Sahara não passa de 120km/h.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

NESTOR/RS escreveu:Bem...não é por nada não...mas vc já mediu a resistência do gerador de pulso para verificar se ele está em ordem?
E a ponteira de escapamento...é original? Esportiava? Paralela? Não há nada obstruindo parcialmente a exaustão?
Nestor: Como eu disse no 1o post, já testei uma ponteira esportiva e nada... A moto continua com a ponteira original.

O gerador de pulso eu confesso que não testei ainda, mas se fosse defeito nele, o problema aconteceria em todas as marchas e não só na última, afinal eu estico todas as marchas até 8000rpm e não há falhas características de ser o pulso.


reytek escreveu:cara vc tem certesa que o descompressor da sua sahara ta 100% ok veio ja vi cada relado de defeitos causados pelo descompressor eu mesmo passei por um que re solvi ontem ja tava me preparando pra desenbolsar 800 reais num eixo de comando e balancins novos porque o mecanico falou que o defeito da batedeira na moto era esse, antes de gastar resolvi levar num outro mecanico moral da historia o descompressor tava montado errado ele arrumou a moto ta que nem barulho de moto zero e gastei 60 reais..heheheh posso ta falando besteira mais da um olhada se nao tem alguma folga algum desgaste, seu magneto sera que ta ok é original vai que alguem deixou ele mais pesado pra consegui mais torque..? bom descupa ai se falei besteira.
O descompressor ainda não verifiquei. Não custa dar uma olhada. Valeu a dica!

Já o magneto está original. sei disso por que tive que trocar a juna da tampa que estava começando a vazar.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Alex...um gerador de pulso defeituoso não vai fazer o motor falhar em nenhum momento.
O que ele vai fazer é indo de retardar a subida de giro do motor com diminuição do torque e potência....até impedir que se atinja o RPM final...fora isso, o motor nem pega.
Mas falhas de funcionamento tipo elétrica e carburação não acontecem.
Sem querer ser chato ao postar isso, mas já sendo, a intenção é ajudar vc encontrar o que está causando isso...e se vc não testar todas as possibilidades... :roll:
Abração! :wink:
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

NESTOR/RS escreveu:Alex...um gerador de pulso defeituoso não vai fazer o motor falhar em nenhum momento.
O que ele vai fazer é indo de retardar a subida de giro do motor com diminuição do torque e potência....até impedir que se atinja o RPM final...fora isso, o motor nem pega.
Mas falhas de funcionamento tipo elétrica e carburação não acontecem.
Sem querer ser chato ao postar isso, mas já sendo, a intenção é ajudar vc encontrar o que está causando isso...e se vc não testar todas as possibilidades... :roll:
Abração! :wink:
Nestor: Primeiramente agradeço sua "insistência", pois o que vc postou agora aqui, se é isso mesmo,pode ser uam grande possibilidade, ja que o gerador de pulso não faz falhas no motor, como você diz.

Só tem um detalhe que eu gostaria que você explicasse: No meu caso, há acelaração normal da moto; parada, eu abro o acelrador e o giro sobe até os 9500rmp, quando o CDI então faz o corte. Mesmo assim você acha que pode ser o gerador?

mesmo assim, você me animou com a possibilidade de ser esse o problema e quem sabe finalmente eu resolva esse problema, pois estou seriamente pensando em vender a moto por causa disso.

Ah, mais uma coisa: Vc teria o esquema para mim testar esse gerado de pulso, tipo valores de resistência? Eu revirei o manual de serviço da moto e não achei os parâmetros de teste.

Mais uma vez, muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Alex...o motor parado é fácil de ser levado ao final do rpm pois ele não está "levando" a moto.
Há algum tempo, passei por este problema numa XLX 250R e cheguei ao ponto em que vc está.
Então um amigo falou para testar o gerador de pulso, coisa que jamais eu imaginava ser possível.
Realmente o problema estava lá.
Os valores estão na imagem "nº 4" que postei lá na primeira pg.
Não custa tentar.
Outra coisa...este CDI com corte de giro, não é o original da Sahara, né? Posso estar enganado, mas o CDI original da Sahara não possui corte de giro....ou tem?
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Bom... a na XR quando ando com gicle 120(de strada) todas as marchas rendem bem mas quando coloca a 5ª velocidade praticamente se mantem, quando coloco o gicle 125 ela continua ganhando giro...
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Galera:

