o sensor, preso no cabo do velocimentro, está fazendo leitura errada, quando gira a roda para frente. Ao inverter o sentido, a leitura é correta... De alguma maneira, o cabo do velocimentro deve empurrar ou sei lá o que o sensor... Consegui um sensor igual a esse agora, vou montar e ver se o problema continua...
Valeu !
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- Membro
- Mensagens: 93
- Registrado em: 17 Setembro 2005 à05 20:28
Se o problema fosse no sensor os bips seriam iguais nos dois sentidos que vc gira a roda.
Dá a impressão de o cabo estar travando dentro da capa pois como o cabo trabalha girando, quando você gira a roda para frente é como ele estivesse travando (torção do cabo), por isso os bipes não são uniformes, ja quando vc gira a roda pra trás seria como o cabo girasse livre pois os bipes são uniformes entre um e outro.
Já tentou testar o sensor trocando o cabo do velocimetro? ou ligar o seu compass com o sensor em outra moto?
Ou o problema é no sensor/cabo/desmultiplicador, este ultimo muitas vezes estão muitos sujos, cheio de graxa, barro, areia, tudo e + um pouco que tem na trilha hahaha
Dá a impressão de o cabo estar travando dentro da capa pois como o cabo trabalha girando, quando você gira a roda para frente é como ele estivesse travando (torção do cabo), por isso os bipes não são uniformes, ja quando vc gira a roda pra trás seria como o cabo girasse livre pois os bipes são uniformes entre um e outro.
Já tentou testar o sensor trocando o cabo do velocimetro? ou ligar o seu compass com o sensor em outra moto?
Ou o problema é no sensor/cabo/desmultiplicador, este ultimo muitas vezes estão muitos sujos, cheio de graxa, barro, areia, tudo e + um pouco que tem na trilha hahaha
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- Membro
- Mensagens: 1
- Registrado em: 26 Agosto 2018 à28 21:17
Re: [RESOLVIDO!!!] Ligar o Compass em sensor de Tornado
caros amigos ja peguei uma com esse defeito e era o cabo azul com preto que estava partido espero ter ajudado
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