Desculpem pelo sumiço, mas eu estava viajando à serviço e só voltei hoje.
Segui novamente o manual de serviço da moto quanto as testes da ignição. Eis os resultados

Teste continuidade Terminal Primário e Placa Aterramento:
Valores de fábrica:0,2 – 0,4W / Valor aferido na moto:0,9W

Teste de resistência entre cabo de vela e placa aterramento:
Valores de fábrica:3,6 – 4,4W / Valor aferido na moto:3,14W

Teste bobina secundária e cachimbo de vela:
Valores de fábrica:7,3 – 11,0W / Valor aferido na moto:3,14W

Teste bobina de excitação:
Valores de fábrica:50 - 250W / Valor aferido na moto:149,2W

Teste gerador de pulsos:
Valores de fábrica:180 - 280W / Valor aferido na moto:250W


Teste do chicote do CDI:
Fios:
Preto/amarelo - verde: Manual 0,2 – 0,4 / Moto 0,00
Azul/amarelo – verde/branco: Manual 180 – 280 / Moto 254
Preto/vermelho – verde: Manual 50-250 / Moto 147,8

Corta corrente
Ligado: Sem Continuidade / Ligado: 1,2
Desligado: continuidade / Desligado: 0,7


Ou seja, está tudo dentro dos parâmetros de fábrica.
Somente o fio preto/amarelo é que não deu leitura. Por esses fio, o CDI manda o sinal para a bobina secundária (de faísca, que fica debaixo do tanque). O motivo pode ser que ele tenha uma ponte no sistema anti-furto da moto (não é alarme!). Aamanhã vou desligar o sistema e medir novamente.

PS: Antes quealguém diga que o problema seja o sistema anti-furto, já aviso de anteced~encia que a moto já aprsnetava o defeito antes de eu instalá-lo, ok?

A luta continua..
:cry:
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

NESTOR/RS escreveu:Alex...o motor parado é fácil de ser levado ao final do rpm pois ele não está "levando" a moto.
Há algum tempo, passei por este problema numa XLX 250R e cheguei ao ponto em que vc está.
Então um amigo falou para testar o gerador de pulso, coisa que jamais eu imaginava ser possível.
Realmente o problema estava lá.
Os valores estão na imagem "nº 4" que postei lá na primeira pg.
Não custa tentar.
Outra coisa...este CDI com corte de giro, não é o original da Sahara, né? Posso estar enganado, mas o CDI original da Sahara não possui corte de giro....ou tem?
Nestor:
Concordo totalmente com você quando diz que o giro do motor sobe bem quando este não tem carga (não está em marcha "empurrando a moto).

Quanto ao CDI, eu também sempre achei que ele não tinha limitador. Mas quando o giro chega a 9.000rpm a moto dá umas falhadas contínuas em intervalos constantes como se fosse um corte de giro.
A propósito, não sei qual é o fabricante original do CDI da moto. No que está nela, tem gravado o nome SCHINDENGEN.

Abraço!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

A propósito, não sei qual é o fabricante original do CDI da moto. No que está nela, tem gravado o nome SCHINDENGEN
Esta é a marca do CDI original.

Alex olha só:
Teste bobina secundária e cachimbo de vela:
Valores de fábrica:7,3 – 11,0W / Valor aferido na moto:3,14W
A bobina não está mandando a faísca 100%
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Desculpe pela demora em responder, mas é que estive viajando à serviço novamente e só voltei hoje...
NESTOR/RS escreveu:Esta é a marca do CDI original.
A bobina não está mandando a faísca 100%
Valeu pela informação sobre a marca do CDI!


Acabei postando rápido e passei batido ao explicar o baixo valor no teste da bobina e do cabo de vela.

Mas o culpado deste valor, pelo que entendi é o cachimbo devela, pois este teste media a resistência entre a bobina e o cachimbo de vela, conforme a figura 1 (abaixo).

Já o teste entre a placa de aterramento e o cabo de vela (sem o cachimbo) ficou dentro dos padrões de fábrica (figura 2).

Ou seja, a diferença entre os dois testes é que um é medido com o cachimbo de vela no lugar (onde deu um valor abaixo do "normal") e o outro sem o cachimbo de vela (este dando um valor dentro dos parâmetros de fábrica).


Imagem

Então, é provável que haja problema no cachimbo de vela, embora numa inseção visual ele esteja em perfeitas condições, sem trincas no isolamento de borracha (que causaria fuga de faísca) e sem oxidação nos terminais que o ligam ao cabo de vela e na vela.

Outra coisa é que ao fazer os testes, vi qu a placa que fixa a bobina secundária estava frouxa. Isso poderia estar prejudicando o aterramento da moto. Mas ainda não dei uma volta com a moto para ver se houve alguma melhoria.

Observação: Onde se lê "W" entendam como sendo o símbolo de Ohm. é que o forum não aceita caracteres especiais, ok?

Estou bem animado com os testes, pois se meu problema for o cachimbo de vela, é um item bem barato

Mais sugestões do possível defeito são bem vindas, ok?

Abraço!
Editado pela última vez por Alex Fox em 15 Maio 2009 à31 23:40, em um total de 1 vez.
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Galera:

Hoje busquei um kit para testes para a motoca: Bobina de faísca (magnetron), cachimbo de vela (NGK) e CDI (Servitec) para testar na moto neste final de semana:


Imagem


Antes de trocar os componentes, refiz as medições de resistência nas peças da moto.

No post anterior, mencionei que o teste de resistência entre o terra da bobina de faísca e o cachimbo de vela deu um resultou inferior ao padrão do manual:

Teste Resistência Bobina Secundária e Cachimbo de Vela

Valores no manual: 7,3 a 4,4 Ohm
Valor aferido na moto: 3,14 Ohm

Resolvi então desmontar o cachimbo de vela. Descobri que o terminar´l que encosta na vela estava um pouco desrosqueado. MAs como tem uma mola interna para fazer o contato, tal fato não deveria trazer dificuldades para a passagem de corrente.

Desmontei o cachimbo para verificar o estado dos componentes internos e remontei:


Imagem

Fiz nova medição e o valor aumentou de 3,14 para 7,51 Ohm, ficando bem mais próximo do valor mínimo de fábrica que é de 3,6 Ohm.

Mas ocorreu outra coisa que pode ter alterado esse valor: Descobri que a placa que serve de suporte para a bobina de faísca estava com os parafusos frouxos. Isso poderia ocasionar problema de aterramento na bobina. Mas o novo teste da bobina apresentou o mesmo valor de antes, portanto, o aterramento ocorria mesmo assim.

Uma coisa que me agradou foi que, ao tirar a vela, ela apresentou coloração normal e não mais esbranquiçada como antes da viagem à Curitiba (quando criei este tópico):


Imagem

Com relação as peças novas, fiz os mesmos testes (testei as peças fora da moto e ainda não instalei pra dar uma volta e verificar possíveis melhoras).

Na bobina de fásica, o valor do teste de continuidade do terminal primário e a placa de aterramento foi o mesmo do que está na moto. Mas o teste de resistência do cabo de vela e a placa de aterramento foi um pouco menor na peça nova (3,14 na bobina que está na moto e 3,08 na bobina nova).

Já o teste entre a bobina de faísca e o cachimbo de vela, o valor aumentou nas peças novas (conjunto bobina + cachimbo): 8,03 Ohms no conjunto novo contra 7,51 Ohms no conjunto que está na moto (padrão de fábrica fica entre 7,3 a 11 Ohms.

Ou seja, embora o teste do cabo de vela da bobina nova tenha dado um valor abaixo do que a bobina que está na moto, com o cachimbo de vela novo instalado nessa bobina nova, o valor foi bem mais alto que no kit da moto.

Assim, fica descartado o problema na bobina de faísca. Amanhã farei a medição da bobina velha com o cachimbo novo.

Um detalhe interessante é que, mesmo o cachimbo de vela novo ser da NGK que fornece para a Honda, o material isolante não é tão flexível quanto o cachimbo que está na moto.

Agora minha atenção ( e orações) estão voltados para o cachimbo de vela. Tomara que este maldito defeito seja só nele mesmo.

Por via das dúvidas, vou testar o CDI de novo, mas desta vez um apropriado para a Sahara (da outra vez, fis o teste com CDI's para XR 200 e NX 200 como alguns amigos aqui do SM haviam mencionado melhoras significativas na moto).

Amanhã mando notícias dos testes.

Só por curiosidade. Valores da peças:
Cachimbo de vela NGK: R$ 32,15;
CDI Servitec Sahara até 1997: R$ 124,75;
Bobina de Ignição MAgnetron: R$ 31,35.
Total................................R$ 188,25

Abraço!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Blz Alex...estou acompanhando o post...vai relatando as novidades por aqui... :wink:
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Me desculpe cara, mas você tá parecendo mãe de drogado. Por mais que todo mundo fala, você não quer enxergar.

Pela idade da sua moto, os balancins devem estar bem gastos. Já está na hora de abrir o cabeçote e inspecionar os mesmos.
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Passando aqui rapidamente para informar que os testes com as peças novas deram em...............................nada... :sad:

Fui a uma concessionária Honda e falei com os mecânicos. Expliquei o problema e mencionei tudo o que foi testado e trocado na moto.

Durante os testes verifiquei a vela novamente e apresentou sinal de falta de combustível.

Além dos mecânicos nunca terem deparado com problema similar, disseram que o que poderiam sugerir para mim testar eu já fiz.

O próximo passo é testar a compressão do motor e depois fuçar no carburador: Comprei um gicleur novo e vou aumentar o diâmetro dele. Também vou calçar a agulha para levantá-la um pouco e ver se resolve. Quanto a bóia, como não tem regulagem de altura, vou verificar (de novo) se essa medida está nos padrões de fábrica. Caso contrário, vou trocar.

Se não der resultados, vou verificar se o gerador de pulsos está ok (vai que está frouxo e atrasando o ponto).

Se nada disso resolver, vou abrir o motor todo! :evil:
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Juliano escreveu:Me desculpe cara, mas você tá parecendo mãe de drogado. Por mais que todo mundo fala, você não quer enxergar.

Pela idade da sua moto, os balancins devem estar bem gastos. Já está na hora de abrir o cabeçote e inspecionar os mesmos.
Calma, amigo!

Sua sugestão está anotada. Estou eliminando as possiveis causas por etapas, primeiro as mais fáceis e só depois parto para abrir o motor.

A estapa de elétrica está concluída. Agora vou para a etapa de alimentação e depois o motor em si.

Embora eu descarte sua hipótese pelo fato de que se os balacins estivessem ruim o motor ficaria barulhento (o que não é meu caso), se não for problema de alimentação, vou abrir o motor inteiro de uma vez.

Abraço!
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Re: Sahara não passa de 120km/h.

Mensagem por Alex Fox »

Galera:

Nesse final de semana, fiz o teste do velocímetro com o GPS. Fiquei até surpreso com a pouca variação que teve um do outro.

Então, erro do velocímetro está descartado.

E a luta continua...
chorei::
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Sahara não passa de 120km/h.

Mensagem por Ricardo »

A teimosia também! bomba::

seila:: seila:: seila:: seila:: seila::
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Sahara não passa de 120km/h.

Mensagem por NESTOR/RS »

Putz...eu no seu lugar acho que já tinha aberto tudo e medido tudo..até as arruelas... rindo2:: surtei::
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Re: Sahara não passa de 120km/h.

Mensagem por loko200 »

aposto no comando...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Sahara não passa de 120km/h.

Mensagem por NESTOR/RS »

loko200 escreveu:aposto no comando...
Repensando...se o comando NÃO é original ou WGK, até pode ser novo, mas com erro na configuração durante a fabricação...principalmente os "made in china"

Quem sabe o loko200 não reacendeu a luz no fim do túnel??
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Re: Sahara não passa de 120km/h.

Mensagem por loko200 »

eu coloquei um comando na minha moto, daqueles capeta mesmo...
o rendimento dela foi horrível...
ai eu fui medir o levante, e era 1,5 mm menor que o original...
perdi 10 km de final por isso...
ja ta na hora do amigo ai abrir a tampa do cabeçote...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem